02/02/11

A melhor análise tática
























Mudam os jogadores e adversários, mas não muda o esquema tático.

Não tem jeito. São 30 anos priorizando a defesa, e dificilmente o técnico Joel Santana abrirá sua mente para novas ideias.

O jeito é torcer para que os jogadores estejam em um bom dia e consigam desempenhar um futebol agradável e envolvente, apesar do esquema engessado.

Bom, dito isso, façamos o registro: O desenho da prancheta acima é do ótimo Zé das Charges, que colabora com sua arte para o blog do Zé Fogareiro, no site do Globoesporte.

É exatamente como o Botafogo do Joel joga.

Perfeito.

Como também foi perfeita a coluna escrita pelo jornalista André Rocha - do mesmo Globoesporte -, no blog Olho Tático (clique aqui).

Eu esqueci de publicar quando li, mas apesar do atraso de três dias, vale muito a pena a leitura.

É uma das melhores análises (sensata e coerente) feitas sobre o esquema montado pelo Natalino, seus problemas e pontos de melhorias.

Mais do que indicado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKK
Muito boa, Rodrigo.
Esse esquema é comparável àquele seu, acho que na época do Nei Franco (credo em cruz!), em que tinha seta saindo e voltando de tudo quanto é lugar.rsrs

Hoje estou querendo ver as duas estreias.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Marconi, na época do treinero era um esquema mais, hmmmm...digamos, cognitivo. No caso da Lenda, é previsível mesmo! rs.
Abs e SA!!!

João Marcos disse...

é verdade rodrigo para estaduais ate que vai m ais para campeonato brasileiro e copa do brasil nao da para ficar com joel santana e seu esquema imutavel e ele ainda tira o ala lucas para nao jogar com 2 alas o marcio azevedo e o lucas
no brasileirao nos nao ganhamos de nenhuma equipe que foi para a libertadores e nem do atletico pr nos nao ganhamos essa partidas por causa de que o medo de perder tira a vontade de vencer e por isso empatamos tantas prtidas e perdemos a classificação e ate mesmo se tivessemos um melhor treinador estatriamos pelo menos na libertadores .
e rodrigo nos clasicos a retranca deve ser muito pior . para nos nao importa goleadas contra times pequenos e ate mesmo o titulo carioca mais sim um titulo importante da copa do brasil sul americana e uma boa campanha no brasileiro mas com esse 5 3 2 ou 3 5 2 nao da. infelizmente no botafogo nao existe pressao por um melhor futebol e resultados em torneios de verdade .
ab e sa

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Federman,

"Existe uma cadência no Universo e isto é a base da Vida ...

Não existe progresso ou evolução sem esse ritmo cósmico ...

As Forças de Criação, Destruição e Preservação precisam circular, mover-se para frente ...

Por que somos Viajantes do Tempo ..."

Sabedoria da Kabbalath

O Joel é um ícone que representa a imobilidade, a segurança nas coisas que se fecham por si mesmo ...

Porém, existe um contra-senso ao aplicar essa filosofia a um time como o Botafogo ...

Sim !

Nós somos identificados por um futebol ofensivo ...

E nos reencontramos em 2010 ...

Na garra e valentia de um Herrera ...

Na força e astúcia do Loco Abreu ...

E na esperança de uma volta ao "Golden Age" nos pés de Maicossuel ...

Somos Botafoguenses ...

Cuca & Futebol bonito foi um capítulo em nossa jornada ...

Joel & Retranca, é apenas um grão de areia em um Caminho Estrelar ...

Federman,

Essa Estrela ainda será contemplada em toda sua Glória ....

Shalom !

http://twitter.com/SPECTRE1961

Rodrigo Federman disse...

Seu comentário foi perfeito, João. Concordo plenamente. Infelizmente nego se contenta com pouco e aí acha mil maravilhas comemorar um sexto lugar no Brasileirão, lembrando que foi nossa melhor colocação desde 95. Ora, que bom, mas é pouco! E com JS não passaremos disso. E quando tivemos a chance, ele mesmo tratou de jogar pelos ares. Tudo por conta de sua covardia...e muita dose de burrice! Ou vice versa!

Tomara, Spectre1961! Tomara que essa fase de retranca e covardia seja apenas uma fase curta e passageira. Ganhar dos pequenos no estadual é obrigação (e não deveria ser com sufoco).

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Nem começou o ano e já cansei desse esquema, é foda ,sofremos demais, passamos muita raiva e o pior a toa, esse treineiro FDP, vai ficar ate quando heim ??
FORA TREINEIRO DE MERDA .....

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, o pior é que, a princípio, a Lenda continua firme, forte e cheio de moral.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Não concordo inteiramente. Acho que o chutão para a frente não é para a cabeça do Loco. Isso é 'lenda' da mídia, de que jogamos para a cabeça do Loco Abreu. Uma mentira contada mil vezes...

Não só não fazemos isso como a maioris dos nossos gols não são de cabeça, nem os do Loco Abreu. São de bola corrida, ou d efalta/penalidade. Há muito tempo é assim, apesar dos chutões.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, aí que tá: Na verdade eu acho que a intenção é sim, bola no alto para o Loco. O que pega, é a incompetência (ou incapacidade) da maioria dos nossos jogadores, que quase nunca conseguem encontrar o uruguaio em boas condições. Repare que o único (ou um dos poucos) que acerta cruzamentos para o Abreu é o Herrera. O resto, tome chutão e seja o que Deus quiser (e o gringo conseguir fazer). rs.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

desculpe-me por adentrar em outro assunto, mas aqui em blumenau, desde as primeiras horas do dia, está um desfile de gente com a camisa do flamengo e um sorriso de superioridade acintoso no rosto.
fui tomar um cafézinho no super onde tenho um posto de coleta e a rodinha estava formada e o papo rolava por parte dos flamenguistas, que o flamengo com o ronaldinho é praticamente imbatível e que os tempos de zico voltaram.
peguei meu cafezinho e um deles, representante de indústria farmaceutico me provocou : e aí, botafoguense, como você vê o ronaldinho ?
eu disse : vou lhe dizer, mas antes devo dar uma explicação aos demais.
no ramo de negócios dele há uma coisa chamada placebo, que é uma drágea ou cápsula que não possui o princípio ativo e dessa forma não tem efeito prático nenhum, mas ilude quem a consome, pois só atua psicologicamente, ou seja, na cabeça de quem o consome.
dito isso, respondo a sua pergunta : é um placebo.
nada mais foi dito e a gargalhada foi geral.
abraços,

Lscunha

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Boa, Cunha! E tem mais, amigo: Se eles acham que o Flamengo de RG é "imbatível" como o do Zico, ótimo: Quem será o nosso Mauricio de 2011?
Quem ri por último sempre ri melhor.
Abs e SA!!!