11/02/11

Por cima e por baixo






















O Extra Online fez uma rápida comparação das bolas aéreas ofensivas do Botafogo no Brasileirão do ano passado com as primeiras rodadas do campeonato carioca de 2011.

Segundo o jornal, até esta sexta rodada do estadual, o GLORIOSO tem um aproveitamento de apenas 11% (2 gols em 18 no total) naquela que foi a sua jogada forte em 2010, quando marcou 13 dos seus 52 (25%) gols pelo alto.

Questionado a respeito, o técnico Joel Santana tentou explicar:

"- Não tive tempo de treinar muito essa jogada, que é muito importante. O Cajá ainda não acertou, apesar de ter um bom chute. Nos cruzamentos ainda não consegui achar alguém. Vamos ver se o Márcio Azevedo ou o Everton se encaixam".

Quer saber?

Eu sei que bola aérea decide jogo e precisa ser treinada. Aliás, concordo com isso. Mas parece que no ano passado era a única coisa que o Joel pedia aos seus jogadores. Por isso, confesso que estou gostando dessa "queda de rendimento" nesse fundamento, pois em compensação, nossos gols com jogadas pelo chão e trabalhadas aumentaram.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

hang disse...

Isso é relativo...
Teve penâltis a favor do Botafogo que foram originados em bolas alçadas à área.

Antonio de Pádua disse...

Olha, fiquei surpreso! Mas com a declaração do JS: ´´NÃO TIVE TEMPO PARA TREINAR...``
Talvez, se ele fizesse menos gracinhas, se paparicasse menos os jogadores... Talvez arrumasse um tempinho para treinar, seja lá o que for.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

No ano passado tb, Hang. De todo modo, se é proposital ou não, tenho percebido que há uma procura menos louca pelas bolas aéreas para o Loco. Acho que isso é "culpa" da falta de treinamento a que o Joel se referiu. Assim, tomara que continue sem tempo para treinar.rs.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Engraçado... estou com problemas em comentar em todos os blogspot... tentei no seu, no do PC e nada!

:¬(

Mas enfim... concordo com o que você disse e espero que continue assim. Enquanto os gols vierem de faltas bem cobradas e subidas ao ataque, com um bom toque de bola, é melhor do que o estilo Botafogo 2010 joga-pra-área-que-o-Loco-resolve!

Asura

Rodrigo Federman disse...

Não, Antônio. Deixa assim mesmo, "sem treinar". Se ele tiver tempo para treinar, vai pedir novamente para o time ficar dando chutões para a área. Vamos torcer para que o tempo para treinamentos continue sendo o grande "adversário" do Natalino! heheheh.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Asura, o Blogspot é assim mesmo. De vez em quando ele "cisma" com algumas pessoas. Eu, mesmo tendo um blog nele, sofro várias vezes.
Pois é, cara...que o time continue utilizando as armas aéreas com Loco, AC e outros, mas que continue com várias opções para que não fique tão pragmático como no ano passado!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É brincadeira a diretoria querer estender o contrato do Marcio Rosaria, será que esses caras não assistem aos jogos do Botafogo? Marcio Rosario não tem condições nenhuma de ser atleta do Botafogo.
Bruno

Anônimo disse...

Olá amigos!
Penso que, mais do que nunca, essa jogada precisa ser usada...
Justo agora que temos pelo menos um lateral que sabe cruzar e que tem força para ir à linha de fundo e "colocar" a bola na cabeça do Loco...
Querem saber? Prá mim o que falta é treinamento(triangulações e cruzamento decentes..).. Desde que o mundo é mundo, a jogada mais perigosa é o cuzamento da linha de fundo....não aqueles improdutivos da intermediária, que os goleiros podem interceptar facilmente...Mas sim os que vem do fundo, com a bola fugindo do goleiro, ou rasteiro, pegando a zaga de lado, torta e os atacantes de frente...
O que falta também é vergonha na cara do retranqueiro....Pare de se auto-promover e treinar chutões, que sobra tempo!!!!
Faz-me rir sócana!!!
Abs Alvinegros!!
Cidão

Anônimo disse...

(OFF-TOPIC: Rodrigo, independente de sua crença ou religião, acho importante divulgar dois vídeos:

Zeitgeist e Zeitgeist: Moving Foward

Me ajude a divulgar se possível!

Obrigado)

ASURA

Rodrigo Federman disse...

Bruno, acabei de escrever sobre esse assunto e deixar programado para o próximo post. Mas adianto que concordo plenamente contigo.

Cidão, mas aí que tá: O Alessandro não chega na linha de fundo. O Lucas em apenas 3 jogos chegou muito mais vezes e fez milhões de cruzamentos mais precisos do que o Alessandro em 4 anos. Só que foi barrado (va entender). heheheh!

Asura, vc esqueceu dos links para eu dar uma olhada.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como estou no trabalho e aqui não tenho acesso ao youtube nem ao google vídeos ficou impossível. Os dois vídeos podem ser assistidos na integra tanto no Youtube como no Gvídeo. É só procurar pelo nome.

Vale apena a todos os interessados em saber como nosso mundo "funciona" (tem até uma parte dedicada a manipulação da mídia)

SAN

Asura

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Asura. Fica a dica!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro amigo Rodrigo, fugindo um pouco do tema de hoje.Ontem encontrei um amigo, ligado ao lixão da comlurb( conselheiro), mas não é ignorante, nem fanático. Disse-me mais ou menos o seguinte:" vocês é que estão certos, não fazem estardalhaço na mídia com os negócios que fazem.Pensei que o presidente de fala mansa e amigo de todos fosse bobão, mas na moita vai comendo pelas beiradas e, no papo, enrola todo o mundo".Fiquei curioso e perguntei o porque de tal comentário ? Resposta: para jogar pagamos mais que no maracanã, estamos dando grana para o inimigo e prestigiando o ENGENHÃO.Temos que encontrar uma solução, pois o cara passou a conversa na PATRÍCIA...Caso se confirme, a barba de muita gente vai crescer, pois achavam que o MA era "muy amigo de los hermanos"...Aliás, já li algo a respeito do lado das tricoletes, por causa da libertadores.Um abraço do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, tomara que seja isso mesmo. Apesar de que, passar perna na Molamba Amorim tb não é muito difícil! hehehehe!
De todo modo, espero que isso seja verdade, amigo.
Abs e SA!!!

João Marcos disse...

o problema das jogadas ereas do botafogo é que o alessandro nao sabe cruzar os zagueiros joao felipe e rozario sao gigantes mais se posicionam muito mal nas jogadas aereas em compensação loco e antonio carlos continuam sendo letais neesas jogadas.

Rodrigo Federman disse...

É, João. Mas o Loco e AC precisam de jogadores que saibam cruzar. O Lucas mostrou que sabe e gosta de ir à linha de fundo...mas foi barrado! Aí fica difícil, né?
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Também acho que essa queda de rendimento não atrapalhou a equipe, muito pelo contrário, até ajudou. Os gols tem sído mais de jogadas de velocidade com toques rasteiros, vide os gols contra Olaria e florminenC. Mas se temos bons cabeceadores(Loco e AC) temos que aproveitar essa potencialidade.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Ari. Penso igual, cara.
Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Será que só eu vi os belos cruzamentos do Lucas nos jogos em q ele atuou? Cada coisa!!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu tb vi e não entendo como pode ter sido barrado pelo Alessandro!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Isso prova uma vez mais a justeza dos meus comentários de que é falso existir jogo aéreo na nossa equipa. Os gols do Abreu são com os pés. E justamente porque o Joel tem razão: não há quem saiba centrar. Portanto, não vale a pena o jogo aéreo com bolas previsíveis e sem rumo certo. Bola no chão, Botafogo campeão; Bola no chão, Botafogo campeão.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Rui. Por isso eu torço para que o Joel tenha o mínimo de tempo possível para "treinar" essa jogada! Hehehe.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

É uma fraca jogada. O loco não é bom nos gols d ecabeça, o que o salva é a altura, porque ele nem sequer cabeceia bem. Bola no chão, bola no chão. E aproveitar penalties, faltas e... escanteios. No futebol europeu os títulos acabam sendo ganhos nas bolas paradas. Mas também não temos grandes cobradores, além do Renato Cajá. Bola no chão. Bola no chão.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, a única vantagem é que a presença do Loco desperta muita atenção de 2 ou até 3 zagueiros e aí libera espaço para jogadas com o AC, que é bom por cima. Mas concordo contigo: Prefiro times que joguem pelo chão.
Abs e SA!!!