07/02/11

Exagero?


















"Jefferson não se comenta, se agradece".

O brilhante comentário acima foi feito pelo amigo Luiz Sergio Cunha no post "Na raça!!!", após a brilhante vitória de ontem.

Perfeito!

De fato, falar de Jefferson é "chover no molhado".

E por falar no nosso arqueiro, vou lançar uma pergunta "intrigante" e que já fiz a alguns amigos por e-mail: Vocês acham que se continuar nesse ritmo, o Jefferson pode assumir o lugar do Manga como o maior goleiro da história do Botafogo?

É claro que não vi o Manga jogar. Entretanto, só ouço e leio coisas incríveis sobre ele. 

Mas vejo Jefferson...
... e da mesma forma, só coisas incríveis.

E aí?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

44 comentários:

Matheus disse...

Tbm nunca vi o Manga,mais se bobear o Jeff é o melhor! vlw,abrçs!

Landa Ciccone disse...

Obrigada, Jeff!

andre disse...

Olha se é exagero dizer isso eu nao sei..porem como jornalista e aficcionado a futebol. posso garantir que no mometo o Jefferson e o melhor goleiro do brasil. e esta entre os 5 melhores do mundo desde 2010.e olha que eu acompanho ate campeonato sueco!

Rodrigo Federman disse...

Matheus, acho que se ele permanecer - em bom nível - por mais algum tempo em GS, pode criar ainda mais dúvida (e essa é das boas...rs) na cabeça dos torcedores! rs.
Abs e SA!!!

Diego Lins disse...

LI uma porrada de coisa sobre o Manga, tb nunca o vi jogar, claro, mas fico ainda em cima do muro, naquela opinião mais segura, ou seja, tem tudo pra chegar lá, eu creio q vai chegar, mas ainda não, falta como dizem aqui na paraíba, um cabelinho de sapo! =D

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Landa Ciccone: Obrigada, Jeff!

André, como tb acompanho tds campeonatos possíveis, concordo contigo: No Brasil - hj - não tem para ninguém! No mundo, eu não sei se o colocaria entre os 5, mas acho que entre os 10!

Abs e SA!!!

Renato disse...

Se o Dicionário definisse melhor o que é SEGURANÇA, seria JEFERSON GOLEIRO DO BOTAFOGO! eu acho que é melhor sim.

Camila disse...

Também fui mais uma que não vi o Manga jogar, mas todo botafoguense ouve sobre as suas grandes defesas, mas se o Jefferson continuar assim, dá para termos dois goleiraços que entraram para a história do Glorioso!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Exato, é esse "cabelinho de sapo" que, mesmo sem ter visto o Manga jogar, tb me faz aguardar um pouco. Agora, que o Jeff tem potencial para entrar nessa seleção...ah tem!rs.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Renato, acho que o nome Jefferson poderia definir várias palavras: Segurança, frieza, plasticidade...rs.

É, Camila! Como todo time precisa ter banco de reservas, digamos que eles alternariam as camisas 1 e 12, né? hehehe!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Alguns comentários:

- Vi Manga jogar e foi o meu ídolo de infância/juventude.

- Igual a Manga só o Yaschin.

- Jefferson é muito bom. Pode ser excecional se melhorar a sua saída de bola e a reposição de bola em jogo.

- Se for excecional iguala o Manga.

- Sem dúvida que o Jefferson já tomou o 2º lugar em nível de goleiros botafoguenses.

- Se igualar o Manga, pouco me importa se um é melhor ou não do que outro. Diria então que... sem comentários, agradece-se aos dois.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... e é preciso que fique uns anos no Glorioso para ganhar estatuto de ídolo!

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Rui. Acho que o mais importante para essa "possível condecoração" é a permanência por mais alguns anos do Jefferson em GS!
Grande Abs e SA!!!

Levi disse...

Claro que ele é um dos melhores do Brasil nos últimos dez ou quinze anos, sem a menor dúvida.
Goleiros de hoje são mais especialistas do que os do passado, posto que há muito dispõem de treinamentos especiais que Manga, Gilmar Neves e tantos outros não tiveram. Fala-se muito do Yashin, mas, na minha opinião, Gordon Banks, da Inglaterra, foi o melhor que vi atuando sob as traves.
Falta ao Jefferson o que um amigo aí disse ontem: Tem que melhorar no quesito saída do gol. Ali, sob a baliza, é quase perfeito, a exemplo do que foi o Wagner, sem contar que repõe bem a bola, mas ainda demonstra deficiência nas saídas.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Levi. Os pés ainda são o ponto a trabalhar (como bem lembrou o Rui) no Jefferson. Se melhorar, ele vai chegar muito próximo da perfeição para a posição de goleiro.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Estou de acordo com o Rui: o Manga ainda não foi batido como melhor goleiro do Botafogo, eu o vi jogar, mas que o Jeferson é o melhor goleiro brasileiro na atualidade isso eu tenho certeza. Hoje conversando com amigos botafoguenses, lamentamos muito o Jeferson não ter sido o nosso goleiro em 2007, 08, 09. Com certeza, mesmo com todas as roubalheiras teríamos sido penta-campeões. E dizer que o Jeferson foi reserva do Max. Abs e SB!

Thiago disse...

Rodrigo,

Primeiro post no Geral do Botafogo, dedicado ao Loco Ídolo, confere lá!

Abs

Rodrigo Federman disse...

Sergio, putz, imagino o Jefferson naquele time de 2007. Caramba, era tudo o que precisávamos: Um goleiro de verdade.

Valeu, Thiago. Vou conferir sim.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigão,

Eu diria que o Jéferson tem totais condições de ser o titular da seleção em 2014!

Jéferson, agradeço muito, mas muito mesmo! Obrigado São Jéferson, cinquenta vezes!

Newton

Lorismario disse...

Rodrigo. Ví os dois jogarem. O Manga menos do que o Jeff, porém sempre ao vivo. Inclusive quando jogou no Internacional ví várias vezes. Sempre votarei no Manga. Loris

Rodrigo Federman disse...

Newton, eu acho pouco provável que o Jeff seja titular na Copa. Até pq, a Rede Engodo endeusa aquele queixada mascarado que se julga o melhor do mundo. É por jogadores como o queixada que eu torço muito contra essa seleção da CBF.

Valeu pelo importante e valioso registro, Loris!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

camanducaia chutou... waaaaaaaagner!
puxou pro lado, marcelo passos um balaço... waaaaaaaagner!
giovani de primeira rasteiro... saaaaaaaalva wagner!
há que se respeitar o campeão brasileiro, não "só" por isso mas por todos os anos de dedicação e títulos pelos quais foi responsável direto.
para chegar ao nível do manga, já que nosso amigo rui sabiamente falou que é o máximo a que ele pode chegar, o nosso paredão tem que chegar ainda ao nível do waaaaaaaaaagner. e tem tudo para chegar. vc sabe que, antes do loco, pra mim sempre veio o nosso goleiro primeiro nesse grupo.

minha opiniao.

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo, além dos jogos, assistia aos treinos dele em GS, onde o Manguinha sacaneava todo o mundo mandando que chutassem para ele.Certa vez perguntei-lhe qual o chute que ele mais temia.A resposta foi uma surpresa para mim, pois não era o de um jogador famoso na época.Tratava-se de Nilo, um ponta esquerda do américa.Manga dizia que o chute dele, além de violento, era quase sempre onde a coruja dorme.
Os dedos das mãos do Manga eram todos tortos, não havia luvas para amortecer as porradas.Estou com o meu amigo Ruy, também acho que o jefferson tem tudo para ser o nosso segundo melhor goleiro.Mas para chegar perto do Manga tem que comer muito feijão com arroz e aprender, com urgência a sair do gol.Para quem não o viu jogar, de vez em quando, ele saia do gol lá na marca do penalty, dava um tapa na bola para driblar o atacante e saia rindo e sacaneando o adversário.Vou além do dito aqui, se tivéssemos o Jefferson no time do Cuca, teríamos ganho alguns outros títulos.Um abraço do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Fabião, eu já acho que o Jeff superou o Wagner, cara. E não é menosprezo ao nosso campeão brasileiro. É virtude do nosso atual arqueiro mesmo! rs.

Fala, Jota! Meu amigo, considero muito mais as opiniões de vcs (vc, Rui e Loris) que tiveram o prazer de ver o Manga jogar. Fica o registro então: Manga super titular e Jefferson segundo melhor de todos os tempos! rs.

Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Na minha modesta opinião, para o Jefferson se tornar um dos melhores goleiros do mundo na atualidade, falta pouco.
Moro em Floripa e por força maior sou obrigado a acompanhar os times daqui. Vendo o Zé Carlos usando os pés, em qqr situação em q ele tenha q usa-los e principalmente nas reposições armando contra-ataques com uma maestria e genialidade pouco vista no futebol. Não sou avaiano, meu único time é o Grande Glorioso com muuuito orgulho.< Só pra esclarecer, pois sinto 'inveja' ao ver o Zé Carlos(quem?) fazendo reposições maestrais. E ao ver o JEFFERSON, q na minha opinião é infinitamente melhor (DE BAIXO DA TRAVE), vejo os chutões mais altos q posso ver em todos os jogos q vejo.

Então pra mim, a única coisa q lhe falta é um bom treinamento nas reposições de bola, oq encaixaria perfeitamente nesse esquema covarde do Joel, e muuito mais, aí sim ele poderia ser o goleiro mais completo do cenário mundial, eu diria.

Saudações Alvinegras!! Abs

Anônimo disse...

Para ficar eternizado o Jefferson sabe que precisa faturar titulos pelo Botafogo, quanto mais melhor ^^, Sem duvidas o Jefferson é o atual melhor goleiro do Brasil, tive a sorte de um dia poder perguntar a ele, se ele gostaria de virar um idolo no Botafogo assim como o Marcos e o Rogério são no palmeiras e são paulo, ele disse que sim, esse era o plano dele, espero que ele consiga se manter na selecão, imagine se ele conseguir disputar a copa do mundo em 2014!
o Jefferson ultimamente vem sendo fundamental, mas uma coisa que me esta deixando irritado é a confiança exagerada dos zagueiros do Botafogo, repare que no gol que sofremos contra o Bangu e o segundo contra os tricoletes, o Jefferson ficou sozinho cara a cara com 3 jogadores adversarios, sendo que nossos zagueiros ficaram totalmente parados como estatuas assistindo ele defender a bola a queima roupa, e os jogadores adversarios pegarem o rebote. espero que o Joel tambem tenha notado isso..

S.A.
Iram Santos

Anônimo disse...

Rodrigo se vc quiser conferir a entrevista que fizemos com o Jefferson (nossa comunidade do orkut + o blog "Opinião do Carvalho") tai o link da entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=0awyo5Pej5c


O Audio não ficou mto bom, mas da pra ouvir claramente, fizemos varias perguntas para o Jefferson, e as respostas foram todas positivas.

S.A.
Iram Santos.

Edmo disse...

O que eu gostaria é que se ele, o Jeferson, sair do BFR, não seja a preço de banana como da primeira vez...ele é sim um dos melhores do mundo, mas o Manga rsss

PAULO FERNANDO disse...

Só tem uma observação que talvez manche a história do Manga (...ou não, pois como é história pode ter desvio de conto). Foi a vez que o João Saldanha o acusou de entregar um jogo e o perseguiu com arma em punho...Será verdade?!?

Rodrigo Federman disse...

Isso é verdade, Daniel. O Jefferson ainda precisa aperfeiçoar muito as saídas de bola com os pés.

Tomara, Iram. Até pq, um goleirão como o Jefferson merece muitos títulos mesmo. Tb reparei que nosso time tem confiado demais nele. Isso é bom, mas não podemos esquecer que ele é de carne e osso, e uma hora falha, né? Vou conferir a entrevista. Valeu.

Edmo, espero que ele nem saia mais! rs.

Paulo, a história é verídica. Até hj algumas pessoas acham que o Manga "entregou" a partida, apesar de ele jurar que não. Mas que ele deu o pinote do Joel, deu !hehehheh!

Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Rodrigo, nao vi o Manga jogar, mas meu pai vi, acompanhou aquele Botafogo AO VIVO durante anos. E segundo ele, Manga era imenso, quase perfeito. Segurava a bola com uma mao soh e bola na area, era dele e de mais ninguem. uma lenda! Manga, Wagner e Jeferson.

Rodrigo Federman disse...

É, Anderson. Quem viu, garante que não haverá outro. Eu só troco a ordem do segundo e terceiro: Manga, Jefferson e Wagner.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. O Botafogo teve um outro grande goleira que quase ninguem cita porque não era um malabarista. Cao. A bola sempre ia em cima dele, ou melhor, ele sempre estava bem colocado. Foi um grande goleiro. Fico com sua ordem: Manga, Jeff, Wagner. Loris
PS. O problema do Wagner eram os jogos noturnos né.

Rodrigo Federman disse...

É, Loris! Tem o Cao tb! E o Paulo Sergio, que tb foi lembrado por alguns amigos.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Essa história do Manga com o Saldanha é muito mal contada. Se o Manga tivesse "sido" comprado, o Bangu ganharia facilmante aquela partida. Eu tenho os melhores momentos daquela final, ouvi o jogo, depois vi o video-tape e posso afirmar que o Manga nos salvou em momentos crucias assim como teve falhas, como todo goleiro tem. Segundo o Luiz Mendes, essa confusão foi posteriormente esclarecida e Manga e o Saldanha fizeram as pazes. Outro detalhe, foi a confusão que houve numa resenha esportiva feita à noite depois do jogo: a confusão entre o Saldanha e o Castor de Andrade, que não se conformava de ter sido acusado de comprar o Manga, quase sai até tiro. Quem conhesse bem essa história é o JIM. Prá mim, a grande falha do Manga foi na seleção brasileira de 66, foi uma tragédia. Aquele amistoso contra a URSS em que bate um tiro de meta na cabeça do soviético e a bola entra no gol é terrível, e isso em pleno Maraca. Acho que foi o único jogador do Botafogo que vestiu a camisa da seleção e não foi bem. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, putz, essa história do jogo e tudo o que aconteceu (inclusive o lance do encontro entre JS e Castor) é muito louca mesmo. O JIM uma vez contou e caramba, viajei demais. Imaginei cada cena daqueles personagens! Sensacional!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, conhece com dois esses é coisa de mulambo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Sem problemas, Sergio!rs.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Também não ví o Manga jogar, como também não ví Garrincha, Heleno de Freitas, Nilton Santos e etc. Quando faço esses exercícios de comparação só boto quem eu acompanhei, até pra ser justo com a história daqueles que valorizaram a camisa alvi-negra. Minha Lista:
1-Jeferson
2-Wágner
3-Paulo Sérgio
4-Ricardo Cruz
5-Luis Carlos
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

É, Ari. Dos que acompanhei pra valer, tb colocaria o Jefferson como melhor (disparado).
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

por conta do trabalho, só agora pude ler o tópicio e como tudo partiu da expressão que usei para o momento atual e como ví o manga desde de sua chegada do sport, quero tecer alguns comentários sobre ele, para a turma mais jovem, que não teve o privilégio de o ter visto com nossa camisa nº 1.
manga chamou a atenção do botafogo, pelo fato de ter disputado um campeonato pernambucano juvenil, turno e returno, sem tomar um gol sequer, o que me parece um fato único no mundo e certamente deve ser o goleiro que levou mais tempo sem ser vazado, mas como a categoria era amadora na época, os dados dessa façanha se perderam.
foi o autor da maior defesa que ví em minha vida, muito mais difícil que a do banks no jogo de 70 brasil 1X0 inglaterra, considerada pela crônica mundial como a maior já efetuada.
o lance que me refiro foi num jogo contra o vasco no maracanã, onde o atacante do vasco entrou livre pela esquerda e disparou um chute forte no seu ângulo direito e manga defendeu esse arremate e a bola espalmada correu para a meia direita e se ofereceu ao bouglê, meio campista do vasco que fuzilou no ângulo superior esquerdo e o manga que já vinha voltando para o centro do gol, se projetou como um alado e espalmou a mesma para corner.
uma coisa inexplicável e que mesmo tendo presenciado, custei a acreditar que foi real e não fruto da imaginação.
considero o melhor manga em vantagem ao atual jéfferson, face a deficiência que este ainda possui de reposição de bola, mas certamente, entre os que atuaram pelo botafogo é quem tem condições de vir a superar o manguinha.
abraços,
Lscunha

Rodrigo Federman disse...

Grande Cunha! Mas para vc o Jefferson pode vir a superar o Manga?
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FREDERMAN,

em termos de goleiro, o jéfferson ainda é muito jovem e estimo nos 30 anos até os 35 anos, o apogeu nessa posição.
o jéfferson tem 4 anos de trabalho duro na reposição de bola e com os pés, para deixar de ser um excelente especialista, para se tornar um excelente jogador, pois o futebol moderno exige que a velocidade de contra-atque começe imediatamente após a recuperação da bola e ele alem de ser lento para a mesma, não tem precisão e nem alcance nos lançamntos com a mão.
quem tem no time um jogador veloz e insinuante como o maicosuel, tem que ter um goleiro que reponha a bola de forma que inicie a ação de contra-ataque do mago.
ele vai chegar lá, pois só depende de seu esforço pós treinos e como está com o objetivo da seleção na cabeça, deve montar com o tanus um programa nesse sentido e permanecerem pelo menos meia hora treinando esses fundamentos.
abraços,
Lscunha

Rodrigo Federman disse...

Concordo novamente, Cunha! O ápice na carreira de um goleiro é diferente das demais posições. Não por menos, os melhores goleiros da atualidade (salvas raras exceções) já passaram da casa dos 30!
Abs e SA!!!