22/02/11

Subserviência















No último domingo o Botafogo "abriu mão" do seu vestiário e banco de reservas no Engenhão, ficando no lado do visitante.

Como o clássico na semifinal não tinha mandante, parece que houve um sorteio e o Flamengo ganhou, escolhendo assim, o nosso banco e vestiário.

Ok, por mais que isso seja ridículo (afinal, o Engenhão é do Botafogo), eu até "entenderia".

Mas um torcedor teve uma ótima sacada e publicou - no Canal Botafogo - os artigos do regulamento do campeonato estadual de 2011que tratam sobre local e mando de campo.

Segue abaixo, conforme publicado pelo internauta citado:

"DA TABELA, DO LOCAL DOS JOGOS E DO MANDO DE CAMPO

Art. 6º - O número de mandos de campo de cada associação será determinado em função de critério técnico, considerada a classificação do campeonato Estadual do ano anterior.

Art. 7º - Os jogos do primeiro e segundo turno serão disputados nos estádios indicados, quando da aprovação da tabela, exceto as semifinais e finais de cada turno, os chamados 'clássicos' e as finais do campeonato que serão jogados nos estádios designados pelo DCO ( Departamento de Competições) da FERJ.

§ 1º - Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela, com exceção dos clássicos, semifinais e finais, que não terão mandante, exceto para fins de cumprimento das obrigações estabelecidas no Estatuto do Torcedor.

§ 2º - 'Clássicos' são as partidas realizadas entre as associações: Botafogo FR, CR Flamengo, Fluminense FC e CR Vasco da Gama.

http://www.fferj.com.br/Sitenovo/2008/Campeonatos2011/Carioca/Regulamentocarioca.asp"

Amigos, está bem claro: Em clássicos, semifinais e finais não há mandante. Portanto, não havia necessidade de fazermos um sorteio antes do jogo.

Era chegar e impor: "O vestiário é nosso, o banco de reservas atrás do bandeirinha é nosso...
...e vocês (no caso específico, o Flamengo) ficam no lado visitante".

Simples assim.

Mas não. Tratemos os "co-irmãos" de uma maneira diferenciada, afinal, eles merecem, né?

E depois cobram presença e mais comprometimento da torcida no Engenhão...

Será muito difícil. Principalmente enquanto deixarem as visitas mandarem na nossa casa diante dos torcedores botafoguenses.

É muita falta de amor próprio.

E ao torcedor que teve o trabalho de pesquisar e ler o regulamento, os meus parabéns. São pessoas assim que precisamos no comando do GLORIOSO (e não de bananas que abaixam as calças e ainda passam o gel...). Pessoas que não se conformam com tamanha subserviência.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,
o botafogo ainda não entendeu que não tem que ser "generoso" com os seus rivais, pois a recíproca não é verdadeira.
ano passado fomos tremendamente gentis com a torcida do corinthians, no jogo da 1ª fase no engenhão e na segunda fase, em são paulo, nossa torcida foi recebida com sacoladas de urina.
a gentileza é uma prática que, infelizmente, não pode ser adotada como norma, para um povo evidentemente de maus costumes.
com relação ao flamengo, não nos iludamos, há uma mútua rejeição e não cabe nenhum gesto de violência, mas tambem não cabe nenhum gesto de gentileza.
eles lá e nós cá, como diz o dito popular.
nosso presidente que gosta de bancar o dândi, acaba passando por panaca.
se sou presidente, todo jogo do botafogo no engenhão, eu fico no meu vestiário e não assino nada em contrário e se a federação quer de outro modo, que arrume outro estado para o cotejo, pois na minha casa, nem o presidente da república me diz qual o banheiro que vou usar, mas eu é quem digo para ele, qual o que ele vai usar.
ou crescemos e nos impomos, ou seremos sempre tratados como os "peles".
abraços,
lscunha

Ricardo Milepp disse...

Rodrigo, dá nojo de ver isso. Já havia acontecido nos clássicos do último Brasileirão. Lamentável! Se no Maraca, o império do mal tinha lado catio (mesmo sem ser dono do estádio), que dirá o Botafogo, dono do Engenhão! Dá vontade de soltar um palavrão, mas teus leitores não merecem, esse é só pra nossa querida diretoria... Abraço.

Rodrigo Federman disse...

Cunha, infelizmente nesta gestão MA seremos tratados como vc disse: "Peles". Td pq é um cordeio no meio de lobos e raposas. Incapaz de cantar de galo. Seja por receio, por medo ou por falta de tato mesmo.
Essa do vestiário foi a gota d'água. Falta de respeito e amor próprio para com o Botafogo e seus torcedores. Depois eles vem e se acham no direito de cobrar. Isso me tira do sério, amigo.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Eu discordo Rodrigo, pois tenho certeza que se o Engenhão fosse do framengu eles fariam a mesma coisa por nós, aliás sempre foram muito simpáticos no tratamento com o Bota, inclusive vetando um jogo do Brasileirão no Engenhão pra poderem jogar no Maraca.
Você falou em arriar as calças e passar gel, eue pergunto: Pra quê gel?
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, o mais revoltante é que os bananas dos dirigentes sequer darão bola para isso. Pelo contrário: Nos próximos clássicos farão a mesma coisa, ou seja, abaixarão as calças, passarão gelzinho e aguardarão a primeira dedada! Tudo em nome da "harmonia e co-irmandade".

Hahahaha! Boa, Ari. E não se esqueça tb do Unimed FC, que sempre nos trata com respeito e ética, né? E lembra do Vasco, que no ano passado (ou retrasado, não tenho certeza), nos deixou em um vestiário com água fria e sem luz em São Januário?

Abs e SA!!!

Antoni disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/02/fahel-nega-contato-do-bahia-minha-cabeca-esta-no-botafogo.html

NÂO!!!!!!

Porra, o botafogo dá, em todos os clássicos, a arquibancada que aparece na TV para os outros. Isso já é idiotice.

Francisco Lima disse...

RODRIGO, FAHEL QUER FICAR NO BOTAFOGO. DEU AGORA A POUCO NO GLOBOESPORTE.COM, EM REPRODUÇÃO A UMA ENTREVISTA DADA PELO JOGADOR NA RÁDIO BRASIL. TABA BOM DEMAIS PARA SER VERDADE...

Segue a transcrição do texto:

Fahel nega contato do Bahia: ‘Minha cabeça está no Botafogo’
Volante diz que pretende recuperar espaço perdido no time de Joel Santana

Depois de o Botafogo admitir o interesse do Bahia em Fahel, o jogador falou pela primeira vez sobre o assunto e negou ter sido procurado pelo Tricolor baiano. O volante garante que sua intenção é permanecer em General Severiano e tentar recuperar o espaço perdido nas duas últimas partidas, quando sequer foi relacionado para o banco de reservas.
- Eles procuraram o meu empresário, mas não me procuraram. Minha cabeça está no Botafogo. Agradeço ao Bahia, que é uma grande equipe, mas estou muito focado no Botafogo - afirmou o volante, nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Brasil.
Fahel disse ainda que nem mesmo às críticas da torcida alvinegra podem pesar para uma transferência futura.
- Não é a torcida inteira e isso nunca me atrapalhou. Fui vitorioso com o Botafogo e procuro sempre dar o meu melhor. Essa minoria não vai abalar o meu psicológico. Tenho sempre que pensar na grandeza do Botafogo, que é muito maior que essa minoria.Tenho que me dedicar e mostrar o meu melhor para essa grande maioria que me apoia - disse, lembrando que até campeões mundiais como Ronaldo e Roberto Carlos foram questionados pela torcida do Corinthians.
Pronto para reassumir o seu lugar no time do Glorioso, Fahel mandou um recado para Joel Santana:
- Estou bem, à disposição dele e espero voltar o mais rapidamente possível.
Fahel não viajou com a delegação alvinegra que enfrenta o River Plate, em Sergipe, nesta quarta-feira.

Rodrigo Federman disse...

Antonio, só mesmo o Botafogo para oferecer a sua cama e esposa para o melhor amigo passar a noite! Diretoria banana!
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O LSCUNHA definiu bem sobre a generosidade do Botafogo.Tem q acabar com isso.Aqui em Minas, quando o mineirão estava para ser inaugurado, o galo e o America mandavam na federação.O cruzeiro tinha um timaço, mas era pequeno em se tratando de torcida, a do America quase dividia o mineirão com a do galo.foram definir quem usaria os vestiarios e não chamaram o representante do cruzeiro.Resultado:o representante do galo, definiu q o vestiario a esquerda das cabines ficaria com o atletico, assim como sua torcida e nem ai para america e cruzeiro.ele definiu assim , pois batia um sol danado a direita das cabines e disse q a MASSA não poderia ficar no sol.Só q ele esqueceu de 2 detalhes:escolheram os vestiarios, na parte da manhã, o sol no horario de jogos, fica a esquerda das cabines.O bandeira corre em frente ao vestiario da direita, em frente ao banco do adversario.Até hj o Galo briga para ficar a direita em classicos contra o cruzeiro e o clube azul não abre mão.Já o Botafogo....

Rodrigo Federman disse...

Eu vi, Chico. Mas ficarei P da vida depois, pois por ora estou muito P com essa cagada atual da diretoria em ceder tudo do bom e do melhor para os "co-irnãos". O caso Fahel perto disso é fichinha!rs.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Flavio, já o Botafogo...sequer briga pelo o que é seu de direito ou por respeito aos seus torcedores, que diferente dessa diretoria panaca, mantém sim, um clima de rivalidade com os adversários. Nada de "co-irmãos". Isso é coisa dessa cabeça banana do MA e das duas orcas incompetentes.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Botafogo vai se apequenando de acordo com sua torcida... pouco mais de 10 mil pessoas numa semi-final contra nosso maior rival... enquanto isso lá em Aracajú 10 mil pessoas vão assistir a um jogo contra o um tal de RiverPlate-SE pela Copa do Brasil!

Essa torcida do Rio de Janeiro me mata de vergonha mesmo. Alegam de tudo! Que é ruim chegar lá, que é transito, que tá calor... porra! Façam um favor pra gente e tirem o manto! A torcida do Botafogo na tv é ótima, é a melhor! Eu já fiquei preso no trânsito horrível em outro estado pra ver meu fogão jogar!

Essa turma do sofá-fogo me mata de desgosto mesmo...

Asura

Francisco Lima disse...

Rodrigo, compreendo plenamente. Pra gente, que é amigo e já dividiu a mesma arquibancada, isso não vale...

Da minha cadeira no Setor Oeste Superior do Engenhão, eu também notei esse absurdo. Até porque escolho ficar no lado direito para ficar bem acima do banco de reservas alvinegro e proporcionar uma visão privilegiada. Lembra? Você também já sentou comigo e com o Gil por ali...

Os urubus entraram primeiro e, pra minha supresa, tomaram conta do banco que sempre foi do time de General Severiano, junto à faixa em que corre o bandeirinha principal. Minutos depois, foi a vez do Botafogo surgir em campo e, sem tugir ou mugir, acomodar-se no banco de reservas à esquerda, normalmente dado há anos às equipes visitantes.

Sinceramente, como sócio-torcedor que paga suas mensalidades em dia, fiquei invocado e me senti roubado!

Enéias Teles Borges disse...

Esta foi de lascar!

SA/Enéias

Francisco Lima disse...

Rodrigo, abrir precedente é fogo. Quem é advogado sabe bem disso. Temo pelo futuro nos próximos jogos. Daqui a pouco o Botafogo será jogado pra escanteio em pleno Engenhão. Vá se prostituir por dinheiro assim na caixa-prego!...

Rodrigo Federman disse...

Asura, vejo por outro ângulo: A torcida vai se "movendo" de acordo com as decisões e atitudes da diretoria. Quem pensa pequeno não tem o direito de exigir muita coisa. Quem se deixa mandar dentro de casa realmente não merece nosso aplauso (falo da diretoria, não do clube, pois esse sim, é enorme).

Exatamente, Chico! É o que muita gente está falando: Como sócios-torcedores, muitos se sentiram incomodados ao verem o dono da casa sendo "tratado" como visitante. Isso é vergonhoso e pelo andar da carruagem, como vc bem disse, não vai demorar muito para rastejarmos ainda mais perante os nossos principais adversários...que para os dirigentes são "co-irmãos.

Desanima e revolta, né, Enéias?

Abs e SA!!!

Levi disse...

Em poucas linhas, o que venho pensando. Reitero o comentário do post anterior. Inacreditável essa história da inversão dos lugares, logo contra quem e em “nossa” casa (eu queria ver os termos desse contrato administrativo que rege as relações do Botafogo com o poder concedente!). Impossível não lembrar o que nos aconteceu em São Januário, acho que na Copa do Brasil do ano passado mesmo (alguém aí me corrija). Às vezes, penso que o Glorioso é dirigido por crianças assustadas que não sabem o que fazer diante de um grito de “gente grande”.
Ao amigo aí de cima, sobre a torcida não comparecer, entendo a indignação, mas com esses caras nos poderes do Botafogo, fica muito difícil. Cúmulo da humilhação, ter aceitado, não a troca em si, mas o tal sorteio propriamente! De quem é a casa, afinal de contas? O Botafogo está precisando, urgentemente, de um Eurico Miranda. Podem falar o que quiserem do sujeito, mas ninguém teria feito 1% do que fazem com o Botafogo contra o time da cruz patada.
Abraços.

Anônimo disse...

PALAVRAS DO LOUCO EM ARACAJU

O torcedor compareceu e vem nos apoiando porque quer seu time sempre vencendo, jogando para frente e deseja ver a Estrela Solitária no alto, independentemente do que aconteceu. É muito bom receber esse carinho, e esperamos retribuir com uma vitória amanhã - afirmou Loco Abreu, o mais assediado pelos torcedores sergipanos.

HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO VEJO UM JOGADOR DO BOTAFOGO DO JEITO DO LOUCO ABREU.
O CARA É IDOLO NÃO TEM JEITO.

MAURICIO COSTA

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu digo isso tb. Ele é podre, mas o Eurico jamais deixou nego zoar o Vasco. Ainda mais dentro de São Januário. Não que ele seja exemplo (longe disso), mas falta esse pulso e coragem aos bananas que hj dirigem o Botafogo. Estes são uns pamonhas.

Mauricio, o Loco é ídolo! Muito ídolo! Esse cara conseguiu - em apenas um ano - entrar para a nossa seleta galeria de ídolos eternos. E sem ser craque, hein? Td por conta de seu carisma, coragem, sinceridade e respeito pelo clube e seus torcedores.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O TULIO MARAVILHA É UM IDOLO, DEIXOU O BOTAFOGO, NÃO DEVERIA TER SAIDO, ATRÁS DE DINHEIRO APESAR QUE FOI CAMPEÃO BRASILEIRO EM 1995 E FOI MUITO IMPORTANTE PARA O CLUBE, FALA MUITA BESTEIRA O LOUCO É O INVERSO,O QUE FALA TEM QUE SER OUVIDO POR TODOS O CARA É INTELEGENTE DEMAIS E SABE TUDO DE FUTEBOL COMO TÉCNICO TEM TUDO PARA SER UM EXCELENTE TÉCNICO.

M

Rodrigo Federman disse...

M (Mauricio?), tanto é que vc viu a análise que o Loco fez do Unimed FC e passou para a imprensa uruguaia, já que amanhã o Nacional/URU enfrenta o time da terceirona? Uma análise detalhada, precisa, inteligente e que o Joel jamais seria capaz de fazer.
Loco é, desculpe o termo, foda!
Abs e SA!!!

ESSoares disse...

A arbitragem também nos sacaneou quando escolheu a meta onde estava a torcida do fla, para a cobrança das penalidades.

SB

Rodrigo Federman disse...

Isso é verdade, ESSoares. Mas perto do fato de "aceitarmos" ser visitantes dentro da própria casa, isso é fichinha.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Grande, Rodrigo! Como voce sabe, torço pelo Botafogo, contudo, devo dizer que, apesar de morar no RJ e ficar a 15 minutos do Engenhão, não vou aos jogos do meu time, por saber que não é o meu time que vai jogar, e sim, um amontoado, desordenado, mal treinado e acovardado grupo, liderado por Joel Santana.
Enquanto essa ´´lêndea`` continuar no comando, meu grupo de torcedores aqui do bairro, não comparece aos jogos, isso desde o confronto com o Ceara, pelo brasileirão 2010.
Ah!, engana-se que pensa que fico no sofá, assistindo pela TV. Dificilmente faço comentários após os jogos, já que não assisto.
Esse é meu jeito de protestar contra um treinador que pensa ser um humorista ou, um humorista que pensa ser treinador.
Portanto, ninguem precisa ficar envergonhado com a torcida do RJ, basta olhar o técnico do Botafogo e constatar o verdadeiro motivo da vergonha.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hahahahaha! Antônio, fecho contigo! Mandou muito bem, amigo! E que se divirtam com o humorista travestido de falso treinador!rs.
Abs e SA!!!