05/04/11

Os números não mentem

















Fato: O time do Botafogo ainda precisa melhorar muito.

Isso não se discute.

Agora, um outro fato é que nas duas últimas partidas do campeonato carioca (Boavista e Resende), além do jogo contra o Paraná pela Copa do Brasil, o GLORIOSO conseguiu uma "vitória" que há muito tempo não conquistava: Maior posse de bola e número de finalizações ao gol dos adversários.

Além, é claro, de muito menos chutões da defesa para o ataque.

Eu sei que o que importa é a vitória (e nos confrontos do estadual, apenas empatamos), mas acredito que a evolução seja gradativa e demande bastante treino e paciência.

O "bom"é que depois de sermos pressionados (e termos menos posse de bola e finalizações) por Olarias, Madureiras e afins, finalmente passamos a ter o controle das partidas.

Segundo o Footstats, o Botafogo é o time - entre os quatro grandes - que menos finaliza, mais erra passes e tem menos posse de bola no campeonato carioca.

Ciente de que desde a sua chegada esse panorama já deu uma mudada, o técnico Caio Jr. comentou sobre a pesquisa e o que precisa ser feito para melhorar:

"- A posse de bola é nossa maior dificuldade neste início. Não é fácil ter, porque são vários fatores que determinam. Isso é um pouco o trabalho do treinador, um pouco a capacidade individual do jogador, um pouco a repetição".

Resumindo (com outras palavras): Treino. Trabalho duro!

Justamente o que menos se teve em General Severiano nos últimos meses.

E o simples fato do Caio ter trabalhado a parte tática ao invés de ter dado um rachão no último sábado (antes do jogo contra o Resende), me dá esperança de que dias melhores virão.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

BOTAFOGO A PROCURA DE UM JOGADOR DE LIGAÇÃO DO MEIO CAMPO O REFUGO RESERVA DO INTER RS ANDREZINHO E O FIM DE CARREIRA GILBERTO E ESTAMOS A UM EMPATE NO DOMINGO PARA SER CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA, PORQUE NÃO DÁ OPORTUNIDADE AO EX-SÃO PAULINO JEFERSON NA BASE OU AO CIDINHO.TEM COISAS NO BOTAFOGO REALMENTE QUE DESANIMA E QUANDO SERÁ APROVEITADO JOGADOR DA BASE FICAMOS SATISFEITO NO JOGO DO PARANÁ COM O APROVEITAMENTO DO CIDINHO E DO WILLIAMS AÍ NO JOGO DO REZENDE VOLTA AO MESMO PATAMAR JOGADORES SEM QUALIDADE E QUE NÃO DÁ ESPERANÇA NENHUMA A NÓS TORCEDORES.CAIOR JR.ESPERO QUE VOCÊ SEJA DIFERENTE DO JOEL.

MAURICIO COSTA

Rodrigo Federman disse...

Maurício, essas coisas não tem explicações mesmo. Eu aposto que são ordens superiores (empresários e dirigentes), pois não consigo entender/aceitar esses absurdos.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Tempo. Temos que dar tempo pra começar a aparecer o trabalho do Caio Jr. Não dá pra tirar nenhuma conclusão com tão pouco pra mudar 14 meses de condicionamento de time pequeno.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, em pouco tempo ele já conseguiu reverter alguns desses números que estavam ruins/negativos. Com tempo e mais trabalho, a tendência é melhorar mais ainda.
Abs e SA!!!

ROD disse...

Rodrigo, Parabéns pelo blog, sou novo aqui.

Se o Caio Júnior quer mudar a mentalidade do time, precisa agir de acordo. Dizer que precisa de tempo não é argumento.

Por que ele acha que o Botafogo fez um jogo aceitável contra Boavista e Paraná? Por que mudou o time? Faz-me rir.

Contra o Resende, barra o Caio sem motivo e o que acontece? Primeiro tempo ridículo.

Nem vou comentar a substituição para garantir o empate.

Abraço,
Rod

Rodrigo Federman disse...

Fala, Rod. Obrigado. Volte mais vezes, ok?
Cara, eu acho que ele precisa de tempo sim, afinal, foram 14 meses com uma mentalidade que impregnou no grupo. Uma mudança exige um certo tempo. Agora, concordo contigo no que diz respeito à algumas mudanças se fazerem necessárias "para ontem". Uma delas, ao meu ver, é a efetivação do Caio no time titular.
Abs e SA!!!