13/02/11

Um fenômeno chamado Jefferson

















"- Vim aqui porque o Jefferson hoje, junto ao Loco Abreu, são meus ídolos. A praia eu posso ir todo dia, mas pegar autógrafo do Jefferson não é sempre. Vim com dinheiro para comprar a camisa dele e pegar um autógrafo".

Palavras de um torcedor que enfrentou o sol escaldante e abriu mão da praia em pleno sábado no Rio de Janeiro para prestigiar o evento Paredão Alvinegro realizado em General Severiano.

Por essas e outras que na semana passada eu cheguei a levantar a hipótese do Jefferson um dia ser considerado o melhor goleiro da história do GLORIOSO.

Não é qualquer arqueiro que consegue tal "façanha".

E tudo isso sem piruetas, marketing e apoio da mídia, hein?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, voce é novo, por isso, talvez nao tenha ouvido com tanta frequencia o nome do MANGA. eu também era novo e, sinceramente, nao acompanhei muito, pois, jogos pela tv eram muito raros. independente disso, mesmo criança, eu sempre ouvi dizer que o MANGA era considerado ídolo do Botafogo (evidente que não no mesmo nível do Garrincha, Didi, Nilton Santos), mas a torcida morria de amores por ele. Depois, na década de 90 teve o Wagner. Ainda, o Paulo Sérgio que foi pra Seleção. de qualquer forma, o Jeferson é, sem sombra de dúvidas no momento um nome de enorme expressão e, sim, ídolo. em nossa galeria de goleiros, temos, pode estar certo uma quantidade bem grande de ex-ídolos. Destes todos, acho que o MANGA foi o grande nome de todos os goleiros até entao. Os mais velhos que eu, podem opinar.
jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, sim...já discutimos muito sobre isso no post "Exagero?", e aqueles que viram o Manga garantem que será eternamente o nosso maior goleiro da história. Mas foi unanimidade: O Jefferson certamente já é o segundo maior.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo;
Sou da velha guarda (66 anos), acompanho o nosso glorioso desde 1957 na minha opinião cito entre
todos goleiros em ordem cronologica em que atuou:
- Adalberto: campeão de 1957
- Manga:o melhor goleiro do
Fogão e um dos tres
maiores do Brasil de
todos os tempos
- Wendel:gde goleiro
substituiu Manga.
O nosso paredão Jefferson grande
goleiro esta ao nivel destes grandes, mas o Manguinha é "on concur" foi um gde paredão.

SA
JMR

Rodrigo Federman disse...

Valeu, JMR! Vcs que tiveram o prazer de ver o Manga dizem isso mesmo: Com ele não há comparação, mas podemos sim, fazer menção honrosa ao Jefferson.
Abs e SA!!!

Thiago Ribeiro disse...

falta só um "poquinho" para
que o Jéfferson chegue no mesmo
patamar do pior dia de Manga -isso sim é exagero :)-

mas é verdade, Jéfferson é um dos melhores goleiros do Brasil, hoje. Mas ainda não é o melhor.

Manga foi o melhor no seu tempo. ele, Leão e Gilmar - embora menos seguro que estes 2, mas é o único goleiro da história bi-mundial - foram os maiores de todos os tempos no Brasil.

mas torço, para o nosso bem, que Jéfferson entre nesta lista!

Rodrigo Federman disse...

Thiago, o bom é que é unanimidade: Hoje o Jefferson é um dos 3 melhores goleiros brasileiros em atividade. Nem os rivais contestam.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Claro que o nosso Jeferson merece todas as honrarias, tanto que no meu topico anterior coloco entre as
tres feras citadas.Isto é uma gde
honraria, pois poucos, muitos poucos mesmo tem este previlegio.
Ano passado estive em G.Severiano
e tive prazer de encontrar o Adalberto que entre elogios ao gde
Jeferson disse que ele, atualment, o melhor jogador atuando no Brasil.
"Varandão da Saudade":
na epoca do Manga na semana dos
jogos contra o 'Lixo' ele dizia:
"sabado vou fazer a feira por conta
do bicho de domingo jogamos contra
o Fla"
A Flaprensa ficava "puta"
Adorava, era uma delicia.

SA
JMR

Rodrigo Federman disse...

É, JMR. Essa do Manga era maravilhosa: Jogo contra o lixo era garantia de bixo! Hehehe.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

PREZADO IRMÃO - COM CERTEZA MANGA FEZ PARTE DE UMA ENORME HISTÓRIA CHEIA DE SUPERTIÇÕES, PRINCIPALMENTE CONTRA O FLAMENGO.MAS UM EPISÓDIO NÃO ME DEIXA CONSIDERÁ-LO O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS - BOTAFOGO E BANGU FINAL DO CC DE 1967.ERA NÍTIDA O MEDO DA DEFESA E DO GERSON QUE NÃO DEIXAVA RECUAR A BOLA PARA O ARQUEIRO.TANTO QUE TEMOS O EPISÓDIO DE GS COM JOÃO SALDANHA.ELE NEGA MAS SEI DDE GENTE QUE GARANTE QUE O MESMO ESTAVA NA "GAVETA".
POR ISSO PARA MIM JEFFERSON É HOJE PARA MIM O MAIOR GOLEIRO DE GS - TERÍAMOS AINDA PAULO SÉRGIO, WENDELL,AYMORÉ MOREIRA,CÁO ENTRE TANTOS OUTROS.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Valeu pelo comentário, Marcão. Apesar de que, o Manga nega essa história de que estava "comprado" até hj, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Este caso do Manga foi inventado pela Flapress que iniciava seus primeiros passos contra o Fogão, pois naquela epoca o "lixo" não tinha vez.O problema é que o saudoso e competente Saldanha entrou na "pilha" e fez o jogo deles.O propio Gerson já desmentiu isto varias vezes,
Acho um absurdo nossos proprios torcedores darem enfase a essa falacia que numca foi provado.
É uma injustiça com um dos maiores
nomes do Botafogo.
Tudo foi montado pelo bicheiro da Bangú (me recuso dizer o nome)que junto com os golpistas do lixo da imprensa tentaram atrabaqlhar o que parece o BI do Fogão.
Este "fogo amigo" me irita profundamente.
O Jeferson é muito bom é não precisa desta estoria fajuta para
estar entre os tres melhores do Botafogo.
Em tempo: usaram o Manga para tulmutuar pois se tratava de pessoa humilde e de boa indole, pode-se de dizer até inocente.Todas as vezes que da uma entrevista ele se diz botafoguense e exalta o Glorioso.

SA
jmr

Rodrigo Federman disse...

JMR, tb já li entrevista do Gerson negando essa suposta "compra" do Manga, mas enfim, ele e o Jefferson...dois goleiros fora de série.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Dois critérios para se estabelecer quem foi o melhor. Qualidade técnica e tempo de serviço prestado. Se dúvida, Manga, é o melhor de todos, pela história etc. Lembro-me dele mais velho, no Inter, quando realmente fechava o gol. No Botafogo, não tenho lembranças. Jefferson se encaminha para ser um dos maiores, mas não me esqueço do Zé Carlos, anos 70. Jogava demais e teve de encerrar a carreira precocemente, em razão de um acidente que sofreu. Deu azar de estar no Glorioso no tempo das vacas muito magras (integrou o time do camburão), mas o cara era muito bom.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Levi, e como o meu pai (e outros amigos tb) lembrou, ainda podemos citar o P.Sérgio tb, né? Enfim, excelentes goleiros que passaram pelo GLORIOSO.
Abs e SA!!!