26/01/11

Era só proibir...

















A FERJ tirou vários jogos que seriam realizados em alguns estádios pequenos e transferiu todos para o Engenhão.

Preocupado com a condição do gramado com a maratona de partidas, o presidente do Botafogo - e dono do estádio -, Maurício Assumpção, enviou a seguinte nota oficial ao presidente da federação, bem como aos presidentes do Flamengo e Unimed FC:

"Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2011
Ilmo Senhor
RUBENS LOPES
Presidente da FERJ
FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Prezados Senhores, 
Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que, através de seus comentários positivos, reconheceram a eficácia do trabalho técnico e profissional desenvolvido no gramado do Estádio Olímpico João Havelange no ano passado. É importante termos esse retorno da comunidade esportiva porque somente assim temos a noção exata do alcance de nossos esforços para manter o Engenhão a instalação de excelência que é hoje.

Como concessionário legal do estádio, o Botafogo sempre terá a preocupação e o cuidado de mantê-lo em suas melhores condições, com o único objetivo de fazer com que cada partida realizada em suas dependências seja o espetáculo que cada torcedor e clube envolvido espera e merece que seja. 

Observando esta linha de pensamento, julgamos importante salientar que a transferência de algumas rodadas do Campeonato Estadual tem como consequência a realização de jogos no EOJH que não estavam previstos anteriormente. 

Pelo exposto, gostaríamos de compartilhar com os senhores a preocupação que esta demanda adicional tem nos causado, já que pode vir a comprometer a qualidade do gramado do estádio, como poderá ser comprovado pelo relatório (em anexo) emitido pelo responsável pela manutenção do gramado, o Engenheiro Agrônomo Artur Jorge de Melo.
Cordialmente,
Mauricio Assumpção
Botafogo de Futebol e Regatas"

Confira agora o laudo técnico elaborado pelo engenheiro agrônomo Artur Jorge de Melo e endereçado ao presidente Mauricio Assumpção.

"Prezado Senhor,
Uso o presente para fazer os registros abaixo, sobre o gramado
principal do Stadium Rio:
A- No ano de 2010, sofremos muitas críticas sobre as condições do gramado principal do Stadium Rio;
B- É sabido que a grande quantidade de jogos, aliada a problemas de
sombreamento do campo, levaram às críticas supra referidas;
C- O Botafogo de Futebol e Regatas, esta Consultoria e a Empresa de manutenção, em pouco mais de 30 dias, recuperaram o gramado principal do Stadium Rio, fazendo um trabalho profundo e reconhecido por toda a mídia e pelos atletas do Clube, bem como, obtivemos o reconhecimento dos atletas de outros Clubes que jogaram no gramado, neste início de temporada, tanto que os Capitães de Flamengo e Volta Redonda, deram notas entre 08 e 10 para o gramado no primeiro jogo oficial da temporada;
D- A carga de jogos já era exacerbada, o que tornava um verdadeiro desafio profissional a manutenção da boa qualidade do gramado com cerca de 90 jogos em 2011, contudo, com o aumento desta carga de jogos, advinda de transferência de partidas de Estádios menores, para o Stadium Rio, inviabiliza a manutenção das boas condições de jogo. 
Isto posto, cumpre-me recomendar a transferência de toda e qualquer atividade/ jogo não programado anteriormente para o Stadium Rio, para seus Estádios de origem, pois que senão não haverá condição de mantermos o gramado em condições de jogo. Certo de vossa compreensão, respeitosamente.
Artur Jorge P B de Melo
Eng Agrônomo".

Meu comentário: Por que ao invés desta nota, o presidente do Botafogo simplesmente não proibiu as partidas transferidas pela FERJ?

Ah, prejudicaria todo o seguimento da competição? Azar. 

Afinal de contas, o Engenhão é de quem? Do Botafogo, FERJ, Flamengo ou Unimed FC?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Rodrigo disse...

Tbm acho. É só proibir. Mole mole...eles que se virem!
Igual aconteceu ano passado....Muricy falando mal do gramado...não sei mais quem reclamando tbm....
"Não gostou?? Vá jogar na zona então...ou na pqp...."
O Botafogo é muito bonzinho...

Rodrigo Federman disse...

Muito mesmo, Rodrigo. Chega a ser irritante.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

A opção de MA é agir com cautela. Percebe-se. Bebeto de Freitas começou a bater neles e todos se viraram contra o BFR desde 2005-2006. MA tenta gerir como sabe, em bem, até porque não tem perfil para rupturas.

Concordo contigo. Na Europa jamais um federação poderia fazer isso no estádio de um clube, mas compreendo a posição do PR.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Rui. Ao meu ver, os dois erram. O Bebeto pelo radicalismo extremo de bater de frente que só criou antipatia junto à FERJ. O MA por ser um cordeiro e assim permitir que todos montem como queiram no Botafogo. O correto - em minha opinião - seria um meio termo. Mas essa carta foi um absurdo. Patética.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Se eu faço a festa na minha casa vai o número de convidados que eu quiser. é ou não é? Só no Botafogo que o síndico diz quantos irão a festa e ainda chama mais gente pra participar.
Se tem um laudo técnico que diz que não pode, é só comunicar a FERJ e dizer que a capacidade do gramado é X ,e pronto. Por que não transferem pra São Januário ou Volta Redonda, Macaé ou pra PQP.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Welsinho JF disse...

Bom, como se trata de instituições, o trato deve ser de cordialidade.

O MA está à frente do BFR. Se ele agir mal a instituição BFR poderá ficar manchada com isso.

Se de tudo mais não puder resolver isso na boa, existem meios legais de proibir esta maratona adicional de jogos. Aí vai ter que querer...

Valew...

Rodrigo Federman disse...

Ari, pq pelo visto, nesses outros lugares ninguém abre "tão bem" as pernas como faz o Botafogo. Só posso pensar assim, cara. Infelizmente.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Welsinho, mesmo em trato entre instituições, estamos falando de um "bem" de uma que praticamente a outra que toma conta e manda. E o - teoricamente - proprietário ainda manda cartinha para comunicar sobre possíveis problemas. Oras, é muita submissão para o meu feitio. Mesmo em um relacionamento "político". Isso já é demais.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Então, mudamos mais uma vez o nome do presidente: De Mauricio Omissão, para Mauricio Submissão...
...tem coisas que só acontecem ao Botafogo.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Boa, Antônio. Eu não tinha me tocado para essa! Hahaha!
Abs e SA!!!

Flávio Drumond Costa disse...

Cara,chega a ser ridículo esta diplomacia toda ,com quem não te trata da mesma maneira.

.Simplesmente trocaram os jogos pro Engenhão sem questionamento,sem pedir licença...

.Mostra que o presidente não tem tanta convicção que o estádio é nosso.

.Sinceramente preferiria um estádio construído por nós e iniciativa privada.Deste jeito mandam e desmandam neste presidente.

S.A!

Rodrigo Federman disse...

Flávio, esse estádio é de qualquer um...menos do Botafogo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Ainda mais porque o Botafogo está com a faca e o queijo não mão. É hora de se impor e dizer que como só o Engenhão pode suportar os clássicos sem o Maracanã e como Botafogo MANDA no estádio, a Federação do Rj e a CBF só podem alocar jogos lá com a prévia autorização do Botafogo. Ponto final! É simples!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, para a torcida é assim que funciona...mas para o presidente banana é bem diferente. Ele cede a casa e a sua cama para os visitantes.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

O Engenhao eh da prefeitura e esta arrendado pelo Botafogo. Provavelmente, deve haver algo no contrato de concessao que submete o Botafogo a alguns pontos referente a FFERJ. Se o estadio fosse nosso, de verdade (coisa que nao eh), acho que seria muito mais facil proibir alguma coisa. A verdade eh essa ai.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, eu não acredito nisso. Continuo achando que é coisa de presidente banana mesmo.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Seria interessante termso torcedores como nos a frente do Botafogo. Vejam, o Andre Silva era torcedor tambem e hoje ele eh malhado sitematicamente por parte da torcida (principalmente aqui). Acho que as coisas nao sao tao faceis assim nao. So eh facil para determinados times, que voces conhecem.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, malhado com justiça. Que fique registrado. Em momento algum duvidamos do botafoguismo do AS, mas é fato que ele é um completo despreparado para o cargo que exerce.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Rodrigo, entao quer dizer que bebeto foi um presidente banana tambem? Eh, porque em 2007 ele tentou mudar as cores das cadeiras do estadio e foi impedido pela prefeitura. Tentou colocar um escudo do Botafogo no campo (tipo aquele que tem no morumbi) e nao deixaram e hoje temos de nos limitar a ter aquele carpete do escudo perto dos gols...
A federacao marca jogos no estadio e depois avisa ao Botafogo. Colocam o Botafogo como preliminar de um jogo em seu estadio e fica por isso mesmo... ora. Voce acredita mesmo que, se o estadio fosse por completo do Botafogo, as coisas aconteceriam assim?
Voce ve acontecer isso em Sao Januario? No parque antartica? No Barradao? Acho que nao, hein...

Anderson Silva disse...

Rodrigo, se voce acha que o AS eh tao despreparado, oque voce acha que somos, dando solucoes para coisas que soh sabemos pelos jornais? Dar solucao pras coisas aqui eh facil. MAs la na direcao de um clube como o Botafogo, o buraco deve ser mais embaixo...

Tenho certeza que tanto o MA quanto o AS ja tiveram seus dias de Cantinho Botafoguense. Mas com certeza viram que a coisa eh de outra forma. Por isso que nao gosto muito de malhar qq direcao. Ja fui diretor de associacao e sei um pouco como sao as coisas.

Acho que falta mesmo eh uniao a este clube. Uniao de tudo. Falta muita coisa ao Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, o Bebeto tem vários defeitos (centralizador, cabeça dura...), mas não o vejo como um banana igual ao MA. Isso pq td o que vc citou, sempre soubemos que era proibido por contrato. Se foi errado topar é outra história, mas já eram cláusulas que conhecíamos. Esta de deixar td mundo marcar jogos no Engenhão e apenas comunicar ao Botafogo, me desculpe, mas eu não conhecia. E se está no contrato, simples: Faz como o Bebeto fez qnd tentou - e não conseguiu - pintar as cadeiras, ou seja, fala que por força contratual, não foi possível. Quanto ao AS, desculpe de novo, mas se vc ver/ler tds as entrevistas do rapaz, na maioria das vezes notará total despreparo, amadorismo, ingenuidade e burrice, independente das dificuldades que o cargo deve ter (e sei que tem). Minha opinião. Concordo contigo: Falta união, mas acrescento...falta competência tb.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

issso mesmo, união, se pegarmos as coisas boas do bebeto com as coisas boas do Omissão teriamos o melhor presidente do brasil,soh q todos tem defeitos

Rodrigo Federman disse...

Infelizmente o paraíso não existe, Anônimo. Ao menos no mundo dos vivos.
Abs e SA!!!

Flávio Drumond Costa disse...

Muito simples...se a federação empurra guela abaixo tudo isso ao Botafogo,que o presidente venha à público e dê explicações aos torcedores...pior é deixar rolar.
Mas ele deve ter medo de fazer isso...tem que ser bonzinho,político.....

AÍ QUE DIGO,EURICO MIRANDA ,COM TODOS OS DEFEITOS,NÃO TOLERAVA ISSO COM TEU CLUBE.

ACHO QUE MONTENEGRO TB NÃO.

BEBETO SE EXPLICARIA COM TODOS...

MAS O ATUAL NÃO DÁ AS CARAS QUANTO A ISSO.

S.A!

Rodrigo Federman disse...

Flávio, prefiro não opinar sobre os citados para não gerar um debate de preferências políticas, mas eu concordo qnd vc diz que não custava nada o presidente tirar essas dúvidas/desconfianças que naturalmente surgem nas nossas mentes.
Abs e SA!!!

Flávio Drumond Costa disse...

Seria mais simples né..

Citei estes,mas não tenho ainda opinião formada sobre os citados ex presidentes.hehehe

S.A!

Rodrigo Federman disse...

Claro. Valeu, Flávio!
Abs e SA!!!