18/03/11

Os dois lados da moeda

















Respeito quem pense assim, mas além de discordar, me irrito com a velha história de que tudo é culpa da torcida.

Se o time ganha, os méritos são dos jogadores e do treinador. Se perde, a culpa é da torcida, que não incentivou.

Se o ambiente não está alegre e descontraído, a culpa é da torcida, que é muito exigente.

Se os jogadores fazem o que querem, a culpa é da torcida, que é muito passiva.

Se o clube encontra dificuldades para fechar com patrocínios, a culpa é da torcida, que não ajuda a procurar opções no mercado (lembram quando o André Silva falou isso?).

Etc...etc...etc...

Isso tudo para comentar a declaração do meio campista Everton:

"– O calor da torcida inflama o ego do jogador. Precisamos tê-la ao nosso lado. Estamos vencendo, só falta convencer. Sabemos que podemos reconquistar a torcida".

Oras, o torcedor botafoguense (mesmo os mais chatos - eu, por exemplo) sempre estarão ao lado do Botafogo. Mas eu sou daqueles que pensa o seguinte: Torcedor é, antes de qualquer coisa, paixão.  Muitas vezes mais do que razão. Portanto, existem momentos que ficamos sim, "cegos, surdos, fora de si". É absolutamente aceitável (eu pelo menos aceito). 

Quero dizer o seguinte: Vamos parar com essa hipocrisia de que tudo é culpa da torcida. Torceremos - sempre - pelos jogadores que estiverem vestindo o manto sagrado do GLORIOSO (mesmo se não gostarmos do atleta A ou B), mas queremos também um pouco em troca. Não basta dizer que falta o time  convencer, como se isso fosse um detalhe. 

Oras, é um detalhe importantíssimo...
...até para inflamar o torcedor botafoguense, como o próprio Everton pediu.

Eu aceito ser "cobrado", e por isso me julgo no direito de ser exigente (ou chato, como preferirem), sim senhor.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Antonio de Pádua disse...

Bom, já que o MA diz que o Botafogo é uma empresa, me sinto um cliente-torcedor. Só que não compro qualquer produto que fique exposto na vitrine.
Me mostrem que vale a pena torcer, que nem penso antes de estourar minha conta bancária.
Por enquanto, Everton´s e afins, façam a parte de voces, pois ainda não me convenceram.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Antonio! A paixão pelo Botafogo não é menor ou maior por causa de aplausos ou vaias. Pagamos (e não é barato) e exigimos que respeitem, honrem e vençam. Se é com aplausos ou vaias, cada cabeça é uma sentença, afinal, todos pagamos, colaboramos.
Só não aceito essa da torcida sempre pagar a conta por tudo. Não cola mesmo! No carnaval eu fui 2 vezes ao Engenhão, paguei absurdos 60 reais (eu e minha esposa, grávida de 7 meses) para assistir dois jogos ridículos, além de táxi, comida, chuva...
Não ferra! Exijo respeito tb. E que corram, vençam e convençam, pois só assim terão os meus aplausos por 90 minutos! Caso contrário, conviverão sim, com minha alternância de humor! Fato! Desabafo feito!
Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Bom,Rorigo,pelo menos o Everton tá preocupado com que a torcida acha.Já o Somália não tá nem ai.Ele prefere a "eficiência" que o time vem demonstrando do que um jogo bonito.Ou seja,se o torcedor botafoguense tem esperança de mudanças,se depender do Pinóquio,nada vai mudar!!!

Dá-lhe Fogão!!!

Anônimo disse...

E ai Rodrigo, ainda tá sonhando com o Botafogo divulgando algum valor? A Globo já foi, só falta a Brahma...

Asura

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, essa do Pinóquio foi apenas mais uma para agradar o Papai Bufão e assim garantir (mesmo que não mereça) a sua vaguinha entre os titulares.

Asura, uma hora terá que ser divulgado, cara! Nem que seja pela própria Engodo! ehhehe!

Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Pra ganhar confiança o time precisa ter padrão, coisa que o JS em 1 ano de "trabalho" ainda não conseguiu dar ao time. Espero que domingo o time se supere, como fez no jogo contra os florzinhas, e dê uma pancada no bacalhau que tá se achando porque contratou o reserva do internacional, caramba parece que contratou o messi.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, e se eles jogarem com aquela raça do jogo contra o Unimed FC, tenho certeza que receberão o apoio da torcida. O problema é que tirando aquela partida, poucos foram os minutos em que o time entrou com sangue nos olhos na temporada. E como o elenco é limitado e pessimamente treinado, precisamos entrar sempre com a faca entre os dentes.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

a torcida nunca foi ou será culpada das mazelas que acontece ao GLORIOSO,pois não é a torcida que negocia patrocinios absurdos, válido apenas por um jogo, nem faz contratações estupidas como as tantas que estouram os cofres do clube sem nenhum retorno,se um estádio como o engenhão, cai nas mãos de quem sabe administrar,um abraço,com certeza as coisas seriam outras.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, o problema é que essa turma só admite que falemos dos acertos e coisas boas que fazem (e sim, eles fazem coisas boas tb). Já as cagadas, são proibidas e não merecem ser criticadas. Aí eu discordo mesmo e penso igual a você.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Penso que o Botafogo deveria ter um assessor de imprensa, pra evitar certas opiniões que alguns jogadores tem dado últimamente.
Todo dia, tem uma peróla nova, e convenhamos, é cada peróla...
Se esses caras jogassem tanto como falam, estaríamos bem na parada.
Eu como torcedor, estou sempre ao lado e a favor do Botafogo, mas me recuso a engrandecer esses refugos mulambentos apaniguados do bufão.
Eu sou é Botafogo0!!!!! e estou me lixado pra vontade deles.

Abs e Slds.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Patinhas. Jogo nesse seu time, amigo. Penso igualzinho!
Abs e SA!!!