30/03/11

Em vantagem


















Não deu para eliminar o jogo da volta (na próxima quarta-feira), mas o Botafogo venceu o Paraná, em Curitiba, por 2 a 1 (Antônio Carlos e Willian), e leva uma boa vantagem para o Engenhão.

Dava para vencer pelos dois gols de diferença?

Sim, dava.

Uma pena que no segundo tempo, logo após a expulsão do Somália, o time preferiu administrar o resultado parcial e esperar por um descuido da defesa paranaense. Infelizmente, pois tivemos três oportunidades e todas foram desperdiçadas.

Só que não dá para criticar o novo Botafogo do técnico Caio Junior.

Como dissemos, o trabalho será pesado e demanda tempo. É preciso paciência e muito treino para tirar o ranço dos 14 meses de covardia da época da Lenda.

Mas mesmo com poucos dias à frente do GLORIOSO, já deu para notar uma postura completamente diferente do que estávamos acostumados a ver. A citar: Diminuição dos chutões (a "famosa ligação direta"), aumento da posse de bola e troca de passes, esperando a hora certa de atacar e se deslocar, etc...

E ah, mais uma vez não sofremos sufoco do adversário.

Rodrigo, mas o Paraná é fraco a beça.

Concordo...
...mas o Olaria, Nova Iguaçu, Bangu, River Plate/SE e tantos outros também não são? E contra esses, fomos pressionados, só demos chutões e nos livramos de vergonhas graças ao Jefferson.

Voltando rapidamente ao jogo de hoje, o Botafogo não tomou conhecimento do Paraná e partiu para cima no início da partida. Foram 15 minutos de bom futebol, um pequeno momento de "turbulência" e depois um leve predomínio alvinegro em campo.

Não chegamos a ter grandes oportunidades de gol, mas a movimentação foi interessante.

Gol mesmo, só o de cabeça do Antônio Carlos. 

Pena que no minuto seguinte o rival empatou em um lance idêntico.

Antes do intervalo, uma expulsão justíssima do volante tricolor e a tranquilidade em saber que voltaríamos com uma peça a mais na segunda etapa.

E aí vem a diferença de mentalidade deste novo Botafogo.

Aposto com quem quiser que se ainda fossemos treinados pelo Joel, voltaríamos exatamente com a mesma formação. Mas o Caio Junior retornou com o Willian no lugar do Rodrigo Mancha.

No primeiro lance do atacante, 2 a 1 para o GLORIOSO.

A classificação antecipada era questão de minutos...
...até que o árbitro resolveu compensar e expulsou o Somália.

A partir daí, foi o que falamos no início do texto: O Botafogo deixou de atacar e ficou aguardando o momento de dar um bote certeiro.

Infelizmente a oportunidade, quando surgiu, foi desperdiçada.

Mas valeu. Dá para sentir que estamos em um novo caminho. Mesmo com a limitação técnica do elenco, penso que o Botafogo voltou a ser Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 2 x 1 Paraná

1- Jefferson: Sem culpa no gol. Não teve nenhuma defesa difícil - 6,0

2- Alessandro: Razoavelmente bem na defesa e pouco visto no ataque - 5,0

3- Antônio Carlos: Apesar do gol, andou levando uns dribles bobos - 5,5

4- Márcio Rosário: Joga sério? Ok...mas, volta logo, Fábio Ferreira - 4,5

5- Rodrigo Mancha: Boa marcação e movimentação, mas dificuldade com os passes - 5,5

6- Márcio Azevedo: Errou muitos toques simples e não apoiou como se esperava - 4,0

7- Somália: Lutou e procurou ajudar. Só que continua prejudicado em jogar aonde não sabe - 5,5

8- Marcelo Mattos: Voltando à  velha forma. Esteve em todos os cantos do campo, marcando e distribuindo o jogo - 6,5

9- Caio: Bastante movimentação e sendo a válvula de escape. Hoje é a melhor opção para companheiro do Loco Abreu - 6,0

10- Everton: Enquanto esteve no meio de campo, jogou bem. Quando foi improvisado na ala, sumiu um pouco - 6,0

11- Herrera: A velha vontade... e ainda devendo uma boa apresentação... - 4,0

12- Willian: O primeiro toque na bola foi um gol. Tentou fazer jogadas de pivô e ajudar na marcação - 5,0

13- Cidinho: Ainda precisa de um trabalho forte de fortalecimento muscular para encarar jogos dos profissionais - 4,5

14- Fahel: Entrou para marcar...e errar passes - 4,5

Caio Junior: Já deu mostras de que jogará para frente. Precisa de tempo, mas o começo é animador - 6,0

32 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Grata surpresa. Sei que o paraná é um time fraco, mas sabia, também, que jogar lá não é moleza.

Caio Júnior começou bem e isso é muito bom.

SB/Enéias

Rodrigo Federman disse...

Enéias, tão fraco como todos os times que enfrentamos no estadual. A diferença é que no Carioca nós levamos pressão em todos os jogos. Hj não. Fomos mais ofensivos e melhores em campo.
Abs e SA!!!

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

"Quando se está no deserto ...

Até uma miragem é um sinal de D-us ..."


Provérbio Yiddish

Federman,

Um 'timeco' em Black & White contra um timinho de várzea em Tri - Color ...

Sem comentários ...

Por favor !

Shalom !

http://twitter.com/SPECTRE1961

Rodrigo Federman disse...

Spectre1961, mas já houve uma melhora que nos permite acreditar em dias melhores (mesmo com dificuldade).
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Fiz esse comentário no post anterior, mas acho que fica melhor aqui. Não gosto de julgar um trabalho quando no início nem para o bem nem para o mal, mas é evidente que a postura do time hoje foi bastante interessante. Isso nos mostra duas coisa: o Joel não treinava a equipe e não tinha esquema tático, e o time, apesar de não ser uma maravilha teve postura de time grande, não foi covarde. Com a contratação de uns 4 ou 5 jogadores para aquelas posições que nós já conhecemos, e a recuperação do Fábio Ferreira e do Maicosuel, temos chances de disputar o brasileiro. Gostei do William, do Cidinho - precisa ganhar corpo, do Caio, enfim, ainda temos outros jogadores na base que podem nos ajudar, é só insistir com os garotos. Com o Joel, esses garotos estavam fadados ao ostracismo. Apesar da vontade, Alessandro, Fahel, Marcio Rosário, Somália, não dá mais, pelo menos prá mim. Tomara que o que o Caio Jr. fez nesse primeiro jogo seja apenas o começo de um belo trabalho, pois deu mostras de que sabe armar um time, pelo menos no jogo de hoje. O que vimos hoje foi um grupo com confiança e não aquele time covarde que tinha medo até do River, pois se nosso elenco não é uma maravilha pelo menos não é tão ruim como muita gente pinta. Gostei do Everton na ala-esquerda, mas concordo com você ele realmente ficou meio sumido no 2º tempo. Quando jogava no framnego, ele atuou muito bem jogando como ala-esquerdo. O C Jr poderia tentar o Guilherme ou com o Everton na esquerda, pois o MA eu não aguento mais . Outro que tem meu respeito é o Herrera, mas tá duro vê-lo jogar. Não poderia esquecer do Marcelo Matos, muito bom. Em outro site, li vários comentários negativos a respeito do Marcelo Matos, alguns até o chamando de chinelinho, péssimo investimento do clube, etc. Caramba, como alguns torcedores tem a memória curta ou não tem memória, o MM foi ano passado um dos jogadores mais importantes do elenco e o fato de ter se machucado e o nosso DM sempre demorar em recuperar jogadores deve ser levado em conta. Tomara que essa postura se mantenha daqui prá frente. Abs e SB!

Jp Seixas disse...

Grande Rodrigo , algum tempo que não comento por aqui , tinha prometido a mim mesmo que só o faria quando um novo tecnico chegasse, bom e ele veio , e em pouco tempo nosso time ja apresenta mais toque de bola e movimentação , sabe o nome disso ? TREINO TATICO
e não rachão... TRABALHO , e não piadinhas.

Que continue assim, gostei da atitude dele de colocar o cidinho, entretanto como foi colocado por você ele prescisa ganhar um pouco de massa para jogar com os profissionais.

Abc e SAN

Riba disse...

Até agora uma significativa mudança de postura da equipe.. já é um avanço! Sem contar que não dispomos de todas as peças do elenco..
1) o Everton precisa de um companheiro de função, urgente! mas acho q a diretoria vai aguardar o Maicossuel voltar!

2) O segundo tempo foi atípico devido às expulsões, junto com a substituição do intervalo. Imprevisível.

3) o campo molhado prejudicou o jogo. Pra ambos os lados.

4) Concordo, o Cidinho parece que subiu do dente-de-leite pro profissional direto!! rs. Mas é bom de bola.

SA!!

Levi disse...

Dou-me por feliz somente pelo fato de não ter visto chutões destrambelhados da defesa para o ataque, retranca acovardada e muito mal armada, tomando sufoco de times sem expressão. Já está melhor do que nas duas últimas edições da Copa do Brasil, tendo em vista a vantagem conseguida. Tudo para seguir em frente. Boa impressão. O time é outro e completamente diferente do que temos visto desde que a lenda assumiu.
Gostei do Marcelo Mattos no papel de líder do time, assim como do Caio (sua postura já melhorou bastante e tende a melhorar ainda mais) e da zaga como um todo. Há muito que não vejo o Jefferson ter um jogo tranquilo, pois normalmente é o que mais tem trabalhado na era de trevas de Joel Santana. Não acredito no que vou escrever, mas até mesmo o Fahel se comportou melhor do que no tempo da angústia.
As perspectivas são boas. A conferir.
Como ainda não havia falado da contratação do Caio Jr., lá vou eu: Teria apostado na dupla Gottardo/Sergio Manoel, mas torço pelo cara. Pelo menos, estaremos livres das piadinhas de gosto duvidoso e a equipe já apresenta outra postura. Como disse antes, a conferir.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo integralmente com o que vc escreveu. E acrescento o seguinte: Além de não treinar, o Joel devia instruir muito mal a equipe no decorrer dos jogos, pois reparou que mesmo quando deixamos de atacar, não demos chutões como antigamente? Passamos a trocar passes, com bastante movimentação e inteligência. Enfim, é apenas o início, mas não dá para negar: Começou bem. Principalmente se compararmos com aquele amontoado covarde que víamos desde fevereiro do ano passado.

Isso aí, JP (seja "bem-vindo" de novo, cara)! Mais trabalho, ousadia e menos conversa e covardia. Enfim, demorou para a Lenda sair, mas "menos mal" que ainda dá tempo de brigarmos pela Copa do Brasil (além do estadual).

Riba, vc lembrou desse outro detalhe: O campo estava molhado e complicado de ficar em pé sem escorregar. Isso tb dificultou. Até porque tínhamos vários jogadores leves e que não conheciam o gramado.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Levi. Ainda é muito recente e as mudanças bem simples, mas já fazem diferença absurda na forma de jogar, né? Putz, bem lembrado tb: Alguém se recorda de quando o Jefferson passou 90 minutos sem operar um milagre?
Enfim, precisamos de reforços (fato), mas depois e hj eu passei a acreditar ainda mais em um 2011 mais digno, de acordo com a grandeza do Botafogo. E o melhor: Sem piadinhas ridículas de um ser que se achava maior do que o clube.
Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Fala Rodrigo!Infelizmente não vi o jogo,pois fui ao mercado com a Dona Patroa,mas pelos seus comentários e dos nossos torcedores,a esperança está de volta.Fico mais feliz ainda em saber que a garotada tá tendo chances com Caio Junior.JOEL NUNCA MAIS!!!!

Dá-lhe Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Marcelo. Tem muita coisa para melhorar, mas acho que a esperança foi renovada, cara! rs.
Abs e SA!!!

Beto Cardoso disse...

Fala Rodrigo !
Andava HIBERNANDO, vítima de um INVERNO RIGOROSÍSSIMO CHAMADO JOEL SANTANA, que depois do Título de 2010, foi destruindo tudo de bom que havia no time, até culminar com sua saída, após várias partidas onde fomos dominados por times medíocres.

Vem o Caio Júnior, cercado de desconfiança.
Contra o Boa Vista já vimos um TIME GRANDE jogando contra um PEQUENO, onde só não ganhamos por termos muitos desfalques.

Contra o Paraná, novamente UMA MENTALIDADE NOVA, PARTINDO PARA O ATAQUE, NÃO CORRENDO RISCOS, E UMA VITÓRIA PARA SER COMEMORADA SIM.
O JEFFERSON NEM PRECISOU SUJAR O UNIFORME.

Sei que ainda é cedo, mas já podemos ter boas esperanças no Estadual e Copa do Brasil.

Para o Brasileirão dependeremos da CAPACIDADE do Caio de convencer AS BALEIAS de se contratar pelo menos uns 2 meias de categoria.

Saudações Alvinegras!!

Beto Cardoso

Rodrigo Federman disse...

Fala, Beto! Falou tudo, companheiro! E putz, que inverno longo foi esse, né? heheheh!
Graças a Deus passou. Vida nova a partir de agora. E de preferência, de acordo com a nossa grandeza.
O problema agora é o Caio Jr. convencer as baleias, cara. Qnd "elas" empacam é praticamente imposssível tirá-las dos seus lugares! hehehe!
Abs e SA!!!

daniel disse...

Concordo com o amigo acima. Caio Jr. me parece muito propenso a usar os jovens da base, tanto que optou pelo Cidinho ao invés do Fabricio. Acho que finalmente Caio,Alex,Wilian, Guilherme, entre outros, terão oportunidades de fato, e serão ao menos avaliados com o mesmo criterio, mesmo com a volta dos outros jogadores.

Fogo de ouro - Bruno disse...

Rodrigo tomei coragem de postar aqui, acompanho seu blog desde 2008!! sou de Vila Velha- ES
eu q vi o Botafogo em 2002 , tenho visto evolução no time ano a ano desde 2006!!
em 2006 ficamos um pouco longe, mas chegamos a brigar por libertadores
em 2007 perdemos 2 vagas no brasileiro e copa do Brasil(essa por 2 jogos)
em 2008(por 2 jogos de novo na copa do Brasil)
em 2009 a saída do maicossuel prejudicou muito, o time era limitado e dependia demais dele!!
ano passado perdemos a vaga por causa da lenda!!
Nao axo nosso elenco tao ruim nao, so axo limitado, axo q com 2 meias e 1 atacante teremos boas chances de enfim classificar para a libertadores.
Detalhe: quero ver meu time campeão, mas a vaga na libertadores é muito importante tb!!
para finalizar o cidinho é rápido, velox , e com um bom trabalho físico poderá render bons frutos!!

Sergio Di Sabbato disse...

Algumas observações sobre a rodada de hoje da Copa do Brasil:
1-Já pensou se o Botafogo perdesse hoje para o o S. Cruz, time de 4ª divisão. O poderoso! SP perdeu. Cada vez mais me convenço que esse futebol que se joga hoje no Brasil é de dar dó; como sempre brinco com meu sobrinho que tem 31 anos: pena que você nasceu depois que o futebol acabou.
2- O Botafogo de Joel Santana realmente era triste, pois tomar um passeio para esse timeco do Vasco é grave, muito grave, principalmente depois de ver ABC 0X0 Vasco. O Joel é um grande FDP.
A única coisa que me interessa em futebol é o Botafogo, pois é dose assistir essas peladas, incluindo as do nosso time, mas a paixão fala mais alto, mas que é de doer, isso é. Hoje eu repito o Flávio rangel: " Eu não gosto de futebol, eu gosto é do Botafogo". Eu morro de rir quando chamam determinados jogadores de craques. Futebol hoje é muita vontade e pouca categoria, que o diga o S. Cruz, que com certeza vai perder o 2º jogo, pois no Morumbi sempre acontecem coisas estranhas. Que o diga o time de 81 do Fogão. Abs e SB!

BENTO disse...

E o Somália parece que esta querendo ir embora mesmo heim ... não acham ?
O Caio Jr esta de olho ...
Noticia retirada do FogaoNet: http://fogaonet.com/noticia.asp?n=16647&t=caio+jr+quer+gilberto+e+acordo+pode+sair+esta+semana+diz+blog

Abs e SA

Anônimo disse...

Rodrigo com o time jogando desse jeito, o nosso Jeff nao será mais vistoso!!uaha

abs

Diego Apaixonado pelo Fogão!!

Anônimo disse...

IRMÃO
ASSISTI AO JOGO TODO - INCRÍVEL
SEM ME LAMENTAR NEM SOFRER
QUE MELHORA
SEI QUE É POUCO MAS PROVA O QUANTO TODOS NOS ESTÁVAMOS CERTO - JS É APENAS FALASTRÃO

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Antonio de Pádua disse...

Bem, o jogo não foi assim...uma brastemp... Mas, tambem não foi um CCE...
Ontem, até os ainda não nascidos, sabiam que o arbitro iria compensar a expulsão do jogador do Parana. Tanto que o Caio Jr, substituiu o R.Mancha e recuou o Somalia ainda no intervalo. Resultado, na primeira bola, Somalia é agraciado com o cartão amarelo e em seguida, vermelho.
Mas enfim, vida que segue.
Pena que o jogo da volta não foi elimindado, pois assim teriamos uma semana inteira para os treinos visando o jogo contra o framengo.
Pelo menos, tá dando vontade de assistir aos jogos de novo, já que, com o lêndea no comando, bastava assistir a um jogo, para saber como seriam os demais.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Por falar nisso, Daniel. Esse Fabricio pode ser mais um jogador a entrar na lista das esdrúxulas contratações da dupla de pesos pesados, né? E sem explicações, justificativas à torcida. E o presidente acha normal...

Fala, Bruno! Seja bem-vindo e comente mais vezes. Cara, a Libertadores é algo que precisamos alcançar com urgência. Até mesmo para renovação de espírito da torcida. Ainda acho difícil (se não vierem reforços), mas com o Caio Junior eu passo a achar mais possível do que com o Joel.

Sergio, isso só reforça o que sempre disse: O Joel era o grande fdp. Não tínhamos o pior e nem o melhor elenco. O problema é que não éramos treinados e quando instruídos, era na base da covardia. Aí, perdíamos toda e qualquer possível vantagem nos confrontos.

Bento, como não gosto dele, que saia! rs.

Hahaha! Diego, há quantos jogos não víamos o Jefferson terminar o jogo sem um milagre? rs.

Exato, Marcos. Ainda não foi aquele Botafogo que tanto esperamos, mas putz, uma evolução gritante, pois o time não levou sufoco, não deu sono, não foi dominado, não apresentou um futebol chato...

Essa foi a grande diferença (já de cara), Antonio: Voltamos a sentir prazer em acompanhar os jogos. Diferente dos últimos tempos, que assistíamos mais na base da "obrigação".

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo tambem acho que houve uma melhora, mas o tecnico mexeu mal e anulou todas nossas jogadas de armação colocando o ewerton de lateral , antes ele ter tirado um dos atacantes e com isso poderiamos ter eliminado o jogo de volta.
Agora o marcio rosario e o lateral esquerdo com certeza estão com os dias contados, HORRIVEIS.....

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, eu até entendi o que ele quis fazer quando o Somália foi expulso. A intenção era não recuar. Não deu muito certo pq o time caiu um pouco, mas mesmo assim, achei legal a iniciativa de tentar continuar atrás do resultado e sem tirar atacantes. Se fosse o Joel, tiraria os dois de frente e colocaria o João Filipe, cara.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Vc usou a palavra correta:POSTURA.O Botafogo mudou a postura, diante de um adversario fraquissimo.Muito trabalho pela frente,mas essa vitoria nos deu um alento, de q esse time pode melhorar.O elenco é um problema, mas a lenda era o maior deles.Jogamos algo parecido com futebol.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Flavio. A postura fez toda a diferença. Tanto que o time foi o mesmo da época do Joel. Então como jogou melhor? Postura!
Como vc disse, um alento para o futuro próximo! Que assim seja!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Postura, foi só isso que mudou em relação ao time da Lenda. Ontem o time entrou em campo com a mentalidade de time grande, sem aquela preocupação de segurar o adversário só pra depois tentar o contra-ataque.
Alguém leu as declarações da lenda para o Globo esporte.com, cara é de dar nojo, vai tomar no meio do olho do c........Joel FDP!!!!!!!!!
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, uma simples palavra que faz/fez toda a diferença, né?
Abs e SA!!!

João Marcos disse...

o marcio rozario perder no alto é sacanagem ele é muito pesado lerdo e ruim nas jogadas aereas para ser titular do botafogo precisamos urgentemente de bom um meia e um bom zagueiro

Rodrigo Federman disse...

João, o MR é muuuuuito ruim de bola! Fato!
Abs e SA!!!

Newton disse...

O elenco é o mesmo, mas a atitude (postura) é outra. Por quais motivos?

A maioria dos botafoguenses aqui do CB estava certa. O Joel nos enganou durante muito tempo. Só os diretores não viram. Foi patético!

Esperança! Essa é a palavra atual. Por falar nela, já pensaram se o Jóbson voltasse a ser o jogador de outrora?
Já pensaram se o Maicosuel voltasse a sua forma de grande velocista?
Já pensaram na volta dos gols de cabeça do Abreu? Nas jogadas ensaiadas, nos chutes certeiros de longa distância.

Força Botafogo!

Salve Jéferson!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, é fato: A torcida voltou a se empolgar. Estávamos precisando desse gás, né? Já acompanhávamos as partidas sem tesão algum, certos de que seríamos pressionados e se o Botafogo saísse vitorioso, seria por obra divina e do acaso. Acho que as coisas mudarão nesse sentido.
Abs e SA!!!