18/02/11

Arena BMG

















Mais uma notícia retirada do blog do jornalista Gilmar Ferreira:

"A diretoria do Botafogo, a prefeitura do Rio e o Grupo BMG estiveram reunidos nesta quinta-feira para mais uma conversa.

Em pauta, a transformação do Estádio João Havelange em Arena BMG.

É a segunda ou terceira tentativa do clube para fazer um bom dinheiro com o Estádio João Havelange.

Parece ser que agora a coisa vai mesmo...".

Apesar de eu ter um pé atrás com esse banco (não custa lembrar, é o do Valerioduto), uma coisa é fato: Eles tem investido muita grana no futebol.

O problema é justamente a "origem" do dinheiro e o "custo futuro". 

Mas enfim, só uma análise profunda e minuciosa pode definir se o negócio é, de fato, bom para todos os envolvidos...
...principalmente para o Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

Ari Dias disse...

Agora é o momento do Bota transformar o Engenhão em uma forma de ganhar dinheiro e não só de gastar. Até 2013 não tem jeito todos os jogos de grande porte serão lá e a diretoria tem obrigação de aproveitar da melhor maneira possível a receita que isto nos dará. Também desconfio muito desse banco, mas se pagar bem , que mal tem?
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

É, Ari. Não estou criticando, apenas fazendo uma ressalva, afinal, banqueiro que é banqueiro, quer ganhar mais do que todo mundo, certo? E esse banqueiro em especial, é "diferente". Fico só preocupado com - se houver - um possível ônus que respingue ao clube no futuro. É aquele negócio: Negociar com malandro é sempre preocupante, né?
Abs e SA!!!

Francisco Costa disse...

Vade retro!
Os fins NÃO justificam os meios.
Fins éticos exigem meios éticos.
Arena BMG? Eu passo.

Enéias Teles Borges disse...

Como estou fora do Rio não acompanho bem o assunto. Quando vencer o prazo (creio que 20 anos) o Engenhão passará por nova licitação?

Há planos de que fique de forma definitiva para o Botafogo?

SA/Enéias

Rodrigo Federman disse...

Chackal, penso nessa linha tb. Por isso minha "preocupação".
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, boas perguntas. Tb não tenho conhecimento. Os amigos do CB certamente nos ajudarão. rs.
Abs e SA!!!

ramses disse...

Me lembro da epoca da licitaçao que ao final de 20 anos tem que devolver ao estado ue fara nova licitacao ou ficara para o estado....ou seja, caso se torne rentavel...fica pro estado roubar, senao fica com algum clube. Mas penso que, caso o botafogo consiga realmente associar a marca engenhao ao fogao e transforma-lo num realmente caldeirao alvinegro, os outros clubes nao pegariam ele depois. O problema é que a diretoria pensa justamente o oposto, descaracterizar como um estadio do fogao para ajudar os co-irmaos....

Rodrigo Federman disse...

Engenhão não, Ramsés...Stadium Rio! hehhehehe!
O lance então, mais do que nunca, é fixarmos o Engenhão (Stadium Rio é o cacete) ao Botafogo. E dane-se os "co-irmãos".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na hora que lí a notícia eu pensei "certeza que no blog do Rodrigo deve ter algo" e pá, primeiro tópico... tá dificil viu irmão...

ARENA BGM?! Vão tirar os escudos de vez e colocar cédulas de R$100 estampadas no chão?

Este ano fiz uma disciplina na unb com o professor Ricardo Caldas (ciências políticas) chamada teoria e análise crítica da prática da corrupção - o que eu ouvi deste banco viu... não é pra quem tem estômago fraco...

Asura

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Asura, tentamos ser mais rápidos do que o Caio dentro de campo. rs.
Então, tudo o que eu li e ouvi a respeito deste banco realmente é para quem tem estômago forte. E mesmo os clubes que tem parcerias com o BMG, alguns relatos que li (muitos, no blog do Paulinho) são assustadores. Por isso o meu receio tb, cara. Se meter com esse povo é brabo...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

MEU CARO RODRIGO E AMIGOS, vocês estão assustados com o BMG ? O que esperar de um país onde rola corrupção em todos os poderes e ninguém é processado para valer e devolve o que roubou? Por tudo isso e muito mais, digo agora que o GRANDE BERNARDINHO, citado aqui como uma boa opção para substituir o VV, não teria hoje em dia, a menor chance de sucesso. Frequentei os bastidores durante 25 anos, dos anos 50 até meados de 75, e garanto que naquele período ele seria um técnico de sucesso no futebol.Depois que a nossa paixão virou um grande negócio,em time de projeção não há a menor chance, pois ele é trabalhador, sério, decente e compenetrado no que faz.Vocês acham que com os dirigentes atuais do futebol brasileiro, contrariando interesses de empresários, dirigentes e fazendo os jogadores realmente treinarem ele não seria sabotado rapidamente? Acho que ele cairia como uma luva para administrar e gerenciar, com plenos poderes, as categorias de base, onde a influência e os intere$$$$$ são bem menores.Vejam onde estão os treinadores exigentes, que não são de panelinhas com dirigentes e jogadores. Leão está desempregado por que? O PC Gusmão, embora eu não goste pelo que nos fez, é trabalhador e gosta de treinar.Foi sabotado descaradamente no Vasco.O próprio Murici, top de linha, também foi rifado no Palmeiras por estar exigindo muito.Por tudo isso meu amigo, nada mais me surpreende no futebol.Só vejo duas opções atualmente:não ler nada sobre o futebol e só me ligar quando o FOGÃO entrar em campo ou viver indignado e aporrinhado.Um abraço do JOTA.

Ari Dias disse...

Quero deixar bem claro que não concordo com corrupção e nem maracutáias. Só acho que se o tal Banco quer financiar/patrocinar o Stadium Rio, melhor pro Bota, e é claro, melhor que seja de forma correta e honesta.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

É, Jota...infelizmente o que vc falou é a nossa dura e crua realidade. É uma pena, mas é a pura verdade, amigo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Ari. Se essa conversa vingar, esse contrato terá que ser muito bem analisado, vírgula após vírgula.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Há um ano atrás, um jornalista , radicado em bh, meu amigo, me disse q o Ricardo Guimarães,queria porque queria o Botafogo, inclusive financiando as categorias de base do clube.E queria o estadio também.O Botafogo negociava esse ano, as mangas da camisa com o banco para receber cer de 4,5 milhões de reais´por esse patrocinio, mas a coisa emperrou e o banco TERIA ficado puto com os dirigentes do Botafogo, não sei o por que.se fecharem, acho uma boa.Logico q não devemos fechar por qualquer ninharia, mas já passou da hora do Botafogo ter uma parceria para esse estadio.

Rodrigo Federman disse...

Flavio, tenho só um pouco de medo desse "querer de todo modo" trabalhar e investir no Botafogo (por parte do BMG). Se a diretoria não andou para frente, é sinal de que algo não agradou. E se isso aconteceu, acho que foi uma decisão inteligente. A negociação com esse tipo de gente precisa ser muito cuidadosa. De todo modo, sei lá...o histórico do BMG e o que sabemos e lemos por aí, não me agradam.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

FEDERMAN, concordo em parte com vc, mas acho q não deveriamos ser tão puritanos, já q não tem santo em nenhuma area do país.Não sou a favor de maracutaia, mas infelizmente, nas altas esferas rola isso, nos grandes negocios rola isso.Não compactuar com isso, com essas lambanças, não devemos, mas também se fecharmos demais as portas, ficaremos a mingua, ainda mais no futebol.Me preocupa mais a questão de quanto receberiamos nesse negocio.Agora, se o banco é o banco do valerioduto e ninguém foi preso por isso, não é problema do Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Flavio. Por isso que eu disse que seria preciso uma análise bem minuciosa para ver se todas as partes seriam realmente beneficiadas, pois tenho receio de que o ônus - em relações com pessoas assim - sejam mais "consideráveis" do que os bônus, que teoricamente viriam "camuflados", entende?
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

O que não gostaria, mesmo, é algo parecido com a relação Unimed x Fluminense.

Temo ficar na mão de quem vê o investimento financeiro como ÚNICO objetivo.

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Enéias. Ou mais ou menos como foi o Corinthians quando juntou com a MSI. Foi bom durante 1 ano, mas depois o Kia roubou tanto, tanto, que até rebaixou o alvinegro paulista.
No caso do Unimed FC, então, eles ficam desesperados quando imaginam o clube sem o patrocínio do Fluminense (sim, lá é invertido: O clube é Unimed e o patrocínio é Flu...rs), pois sabem que quando isso terminar, a poeira e lavagem virá a tona.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Quanto ao BMG querer patrocinar o estádio e o time não vejo nada de mais, pq o cruzeiro,atletico, america mg são patrocinados por eles, quanto a isso não vejo nada demais, o pior é esse patrocinio ridiculo da guaraviton, que não deve ta pagando ao BOTAFOGO um bom dinheiro e o uniforme ficou feio demais, prefiro o BMG com duvidas, mais com receitas de milhões do que o guaravitom com receita de mil.


Alex - Juiz de Fora - Mg

Francisco Costa disse...

Não acho que é questão de puritanismo.
Só não acho saudável ligar o nome do clube a uma instituição suspeita, mesmo que em troca do valor que for. É como receber grana da indústria de armas ignorando os malefícios que ela (a indústria) causa.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Alex. Apesar de que, fiquei sabendo que o Guaraviton está pagando 600mil por cada jogo. Se chegarmos até a final e for isso mesmo, teremos recebido 1,8 milhões em menos de um mês. Uma grana considerável, mas que não diminui em nada o vacilo por não termos fechado um patrocínio master definitivo até o final do ano.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Chackal. Esse assunto dá muito pano pra manga. Eu penso como vc, mas tb entendo o que o Flavio e o Jota querem dizer e tb acho que eles tem boas doses de razão. Situação delicada mesmo.
Abs e SA!!!

disse...

Não se preocupem, o Valerioduto é do PT (governo) e tá tudoem casa.
Como a Dilma vai ficar até 2014 tá bom. hehehe
Tem é que entrar dinheiro pra gente montar um time decente com um técnico decente, aí sim, vai ser festa.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Gê, nem entrarei no mérito da política, pois aí sim a minha opinião vai gerar polêmica!rs. Mas darei uma pista, concordo contigo! hehehe!
Abs e SA!!!

Eduardo Montandon-mg- disse...

Rodrigo; saudações gloriosas. Quem dera o nosso Botafogo fizesse uma parceria com o Grupo BMG o estádio e camisas.A familia Pentangna Guimarães a qual o Ricardo é o atual presidente foram os primeiros banqueiros do pais.São familias tradicionais de MGerais.Já foi presidente do Atlético Mineiro e o tem ajudado muito($).O grupo está investindo fortemente no esporte em geral no pais.Nasci em Minas Gerais e moro há + de 30 anos em BHte.Sou torcedor fanático do Botafogo como meu falecido pai, desde os fins dos anos 50.Todo ano vou ao Rio e vejo no minimo 4 partidas do fogão.Gosto também do América Mineiro daqui de BHte onde foram revelados jogadores como; tostão,evanilson,rui cabeção,vagner,fred e...........(tô c/vergonha) fahel. um abraço glorioso e LOCO neles domingo.

Anônimo disse...

Rodrigo, Eu acho que o Engenhão deveria ter em seus 04 cantos o escudo do Botafogo. O nome deveria ser trocado, João Havelange é torcedor do Fluminense. Sugiro que o Estádio seja rebatizado com o nome de um grande botafoguense, que tal Emil Pinheiro. Abraço Cardozo.

Rodrigo Federman disse...

hahahaha! Fala, Eduardo! Pô, vc foi igual aquele personagem (esqueci o nome) da extinta Escolinha do Prof. Raimundo: Ia bem, ia bem, ia bem...e na hora de ganhar o 10, estragou tudo! Lembrar do Fahel? Foi proposital? hehehehe!
Brincadeira a parte, valeu pelo registro, cara! De fato o BMG está forte na praça.

Cardozo, seria ótimo. Mas acredito que isso seja impossibilitado por força contratual. Igual a proibição em pintar a arquibancada em preto e branco.

Abs e SA!!!

João David de Deus disse...

Só uma perguntinha grande Rodrigo? será que o dinheiro do BMG é diferente do dinheiro do: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,caixas e bancos estaduais, Correios, Petrobrás, Luiquigás, Eletrobrás e daí pra frente, tenho certeza que até o Danielzinho, mesmo antes de nascer já sabe, não é mesmo, portanto achar que somente o dinheiro do referido banco, é sujo, é no mínimo muita ingenuidade nossa, mas, como já disse antes, discordo mas respeito as opiniões diferentes da minha.

Saldações Gloriosamente Alvinegras

João David de Deus - Ibitinga/SP

Rodrigo Federman disse...

Fala, João. Realmente não devem ser, mas é que no BMG as coisas já foram escancaradas a um nível tal de escrotidão, né? rs.
Enfim, vamos aguardar e ver o que a diretoria fechará.
Abs e SA!!!

João David de Deus disse...

Caro Rodrigo, e se ele fosse um banco público e não privado como é, será que não teriam jogado toda a sujeira pra baixo do tapete como os demais?

Grande Abraço

João David de Deus

Rodrigo Federman disse...

Pode ser, João. Mas aí entraremos naquela discussão sem fim do famoso "se". rs.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

ALGUÉM SABE QUANTO A GUARAVITON PAGA AO BOTAFOGO?

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, esse é apenas mais um dos mistérios de GS. Ninguém sabe e provavelmente nunca saberemos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Lí no "Canal Botafogo" que foram pagos R$ 1.800.000,00 pelos 3 últimos jogos da Taça GB (R$ 600.000,00 por jogo), como "cortesia" da Guaraviton - uma espécie de compensação - vez que o Glorioso recebeu "somente" R$ 600.000,00 pelos últimos jogos do Brasileirão/2010 ( de 23/10 até o final). Mas não têm certeza quanto a essas cifras. Agora, se eles não divulgam valores com medo do Fisco, já estão errados! Isso se traduz como um ato de sonegação. E sonegação é crime tributário! É por essas e outras que foi criada a tal da Timemania, e nos "convidaram" a pagar a conta, "fazendo uma fezinha". Haja "fezinha"!!!!!!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, tudo é especulação. E a diretoria poderia acabar com esse disse me disse e abrindo o jogo. Se não fazem, é pq aí tem.
Abs e SA!!!