12/04/11

Igual, pior ou um pouco melhor?


















Ontem eu li - em vários blogs e fóruns botafoguenses - inúmeros comentários de torcedores criticando o Caio Jr. e afirmando que as coisas no GLORIOSO pioraram com o novo treinador .

É claro que respeito, mas acho um absurdo.

Em primeiro lugar, porque estão comparando 14 meses de trabalho (?) com menos de duas semanas.

Em segundo lugar, porque o elenco atual foi montado pelo Joel e os reforços solicitados pelo Caio Jr. (independente de serem bons ou ruins) ainda não chegaram para fazermos uma análise.

Por fim, afirmar que o futebol apresentado piorou é procurar pêlo em casca de ovo.

E não sou eu que estou dizendo. Os jogadores - querendo ou não - confirmam. 

O  Jefferson, por exemplo:

"- A filosofia de trabalho do Caio Júnior melhorou e muito o nosso time, como o toque de bola e a saída de jogo da defesa. Mas ainda estamos devendo e precisamos mudar o nosso jogo aéreo. Precisamos ter alternativas".

Lógico que muita coisa precisa melhorar, mas é inegável que já houve progresso.

Será que estou exagerando quando digo que antes sofríamos para empatar e hoje sofremos para tentar vencer?

Não é diferente?

Cada cabeça é uma sentença. 

No momento eu vejo o Botafogo igual ao Jefferson e o Loco Abreu.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, o torcedor de um modo geral quer resultados imediatos e é extremamente passional. Hoje, muitos torcedores são fãs do Cuca pelo trabalho dele no Botafogo, apesar de não ter ganha um título, mas se não estou enganado, o Cuca estreou com uma vitória sobre o Vasco (4X1) e depois ficou vários jogos empatando, sempre batia na trave. Acho muito difícil você mudar o estilo de jogo de uma equipe e implantar a sua filosofia em apenas duas semanas, vou mais longe: acho difícil fazer isto em menos de um ano, mas no futebol brasileiro, um ano é uma eternidade. Aquele time do Botafogo de 67/68, começou a ser montado em 63/64. Tudo bem que naquela época não havia a pressão que há hoje, mesmo porque ganhávamos títulos e torneios importantes regularmente e perder para os mulambos era um acontecimento raro e, para ganhar deles nunca precisamos de arbitragem: acho que essa é a razão do grande ódio que esles tem da gente. Acho que devemos dar tempo para o Caio Jr, mas lembrando que êle não pode fazer o alessandro, somália, marcio rosário, etc, jogar bola, porque eles simplesmente são fracos tecnicamente. Portanto, sem reforços não dá prá fazer muita coisa, nem com o Mourinho.
Sobre o outro post, o do CT, só acredito vendo e digo mais: isso me cheira a projeto eleitoreiro e quer amenizar a fúria da torcida em relação ao time. Esses caras estão aprendendo com um certo "co-irmão", que quando vai mal diz que vai contratar um grande craque ou outra coisa qualquer. Realmente parece que estamos virando filial desse clube nojento. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, é o que eu penso também. E isso me faz ter a certeza de que, apesar de lenta, já houve uma pequena melhora. Não dá para cobrar uma mudança radical de uma hora para outra. O fato é que tem gente cobrando o Caio em muito menos tempo do que fizeram com a Lenda. Isso que eu não entendo. Respeito, mas não entendo e não aceito.
Sobre a sua impressão a respeito de MH, novamente pensamos igual.
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Criticar caio jr porque perdeu o jogo de domingo soh pode ser brincadeira. Eh um amania que nossa torcida tem. O Botafogo precisa urgentemente conquistar um titulo relevante para amansar nossa torcida, que estar num amargor irracional ja faz tempo. Ninguem aguenta mais nada. Ate nossas torcidas rivais notam isso e ate se assuntam, sabia? Ta osso!

Rodrigo Federman disse...

O pior que li muito por aí mesmo, Anderson. Sentem saudades daquele jeitão bonachão e boa praça (que para mim sempre foi jogada de mkt) da Lenda. E como o ex-treinador é adorado pela mídia, ainda aparece dando entrevistas toda a semana, falando um monte de besteiras. Aí os seus órfãos sentem mais saudades ainda, esquecendo de todo o atraso de vida que esse cara nos fez passar. Estou com o Caio Jr.!
Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

Sergio, falar que o lance do CT ser eleitoreiro eh algo bem injusto. Ja faz tempo que o assunto se arrasta e eh complicado. A verdade eh que nossa torcida vive de passado faz tempo e isso nao eh de agora nao. Ou foi aqui ou em utro lugar que li, dizendo que nosso clube soh ganha dois titulos em media por decada, desde os anos 90 e nada muito relevante, tirando o brasileiro de 95 eh claro. E isso vem de muuuuito tempo, de muuuuitas administracoes que arruinaram o clube. Algo tem de ser feito por pessoas com ideias novas. Esta turma que esta no Botafogo hj, seja da situacao ou da oposicao, nao vai levar o clube a lugar algum, a veradade eh esta.

Anônimo disse...

Quando o Botafogo jogou contra o time ridículo do Paraná o time foi bem diferente daquela tragédia que era o time do Joel, mas quando pegou um adversario que tem qualidade, voltou a mostrar a mesma ineficiência e o com o gravante da zaga ter se tornado uma mãe. Como é fraco esse João Filipe, segundo clássico e ele entrega o presente para o rival.
Ponto positivo foi o presidente MA ter ido aos microfones e assumir que a sua equipe de mapeamento de mercado errou no planejamento, primeira vez que ele faz isso.
Pelo que eu to escutando por ai, o time não vai melhorar muito com os reforços que estão sendo especulados... Ricardinho, Pedro Ken e André Bahia não vão mudar em nada a falta de qualidade desse time do Botafogo.
Bruno

Anderson Silva disse...

Alias, ta UM SACO essa choradeira de joel, depois da saida do Botafog. PO, o cara fica se explicando o tempo todo, se justificando.. eu hein. Cara chato. E sempre tirando o dele da reta, como se ele fosse muito importante. Pois eh, ele nao estava cheio de propostas do Brasil e de fora? Porque ele ta desempregado ainda? Chato pra caramba, isso sim.

Rodrigo Federman disse...

Anderson, o pior é que por enquanto não surgem possíveis nomes (interessantes) para a disputa no final do ano.
Sobre a opinião do Sergio, concordo que pode ser injusta e precipitada, mas infelizmente é o que penso tb.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bruno, mas diferente dos tempos do Joel, não fomos pressionados durante os 90 minutos nem por Paraná e nem mesmo pelo Flamengo. No clássico, já opiniei, o detalhe de jogadores acima da média (no Brasil) fez a diferença. Mas se fosse com o antigo treinador, seria um sufoco do apito inicial até o final...e com grandes chances do resultado ser o mesmo.

Anderson, esse cara (JS) só está me dando mais certeza de tudo o que sempre pensei dele: Mau caráter travestido de boa praça. Fiquei sabendo que ontem, pra variar, andou falando bobagens em um programa no SporTV. E não apenas do/sobre o Botafogo. Parece que ao ser questionado sobre o Bahia, ele disse algo como "espero coisa grande e não proposta pequena", esquecendo que o único estado que dá abrigo aos seus péssimos serviços é justamente a BA (além do RJ). É um sem vergonha de marca maior.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

CAIO JR.ESCALOU O VETERANO ALESSANDRO DE LATERAL DIREITO E O SOMÁLIA DE LATERAL ESQUERDO COM O BRUNO THIAGO DE HOMEM DE CRIAÇÃO E O HORROSO HERRERA MUDOU O QUÊ EM RELAÇÃO A LENDA.NADA.
FUTEBOL MODERNO SEM 2 LATERAIS PARA GANHAR JÔGO FICA COMPLICADO.
WILLIAM NÃO É GRANDE COISA MAIS É MAIS ÚTIL DO QUE O CAIO QUE ESTÁ DEVENDO DESDE O ANO PASSADO E CAIO JR.SE NÃO TIVER CORAGEM DE MUDAR ALGUMAS PEÇAS NÃO CHEGA NO BRASILEIRÃO.

MAURICIO COSTA

Anderson Silva disse...

ele eh asim Rodrigo, se desfaz dos outros com uma facilidade incrivel. Espero que a diretoria esteja por dentro do que ele esta falando por ai... pra ver a merda que foi permanecer com esse cara durante tanto tempo. E pensar que o cruzeiro queria esse infeliz depois do estadual do ano passado e o cuca tava desempregado... puxa.

Rodrigo Federman disse...

Mauricio, a partir da chegada do Caio Jr. o Botafogo passou a ter mais posse de bola, número de finalizações por jogo e o Jefferson tem trabalhado MUITO menos. Isso já não é uma pequena mudança?

Pois é, Anderson. Até achei estranho o Cruzeiro ter observado o Joel. Enfim, hoje eu agradeço por esse sem vergonha estar longe e torço para que o mercado em times grandes dos principais centros não mais abra as portas para o mesmo.

Abs e SA!!!

Anderson Silva disse...

pois eh, joel chamou o bahi de sardinha e olha soh oque ja ta rolando nso blogs baianos:

"David Machado disse:
Um exemplo de como jogar por água abaixo toda uma admiração e respeito acumulados. Absolutamente todo o encanto do torcedor tricolor se transformou em aversão depois dessa infeliz declaração."

O cara foi querer fazer graca pra jornalista da fla-press e se fudeu. Bem feito!!!

Anônimo disse...

Muito engraçado de fato os torcedores quererem criticar Caio Jr. nessa altura do campeonato. São as famosas viúvas do Joel...

O time mudou de postura e muito! Mas peca ainda na ligação e na finalização. O Botafogo é refém do Loco, Maicosuel, Marcelo Mattos e, ultimamente, do Bruno Thiago. Não é de uma hora pra outra que o time muda de vez. Acho que boa parte da torcida jovem, que não sabe muito sobre os mals bocados do Botafogo, deveria ler pelo menos um pouco do "21 depois de 21" para entenderem o que é ficar muito tempo sem título...

Lí uns comentários aqui sobre "amenizar" a torcida organizada Fúria. Fúria? Só se for fofúria. Torcida completamente vendida! São amiginhos do M.A. - Pra mim o M.A. não quer ter que discutir a relação.

Asura

Rodrigo Federman disse...

Bem feito mesmo, Anderson. Fechou uma das poucas portas que sempre estão abertas para ele (RJ e BA)! Além de ruim, arrogante e mau caráter, é uma besta humana. Tudo isso para manter uma fama idiota de piadista. Bem feito. Se queimou.

Asura, eu tb penso assim. Há muita coisa para melhorar (inclusive no próprio Caio Jr.), mas se considerarmos as últimas apresentações e compararmos com todas da época do JS, só não vê uma leve evolução quem não quer.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não se pode elogiar o Mauricio Assumpção... já pensando que o time não vai passar das quartas de finais na Copa do Brasil, o nosso "brilhante" presidente já alugou o estádio para o show do Paul McCartney, caso o time passe para as semi finais, não teremos onde jogar.
Justificativa do "brilhante" presidente: o que o Botafogo ganha com o show do Paul McCartney não ganha em 15 partidas.
Ele não quer ver o Botafogo ganhando títulos, ele quer ganhar dinheiro, conhecer o Paul pessoalmente, e arrumar camarote vip para seus parente e amigos mais chegados. O Botafogo chegar as semi finais da copa do Brasil e a torcida lotar o estádio? Isso é praticamente impossível com esse time que eu montei, eu quero é o autografo do Paul e entragar uma camisa do Botafogo assinado por todos os jogadores e aparecer nos jornais ao lado do pop star. Esse presidente do Botafogo é uma lástima!
Bruno

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Bruno, é uma faca de dois gumes. Os argumentos dele (transformar o Engenhão em uma opção de lazer e fonte de renda) é aceitável. O problema é justamente coincidir com uma possível semi na Copa do Brasil, né? Imaginemos que a gente chega: O que seria melhor? Para eu opinar com mais certeza (e tentar não ser injusto), gostaria de saber exatamente quanto o Botafogo vai ganhar no aluguel desse show. Aí sim dá para saber até que ponto vai a ambição do MA.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Outro dia, li aqui no CB, não me recordo quem escreveu, sobre o ´´silêncio dos ignorantes``. Muito interessante,por sinal.
Ontem, no programa ´´sem amigos``, pois não conheço ninguem que goste desse programa, constatei o inverso do que disse acima. O JS proporcionou a ´´ORATÓRIA DOS IMBECIS`` com respostas egocentricas, como é do seu estilo.
Quanto ao Caio Jr, eu já disse que não faz um bolo de chocolate, sem chocolate e, no Botafogo, a falta de ingredientes é grande.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Antonio! Falou tudo!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Acho que o nosso problema é o pessimo ataque que temos,qualquer clube eles já teria sido sacado.Um centravante que além de veterano só faz gol de penalty e diz bom no cabeçeio. Pergunto pra vc quantos gol de cabeça ele fez. Bom no cabeceio era TULIO esse sim.

Rodrigo Federman disse...

José Geraldo, que o ataque tb precisa de reforço, concordo. Mas desculpe, discordo qnd vc diz que é o nosso maior problema. E apesar de reconhecer que o Loco não é um craque de bola, putz...se não fosse esse caneleiro que só faz go de pênalti (suas palavras), o Botafogo estaria pior, companheiro. Muito pior!
Abs e SA!!!

Mikael disse...

O Botafogo perdeu quando podia perder. Se conseguirmos passar para a final certamente seremos um osso duro de roer, apesar das nossas deficiências. Botafogo cresce quando é dado como morto. Lembro que os times de Vasco e de Flamengo abusaram dos toques de efeito, dos toquinhos e das comemorações provocativas, mostrando claramente desprezo por nós. Isso afeta o orgulho dos jogadores tanto quando o da torcida. Depois do último jogo, o técnico adversário já deu como certa nossa desclassificação. Essas declarações e atitudes têm de ser usadas, caso o Botafogo passe para a semifinal. Elas têm de servir de combustível para inflamar o moral dos jogadores. Seria bom também que nossa torcida comparecesse aos jogos e não vaiasse com dois minutos de jogo. Sou dos que defendem que vaias precisam acontecer, se necessárias, no final do jogo, quando não há mais nenhuma chance de dar incentivos aos jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Mikael, eu concordo. Só vejo um problema: Não dependemos apenas de nossa própria força para classificar. Isso que me deixa com uma pulga atrás da orelha. Mas eu acredito que não vai haver corpo mole do Vasco.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

José Geraldo o Loco fez um gol de cabeça contra o Paraná e fez com bola rolando também, nenhum de penalti. Ele precisa de um parceiro de ataque mais efetivo que o Herrera e de pelo menos um lateral que consiga cruzar uma bola.
Sobre o Joel, eu acho que o melhor é mandar ele pro zorra total ficar contando piada. Ele chamou o Bahia de sardinha, e que ele queria peixe grande. Será que tem propostas do Barcelona e Real Madrid?
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Ari. Sem contar os gols contra o Olaria, Americano...todos sem pênalti e/ou cabeça. Em boas finalizações. Esquecem tb dos gols que ele fez no ano passado contra o Santos, Ceará (2) e outros...
Por isso que eu disse, ruim com o Loco? Muito, mas muito mesmo, pior sem ele.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Só uma observação sobre a foto do post: Observem qual o único jogador a pular na jogada? Os outros todos estão no chão enquanto a bola já foi tocada pelo cobrador. E tem gente que acha que ele é ídolo de pano.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Muito bem observado, Ari.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que você exagerou em dizer que o atual elenco foi montado pelo Joel, 70% do elenco ja estava antes do Joel chegar, acredito que os únicos jogadores que realmente estavam na lista que o Joel deu a diretoria no {inicio de 2011}, foram: o Lucas, Marcio Azevedo, Everton, João felipe e Rodrigo mancha, o resto ja estavam, ou foram aposta da diretoria, ou outro tipo de caso, o Arevalo por exemplo foi por indicação do Loco Abreu.
o Caio Jr não me conveceu, ate agora não mostrou resultados, não vai adiantar ter futebol bonito se não tiver resultados.
não sou a favor do Joel como tecnico, mas sim para que se fosse trocado por alguem melhor, o pessoal esta contente não pelos resultados, mas sim pq a maioria da torcida conseguiu oque queria; derrubar o Joel. porem e questao de pouco tempo para que comecem a criticar o Caio Jr, ja que o maior problema não era o tecnico, e sim a falta de um meio campo, e como o Maicosuel so volta em junho acredito que ate la a batata do Caio Jr vai estar bem assada.

S.A.

Santos.

Rodrigo Federman disse...

Santos, não estou dizendo que o Joel era o único culpado, mas sim um dos maiores culpados. Por causa dele, dizem que conseguimos o "honroso" sexto lugar no BR. Mas por causa dele deixamos de nos classificar para a Libertadores. Por causa dele conquistamos o estadual 2010. Por causa dele fomos eliminados vergonhosamente da Copa do Brasil em 2010 e só nos classificamos em 2011 nos pênaltis. Elenco limitado? Concordo, mas que por conta de pouco (e péssimos) treinamento, deixava o que já era fraco, pior ainda. Mas claro, isso tudo é apenas a minha opinião. Respeito se vc pensa o contrário, mas eu felizmente agradeço aos céus pela saída desse atraso de visa narcisista chamado Joel Santana.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O Joél nem merece comentário! Pode ser um excelente motivador de times do Rio, pois conhece a cultura da cidade e tem o jeito caricato de motivar jogadores. Em um primeiro momento serve,depois vem a realidade: não existe treino, não existe jogadas e tudo se resume em coloccar todo o time se defendendo. Assim até minha avó consegue ser treinadora! Se algusn times pequenos são "casca grossa" para tomar gol, imagina um time médio como o Botafogo jogando como pequeno? Vai ser muito difícil tomar um gol. E é exatamente por isso que o caio junior está sofrendo,pois se queremos que o Botafogo jogue como time grande pecisamos de jogadores de time grande e não de time médio. O Joél eternizaria essa condição, com o Caio nossa pele sangra, mostramos nossa real face: somos um time médio, que não é capaz de ganhar nada, mas que se jogar como pequeno terá bons resultados. É isso o que queremos?
Cabe a direçao do clube (que está exposta como deveria estar sempre) mostrar o que quer, fazer "jogo de cena" como essa estória do CT, ou passar a contratar jogadores, mostrar ao que veio! A bola está com o Sr. Mauricio Assumpção e suas ORCAS!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, e eu arrisco a dizer que o Joel sabe motivar elencos .... mas tb tem data limite para isso. Depois vira tanta zona que começa a perder o controle da situação. O negócio dele é centralizar e não trabalhar. Chega um momento que ninguém aguenta mais. Para variar, como sempre, o Joel tem limite de validade de um semestre (sempre).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo esse é o grande problema, colocaram tudo na conta do Joel, perdemos nossos melhores jogadores de linha na reta final do campeonato, {Maicosuel, Jobson, Marcelo Mattos, Fabio Ferreira} e vc diz que a maior culpa foi do Joel? um time sem peças de reposição não da certo. vc trata com ironia o honroso sexto lugar, mas não diz que nosso elenco era o mais barato entre os grandes(talvez mais barato do ate alguns pequenos), um elenco como o que nos tinhamos era mais que natural que não nos classificassemos. se ao menos nao tivessemos perdido tantos jogadores ai a historia era outra.
falam que nosso time era retranqueiro, mas olha os numeros do esquema defensivo do Joel:

- 76 JOGOS
- 41 VITÓRIAS
- 23 EMPATES
- 12 DERROTAS
- 146 GOLS PRÓ
- 58 GOLS CONTRA
- 84 SALDO DE GOLS
- MÉDIA DE 1,96 GOLS POR PARTIDA

- 2º Melhor Ataque do Carioca 2010 (44 Gols). Atrás apenas do Flamengo (46 Gols)
- 5º Melhor Ataque do Brasileiro 2010 (54 Gols). Atrás apenas de Grêmio (67 Gols), Corinthians (65 Gols), Santos (63 Gols) e Fluminense (62 Gols)
- Melhor Ataque do Carioca 2011 até o momento da saida do Joel (29 Gols)

E outra Copa do Brasil e quase que nem loteria, não e atoa que Santo Andre, Paulista, Juventude, Criciuma e outros ja foram campeões.

o maior culpado não era o Joel e sim a diretoria que não troxe jogadores para compor o elenco, em boa parte dos jogos o Joel simplesmente não tinha outra alternativa a não ser jogar na defensiva ou explorando o erro do adversario. eu conheço o Caio Jr, ele é do tipo de tecnico que trabalha mais para satisfazer a torcida e a diretoria do que trazer resultados. ele pode até parecer o Harry potter, mas não é magico para fazer esse elenco limitado e cheio de "medalhões" conseguir resultados. Não me entenda mal, sou Botafoguense e estou torcendo mto para que ele de certo, e que pelo menos consiga a Copa do Brasil, mas no meu lado racional que assim como voce sempre procura o melhor para o time, acho que não foi uma boa escolha.

abs
Santos

Rodrigo Federman disse...

Claro, Santos. Entendo e respeito o seu ponto de vista. O fato de eu discordar quase que integralmente não quer dizer que eu esteja certo ou vc. São opiniões contrárias apenas. Vc não gosta muito do Caio (é seu direito) e eu odeio o Joel Só Cana. O mais importante é que os dois lados querem um bem comum: O melhor para o Botafogo.
Abs e SA!!!