04/03/11

A mudança exige treino

















O meio campista Everton falou sobre o novo esquema tático utilizado pelo Botafogo (contra o River):

"- É possível jogar com dois apoiadores, comigo pela esquerda. O time cria mais oportunidades de gol".

Ficou evidente.

Aliás, desde quando falávamos que o time renderia muito mais no 4-4-2 do que naquele covarde 3-5-2 (que na verdade sempre foi um 5-3-2)?

Agora, de nada adianta a simples mudança se não houver treino. Muito treino. Afinal, há 13 meses que o Botafogo está engessado em uma forma de jogo que precisa ser mudada...
...da mentalidade à prática.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Temos um bom elenco, mas não conto mais com o Carioca nem com a Copa do Brasil.

SB/Enéias

Rodrigo Federman disse...

Enéias, eu ainda acredito no estadual, mas não estou tão confiante na Copa do Brasil.
Abs e SA!!!

João David de Deus disse...

Caro Rodrigo, para que se mude o modo de jogar, temos que trabalhar/treinar muito, o que não é a praia do Joel "Sacana", as únicas coisas que esse bosta sabe treinar é:
levantamento de copo e garfo, portanto vamos continuar sofrendo com esse futebolzinho ridículo que o nosso amado BOTAFOGO, vem jogando(?), desde que esse psêudo técnico desembarcou em GS.

Saldações Gloriosamente Alvinegras

João David de Deus - Ibitinga/SP

FORA JOEL! disse...

FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL! FORA JOEL!

Rodrigo Federman disse...

João, sem contar nos famosos rachões! hehehe!

Fora Joel, nem preciso dizer que concordo plenamente, né? rs.

Abs e SA!!!

Fernando Gonzaga disse...

eu acho que a coisa que o time mais carece de treinamento é toque de bola, triangulações...ou seja, toque de bola rápido e pelo chão...devia ser proibido dar balãozinho em GS...até parece time de futebol de areia de tanto que esse time levanta a bola....

abraço e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fernando, sem contar as jogadas trabalhadas/ensaiadas, que há 13 meses andam desaparecidas de GS.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

No estadual ainda dá, mas para a copa do Brasil, nem tenho ilusões.Parece q o clima volta a melhorar pelas bandas de GS, com almoços entre André Silva(parece q come bem!!!) e Loco e por sua vez, entre joel e Loco, q até brincaram hj, no treino(!?).Agora , só falta essa cambada começar a trabalhar, antes q a temporada termine.....

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Flavio. Chega de conversas e almoços e vamos aos trabalhos. E em minha opinião, de preferência, sem Joel Santana.
Abs e SA!!!

cachorro disse...

já deu para entender que pela diretoria o Joel não sai, o joel só sai se for eliminado do carioca e da copa do brasil, é a unica oportunidade, em maio é ele quem decide, se vier uma proposta mais alta ele sai, se nao for tao mais alta assim ele vai pedir 50 mil por mes de aumento e a diretoria vai dar e vai continuar em GS por q só falta a diretoria lamber o C# dele, e o botafogo vai fazer uma campanha de 6º a 12º lugar no brasileiro, talvez ganhar o estadual e cair nas quartas da copa do brasil, esses resultados qualquer, mais qualquer treinador meia boca de salario de 50 mil por mes conseguiria fazer, se for pagar 350 mil de salario para um treinador, entao, que ele faça a diferença, que leve o time a uma libertadores pelo menos, dispute bem a copa do brasil e o brasileiro e sulamericana!

hilario muylaert disse...

Rodrigo,

Creio que estamos progredindo. É preciso lembrar que fomos campeões estaduais em 2010, e sexto classificado no Brasileiro, melhor colocação desde 1995. Ou seja, foi um bom trabalho, e com bons resultados. O sinal "amarelo" apareceu visivelmente naqueles dois jogos contra Avaí e Ceará, pois mostramos que não tínhamos variação tática, ou seja, quando precisamos avançar o time, buscar a vitória, vimos mais do mesmo: não sabemos(não sabíamos jogar procurando o resultado positivo).
Agora que Joel Santana, premido pelos fatos, vai aceitar as mudanças sugeridas pelo Locco e grande parte do elenco, poderemos começar a variar nossa disposição tática, e nossa escalação de acordo com as circunstâncias e com o adversário.
Não podemos utilizar a mesma disposição tática diante de "um Fla e do River"(1º jogo, em Aracaju). Embora o Mancha tenha atuado muito mais como um 3º zagueiro, na última 4ª feira, repetindo a semana anterior.
O fato é que Joel vai mudar, ou acabará caindo.

Como diz o Everton, podemos atuar com 2 zagueiros, com dois alas, com dois volantes --- um mais focado na cobertura dos alas, e outro preocurando organizar mais a transição da defesa prá frente, e até revezando nessa função. Continuando...., com dois meias, um mais veloz, com mais movimentação, ajudando na transição, e armando jogadas ofensivas, e outro mais criativo e finalizador.
Na frente, fois atacantes, um centralizado(pivô), outro com mais velocidade e movimentação.
Creio que com a formação desenhada acima teremos um time mais coeso, com mais posse de bole, mais estruturado em campo, abdicando da "ligação direta". Em 2010, até que deu bons resultados, mas está superado, como bem lembrou o Abreu.
Trazendo prá realidade de nosso elenco:

-Jefferson;
-Lucas;(Alessandro)
-Antonio Carlos;
-Rosário; (João Felipe)
-Marcelo Mattos; (organizador....) (Arevalo)
-Somãlia; (cobertura dos alas) (Bruno)
-Everton; (ajudando na transição, movimentação, e armação ofensiva..)
- Cajá (criação e finalização ), até o retorno do MAGO
- Locco (centralizando, fazendo o pael de pivô ); ( Alex)
- Caio ( atacante de velocidade, que verticaliza e aprofunda as jogadas ); (Herrera)

Essa escalação dará mais consistência, mais posse de bola, mais tranquilidade ao setor defensivo, ao goleiro jefferson, e mais equilíbrio ao time.

Poderemos até utilizar o "clássico 3-5-2" do Joel, mas como dissemos, dependerá do momento, das circunstãncias, e do próprio adversário.

E como vc diz: dá-lhe treino........
Joel fará essas mudanças. A realidade vergou o conservadorismo do Joel. Se não mudar, cairá, e ele sabe disso.
Um abraço

Rodrigo Federman disse...

Cachorro, a edição de hoje do VA disse que a saída do Joel em maio é praticamente certa. Ele só não sairia/sairá se conquistarmos o bi carioca e avançarmos às fases finais da CB. Acho isso tão difícil quanto o Joel começar a treinar a equipe. Portanto, torço pela chegada - logo - do mês de maio.

Fala, Hilario. Companheiro, vc tem absoluta razão na sua análise. Entretanto, algo me diz que ele está de saco cheio e não vê a hora de ir embora. E se for demitido, tem uma bela multa rescisória. A minha dúvida é: Ele fará realmente o que tanto pedimos e estamos dizendo? Ou continuará levando em banho-maria, de acordo com suas convicções e situações? Infelizmente eu acredito mais na segunda opção.

Abs e SA!!!