29/03/11

Sem chutões

















Pequena observação retirada da edição de hoje do Vestiário Alvinegro, sobre o primeiro treinamento realizado pelo técnico Caio Junior:

"Deu para notar nos cerca de 25 minutos da prática - antecedeu a um coletivo paralisado seguidamente pelo técnico -, que o time não usará mais a ligação direta dos zagueiros aos atacantes. Caio Júnior exigiu a saída de bola pelos lados. Dos zagueiros aos laterais para a triangulação com o aparecimento de alguém no meio-campo. Até a pelota chegar aos laterais mais na frente visando o cruzamento".

Parece simples, né?

E é.

Tanto que foi a primeira instrução do novo treinador.

É o que sempre dissemos: O elenco é limitado? Sim, mas pode(ria) render bem mais. Basta(ria) ser treinado à exaustão (inclusive nos fundamentos básicos).

Coisas que, pelo visto, o Joel não queria (ou não sabia) fazer.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Diego Lins disse...

foi dado o primeiro passo, agora resta os jogadores mostrarem q nao sao limitados intelectualmente e fazer o q o Caio Jr tá mandando!

Oremos.

Rodrigo Federman disse...

Diego, o problema é que nós sabemos que a limitação intelectual está presente em muitos dos jogadores! rs.
Abs e SA!!!

Diego Lins disse...

Espero q vc não tenha colocado nessa lista o Márcio Rosário. Esse menino é o q podemos batizar de crânio de ouro!

Antonio de Pádua disse...

O JS, nos meses que passou no Botafogo, teve um sério problema que o prejudicou sensivelmente: Sua prancheta...
Parece que o tal ´´artefato logistico`` não tinha uma conexão boa com a internet, o mouse não atendia aos seus comandos e o teclado estava invertido. Tudo para prejudicar seus treinamentos.
Prorisso, o time jogava apenas no 3-5-2 que, para qualquer garoto do curso fundamental, é apenas o dobro do esquema que é o proprio JS, o 1-7-1.
Abraços e saudações alvinegras.

Enéias Teles Borges disse...

Vamos ver se nossos jogadores têm perfil para toque de bola...

SA/Enéias

Rodrigo Federman disse...

Diego, sem pensar muito eu listo: MR, Fahel, Alessandro, Somália, JF... eehehehe!

Pois é, Antonio! Parece que, enfim, o Botafogo começa a andar no rumo certo, trocando a velha e obsoleta prancheta pelo dinâmico e prático Ipad. rs.

Enéias, treino, treino e treino. Essa é a palavra mágica e que não vinha sendo utilizada nos últimos 14 meses. Se for bem feito, tenho certeza que conseguirão.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Deu agora no Globo Esporte, treino do Botafogo de hoje pela manha, antes da viagem para Curitiba. Ao invés da inútil pelada / rachão, Caio Jr. fez um treino tático e de finalizações.

Parece que a coisa tá mudando mesmo!!!

Abraços,
José Antonio
Rio de Janeiro

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Graças aos Deuses Botafoguenses parece que os dias de chutões acabaram!
As frases do Caio Jr., soam como uma sinfonia de Beethoven aos meus ouvidos: Jogar para frente; jogar para dar prazer a torcida; treinar; é de emocionar passar pelos corredores e ver fotos de tantos jogadores que fizeram a história do futebol brasileiro!
Pode até não dar certo, mas que vai tentar vai!

Já que falamos em treinamento e que o goleiro dos bambis paulistas está na mídia, eis que após o jogo que marcou um gol e fato inédito, na segunda-feira ele e todo o time já estavam treinando. Segundo as estatísticas do clube, o goleiro treinou mais de 15 mil (15 mil) vezes até cobrar a primeira falta. Quando cobrou fez o primeiro gol como profissional.
Não tem jeito! O sucesso só vem com muito suor e trabalho!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

É, José. Podemos não ter o melhor time de todos, mas certamente teremos (teríamos) um mais competitivo se fosse treinado, como agora, ao que parece, está sendo. A saída de Joel Santana demorou muito!

Perfeito, Gil! Pode até não dar resultado, mas que teremos um time treinando, isso teremos. E só assim saberemos até onde podemos ir. Jamais saberíamos com a Lenda, afinal, não existia trabalho. Era a mesmice que imperava.
Que os novos ventos soprem e levem embora todo o ranço e preguiça deixados pelo JS.

Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Não precisa ser um expert em preapração de futebol, para ver q esse time não treinava.Faltava trabalho.Elenco limitado, mas vc bem disse q pode render mais.
Aqui em Minas circula noticias em relação ao Botafogo:clube quer conversar com Cruzeiro sobre o Gilberto.Até agora, a diretoria celeste nega qualquer contato com o Botafogo, mas sondaram o Somalia.Jobson teria pedido para voltar.Atletico nega a informação.Eu queria o jobson de volta.

FLAVIO SILVEIRA disse...

Acho q o caio não vai soltar esse time para jogar para frente , de uma vez, até conhecer bem o elenco.e falta jogadores de talento no meio.O fato de vc se defender bem, não significa q vc se abdique do ataque.O Botafogo de 81, treinado por paulinho de Almeida, era um time com uma forte marcação no meio campo, onde se sobressaia o Rocha e uma dupla de zaga firme(Gaucho e Zé eduardo), além de um grande goleiro, paulo Sergio.No meio Mendonça se encarregava de municiar o ataque.Mendonça acabou como um dos artilheiros do campeonato.Não era um grande time,diziam q era de uma jogada só, mas bem armado defensivamente, segurava os adversarios mais fortes e ganhava no contra ataque.O Botafogo do Joel, além de não atacar, não contra atacava e fazia mal o q se propunha:marcar.Aceito q o time, por suas limitações, marque mais atrás, mas tem q agredir o adversario.Joel previligiava a posse de bola, mas do adversario.Vamos ver se o caio Jr, muda isso.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Flavio! Só não concorda quem não quer enxergar o óbvio: O festival de rachões e piadinhas da era JS nos fez perder um tempo que o Caio terá que correr atrás.
Tb acho que ele - a princípio - não fará grandes mudanças na maneira de jogar. E está certo, afinal, ele precisa colocar a sua maneira aos poucos. E o mais importante: Reconhecer o limite técnico do seu grupo. Ciente disso, é treinar à exaustão para tirar o melhor de cada um. Se fizer isso, estará ótimo, mas com a Lenda, era só chutão, chutão, chutão...
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Rodrigo, jornais e sites esportivos dão hoje destaque a uma declaração do vice-presidente de futebol André Silva onde ele relembra os 21 anos sem títulos no Campeonato Carioca, terminados com o gol de Maurício, em 1989.

Reproduzo aqui um trecho dessa entrevista, da por ocasião da apresentação oficial de Caio Júnior:

"O dirigente lembrou que a sua geração viu o Botafogo ficar 21 anos sem conquistar um título e, mesmo assim, nunca deixou que comparecer de forma maciça no estádio.

“Nós estamos precisando muito de apoio. A minha geração ficou 21 anos sem comemorar um título e a gente dividia o estádio com os outros clubes grandes da nossa cidade. Eles cantavam parabéns para gente a cada jogo. Cheguei a ficar com ódio dessa música e evitava cantá-la em dias de aniversário na família”, afirmou André Silva.

“Nunca deixamos apoiar o time. A nossa torcida é nosso maior patrimônio e trabalhamos pelo clube e por ela. Precisamos dela neste momento. Assim, peço um pouco de paciência para deixar o Caio trabalhar. É primordial que eles estejam ao nosso lado”, completou.

MINHAS IMPRESSÕES: O APELO PARA CHAMAR A TORCIDA AOS ESTÁDIOS É VÁLIDO, ATÉ PORQUE CHEGOU UM TREINADOR COM UMA FILOSOFIA DE JOGO DIFERENTE DO ANTERIOR. MAS PORQUE RELEMBRAR ESTE ESQUELETO ESQUECIDO DENTRO DO ARMÁRIO? DIVULGAR ISSO PELA FLA-PRESS É A MAIOR FURADA. É DAR MUNIÇÃO AO BANDIDO... LOGO, LOGO, NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE, RIVAIS NOVOS E ANTIGOS VÃO COMEÇAR A CANTAR PARABÉNS PROS ALVINEGROS. LEMBRA DAQUELA CHORADEIRA NO VESTIÁRIO - A HERANÇA DO BEBETO DE FREITAS - QUE ATÉ HOJE IRRITA OS BOTAFOGUENSES? É POR AÍ.

Rodrigo Federman disse...

PERFEITO (em caixa alta), Chico! Foi exatamente o que senti e interpretei quando li a declaração do AS. Só faz eu ter mais certeza de que esse bobalhão de boca fechada é um grande poeta. Pode ser botafoguense (e sei que é mesmo, de coração) e bem intencionado, mas é fraquinho demais como dirigente...
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Pelo contrario, acho que muita coisa já mudou no Botafogo.
Exemplo: Com Caio Jr: ´´Sem chutões``
Se fosse com o JS, seria: ´´Cem chutões``
Falando, parece que não muda nada, mas, olhando, dá pra notar que a diferença é grande.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Antonio, uma letra que faz TODA diferença! rs.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Vamo aguardar o início e o desenvolvimento do trabalho do Caio Jr. primeiro, pra depois poder comentar com mais embasamento. Mas com certeza o estilo de trabalho é completamente diferente da falta de trabalho do JS.
Também achei que o AS foi infeliz nestas declarações pra fla-press, poderia ter ficado calado.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, pode até não dar o resultado que esperamos, mas o início de trabalho do Caio é animador, né?
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Amigo nossas limitações são enormes, mas será que NOVA IGUAÇU, BANGU, BOA VISTA não tem limitações tambem? porque nas partidas contra esses trez ganhamos na pura sorte, ainda bem que hoje vejo com alegria essa frase sem chutões.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Jorge. É exatamente o que dizemos há bastante tempo. O lance do Botafogo era ser mal treinado e pessimamente escalado.
Abs e SA!!!