18/02/11

Aqui é Botafogo!















Faltando pouco mais de dois dias para o clássico contra o Flamengo, ainda não vi um jogador (e nem o técnico) botafoguense falar apenas do Botafogo sem mencionar uma vez sequer o rival de domingo.

Foi um tal do Joel dizer que o Flamengo é favorito; do Renato Cajá dizer que o seu pai é flamenguista e ele vai pedir a camisa do Ronaldinho; do Jefferson dizer que o rubronegro é muito forte mas não é invencível, etc...

O Antônio Carlos até tentou sair do discurso padrão, mas não conseguiu:

"- Nessas horas não tem muito o que falar porque motiva o adversário. Deixa a badalação para o lado de lá. É sempre bom enfrentar alguém como o Ronaldinho, que fez tanto no futebol. No ano passado jogamos contra o Adriano. Uma vitória no domingo vai nos dar uma repercussão muito boa".

Porra! O que é isso? Aqui é Botafogo, pô! Se o repórter pergunta sobre o Flamengo, é simples: Não responde. 

É por essas e outras que só dou atenção e valor ao que o Loco Abreu fala.

Aliás, em semanas com jogos assim, eu só permitiria que o uruguaio e o Herrera falassem com a imprensa. Ao menos a torcida seria brindada com declarações corajosas, e sem qualquer "admiração" ou elogios ao adversário.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Anderson Silva disse...

Rodrigo, lah no flamengo ninguem fala do Botafogo tambem nao? Ueh, faz parte cara, o jogo vai ser contra quem mesmo? eu leio os noticiarios na net e jornais, mas vejo os jogadores e tecnico deles falando de nos tambem.
Como voce gosta de dizer, respeito sua opiniao, mas nao concordo.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Não, Anderson. A proporção é muito menor. E lá tb os jogadores falam do próprio Flamengo antes de lembrarem do Cajá, Herrera, Alessandro e até mesmo do nosso ídolo, Loco. Aqui não. É papagaiada dos caras falando em RG, lembrando de 3 finais que perdemos (passado), etc..
Bem diferente. Muito diferente.
Abs e SA!!!

Eliane Cezar disse...

É irritante mesmo: não conseguimos ser o centro das atenções nem nas entrevistas concedidas por nossos atletas. Será que confundem "subestimar-se" com "respeitar o adversário"? Uma coisa é citar o adversário por algum ponto específico de dentro das 4 linhas, outra é babar o ovo de um time que nem tá lá essas coisas... enfim.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente o que eu penso, ELi. Falou tudo!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu acho que inchar o ego do adversário é uma grande arma. Em 82 o técnico da Italia e seus jogadores incharam tanto o ego da seleção brasileira que dentro de campo tomamos um nó tático. Pode ter certeza que lá no reina da praia do pinto, com aquela defesa, els tão se cagando de medo das bolas altas pro Loco, mas a imprensa não divulga. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas existe uma pequena diferença tb, né? Quando isso é usado como tática ou sem ser pensado. Se for tática, ok, blz...retiro o que disse. Mas não parece. Pelo brilho nos olhos do Cajá quando falou de RG, etc... rs.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

É, como diria Stanislau: ´´É uma faca de dois legumes.``
Primeiro, elogios, com um certo ar de receio pelo adversário, que correspondem a dois finais planejados: 1) Em caso de vitória do Botafogo: Eles são bons, mas nós somos melhores.
2) Em caso de derrota: Como dissemos durante a semana, eles são muito bons.
Loco Abreu já disse que o esquema tático(?) do Botafogo é muito previsível. Ora, voce acredita que os jogadores estão enaltecendo o lixo, por acaso?
Pra mim, eles estão usando o velho termo: ´´TIRANDO DA RETA.``
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

É, Antônio! Faz mais sentido!rs. Tomara que no domingo eles entrem em campo com a faca nos dentes igual fizeram contra o Unimed FC.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O fato é o seguinte falar menos e jogar muito como se fosse final ..

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Alex. No mínimo, igual jogamos diante do time da terceira divisão!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Por isso não fizeram esse tipo de entrevista com o Loco, Rodrigo... eles não são bobos...

Asura

Rodrigo Federman disse...

Muito bem observado, Asura.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

volto aqui para deixar um comentário a respeito do post sobre as cotas para passar de fase da copa do brasil.
reproduzo o comentário que deixei lá:

"às vezes, eu custo a acreditar em determinados rumos que as discussões tomam.
impressionante!

fazem um campeonato com uma fórmula estúpida, recheado de times inexpressivos e jogos sem qualquer atrativo e a culpa de quem não vai é da torcida.
cobram r$40,00 para um jogo como o do domingo passado e a culpa é da torcida.
francamente!

rodrigo,
na boa, sugiro você fazer uma enquete algum dia para consultar quais os leitores do cantinho botafoguense que moram no rio e quais moram fora.
algumas pessoas que reclamam da "torcida virtual ativa" vão se surpreender com o resultado e verão como tem expressão nacional a torcida do botafogo.
oh, que surpresa! olhem como é grande a quantidade de botafoguesnes que moram fora do rio de janeiro! como são imbecis e só reclamam esses botafoguenses que moram fora do rio!
porque esses imbecis não vão apoiar o time nos estádios em vez de ficarem reclamando na internet?

se contentar com pouco, adotando pra si o pífio, midiático, framenguista e retardado pensamento de que foi a melhor campanha dos últimos 15 anos, não é comigo.
também não é comigo subestimar a força da torcida do botafogo, muito menos tapar os olhos e não ver como tem expressão nacional essa torcida.

desculpa o desabafo!
um abraço"

Enéias Teles Borges disse...

Será que a torcida do Flamengo, de fato, é tão absurdamente grande assim? Parece que o Botafogo é apenas uma ínfima parcela do povo brasileiro. Talvez por isso a imprensa e o próprio time tratem "o mais querido" como se devesse sempre está em evidência, em detrimento dos demais mortais...

Como eu detesto este Flamengo!

Celso Ricardo disse...

O Botafogo não pode derrotar o Flamengo neste fds.Para o bem do Botafogo...

Rodrigo Federman disse...

Fabião, desabafo registrado. E vc sabe que penso igual, né? Conversamos muito sobre isso e estou de acordo.

Enéias, eles são, de fato, numerosos. Mas são tratados com uma moral que não merecem, e é isso que me revolta tb. Somos menos numerosos, mas temos a mesma importância, força, tradição e moral. Basta acreditarmos.

Celso, mesmo odiando e querendo a saída do Joel, não chego a tanto.

Abs e SA!!!

Levi disse...

Essa história de dar a camisa do outro para o pai não me agrada nem um pouco. Lembro-me dos amarelos jogando contra a frança na copa de 2006. Não que eu me importe com o destino da seleção da CBF, mas vi o tal Robinho e o tal Cicinho quase beijando os pés do Zidane ao final do jogo. Bem feito!
O objetivo primeiro do Cajá é entrar em campo e vencer o adversário e não ficar dizendo que vai atrás da camisa de "A" ou "B".
A verdade nua e crua, é que o Botafogo dá uma amarelada quando joga contra o lixo (exceção de Abreu, Herrera e Jefferson). Passa a semana inteira com esse fantasma na cabeça em vez de se preocupar com os treinamentos (com a Lenda, isso é meio impossível) e se concentrar no jogo.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Levi! Por isso que eu acho que em semanas assim, só deixaria os dois gringos falarem com a imprensa. Ao menos não veríamos nossos atletas venerando ou temendo o outro lado.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

torcoda de expressao nacional, sim. Mas que esta mal-acostumada a encher estadio soh quando lhe convem, tal qual os urubulinos fazem. Eh soh lembrar de 2007 e 2009. Na decisao do segundo turno contra o cabofriense, a torcida lotou o maracana. Ja na segunda partida contra os imundos, mesmo com o Fogao voando baixo, nossa torcida foi menor nao porque eles flamenguistas tem milhares a mais que nos, mas foi porque nossa torcida nao acreditou naquele time, que deixou empatar o jogo anterior apos estar vencendo por 2x0. E em 2009, lotou o maracana na decisao com o resende, mas novamente foi muito menor na decisao contra os mulambos. Nao se discute aqui o tamanho de nossa torcida, caro engracadinho, mas sim o comportamento da mesma. Entre num blog dos flamengueiros: eles reclamam das coisas deles tanto quanto nos aqui, mas na hora do VAMO VE, a torcida deles comparece. A nossa nao. Ao inves de se fazer uma enquete do tamanho de nossa torcida brasil a fora (o resultado sera com certeza redundante), seria mais pratico fazer uma pesquisa DE VERDADE, pra saber o PORQUE de nossa torcida se fazer tao ausente. Por causa de que? desse time ai? Sera que eh isso mesmo? Com a palavra os entendidos...

Anderson Silva disse...

Rodrigo, Abreu ja disse em uma entrevista que vai trocar de camisa com Ronaldinho Gaucho apos o jogo e tirar uma foto com ele. E ai?

Levi disse...

Imagine a concretização da indesejada hipótese do lixo ganhar o jogo. Hora das entrevistas, Cajá com a camisa do outro pendurada no ombro, dando as desculpas habituais para a derrota, mas se declarando feliz porque vai poder dar a camisa para o papai.
Imagine esse cara em campo e preocupado com o fim do jogo (e não em jogar bola) e com a maneira mais rápida de chegar no jogador em questão porque tem de pegar-lhe a camisa. Quando é que o Abreu diria uma bobagem de tal monta, meu Deus?
Sei que isso é impossível no mundo do futebol profissional, mas, pelo menos uma vez, eu queria ver em campo onze jogadores profissionais com a camisa do Botafogo e, ao mesmo tempo, torcedores do Botafogo! O lixo não teria um minuto para respirar, garanto! Mas isso é utopia, devaneio de torcedor.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, vi a entrevista do Loco ontem na ESPN...os dois são amigos de longa data, o cara jogou com o irmão dele. Se vc tiver boa vontade e avaliar a forma como o Loco falou, reparará que é bem diferente dessa ode feita por AC, Alessandro, JS e tantos outros...
Por favor, é diferente.
Por fim, sobre a torcida, continuo discordando e penso exatamente igual ao Fábio. Mas enfim, é um assunto que não terá fim e as posições foram colocadas e debatidas. Ponto.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, vc não é o único sonhador, amigo! Estou junto nesse sonho! Utopia? Quem sabe um dia, amigo. Quem sabe...rs.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Bem Rodrigo, vejo que a discussao aqui soh eh mais longa quando se concorda com o pensamento de voces. O resto eh "PONTO". Ai meu colega, fica dificil.

Nao fico vendo chifre em cabeca de cavalo nao e assim enxergo todo esse papo que intitula seu topico. Eh como voce disse: PONTO.

Uma pena.

SAN com pesar

Ari Dias disse...

Sinceramente eu não tô lendo esses tipo de comentários como uma forma de apequenamento, eu vejo como uma forma de jogar pro outro lado da cerca a responsabilidade da vitória domingo. O Luxa já disse que o time da moda é o Bota porque é campeão etc. Tudo isso é normal em véspera de clássico, e domingo vai dar BOTA.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Levi disse...

Abreu disse que trocaria de camisa com o referido sim, mas em um contexto absurdamente diverso daquele em que um profissional, cuja missão precípua é defender o seu clube, menciona que quer a camisa do outro para dar de presente ao pai, NUMA SEMANA DE DECISÃO!!!
Abreu e o outro jogaram juntos em outro time. O contexto é outro, é diferente e a declaração do Uruguaio não foi dada numa semana em que o jogo vale a passagem para a final!
Premissa maior, premissa menor e conclusão de fácil entendimento. A regra do silogismo foi dada há muito, há muito tempo! Remonta à Grécia de 2500 anos atrás e ainda é utilizada até os dias de hoje e assim há de ser, ESPERO, para o restante dos dias do homem sobre a Terra, mesmo nas culturas ágrafas.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, novamente vc não entendeu ou não quis entender. Eu coloquei ponto no que eu tenho para dizer. Na minha opinião. Não mudarei e não tenho mais nada para argumentar. Agora, se vc quer continuar argumentando, discordando e opinando, cara...espaço está aí, liberado (como aliás, sempre esteve). Fui claro agora?

Pode ser mesmo, Ari. O Sergio tb acha isso. Se for, é uma tática interessante e que como vc lembrou, está sendo bem rebatida pelo Luxemburgo.
Eu ainda acho que não é tanto assim. Mas o que importa mesmo é o resultado no domingo, certo? Que os jogadores esqueçam essa "idolatria" (seja ela sincera ou tática) e comam grama.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, mais uma vez, de pleno acordo. E nem combinamos nada, hein? heheheh! Brincadeira a parte, foi assim que entendi a entrevista do Loco tb, amigo.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Rodrigo, entendi bem, muito bem. E jah faz tempo.
Tranquilo.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Blz, Anderson.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

O Renata Cajá deu uma declaração após o jogo contra o Macaé, falando textualmente o nome do Dentuço-gaúcho e dizendo que iriam ver quem é o melhor. Eu acho que essas declarações mais amenas durante a semana foram pra abafar uma repercussão negativa pelos lados da favela.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Sei lá, Ari. De todas as declarações ao longo da semana, a que menos gostei foi justamente do RC. Muito "fã" para o meu gosto.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Gente, vocês estão menosprezando a chamada EDIÇÃO de texto feita pela FLAPRESS. Fica claro que qualquer comentário ou entrelinhas dos nossos jogadores viram elogios aos de lá. Estamos CALEJADOS com a Flapress. Vcs acham que para pagar o salário do RG eles não precisam de 2 finais (contra o Fogão e contra a UNIMED)??? Segura o Juiz mais uma vez....E olha que não é chororô antecipado, mas cuidado com o que virá de lá. Tô até vendo o RMP coocando uma matéria no Domingo: "Loco critica novamente o Joél", só para desestabilizar na véspera....

Rodrigo Federman disse...

Paulo, ainda mais que esse ano eles não aceitarão o campeão antecipado novamente, né? Ainda mais agora que a rede engodo injetou uma grana para reforçar o lixo com o RG10.
Abs e SA!!!