21/01/11

Os estreantes


















O técnico Joel Santana comentou sobre os três estreantes da tarde de ontem:

"– Todos foram bem. Tive que tirar o João Filipe porque já estava com cartão amarelo. O Lucas tirou o pé do freio e foi bem na esquerda também. Já o Guilherme tive que sacrificar no intervalo".

Dos três, o Lucas foi - indiscutivelmente - o melhor. 

Não senti muita firmeza no João Filipe. Pode ter sido o peso da estreia. Assim, prefiro aguardar as próximas rodadas.

Já o Guilherme, é muito bom ofensivamente, mas precisa trabalhar a defesa. De todo modo, não comprometia até ser "sacrificado" no intervalo.

Eu sinceramente teria "sacrificado" o Somália...
...tanto é, que depois o Joel sacou o volante, deslocou o Lucas para a esquerda e colocou o "presidente" na direita.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

cachorro disse...

1 jogo e eu já não aguento mais o Joel, qualquer treinador meia-boca faria o time render mais, nosso elenco não é ruim, tbm não é uma potencia, com um treinador mais ousado, sem medo da derrota poderiamos alcançar voos mais altos na CB, Sulamericana e Brasileirao, eu acho que esses joguinhos do carioca fora classicos ele deveria experimentar todos os modos de jogo da equipe e todos os jogadores do elenco, usar essas partidas como pré-temporada, mais pra ele o que importa é ser o treinador com mais titulos cariocas e esta usando o Botafogo para isso, Retranqueiro, bebado, nojento, prepontente...

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Cachorro...no ano passado a gente tolerou por causa do título carioca e tal. Mas chega, né? Isso aqui é Botafogo! Foi mais ou menos o que o Loco falou ao final da partida.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Fico imaginando o esquema que nosso treinador ira adotar na Copa do Brasil.
Reporter - JS, como o Botafogo vai enfrentar o River Plate-SE.
JS - Conhecemos muito bem o River Plate, sabemos que é uma equipe bem montada que parte para o ataque e nós precisamos ser fortes na marcação, porisso, vamos usar nosso esquema 4-4-2 (quatro zagueiros, quatro volantes e dois atacantes) vamos tentar surprender o River Plate nos contra-ataques.
Só por curiosidade: Alguem já ouviu alguma noticia do River-SE? Alguem conhece algum jogador desse time?
Só mesmo o JS para ter mêdo de D.Caxias; Cabofriense; Macaé; Olaria; River Plate-SE; etc....
O lema do JS é: ´´A MELHOR DEFESA É O CONTRA-ATAQUE``.
Abraços e saudações alvinegras.

Gustavo disse...

O problema é que o Brasil vive uma escassez de treinador tremenda. A muito tempo não temos treinadores suficientementes competentes paras as equipes do Brasil. E além disso quando alguns ganham uma certa notariedade, vão para o exterior e com isso só querem voltar para o Brasil ganhando foturnas. Logo poucos cubles são capazes de pagar ou poucos tem "loucura" para pagar R$ 500.000,00 num treinador. POis se o Joel fosse embora, o Botafogo teria condições de contratar quem? Não me lembro de nenhum treinador que esteja no mercado e que tenha capacidade para assumir o Botafogo. Uma saída seria apostar em ex-jogadores começando a carreira, como por exemplo o Botafogo já fez com o Mauro Galvão. Só que ai se acontece um desastre (6x0 vasco) a torcida não tem paciência e queima o cara. Com isso a diretoria volta e recorre a caras como o Joel que buscam primeiro não perder.

SAN

Gustavo disse...

Complementando post anterior. Quando o Botafogo consegue algum relativo sucesso com algum treinador que esteja inciando, vem um grupo de jogadores e queima o cara, como fizeram com o Carlos Roberto em 2006.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Antônio, com todo respeito do mundo ao River genérico, mas aposto que o Joel tratará o jogo como se fosse contra o River original em pleno Monumental de Nuñez! E se bobear, levaremos sufoco!

Gustavo, vc tem razão, mas convenhamos que as pessoas que trabalham no futebol (AB e AS) ganham bem para isso: Garimpar o mercado. É trabalho deles encontrar bons profissionais (e de preferência, financeiramente viáveis).
Sei que é impossível e muitos são contra, mas o Cuca ganha o mesmo que o Joel. O Adilson ganha 50 mil a mais. Se é para pagar 250 mil para a Lenda, sou mais pagar logo 300 para um Adilson, Cuca, Dorival (se bem que dizem que ele recebe 400), etc...
Absurdo por absurdo, façamos por pessoas que pensem grande e respeitem a grandeza do Botafogo!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Sim, o Lucas parece-me ser inquestionavelmente a melhor das novidades até agora apresentadas. Em ambos os jogos.

Apenas receio que desguarneça a defesa, como fez ontem. Na verdade, eu acho que estes laterais não sabem ter postura ofensiva mantendo-se essencialmente defesas. Penso que se deslumbram e esquecem a sua função principal. É por isso que o 3-5-2 não funciona. Geralmente, em 4-4-2 fazemos melhores jogos.

Nilton Santos atacava, fazia passes fatais, assinou alguns gols, mas nunca se esquecia da sua verdadeira função. Porque não passam vídeos dele para estes laterais incipientes?...

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, eu ainda aposto mais no MA. Acho que esse será a nossa grande surpresa em 2011. Mas concordo contigo. Aliás, acho que a maior parte da torcida pensa assim (o melhor esquema seria o 4-4-2)...o problema é que temos um treinador turrão e que, engessado, é incapaz de abrir a mente para novas ideias.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, nisso não critico em especial o Joel. Não sei porquê (isso não se passa na Europa), mas treinador brasileiro adora o 3-5-2. O Cuca adorava o o esquema, o Ney secundou-o, o Estevam continuou-o, o Joel consolidou-o (talvez por isso não aprecie nenhum destes treinadores). Que raio de gente que não estuda futebol, não conhece novos esquemas, não inova com consistência e advoga em campo sempre os mesmos argumentos estafados. Na Europa vemos com muito mais frequencia que a dinâmica de jogo é que comanda o esquema, e o esquema pode ser um 4-4-2 que varia para um 4-1-3-2 ou para um 4-2-3-1, que às vezes acaba num 4-2-4 bombardeando a baliza adversária. Já viste que o Mourinho é campeão sempre com esquemas diferentes? Enquanto a maioria dos treinadores se agarra a um esquema, o Mourinho funciona na base das potenciais capacidades dos jogadores e das dinâmicas de jogo que se estabelecem. Ver as suas equipas jogarem em San Siro, no estádio do Barcelona ou num estádio inglês, é ver equipas diferentes a jogar.

Não pretendo que os treinadores do BFR sejam um Mourinho, porque 'one special' é só ele, mas podiam aprender alguma coisa com o rapaz...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah, eu também acho que o MA é uma 'boa', mas no jogo contra o Democrata não deu para ver o jogo dele.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, concordo quando vc diz que na Europa os treinador já nem cogitam mais esse 3-5-2 que os brasileiros tanto adoram. Permita-me apenas uma observação. Independente de gostar ou não do Cuca (esse é um assunto que já discutimos N vezes e não precisa mais ser debatido), o 3-5-2 dele é absurdamente diferente dos outros. Ele não sabe trabalhar o sistema defensivo como o JS. Fato. Mas as variações que ele aplica no decorrer das partidas são inúmeras. O 3-5-2 dele acaba sendo um falso 4-4-2, 4-3-3 ou muitas vezes até um 4-2-3-1. Enfim, não quero comparar, apenas deixar claro que a Lenda além de se manter no 3-5-2...só fica no 3-5-2 sem nada, nadinha de novidade. 3-5-2 com chutões. É claro que tem seus méritos (principalmente no trabalho da defesa), mas não consigo comparar o 3-5-2 do JS, NF e ES com o do Cuca.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Só completando, Rui...naquele jogo com o Democrata, a única coisa que "valeu", foi a hilária narração do Botafogo Experience! hehehehe!
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Dorival sim. Adilson? Talvez. Paulo Autuori? Bom tambem. Cuca? nao, nao.

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN E RUI,
muito interessante a troca de idéias entre vocês.
eu concordo que os ténicos brasileiros encontraram um oásis no 352 e armaram como uma tenda para vencer o son causticante, a tal da bola parada, que é forçada o tempo todo, pois o que procuram levar de falta nas laterais, para a execução dessa estratégica arma motífera do cruzamento alçado na área é um exagero.
o rui cita ainda uma coisa importante´, pois "as lendas" ganham muito e não estudam nada.
eu me pergunto e a vocês : já viram uma falta frontal trabalhada ?
será que ao invés de dar aquele chutão que em 80% dos casos se choca na barreira com risco de arrumar um contra-ataque para o adversário, não seria inteligente tocar a mesma para alguem, que tambem tocaria para alguem, que receberia bola livre e de frente para o gol.
concordo com o federman, que no caso cuca, havia vertentes ao 352, que face as circunstâncias de jogo, passavam a ser o esquema do momento, pois o time não atuava de forma monocórdica.
abraços,
Lscunha

Rodrigo Federman disse...

Anderson, acho qualquer um desses citados melhor do que o Cuca.

Pois é, Cunha. Por isso que - apesar de todos pesares - considero o Cuca um dos melhores treinadores do país.

Abs e SA!!!

cachorro disse...

esse mancha ai foi contratado pra ser o LG do ano passado, ele pode jogar de zagueiro tbm, se a nova contratação nao vingar e o rosario continuar mostrando sua fraqueza, la vem esse mancha numa especie de zagueiro da sobra, joel adora essas coisas no 3-5-2... seria mtu bom ver um 4-2-3-1, ou 4-4-2, penso no time quando completo assim, Jefferson, Lucas, FF, AC, MA, o Arévalos mtu defensivo e MM, Maic, Everton, Caio ou herrera, os tres se aproximando do LOCO, esse meio ia ficar mtu rapido, ainda mais no esquema do joel de marcar e defender iria ter um contra-ataque mortal.. Maic, everton, caio ou herrerra num 4-2-3-1, seria o meio campo mais rapido do pais, com a saida de bola do MM e Arevalos, porem isso é a opinião de um mero torcedor que nunca trabalhou na aerea e nao sabe realmente o que acontece dentro de campo, a qualificaçao de cada jogador e tudo mais... só um palpite

Anônimo disse...

O JOEL É UM CARA RODADO, TENHO ÓDIO DE SUA COVARDIA, AGORA VOCÊS JÁ VIRAM COMO O MESMO LEVA VANTAGENS EM CIMA DÊSSES TREINADORES DE PONTA.
EMBORA, RECONHEÇA QUE O DORIVAL É BOM, NO ANO PASSADO PERDEU 2 VÊZES PARA O JOEL PELO SANTOS E PELO ATLETICO MG,O MURICY NÃO CONSEGUE GANHAR UM DO JOEL,O CUCA NÃO CONSEGUIU NEM IR PARA FINAL DO CARIOCA, EMBORA A UNIMED RIQUISSIMA E NO BRASILEIRO NÃO CONSEGUIU GANHAR DO BOTAFOGO E O ADILSON PELO CORINTHIANS CONSEGUIU UM EMPATE ONDE FOMOS ROUBADO ANULANDO UM GOOL LEGITIMO DO HERRERA E O LUXEMBURGO IDEM, PORQUE SERÁ QUE OS CARAS NÃO CONSEGUEM GANHAR DO JOEL EMBORA RECONHEÇA SUAS LIMITAÇÕES TÁTICAS.
O BOTAFOGO É O TIME MAIS DIFÍCIL DE PERDER NO BRASI SEI QUE NÃO É GRANDE COISA POIS SÓ GANHAMOS O CAMPEONATO CARIOCA EMBORA FÔSSE UM CAMPEONATO A PARTE POIS GANHAR DOS MOLAMBOS ONDE O MESMO TINHA SIDO CAMPEÃO BRASILEIRO E LUTAVA PELO INÉDITO TETRACAMPEONATO E COM O ADRIANO E O VAGNER LOVE NÃO É PARA QUALQUER UM TEMOS QUE RECONHECER.


MAURICIO COSTA
BARUERI/SÃO PAULO

Anônimo disse...

CARLOS ROBERTO,NEY FRANCO E ESTEVÃO ESSES 3 QUASE NOS COLOCARAM NA SEGUNDA DIVISÃO NÃO SÃO TREINADORES DO NIVEL DE JOEL EM CANTO NENHUM.É A MINHA OPINIÃO.

MAURICIO COSTA
BARUERI/SÃO PAULO

Rodrigo Federman disse...

Cachorro, espero que o JS faça as escolhas certas. Só peço isso, apesar de saber que vindo dele, tudo é mais complicado.

Mauricio, respeito a sua opinião, mas quem foi campeão, vice? O lance é o que vc falou: Ganhar do Joel é difícil é difícil, mas tão difícil tb é ele ganhar uma partida.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO, GANHAR DOS MULAMBOS , PARA MIM É UM TITULO.É A VITÓRIA QUE TRAZ A MAIOR FELICIDADE NO ESPORTE, AÍ EU CONCORDO COM O EURICO MIRANDA.
JÁ PENSEI ATÉ EM DESISTIR NO TRI-VICE DO CAMPEONATO CARIOCA PORQUE NÃO SUPORTO PERDER PARA OS CARAS E SE EU FÔSSE PRESIDENTE DO TIME QUANDO DERROTADOS PELOS MULAMBOS SERIA MULTADO TODO MUNDO.

MAURICIO COSTA
BARUERI/SÃO PAULO

Rodrigo Federman disse...

Mauricio, o CR nos deu exatamente a mesma coisa que o JS: Um título carioca. Já o NF e ES, concordo, são fracos. Mas o JS eu considero apenas sortudo. E por fim, respeito e tb não gosto de perder dos molambos, mas se perdermos deles e levantarmos títulos (ainda mais se forem expressivos), não ligo nem um pouco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO O CARLOS ROBERTO SÓ GANHOU O C.CARIOCA PORQUE FOI EM CIMA DO MADUREIRA E COM AJUDA DO JUIZ NO JOGO CONTRA O AMERIQUINHA.LEMBRE VOCÊ, QUE O CARLOS ROBERTO ESTAVA COLOCANDO O TIME NA SEGUNDA DIVISÃO E FOI SALVO COM A CONTRATAÇÃO DO CUCA.
SEU ÓDIO POR JOEL NÃO É NOVIDADE AGORA CARLOS ROBERTO É UMA PIADA COMO TÉCNICO JÁ QUE NÃO PASSOU DE UM TREINADOR MEDIANO.MAIS RESPEITO SUA OPINIÃO.

MAURICIO COSTA
BARUERI/SÃO PAULO

Rodrigo Federman disse...

Ok, Mauricio, mas mesmo que tenha sido por causa do Madureira, o fato é que querendo ou não ele foi o mais competente daquele campeonato. O Joel tb teve seus méritos no ano passado, mas atribuo mais ao Loco, Herrera e Jefferson do que a ele. E não tenho ódio do Joel. Não sinto ódio por ninguém. Apenas não acho que ele seja tudo isso que falam. Até pq, em 30 anos de carreira ele só coleciona campeonatos cariocas e baianos.
Abs e SA!!!