27/01/11

Deu tudo certo


















O Botafogo voltou a golear no campeonato carioca.

Depois dos 5 a 0 sobre a Cabofriense, o GLORIOSO aplicou 4 a 1 (Herrera, Loco Abreu, Alessandro e Caio) no Madureira e continua na liderança do grupo B. Só cairá para o segundo lugar, se o Unimed FC também golear amanhã.

Diferente da última partida, hoje ao menos tivemos 5 ou 10 minutos de futebol capaz de impedir o sono falar mais alto. Principalmente no início do segundo tempo, quando - para variar - o time voltou mais ofensivo do intervalo. E como nas duas primeiras partidas, após a entrada do Caio.

Mesmo assim, a goleada não foi fácil. Pelo contrário: Só foi construída no final do jogo, quando vencíamos apenas por 2 a 1, tendo levado um gol do Madureira com 10 jogadores.

Isso precisa ficar bem claro, pois os otimistas de plantão podem se empolgar de maneira exagerada e eu acho que ainda não é hora para isso.

Muita coisa precisa ser ajeitada, consertada...
...e o mais importante: Treinada.

Hoje o técnico Joel Santana completou um ano no comando do Botafogo. Um ano com um esquema definido. Isso é fato e justiça seja feita. Mas um ano sem jogadas treinadas, variações e futebol de time grande, que o Botafogo é.

Não falarei muito sobre a partida, pois acho que não fugiu muito do que conversamos após os confrontos diante do Duque de Caxias e Cabofriense.

Apenas registro dois pontos que chamaram a minha atenção nesta noite.

1- O Caio não pode ser reserva nesse time. Seja no meio de campo ou no ataque. Seja no 3-5-2, 4-3-3 ou 4-4-2. O Botafogo é um com o Caio e outro - pior - sem ele;

2- Os poucos minutos do Alessandro em campo foram surpreendentes. É sério. Hoje ele surpreendeu (positivamente), mas espero - do fundo do coração - que toda aquela ovação da torcida tenha sido sarcasmo...
...e apenas sarcasmo.

E que venha o Olaria.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 4 x 1 Madureira

1- Jefferson: Operou dois milagres e contou com a sorte em duas bolas - 6,5

2- Lucas: Mais discreto no ataque do que nas primeiras partidas - 5,5

3- Antônio Carlos: Só não gosto quando ele resolve sair jogando... - 6,0

4- Márcio Rosário: Não perdeu uma dividida. Entra duro e sem brincadeira. Mesmo assim, não me passa confiança - 6,0

5- João Filipe: Continuo achando um tanto afobado - 5,0

6- Somália: Torto na esquerda. Mais errou do que acertou. Melhorou na segunda etapa - 5,5

7- Bruno Tiago: É o típico jogador que não fede e nem cheira. Corre muito, mas é burocrático - 5,5

8- Marcelo Mattos: Belo primeiro tempo, se movimentando por todos os cantos, distribuindo as jogadas e arriscando subidas ao ataque - 6,5

9- Loco Abreu: Apesar do gol, hoje quase nada deu certo - 4,5

10- Renato Cajá: Uma noite de altos e baixos. Mais baixos do que altos - 4,5

11- Herrera: Muita correria e pouca efetividade. Ainda não está na sua melhor forma física e técnica - 4,5

12- Alessandro: Poucos minutos em campo, mas com um gol e um cruzamento bem feito. Inédito - 6,0

13- Caio: Muda o ritmo do jogo. Arisco pelas pontas e mostrando excelente visão de jogo quando voltou para buscar bolas no meio de campo - 6,5

14- Alex: Pouco tocou na bola - Sem nota

Joel Santana: Nem vale a pena falar da sua escolha tática. O fato é que tem uma sorte fora do comum. Isso é inegável. Sortudo como poucos - 5,5

15 comentários:

Levi disse...

Estou me acostumando a não dar muito crédito a esse campeonato estadual, que serve apenas para alimentar expectativas sem fundamento e mascarar erros, principalmente em se tratando de Botafogo e Joel Santana, aquele que se auto-intitula “a lenda”. Caio é o exemplo máximo do que falo. Fez um campeonato carioca excelente no ano passado e se apagou por completo no brasileirão. Será que a cena irá se repetir?
Jogamos mal demais no primeiro tempo. Pensei que o Madureira iria virar o jogo ainda na primeira etapa. O Botafogo abre o placar e recua, contra o Madureira!, com todo o respeito. O Barcelona abre um a zero contra o Real Madri e mete mais quatro e dá show! Vá entender!
Segundo tempo, com um a mais, toma um gol do imortal tricolor suburbano. Somente a partir daí é que resolve jogar e fazer mais dois gols. Deve ser por causa das mexidas geniais do maior treinador de todos os tempos! Haja saco, ter que aturar um “show de bola” do neandertal Alessandro, que jogou muito bem nos minutos em que esteve em campo, mesmo que eu considere que houve uma notável evolução na lateral direita com o Lucas (gostei dele!).
Continua...

Levi disse...

Nossa estrutura, hoje, se resume a Jefferson, Antonio Carlos, Marcelo Mattos e Abreu, pelo carisma (não esteve bem, mas eu não pensaria em tirar esse cara do Botafogo). A propósito, ele não tem que questionar o repórter sobre se a pergunta é sobre futebol. Espere a intervenção do sujeito e responda, conforme a pergunta que é feita. Posso estar dizendo uma bobagem, mas acho que esse Bruno Thiago tem futuro.
O Cajá esteve muito mal ( o Caio tem que parar com essa mania infantil de apontar para o cara que está jogando mal quando este faz uma jogada boa e pedir aplauso para o dito cujo). Somália na lateral esquerda é de uma nulidade que irrita demais. Tá na hora de entrar alguém ali que produza o mínimo necessário e não falo mais nisso.
Irritante também a insistência da imprensa com o caso Loco Abreu X “a lenda”. Se fosse nas bandas de lá, ninguém falaria mais no assunto. A propósito de novo, o super craque dele já inaugurou a noite carioca e não houve repercussão. Vamos esperar para ver se essa foca amestrada vai justificar a badalação que se faz em torno dele.
Quem é Sergio Noronha? Vi o jogo na chopperia que costumo freqüentar e tive que ouvir esse imbecil dizer que não houve intenção do zagueiro no lance do pênalti e, por isso, a penalidade máxima não deveria ter sido marcada. Alguém tem que explicar para esse gênio que, independentemente da intenção, o braço do pobre coitado impediu que a bola entrasse no gol. É PÊNALTI, idiota!, como foi pênalti do nosso defensor no Fábio Luciano há dois anos e como foi igualmente pênalti sobre o Fábio Ferreira na decisão da TG no ano passado.
Chega por hoje. Falei demais e tenho que trabalhar amanhã. Parece que ainda não voltei das férias e do frio de Nova Iorque e tenho que aturar um calor insuportável e os comentaristas do sistema Globo/PFC/lixo!
Abraços e saudações Botafoguenses.

Rodrigo Federman disse...

Grande Levi! Baita comentário, amigo!
Acho que o Caio vinga esse ano. Em 2010 foi seu primeiro ano. Tudo era novo e agora ele está mais safo. Acho que hj ele deve ser titular desse time. Time que aliás, vc falou bem, venceu...mas foi sufocado por um Madureira horrível!
Vencemos, legal, mas não podemos cegar!
E uma noite em que o Alessandro faz gol e acerta cruzamento....putz, até eu vou dormir mais cedo! hehehe!
Abs e SA!!!

Levi. disse...

Rodrigo,
Apenas para reforçar o que disse, gostaria de ver o Caio assim no campeonato brasileiro, onde os meninos são separados de homens. Ele deveria se concentrar mais em jogar do que fazer firulas e não estou dizendo que ele não esteve bem. Ao contrário, jogou bem, mas poderia parar com trejeitos desnecessários durante o jogo, a exemplo do que falei no comentário anterior.
Para mim, respeitando as opiniões em contrário, o Botafogo melhorou sim, mas não com a entrada do Caio, mas sim, MEU DEUS!, do Alessandro.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Respeito, Levi. Tb acho - por incrível que pareça - que a entrada do presidente melhorou, mas credito ao Caio (principalmente) pq ele jogou (bem) 45 minutos, enquanto o Alessandro ficou em campo por volta de 10 min. Acho que o Caio já amadureceu bastante. Tem feito menos firulas e está sendo muito mais objetivo. Espero que em 2011 a temporada inteira dele seja assim. Só sei que pelas 3 partidas até agora, eu não o deixaria mais no banco.
Abs e SA!!!

BENTO disse...

Federman, por incrivel que pareça... eu gritei de alegria pelo Alessandro ! quero que el mantenha a mesma gana de hoje, para compensar os anos anteriores... já que agora temos um LD muito bom !

Tô pasmo até agora...

BENTO disse...

Alessandro... tô pasmo até agora !

Anônimo disse...

Na transmissão do PFC, no intervalo técnico do segundo tempo, ficou nítida a indiferença do Loco às instruções do professor. Ele ficou alheio, se hidratando e não ouviu nada, não deve ter perdido muita coisa. E na volta ao gramado, ele corre em direção ao Somália e fala algo sobre como bater na bola (dá pra deduzir pelos gestos) quando o mesmo for cruzar para a área, ou seja, Loco cagou para as orientações do Joel e foi lá e passou as suas, o clima realmente não está bom, é fato.

Ricardo Palhares

Marco Aurélio disse...

Companheiro Alninegro Rodrigo.
Corrigindo: Jeferson nota 8,5 não é de hoje que que dedico vitórias do Fogão a ele. Não foi o caso ontem mas evitou que o Madureira empatasse, de qualquer forma o Fogão não ia perder ontem de jeito nenhum, sabe pq? o Alexandro estava em campo, é mole??!!
O cara alem de fazer um gol meteu um lançamento de 60 metros estilo Gerson, e não errou nem um passe ;-) brincadeira rs .

Abraço amigo

disse...

Só acho que o Caio ainda está um pouco fominha. Tabelas rápidas são mais fáceis de você quebrar uma defesa e o último passe também. Ontem ele passou pro Alessandro sozinho que fez o gol, no jogo anterior não passou pro Loco e quando o Loco deu o passe pra ele foi querer abraçar o Loco e tals. Hoje aconteceu algo semelhante com o Cajá.
O Joel na saída do primeiro tempo saiu dizendo que apesar da vitória temporária o time estava mal, tanto é que no segundo tempo ele veio cima o Caio no 4-4-2.
Ontem gostei mesmo do Alessandro que entrou vaiado e depois do gol toda vez que pegava na bola a torcida aplaudia.
Ele pode até ser limitado no futebol, mais nínguem pode negar da raça que ele tem.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Bento, mas como eu disse no texto, espero que vc tenha gritado de brincadeira ou em tom de sarcasmo, afinal, não acredito que a torcida do Botafogo tenha esquecido longos 4 anos em apenas 5 minutos! heheheh!

Ricardo, eu tb ouvi isso na transmissão, mas aí já é a FlaPress querendo tumultuar. Falo isso pq se vc reparar em todos os jogos anteriores, verá que o Loco fez o que faz sempre. Ele nunca se posiciona dentro da roda e tal. Se é certo ou errado, não vem ao caso, mas o PFC tentou tumultuar mais uma vez, sendo que ele fez o mesmo diante do Duque e da Cabofriense.

Marco Aurélio, acho que foi por isso que demorei a pegar no sono e agora estou aqui, dormindo acordado: Alessandro jogou bem! hehehheh!

Gê, na partida passada eu não achei individualismo do Caio. A jogada era muito rápida e em profundidade, e na dividida com o goleiro, era muito difícil não fazer o que ele fez. Acho que ele muda o jogo sempre. Tem que ser titular.
Quanto ao Alessandro, jogou bem. É fato. Tem raça, fato. Mas se vamos atuar Alessandros e Rosários apenas por causa da raça estamos fritos, afinal, eles são jogadores de futebol e precisam do mínimo de intimidade com a bola. O que o lateral fez ontem foi algo extremamente atípico. E falo isso com absoluta certeza, afinal, quantas partidas ele fez assim em 4 anos de clube?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

ACHEI UM JOGO FRACO,A ESPERANÇA É QUE EM POUCO TEMPO TEREMOS FABIO FERREIRA,MAICONSUEL,AREVALO,EVERTONE MARCIO AZEVEDO É MEIO TIME AÍ EU QUERO VÊ SE O JOEL CONTINUA ESCALANDO ESSE MEIO CAMPO DESPOVOADO SÓ COM UM JOGADOR DE LIGAÇÃO RENATO CAJÁ E UM SISTEMA TÁTICO QUE IRRITA TODOS NÓS, O JOEL TEM QUE DEIXAR DE TEIMOSIA E ESCALAR UM MEIO CAMPO CAMPO.O LOUCO ABREU COM ESSE ESQUEMA DE JOGO É MUITO PREJUDICADO E SUA BRONCA É BASTANTE VÁLIDA.EU NÃO QUERO A SAIDA DO JOEL AGORA QUE TEM QUE REPENSAR NO SEU SISTEMA TÁTICO ISSO NÃO RESTA QUALQUER DÚVIDA.

MAURICIO COSTA

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Mauricio! O jogo foi fraco, como aliás, são quase todos os jogos dos times do Joel. É fato. Vamos torcer para que ele seja "obrigado" a mudar o esquema com todos esses reforços, pois não pode continuar assim.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Descobrimos finalmente que o Alessandro é um jogador de 2º tempo, de preferência os últimos 20 minutos. Ontem ele foi muito bem e merece nota 7,0. Gostei do MM, AC, concordo com o Levi, acho que o Bruno Tiago tem futebol, é lógico que ainda não se adaptou a sua função mas nos jogos que eu ví dele, me pareceu que pode até jogar um poucio mais na frente. Não preciso falar do Jeff. Caio pra mim é titular. Herrera e Loco ficaram devendo.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, só faço uma observação: Para mim o Alessandro é jogador de últimos minutos de segundo tempo. Hehehe.
Sobre o Bruno, acho que o Joel achou o seu novo Toró. Corre, corre, marca, marca...mas em minha opinião, apenas burocrático. Não o vejo como titular do Botafogo. Reserva, e olhe lá...
Abs e SA!!!