10/04/11

Difícil, mas não impossível

















O Botafogo perdeu para o Flamengo (0 x 2) e viu a sua situação na Taça Rio ficar muito complicada.

Para se classificar à semifinal, o GLORIOSO precisará vencer o América e torcer por uma vitória do Vasco sobre o Olaria na última rodada o segundo turno.

Por isso o título do post: Difícil, mas não impossível.

Só que diferente das antigas derrotas (em clássicos ou não), não saí totalmente insatisfeito com o desempenho do time.

Hoje ficou evidente que a limitação técnica do Botafogo é enorme. Em compensação, há uma enorme melhora da disposição tática, mentalidade e atitude do time.

Perdemos no detalhe, no lampejo dos poucos jogadores rubronegros que fazem diferença. Tanto é, que em minha opinião, o resultado mais justo - se houvesse justiça no futebol - deveria ser o empate, diante do que as duas equipes apresentaram.

Ao meu ver, apenas um erro na escalação inicial.

Se eu fosse o Caio Jr., jamais começaria com o Alessandro e Bruno Thiago. A formação que terminou o jogo contra o Paraná na última quarta-feira é a melhor para o momento (com o Márcio Azevedo na esquerda e Somália na direita).

Tanto é que no segundo tempo (com o Lucas em campo), a postura foi mais ofensiva e passamos a jogar com força pelo lado direito.

Enfim, o Botafogo tentou, suou...
...e esbarrou nas suas limitações.

É claro que perder é sempre ruim e cria sim, desconfianças e dúvidas. Mas repito: Diferente dos últimos 14 meses, eu terminei a partida com um sentimento de que melhoramos (apesar de precisarmos - com urgência - de reforços).

Acho que agora está com a diretoria, pois o Caio Jr. já providenciou melhorias incríveis (dentro do que tem à disposição).

Mas o Botafogo precisa de reforços. Não de contratações.

Amigos, não estamos mortos. Eu ainda acredito (se fosse com o Joel, confesso que não colocaria a mão no fogo).

Mas querem saber a verdade?

Estou muito mais interessado na partida de quarta-feira!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 0 x 2 Flamengo

1- Jefferson: Sem culpa nos gols - 6,0

2- Alessandro: Pelo amor de Deus! Alguém tire esse encosto de General Severiano... - 4,5

3- Antônio Carlos: Partida razoável e sem comprometer - 5,5

4- João Filipe: Bom em algumas antecipações e atrapalhado demais em outros momentos - 5,0

5- Arévalo Ríos: No seu setor, marcou com competência e tentou cobrir os dois laterais - 5,5

6- Somália: Nulo durante os minutos em campo - 4,5

7- Bruno Thiago: Não tem futebol para ser titular do Botafogo... - 4,5

8- Marcelo Mattos: Marcou e apoiou no limite, mas sofreu um pouco na cobertura pelo lado direito - 6,0

9- Loco Abreu: Tentou organizar lances de ataque e conseguiu duas conclusões perigosas - 5,5

10- Everton: Começou bem e depois foi se apagando, apagando... - 5,0

11- Herrera: Brigou o tempo todo contra os adversários, arbitragem e bola - 5,0

12- Guilherme: Não comprometeu, mas poderia ser mais agressivo - 5,0

13- Caio: Não conseguiu acrescentar nada - 4,5

14- Lucas: Mudou a postura no segundo tempo, se movimentando e buscando a bola em todos os cantos - 6,5

Caio Jr.: Aos poucos começa a conhecer melhor o elenco. Já melhorou bastante a questão tática da equipe e postura - 6,0

38 comentários:

FF disse...

Pra mim o Lucas devia sair jogando de começo na meia, deixava até o Alessandro jogar. Só o Éverton no meio é igual a nada.

Meu Deus que jogo horrível do Herrera! Tá díficil entender como é titular

Levi disse...

Meu amigo, dessa vez vou discordar.
Primeiro, não acredito em resultados injustos no futebol e neste ponto estou com o gremista Eduardo Bueno, o Peninha, célebre escritor e historiador. Futebol premia quem faz gols e não os toma. Somente enxergo injustiça em futebol quando o árbitro influi diretamente no resultado. Perdeu o gol feito? Tomou gol Bobo? O time deles jogou "mal", mas ganhou de um a zero, tendo marcado o gol logo no início e resistiu o jogo inteiro para não tomar o empate? Desculpe-me, mas jogado o jogo dentro das regras, não existe injustiça. Qual foi o resultado justo de hoje? Dois a zero para o Flamengo. Simples assim.
Dito isso, os amigos já ouviram falar daquela calma que caracteriza a ignorância?
Essa é uma expressão que aprendi nos tempos da faculdade. Quando indagado como foi o exame para o qual não havia estudado, o sujeito respondia: fiz a prova com a calma dos ignorantes.
Pois bem, vi o jogo com a calma dos ignorantes, pois há muito trago em mim a absoluta convicção que pude constatar hoje: O Botafogo TEM MEDO de enfrentar o Flamengo e o lance que resultou no primeiro dos dois merecidos gols deles foi fruto de um MEDO incontrolável que o Botafogo sente ao jogar contra os caras (com todo o espaço possível para trabalhar a bola, o nosso zagueiro se apavora e chuta para a lateral, injustificadamente). Isso não é assim porque eu quero, mas porque É FATO, de constatação empírica, e eu já estou de saco bem cheio de ver os jogos contra o Flamengo. Não importa a qualidade do time, não importa o valor e a competência do treinador, como também não importa com que time o Flamengo manda a campo, podendo ser 11 cabeças de bagre. O Botafogo entra em PÂNICO quando enfrenta o Flamengo. Como disse, não tenho mais paciência para ver o Botafogo se borrar de MEDO do Flamengo. Perda de tempo, duas horas perdidas e que não se recuperam.
Comentei com um amigo ao lado que essa postura acovardada somente terminará no dia em que 11 jogadores profissionais e, ao mesmo tempo, Botafoguenses apaixonados, vestirem a camisa do Botafogo para enfrentar o Flamengo.
Uma alternativa aceitável é ter o time formado por 11 argentinos. Se brasileiros e não torcedores fanáticos do Botafogo, vão jogar com MEDO. Parei de ver jogos contra o Flamengo (somente movido pela raiva é que menciono o nome do Flamengo tantas vezes – desculpem-me pela poluição visual). Chega de ver um bando de maricotas medrosas jogando contra o Flamengo. Pior, em casa, ou melhor, na casa em que o Botafogo pensa que é dele.
Abraços.

Higor disse...

Rodrigo.
Torço para sermos eliminados. Chega de derrotas para os rivais com esse time limitado. Sim, sou pessimista.

[]s

Marcelo lopes disse...

Lances capitais:gols com falha de posicionamento da defesa.Os molambos não jogaram tanto assim.Produzimos razoávelmente,mas precisamos de um jogador que pense a jogada,que tenha qualidade no passe,que decida num lance.Que vem o Avai e façamos uma boa margem de gols,porque em Floripa vai ser o bicho!

Dá-lhe Fogão!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Fico com o mesmo sentimento que o seu, realmente a postura do botafogo é outra , paramos com aquele jogo medroso do JS, e realmente temos limitações técnicas.

Agora esta limitação mostra mais um defeito de JS não sabe montar um elenco, na minha posição com a base do ano passado se por exemplo, o técnico fosse o Cuca as indicações de contratações seriam muita melhores e o botafogo seria muito mais forte.

Mas claro que este erro não é só dele nossa diretoria foi mal demais, um exemplo tinhamos 5 atacantes de bom nível, sairam dois (jobson / edno) e veio quem ?

Tinhamos dois meias, O Lúcio e o cajá, sairam os dois, veio quem??

Logo se já não temos um grande elenco, perdemos jogadores o time se enfraqueceu, e agora ficam desesperados atrás de jogadores e com isso ficou muito difícil vencer o carioca e principalmente a copa do brasil.

Denilson Freitas
São João - RJ

Anônimo disse...

Rodrigo,

Concordo com o seu pensamento, achei o jogo equilibrado, e só perdemos na qualidade individual, não temos ninguem que desequilibre, nosso banco é fraquissimo, e o nosso ídolo é de pano.
Gostei da movimentação da equipe, mas a falta de um camisa 10 é que tem atrapalhado o nosso desempenho.
Com o futebol corrido de hoje, entra com menos 3 ou 4 faz uma diferença enorme, apesar de dificil ainda acredito numa chegada a final.
Quanto aos 3 ou 4 não vou citar nomes, eles já são por demais conhecidos.

Patinhas.

Bernardo Rocha disse...

Boa noite, Rodrigo. Há bastante tempo que acompanho seu blog mas sem uma participação ativa como esta. Bem , sou baiano de Salvador, filho de alagoanos, que, por sua vez, tem alguns pezinhos em São Paulo. Um pouco confuso, porém, podemos simplificar esta árvore genealógica com um simples fato: todos tem sangue alvinegro.
Perder é sempre algo que me incomoda. Para os mulambos ainda mais. Entretanto, mesmo diante disto, o Caio Jr. tem me feito acreditar num Botafogo minimamente razoável para a temporada 2011, no quesito tático. Hoje apelamos muito para as bolas altas,erramos milhares de passes, tivemos um MM nervoso, dois gols por displicência, etc e etc. Mas estou gostanto da postura e conduta do novo técnico, e apenas isso diante da limitação do nosso elenco é uma maravilha. Também estou gostando do comportamento da equipe dentro de campo, não tecnicamente, mas sim por mostrar vontande sem desprezar o planejamento técnico traçado.
Precisamos e muito de reforços. Com 4 ou 5 nomes decentes e o desenvolvimento deste trabalho, disputaremos com bastante relevância os dois nacionais e o gringo. Por fim, acredito que o Herrera está precisando de banco, por enquanto. Sua imagem está se desgastando e essa possibilidade poderá colocar a sua cabeça no lugar. Os meninos da base estão com muita vontade e irão agregar. Assim todos poderão progredir diante do que hoje, se apresenta como suas limitações e o Glorioso só tem a ganhar. Grande abraço. Saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Ainda,

O comentário do Levy a respeito das falhas da zaga foram perfeitos.
A bobeada do Antonio Carlos na bola pra lateral, e a pífia marcação do Jumento(Arévalos) Uruguaio, e a sonolência do Pináchio em relação ao Thiago Neves foram fatais.

Patinhas.

MEDUNA disse...

Levi, desculpe mas v. fala muita bobagem. O Botafogo perdeu porque o elenco é tecnicamente inferior e taticamente o framengu jogou muito mais compactado, enquanto Botafogo deu muito espaço no meio de campo, talvez, ainda um vestígio do tempo do JS, estilo 7-1-2.
Não vou criticar nenhum jogador, porque c/ excessão do AC e jeferson todos foram medíocres.

gabriel_oliveiraleite disse...

A REALIDADE É CLARA, CRISTALINA COMO ÁGUA, SOMENTE NÃO A VÊ, OS NOSSOS DIRIGENTES, OU MELHOR, ELES ESTÃO CAGANDO E ANDANDO, POIS DEVEM ESTAR MUITO CONTENTES COM AS SUAS CONTAS CORRENTES, MAS NÃO TEMOS TIME PRÁ DISPUTAR ESTADUAL, COPA DO BRASIL E SUL AMERICANA. ESTE ANO, A CONTINUAR ASSIM, É QUE VAMOS APRENDER O QUE É O INFERNO! SE NÃO CONTRATAREM BONS JOGADORES, SOBRARÁ PARA O TÉCNICO. E MAIS A PASSAGEM PARA O "INFERNO" QUEM TRARÁ É O RICARDINHO, PARECE JÁ ACERATADO, COMO DISSE O JORNALISTA ANDRÉ MARQUES. REZEM, POIS O CARA VEM AÍ...
MARCOS ANTONIO OLIVEIRA - TRÊS RIOS

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

“Quando o tolo repete uma mesma música,

É por que não conhece uma outra canção …

E o resultado, só pode ser …

O fracasso …”

Máxima Yiddish

Federman,

'Chaver' Levi, foi muito feliz ...

Na colocação sobre a 'calma' que precede a ignorância ...

Este é o alento atual da quadrilha que está no comando em Soldado Severiano ...

A atual mentalidade em querer enaltecer o Botafogo ...

Como ...

O 'escudinho + bonitinho do mundo' ...

Ou ...

'Ninguém cala ...'

This is over ...


Enfim,

A canção se tornou repetitiva ...

O povo não gostou ...

E se foi ...

Dessa maneira,

Apenas o tolo músico, sózinho ficou ...

E se calou !

Shalom !

http://twitter.com/SPECTRE1961

Rodrigo Federman disse...

FF, tanto concordo, como disse a mesma coisa ao longo da semana: Enquanto o Mago não volta, o Lucas é a melhor opção como meia direita (boa sacada do Caio Jr.). Deveria começar o jogo.

Levi, mas eu tb não achei o resultado injusto. Só disse que para mim, o empate diria mais claramente o que foi o clássico.
Tb concordo em partes que o Botafogo já entra "receoso" demais contra o Flamengo. Entretanto, sinto que esse receio deu uma amenizada. Hj nem acho que tenha sido notado ou sentido. O fato é que eles tb tem um time medíocre, mas querendo ou não, tem dois ou três jogadores que desequilibram, enquanto nós, hj não temos nenhum (o Loco é foda, mas não desequilibra).

Higor, eu acredito em vitória sobre o América e tropeço do Olaria para o Vasco. Se não der, azar. Não merecemos. Mas eu quero mesmo a Copa do Brasil, e sinto que o Caio Jr. tb está com esse pensamento.

Isso mesmo, Marcelo. O jogo foi parelho. Eles foram mais competentes quando tiveram as raras chances. Já o Botafogo, desperdiçou as poucas oportunidades.

Exatamente, Denilson! Pensamos igual, amigo. O JS tem grande parcela de culpa, mas a diretoria colaborou e muito com o enfraquecimento do elenco. Não adianta culparmos a limitação do elenco. Eles são os menos culpados.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De acordo, Patinhas. O Flamengo tb é fraquíssimo e os craques deles tb não jogaram nada. A diferença é que em uma bola, eles decidem. E foi o que aconteceu. No Botafogo ainda não temos esse tipo de jogador e hj fez a diferença. De toda forma, o jogo foi equilibrado e diferente das vezes anteriores, não fomos sufocados os 90 minutos.

Fala, Bernardo. Já está convidado a participar mais vezes aqui do CB, ok?
Mas é isso, companheiro. O elenco é limitadíssimo e precisamos de reforços. Só que a diretoria precisa entender que falamos de reforços, e não de contratações de refugos, como eles tem feito constantemente. Se a diretoria ajudar um pouco, acredito ainda mais no trabalho do Caio Jr.

Meduna, e eu nem acho o elenco do Flamengo tão melhor, hein? A diferença - a favor deles - é que tem dois jogadores que só precisam de uma bola para decidir. O Botafogo não tem. Pode ser a contratação de fechar aeroporto que ainda estamos aguardando, né?

Marcos, tb acho uma injustiça se alguém criticar o Caio Jr., que ao meu ver, começou a fazer um bom trabalho. O problema do Botafogo é mesmo a incompetência, lerdeza e falta de transparência dos seus "homens fortes" do futebol (AS e AB).

Spectre, amanhã eles (dirigentes) só falarão do título da TG conquistado pelos juniores. Quer apostar? ehheheh!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como estamos praticamente fora do carioquinha, graças a incompetencia dessa diretoria, espero que o foco desse time fraco que a diretoria montou, esteja todo voltado para o Avaí. Apesar de não ter muita esperança que com esse timinho o Botafogo consiga conquistar a Copa do Brasil, acho que pelo Avai dá para passar!
Andrezinho e Ricardinho? A falta de planejamento leva a isso, o desespero de ir atrás de jogador, que não vai melhorar o time em nada. O que faz Andre Silva e Anderson Barros no Botafogo?
Bruno

Levi disse...

Meduna,
O Flamengo jogou compactado porque o Botafogo deixou o adversário jogar assim, justamente porque os últimos jogos contra o indigitado tem tido a marca do acovardamento do nosso time.
O teu comentário fala por si só e, sem perceber, você me dá razão, o que não deixa explicado e contradiz o fato de afirmar que falo muita bobagem. Como o espaço é livre e cabe tudo no ambiente virtual - assim como numa folha em branco -, cada um fala a besteira que quiser, certo?
Quer outro exemplo? Na linha seguinte você afirma categoricamente – e com razão -, que o nosso time deu muito espaço no meio de campo. Por quê será? Respondo: timidez, tibieza, incerteza de que é capaz de vencer o adversário. Assim tem sido desde a época do Cuca (o mesmo Cuca venceu um campeonato por eles e contra nós). No ano passado, durante o Brasileirão, um empate e uma derrota e, se não me engano, ambos os jogos na casa do Botafogo. Medo de vencer. Incapacidade de acreditar nas próprias forças.
Superioridade técnica? Ainda que isso expressasse uma verdade absoluta, não poderia se constituir numa desculpa a justificar tamanha paranóia de enfrentar o adversário. Para se sobrepor à tal superioridade técnica que você afirma, há que se fazer uso da inteligência e da luta incessante. Vi o Guilherme passar a bola para um dos nossos meio-campistas e correr absolutamente livre pela lateral. O quê fez o bárbaro que recebeu a bola? Em vez de devolvê-la, fez mais um daqueles cruzamentos de frente e perdeu uma chance incrível de fazer evoluir uma jogada que se apresentava promissora. Medo? Burrice? Os dois? Tenho para mim que o medo embota o raciocínio, mas deixa isso pra lá.
A única exceção aos últimos dez/quinze jogos foi exatamente na decisão do ano passado. Quem era o treinador? Ele mesmo, Joel Santana, aquele que você menciona como causa da situação contida na tua própria afirmativa de que o Botafogo “deu muito espaço no meio de campo”. Naquele dia – e somente naquele, repito -, o Botafogo jogou sem medo e foi campeão, o que faz tabula rasa do teu exemplo, como também põe por terra a tua lógica tartamúdica.
Encerrando, não retiro uma única vírgula do que afirmei. Reitero - goste-se ou não do que digo – que o Botafogo se acovarda diante do Flamengo. Você pode me cobrar depois (final do estadual, da Copa do Brasil e do Brasileiro). Se as minhas impressões ditas aqui neste espaço – democrático e RESPEITOSO - se mostrarem equivocadas, darei a mão à palmatória.
Boa noite.

Anônimo disse...

Estou de pleno acordo com o FF, além de contratar os dois meias, e mandar embora 3 volantes, a diretoria deve contratar uma atacante que saiba jogar bola para jogar ao lado do Loco, com certeza o futebol do Loco ia render muito mais. Herrera é muito ruim, não sei como é títular desse time, e a torcida ainda fica com essa miopia.
Ricardinho deve ser anunciado essa semana... a torcida vai começar a sentir saudade do Lucio Flavio.
Bruno

TORCEDOR POSITIVO disse...

Agora é isso ai, timinho fraco que o Joel tinha plena consciência disso, mais os pessimistas aqui de plantão sempre criticavam toda e qualquer atitude do Joel que ano passado conseguiu o milagre de ser campeão com essa mulambada. Agora o que vocês tem pra falar Sr. Rodrigo pé frio? certamente um monte de comentários inúteis que não levaram a lugar algum e brevemente começarão a criticar o treinador como sempre fazem, na realidade a maioria dos participantes aqui presente nunca jogaram bola e por isso não entendem nada de futebol. E ai Sr Rodrigo tá melhor agora com a saída do Joel? Pé Frio!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Bruno. A falta de planejamento da diretoria consegue ser pior até do que a qualidade técnica do time. Eles (AB e AS) são os nossos piores "jogadores". Piores até do que o Fahel.

Fala, Levi. Como comentei ontem, não achei que na partida o Botafogo permitiu que o Flamengo jogasse ou tenha se acovardado. Infelizmente eles tem jogadores que mesmo sem brilhar, fazem a diferença em uma bola. Mesmo assim, gostei da postura do Botafogo, que no seu limite, tentou jogar de igual para igual.

Torcedor Positivo, por conta da sua covardia em não se identificar, a minha resposta é o silêncio e desprezo ao seu comentário patético. Patético e covarde. Mas pensando bem, darei uma curta resposta: Sim, muito melhor do que com o Joel Santana. Se não acha, pode ligar para o Natalino, levar para a sua casa e fazer o que gosta.

Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Concordo com o levi e o spectre1961. Ao contrario do que ja foi dito, achei que o Antonio Carlos falhou nos dois gols, principalmente no segundo. O jogo foi igual, mas o Botafogo nao jogou nada... mas sim, jogou a "La Joel", dando chutoes varias vezes e sem realizar nenhuma jogada boa. Nao conseguia ter uma posse de bola produtiva e a bola quando chegava a Herrera, matava qq ataque do nosso time. E outra: se Ricardinho chegar, pode trazer o Jobson tambem. Ja que vai baguncar tudo mesmo, entao que se bagunce com dois caras bons de bola. Alguem discorda?

Bola pra frente.

PS: Torcedor positivo, em muitas oportunidades tambem nao acompanho as opinioes de muitos aqui no blog, inclusive as do Rodrigo e ele sabe disso. Mas, como aqui eh um lugar onde antes de mais nada a amizade deve reinar, da proxima vez, ate por questao de respeito, se identifique. Afinal, ninguem eh obrigado a acatar a opiniao de ninguem. mas com respeito.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Anderson, valeu, cara. Nem vale a pena perder tempo com um panaca como esse (Torcedor Positivo). Só permiti esse comentário infeliz e patético dele, para que no futuro, não reclame que algum dia foi vetado, pois a partir de agora o mesmo não terá o comentário publicado (quando tratar com a devida falta de respeito).
Bom, sobre o jogo, concordo que o Botafogo não jogou nada. Mas o Flamengo tb não. Por isso eu acho que não foi um resultado "justo". Mas tb não acho que nos acovardamos. Perdemos nos detalhes.
Ah, e apesar da fragilidade e limitação, ainda vi um futebol melhor do que nos tempos do Joel. Sério mesmo, cara.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. "Nada está tão ruim que não possa piorar". Todo mundo sabe este ditado popular. Ele será concretizado com a contratação do ex jogador ( para mim jamais jogou alguma coisa) Ricardinho. Se contratarem não verei nenhum jogo do Botafogo enquanto ele estiver no ex Glorioso. Loris

Anderson Silva disse...

rodrigo, o futebol do time melhorou sim, mas ontem a postura foi a de antigamente. Eles marcaram nossa saida de bola e ficou por iso mesmo, conosco nao fazendo a mesma coisa. Eh claro que falta mais qualidade no plantel deste time e volto a dizer: se trouxer Ricardinho tem de trazer o Jobson tambem. Senao vai ser incoerente a coisa. Hoje o Botafogo nao faz mal a ninguem. E precisamos de um atacante bom URGENTE! Herrera e Caio nao tao com nada. E nao acredito muito na ultima rodada do carioca. Com certeza o america vai tomar uma "injecao de animo" ($$$$$) do flu-flu pra atrapalhar a gente, ja que pro time de vila isabel nao resta mais nada. E ainda tem o jogo do vasco... mesmo sabendo que o time da colina tem de vencer o olaria pra garantir seu jogo contra o segundo lugar do grupo, sei nao, mas acho que podem fazer uma armacao por ai... haja visto os ultimos penaltis marcados a favor deles. Uma vergonha. Mas vamo ve. Domingo vou estar na tv as 16hs fazendo meu papel e torcendo muito. Mas o time tem de ajudar, neh?

SAN

Rodrigo Federman disse...

É, Loris. Tb não me empolgo. O Ricardinho é aquilo que chamo de contratação. E não de reforço.

Anderson, não achei tanto assim, apesar de concordar que o Caio poderia ter sido mais ousado de saída. Principalmente nas duas laterais.
Sobre a próxima rodada, tb pensei nisso: Possibilidade de armação, mas quero acreditar que o Vasco não será tão sujo como Fla e Unimed FC são.
Por fim, domingo que vem estaremos ligados (como sempre). A começar pelo jogão das 14h entre Real x Barça e seguindo direto para o Botafogo e América.

Abs e SA!!!

Levi disse...

Escrever com pressa resulta nisso.
Há um erro de acentuação no meu último comentário e uma vírgula mal colocada. Desconsiderem, por favor.
No mais e já reconhecendo a incursão numa impropriedade, sugiro que não façamos desse espaço um cenário para ataques frontalmente pessoais. Que se rebatam proposições com argumentos. Tentativas de desqualificações do que opina contrariamente ao que se pensa não mais serão respondidas, pelo menos por mim, claro.
Abraços e saudações botafoguenses.

Renan Marcolino disse...

Primeira vez que acesso o site e gostei mto, parabéns!

Rapaz, eu concordo com você! O resultado foi horrivel! Ver o Botafogo perder é sempre ruim, mas acho q uma luz no fim do túnel se acendeu. O time valoriza mais a posse de bola, tenta jogadas mais objetivas e variadas e está um pouco mais agressiva.

Futebol não é uma ciência exata mas as vezes funciona como matemática. Perdemos ontem pq o adversário marcou mais gols. Comentário óbvio? Seria se do outro lado não tivessemos um Ronaldinho apagado, um Thiago Neves que apesar de iluminado pouco fez durante os 90 minutos e uma defesa q em vários momentos bateu cabeça. Tomamos dois gols em erros individuais. Primeiro no cochilo do Somália e o segundo no cochilo do Antonio Carlos q não saiu dando condições para o Thiago marcar.

Acho q chegaremos as finais, porém não sei se chegaremos fortes para conseguirmos o título.
Teremos 4 clássicos seguidos em meio as fases decisivas da Copa do Brasil. To contigo, pra mim o q tá valendo mesmo é quarta-feira!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Levi. A sua proposta é a correta. Desta vez não aguentei. Deveria ter simplesmente bloqueado o comentário do infeliz ao invés de respondê-lo. Assim será feito a partir de agora. rs.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Renan! É isso mesmo, cara. Tenho o mesmo sentimento. Apesar dos pesares, vi melhorias. E isso era algo que jamais imaginei ver com o Joel Santana!
Pra cima do Avaí! E seja bem-vindo ao CB.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

S.A. Rodrigo

As vezes acho que alguns aqui são mais anti-joel do que Botafoguenses, fizeram tanta propraganda para o cara sair em uma hora inoportuna que agora tai o resultado: Botafogo jogou um bicampeonato no lixo, e possivelmente vai cair na copa do Brasil.

essas notas que voce deu foi totalmente sem sentido, ate parece que voce esta tentenado acobertar aquilo que voce mesmo plantou, "que sem o Joel o time melhoraria", o time não jogou nada, estavam totalmente sem vontade. dizer que o esquema tatico esta melhor e uma mentira, esquema tatico bom e o vencedor, a retirada do Joel foi inoportuna, o certo seria ir com ele ate o fim do campeonato carioca e ate la conseguir um tecnico mais a altura, sinceramente o Caio Jr não tem sina de campeao. o cara ja rodou diversos times brasileiros e nunca ganhou sequer um estadual.
Porem o torcedor ao inves de fazer seu papel (torcer e exaltar o time) preferem dar uma de comentarista esportivo ou tecnico. parece que a felicidade maior e tirar os jogandores não queridos, e não os resultados positivos do Botafogo.

fizeram tanta propraganda para o LF sair, pq ele era lento, ta certo ele e lento mesmo, porem era um dos unicos que sabia bater faltas ou escanteios, e gol de falta tem o mesmo valor que gol de placa. hoje estamos ai sem nenhum homem de armação e nenhum cobrador de falta. parece ate que a torcida pensa que o LF vai sair e um Messi vai entrar. fizeram tanta propraganda para o Joel sair pq o time não jogava bonito e pra frente, que agora que se concientizaram que o time e limitado, e se não for um tecnico "retranqueiro" não da molho.

Enfim mas um ano de vacas magras.

Santos

disse...

Fala Rodrigo !
Pra mim, o primeiro gol foi culpa do Arévalo que não colocou o pé pra bloquear o cruzamento e do Somália que ficou assistindo.
O segundo foi culpa do Antonio Carlos que cuchilou e não fez a linha de impedimento.
Você reparou que o Everton não consegue fazer um cruzamento direito, mesmo quando é escanteio. Assim não dá. Só via o Loco levantando os braços. O garoto tem que treinar muito essas cobranças.
O Herrera não está no seu melhor momento mas sabe cruzar e isso já é, pelo menos no momento, um alento.
O Caio tá muito cai, cai. Merecido o cartão que levou. Em vez de tentar concluir, caiu.
O Bruno Tiago foi muito mal também.
Acho que o Arévalo e o Marcelo Matos ficaram sobrecarregados, já que não tínhamos meio de campo.
Perder pro Flamengo é sempre ruim, mas eu quero mesmo é a Copa do Brasil.
Vamos que vamos Fogão !!!!

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Santos, respeito a sua opinião, mas permita-me discordar.
Lembro o seguinte: O Botafogo não demitiu o Joel. Foi o mesmo, que no auge do seu narcisismo, que não aceitou ser contestado e pediu para sair. Além disso, não acho que a hora foi inoportuna. Pelo contrário: Como eu quero a Copa do Brasil, acho que veio em boa hora, pois para o Joel, o estadual é o limite. Por fim, não podemos esquecer que ele montou esse elenco. Ele pediu essa quantidade de volantes. Ele liberou o único criador do time (Cajá), sabendo que não tinha mais ninguém no elenco. Ele fez o clube gastar milhões pelo Everton, que convenhamos, não vale tudo isso. Enfim, sou muito mais Caio Jr. e agradeço aos céus por termos nos livrado da Lenda. E isso - em minha opinião - não é ser anti-Joel acima do Botafogo. É ser a favor do Botafogo grande, mesmo que demore a voltar aos trilhos, pois o caminho traçado pelo antigo treinador era errado, cheio de obstáculos e confuso.

Fala, Gê. É, cara. Ontem foram dois vacilos do sistema defensivo.
O Everton, putz, até agora é outro que não justificou o investimento. E ainda cobra bolas paradas mais fraco do que o LF. Aí fica difícil, né? rs.

Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

E perdemos novamente, putz, que raiva perder pra esses merdas. Porém nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Acho que o 1º tempo fomos muito mal, no segundo com a saída de somália e Bruno thiago, melhoramos. Agora a nossa deficiência de aramação no meio de campo é evidente e precisamos solucionar esse problema o mais rápido possível.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

É, Ari. Para mim está evidente que houve evolução tática, mas evidenciou tb a necessidade de reforços. Principalmente no setor de criação.
Abs e SA!!!

Newton disse...

Rodrigão e amigos alvinegros,

Houve evolução na parte tática. É fato. Deixamos de jogar com três zagueiros para utilizarmos dois ou três cabeças de área. Ontem, jogamos com Arévalos e Matos. Porém, Bruno e Everton não estiveram presentes.

Também concordo que evoluímos no quesito posse de bola. Por exemplo, o Jéferson tem optado em começar o jogo a partir da zaga, evitando ou reduzindo o número de intervenções aéreas.

Contudo, essa pequena evolução ainda não produziu o efeito esperado. O time está carente de jogadas ensaiadas, arremates certos de meia e longa distância, e até mesmo apurar os cruzamentos da linha de fundo para o Abreu, entre outros fundamentos. E as cobranças de faltas?

O que vimos ontem foi uma mistura do esquema Joel, ainda muito recente de ser esquecido e substituído, com o comentário inicial feito pelo Levi, em que o aspecto emocional pesa, e muito. Jogar contra o Fl...... (também não quero mencionar essa palavra) tem sido uma tragédia! Basta lembrarmos que em muitos jogos deixamos de vencer em cima da hora (lembram-se dos vários empates por 2 x 2?).

Devo também lembrar-lhes que a coisa mais importante que o Joel fez pelo Botafogo foi no jogo decisivo contra o fl....... Naquela ocasição, ainda no vestiário, ele "gritou" (e consta em vídeo) para os jogadores "eu sou heroi", repitam, "eu sou heroi"! Lembram-se? Aquilo mexeu com os brios dos jogadores, que dividiram todas as jogadas como se fossem as últimas de suas carreiras.

Em resumo, pra ganhar deles não basta um bom esquema tático. Tem que haver um algo a mais (lavagem cerebral que é pra vencer, ou então o camarada vai morrer!!!!!!!).

Amigos, acrescentando mais detalhes, não podemos concordar que a opção Somália na lateral esquerda seja a melhor. Pergunto aos amigos: Quantas vezes o mala do Joel testou o pretinho ali?

Resposta: N vezes. Não presenciei uma boa apresentação do Somália na lateral esquerda. O cara já não tem uma boa coordenação e ainda fica com as costelas quebradas! Concordam ou discordam?

Somados os aspectos táticos, emocionais (muito bem trabalhado pelo Levi), de ignorância do treinador (por ordem médica fui impedido de falar do alessandro, hehehe!)e técnicas (o elenco está fraco para copa do brasil e brasileirão), como poderíamos vencer o capeta ontem?

Precisaremos ganhar do América (vai ser difícil), digamos, do Vasco, depois digamos do fl...... e depois, de novo, vencer do capeta!

Só por milagre ganharemos o cariocão!

Newton

MEDUNA disse...

Levi, você já foi intolerante com comentários meus e eu não fiz escarcéu disso. Mas eu não quero me ater a esse assunto menor. Quero falar como botafoguense, que se sentiu indignado com os termos que você usou para com o nosso amado Botafogo. Medo incontrolável... pânico..acovardamento.. Você ofendeu o Botafogo como instituição, todo o elenco, a sua torcida. O Botafogo jamais vai entrar em campo acovardado contra time nenhum, porque quando um jogador veste o manto, com aquela estrela prateada sobre o fundo negro, ele não pode sentir medo. Ele pode perder porque o adversário teve sorte, foi melhor, ou o juiz canalha nos roubou. Pãnico, isto não tem a mínima possibilidade de acontecer, e se por acaso pudesse ser verdade, o verdadeiro botafoguense não admitiria nem sob tortura.
Fosse você um frequentador recente neste blog e eu diria que era um urubu infiltrado.
Eu prefiro acreditar que o seu comentário foi fruto da emoção e de raiva momentânea e que como aquele torcedor que que queimou o nosso manto no fatídico jogo contra o vasco, você já esteja arrependido de suas palavras.
Não guarde ressentimentos como eu também não vou guardar.
SAN

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Newton. A evolução existe é lenta, mas já esperávamos, né? Não podemos cobrar mais do que o tempo pode nos oferecer. Td tem a sua hora. Só não podemos cobrar uma mudança radical do Caio. O trabalho dele será gradativo, até porque, são 14 meses com uma filosofia do ex-treinador. Eu ficaria mais preocupado se não tivesse percebido qualquer melhoria até agora.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Meduna, o Levi pode me corrigir se estiver errado, mas acho que ele se referiu ao comentário maldoso do anônimo "Torcedor Positivo" e a minha resposta um tanto quanto agressiva tb. Se não, certamente tem coisas que no calor do momento, falamos sem pensar muito. E no caso da escrita, pior ainda, pois a interpretação é pessoal.
Td tranquilo!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Meduna,
Não me recordo de ter menosprezado algum comentário que você tenha feito. Se assim é, saiba que procuro me ater ao conteúdo mesmo do que alguém com quem não concordo fala em qualquer foro de discussão. Há um livro de Shopenhauer que “ensina” a vencer um debate mesmo sem ter razão. Uma das táticas consiste em desqualificar o oponente ou mesmo responder ao que o referido contendor não afirmou. A estratégia é malsã, pois esvazia o mérito do que se discute. Se alguma vez escrevi por aqui qualquer coisa que tenha ido de encontro ao que você porventura tenha registrado, trago comigo a absoluta convicção de que não fiz ataque pessoal, ao contrário do que você fez em relação ao que escrevi. Dizer que o Botafogo se acovarda diante do adversário referido não faz de mim menos torcedor do Glorioso do que sou há muito tempo. Sofro com as derrotas e com as vicissitudes do Botafogo, especialmente quando perde lá pros caras. Vou repetir, contra a opinião do dono do Blog: Tenho a nítida impressão de que o Botafogo joga contra o urubu de uma forma diferente da que faz contra outros adversários. Em suma, joga com medo e, como disse antes, não é assim porque quero, mas porque é fato.
Já discordei do Rodrigo e mesmo do Fábio Snoopy, lá no blog dele, como aqui também e nem por isso foi necessário levantar qualquer afronta pessoal ou mesmo responder ao que o oponente não afirmou e o respeito entre nós falou mais alto. Lembro-me mesmo que foi na questão do Túlio, volante que, na minha opinião, honrou sobremodo a gloriosa alvinegra. O Snoopy, muito respeitosamente, discordou de mim e nem por isso foi dito que falo muita bobagem.
De qualquer modo, não irei dar continuidade a essa conversa de porco espinho. Minhas impressões foram aqui registradas e as mantenho, a despeito dos amigos que comigo não concordam. E se o Botafogo, ao meu juízo, modificar esse comportamento, serei o primeiro a reconhecer e registrar que a minha impressão mudou. Até lá, fica o dito pelo dito.
Não vou responder à insinuação velada de que sou um urubu infiltrado.
Por fim, encerro a conversa sobre esse pequeno desentendimento. Saiba que se eu concordar com você em outros pontos, registro também. Se não concordar, ficarei adstrito ao cerne do comentário e não farei ataque pessoal, muito menos direi que você fala bobagem.
Saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Levi, como vc disse, já discordamos muitas vezes! Isso é saudável, inclusive. Creio que foi apenas um mal entendido entre vc e o Meduna, que são duas pessoas sensacionais que enriquecem bastante este CB! O mais importante é o respeito e acredito que tudo esteja resolvido entre os amigos! Assim é o botafoguense! Bola pra frente (todos nós!).
Abs e SA!!!