06/04/11

Que venha o Avaí!
















O Botafogo não tomou conhecimento do Paraná e também venceu a segunda partida (válida pela segunda fase da Copa do Brasil) entre as duas equipes na noite de hoje, no Engenhão.

Os 3 a 0 (2 do Loco Abreu e Caio) foram incontestáveis. O somatório do confronto também: 5 a 1 a favor do GLORIOSO.

E diferente do sofrimento diante do River Plate/SE, o alvinegro soube atuar com extrema inteligência, se impondo como time grande, pressionando o adversário e sem levar sufoco em nenhum momento sequer.

Quanta diferença, né?

Mesmo na partida ruim contra o Resende no último final de semana, não podemos esquecer que o Botafogo parou de ser pressionado. 

Jogar bem, dar espetáculo e convencer são outros "quinhentos", pois aí já entra em questão a qualidade técnica do elenco, que sabemos, é limitado.

Mas os amigos hão de lembrar o que digo desde o ano passado: O time do Botafogo é medíocre, mas o seu treinador (na época, Joel Santana) consegue torná-lo ainda pior. O que falta é mais treino, trabalho sério e menos piadinhas e babaquices.

Infelizmente convivemos com 14 meses de piadinhas e babaquices. Com isso, foram 14 meses sendo pressionados, jogando feio e dando sono na torcida...
...até mesmo quando vencíamos.

Eu sei que o resultado é o que verdadeiramente importa, só que o botafoguense é "mal acostumado de criação". Ou seja, nascemos ouvindo histórias gloriosas, vitoriosas e encantadoras deste clube gigantesco. Por isso cobramos sempre mais, mais e mais. Mesmo que muitas vezes pareça "impossível".

Enfim, quero dizer o seguinte (analisando a vitória de hoje sobre o Paraná): Há quanto tempo não vemos o Botafogo sem dar chutões para todos os lados e de todas as formas? Há quanto tempo não víamos uma jogada ensaiada em cobrança de bola parada, como foi na falta batida pelo Loco Abreu e que o Herrera perdeu um gol feito?

Amigos, isso me faz ter toda a certeza do mundo para afirmar: Em apenas uma semana de trabalho, o Caio Jr. já fez muito (e bota muito nisso!) mais do que o Joel Santana em um ano e meio.

Vida nova ao Botafogo.

Chega de Neys Francos e Joéis Santanas...
...tanto que depois de dois fracassos (2009 e 2010) em fases iniciais da Copa do Brasil, finalmente avançamos.

Valeu, Caio Jr., que quando pensei que iria me "irritar", acabou me pregando uma agradável surpresa: O Lucas no meio de campo foi uma ótima sacada. Bem melhor do que o Bruno Thiago.

É, sinto que agora temos treinador.

O elenco continua medíocre e carece de reforços (e não de contratações), mas com o trabalho e seriedade do Caio, acredito que finalmente o Botafogo vai atuar como eu sempre dizia: No limite, mas como um time GRANDE!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 3 x 0 Paraná

1- Jefferson: As bolas que chegaram foram defendidas com maestria - 7,0

2- Alessandro: Ofensivamente é nulo. Atrás é normal. Continuo não o aceitando como titular - 6,0

3- Antônio Carlos: Boa partida. Na sua média - 6,0

4- João Filipe: Começou atrapalhado, mas cresceu demais no decorrer da partida - 6,5

5- Arévalo Ríos: Cão de guarda. Muito melhor do que o Mancha - 6,5

6- Márcio Azevedo: Belo início de jogo, apoiando com força e marcando com eficiência. No segundo tempo segurou um pouco - 6,5

7- Bruno Thiago: O de sempre: Muita correria e pouca inteligência - 5,5

8- Marcelo Mattos: Chegando com perigo no ataque e distribuindo bem o jogo - 6,5

9- Loco Abreu: Dois gols, duas assistências e duas jogadas de efeito. De bom tamanho - 7,0

10- Everton: Viveu de lampejos, mas os lampejos foram decisivos - 6,5

11- Herrera: Irritou (muito) até os 20 minutos do primeiro tempo. Depois, mudou da água para o vinho e terminou em alta (com justiça) - 6,0

12- Caio: Entrou para dar correria. Cavou um pênalti (inexistente) e marcou o seu gol - 5,5

13- Willian: Trombou com os defensores e teve uma boa oportunidade de marcar - 5,5

14- Lucas: A grata surpresa. Atuou solto, com liberdade e ajudando atrás e na frente - 7,0

Caio Jr.: Impressionante como já mudou toda a maneira da equipe atuar. Joga para cima e sabe movimentar as peças no jogo - 7,0

22 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Esse João Felipe se bem cuidado pode ser um bom zagueiro, ás vezes e´estabanado tipo Junior Baiano, mas tendo um treinador pra orientar, pode formar uma boa zaga com o Antonio Carlos.
Quanto ao jogo, o Botafogo fez o que deveria, parti pra cima e ganhar o jogo.
Vamos torcer agora pra dar tudo certo contra o império do mal.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, hj até os 10, 15 minutos eu vi o mesmo JF de sempre: Um perigo. Mas depois reconheço (tanto que foi uma das minhas maiores notas) que ele cresceu. Mas precisa mesmo de muita instrução, pois é estabanado e afobado. Ainda não me sinto seguro com ele, sabe?
E domingo, amigo... se jogarmos igual hj, vencemos fácil!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, primeira partida que assisto da era Caio Júnior.Gostei do que vi.Sem aqueles malditos chutões, jogadores ligados o tempo todo, algumas jogadas treinadas e o melhor de tudo, os reservas, quase ao final do primeiro tempo aquecendo para qualquer eventualidade.Segundo soube, as peladas ridículas foram suspensas por treinamentos táticos.ELES SÃO PROFISSIONAIS E GANHAM MUITO BEM PARA FICAREM NA SOMBRA E ÁGUA FRESCA DA ERA VV.
Só discordo de você em um aspecto, não acho o nosso time tão fraco assim. Acompanho os principais campeonatos e não vejo muita gente melhor do que nós.Como disse hoje `a tarde,o CJ tem que ter o apoio da direção.Um abraço do JOTA, que voltou a ter tesão em assistir aos jogos do FOGÃO.

Anônimo disse...

Quando eu resolvo pedir a cabeça do Herrera ele joga bem. Gostei de todo o time, principalmente o ídolo: Loco.
Agora vamos pra cima do lixo.

Enéias Teles Borges disse...

Gostei do jogo. Creio que passaremos pelo Avaí.

Um degrau por vez e vamos em frente...

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Jota, é um outro time, né? Há quanto tempo não dizemos isso, né? Joel Santana era o grande tumor do Botafogo e em 3 jogos já notamos diferenças gritantes.
Sobre o time ser fraco, ainda acho que é. Concordo que estamos no nível da maioria, mas isso só prova que o futebol está nivelado por baixo! rs.

Marconi, eu tb não estava mais aguentando o Herrera. O primeiro tempo dele foi sofrível, mas cresceu MUITO no segundo! Que venha o lixo tb!

Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Gostei da disposição da equipe,Rodrigo.Jogando sem preocupação com o regulamento,como se tivesse 0x0.Foi pra cima do Paraná de forma organizada.Aos poucos Caio Junior vai arrumando a bagunça que o Natalino deixou.Diga-se de passagem,Caio demostrou que tem visão de jogo,optando por Lucas armando pela direita,já que Bruno Thiago ia de mal a pior.É um técnico que não tem rabo preso com jogadores,ele vê o que é melhor pra equipe.Pode tá nascendo um meio de campo interessante.Gostei das substituições,poupando os jogadores pra domingo.Enfim,é outra mentalidade.Podemos entrar com essa formação no clássico,colocando Somália no lugar do Alessandro.Temos condições de ganhar do time da rede bobo,só ela acha que eles são o Barcelona daqui.

Dá-lhe Fogão!!!

Anônimo disse...

Já viu isso:
http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/06/falta/

não sei se acho graça ou fico puto.
Logo agora que as coisas estão melhorando.

Rodrigo Federman disse...

O time tá bem melhor, Enéias. Mas o Avaí tb é muito melhor do que o Paraná.

É, Marcelo. Há muito tempo não víamos o Botafogo vencer e convencer, né? Hj foi isso que aconteceu. O time jogou muita bola. Deu gosto. Há quanto tempo a torcida não brincava de gritar "olé"? O Caio mandou muito mesmo!

Hahahaha! Muito boa, Marconi!

Abs e SA!!!

Riba disse...

Eu comentei com a minha esposa após o jogo:
- que estranho! o Botafogo ganhou fácil, sem sufoco!

ela se acabou de rir!!

Rodrigo Federman disse...

Riba, eu nem lembrava mais como era terminar uma partida com esse sentimento! heheheh!
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Esse twitter do Marcio Rosário deve ser o tuyyter!!! Se na bola o cara é ruim, no português ele é pior ainda, mas coitado, disso ele não tem culpa! Sua culpa é da falta de bola.

Quanto ao jogo é outrp time, com disposição, mais organização, ou seja, um time que ataca e defende, sanfonado. Também não vejo o time tão fraco assim, vai melhorar com o Mago e o FF, mas precisamos de mais para o CB. Afinal temos o Jeff, a zaga é boa, o MM e o Mago são jogadores de muito bom nível e o Loco é o Loco!!! Pra completar temos o LUcas e o MA, o Caio completa bem, o Everton é um bom reserva. Enfim, com mais 2 meias e 2 zagueirso ficamos bem na fita!

Rodrigo Federman disse...

Então, Paulo. É fraco, mas no nível da maioria. O nível do futebol brasileiro é que - em minha opinião - é baixo mesmo! De todo modo, melhoramos demais, né? Isso que importa. E o melhor: Tem dedo do técnico. Aliás, finalmente parece que temos um treinador. Chega de comediantes!
Abs e SA!!!

Diego Lins disse...

Rodorigo, caro amigo... li duas vezes o seu texto, tenho certeza q conheço o Botafogo de hj e alguns de antes, mas me desculpe a ignorância... Joel quem?? Não reconheço esse nome.

Abraços gloriosos.

Anônimo disse...

Quanta saudade de ver me time jogando com a bola no chão, trocando passes e cruzando na linha de fundo. Quanta diferença um treinador de verdade faz!
Não vamos nos iludir, o time do Paraná é fraco, e o Botafogo precisa melhorar muito se quiser ganhar o título.
A Loco Abreu, se vocês tivesse um companheiro de ataque a sua altura, seria imbatível.
Bruno

Anônimo disse...

Rodrigo eu vou além e dou nota 9,5 p/ o Caio Junior, pois Ele mostrou saber ler o jogo, colocando o Alessandro mais recuado na lateral, pra sair com velocidade, e arriscando o Lucas quase como um meia-direita!!!

há e aquela jogada ensaiada na falta que o Loco cobrou "sensacional".
Parabéns ao time, ao nosso botafogo!!

Diego Apaixonado pelo Fogão!!!

Bruno Botafoguense disse...

Rodrigo,
Gostei demais do areválos hj , essa é a posição dele, volante em frente á area , dando passes curtos , chegando como elemento surpresa, não como armador!!

esse 4-1-2-1-2 pode funcionar bem com a gente!!!
Principalmente qdo maicossuel voltar e fazer o 1 mais á frente encostado nos atacantes, e o everton(por enquanto sendo meio - volante)!!

axo q nos jogos mais dificeis podemos fixar mais o marcelo mattos junto com o arevalos, mas ai tb dependeria de um 10 , como diego, wagner e alguns outros ótims nomes!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahha! Diego Lins, esqueçamos esse atraso de vida! rs.

É, Bruno. Ontem o Botafogo jogou futebol (independente da qualidade do adversário). Há muito tempo não sabíamos o que era isso: Futebol.

Diego, a entrada do Lucas no início me surpreendeu (não entendi), mas mostrou-se uma ótima sacada mesmo. Cara, e aquela falta ensaiada....putz, nunca tivemos um lance ensaiado com a Lenda. Essa é a diferença de treinos táticos e rachões.

Bruno Botafoguense, o AR jogou bem mesmo. E tb gostei dessa liberdade dada ao MM. Com a qualidade de passe dele, o time ganha na frente, sem perder tanto atrás. Bola dentro do Caio Jr.

Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Acho que a grande virtude da equipe agora é que sabemos que com o Caio Jr. o time pode evoluir, enquanto que com a Lenda era previsível a substituição de um cabeça de área pelo Caio no 2º tempo.
Gostei do Loco, MM, JF, AR. O Restante deu pro gasto. Infelizmente temos pouco tempo pra treinamentos e uma sequência de jogos decisivos, pois, precisamos da vitória no domingo se quisermos chegar nas finais do cariocão.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Ari. Com a Lenda, sabíamos que tudo (derrotas, empates, vitórias e até títulos) só viriam no desespero e com muito sofrimento. Agora sabemos que o time pode jogar futebol e encarar qualquer adversário sem medo, afinal, isso aqui é Botafogo, pô!
Abs e SA!!!

ROD disse...

Estive no Engenhão ontem. Houve sinais de evolução dentro de campo.

Chamou-me atenção a cena em que o Caio Júnior mandava a defesa se posicionar mais à frente.

Escalou Arévalo e João Felipe, melhores que Mancha e Rosário.

Mas só o Everton para armar o jogo é pouco. No início do jogo, o Abreu não recebia bolas e recuava para organizar o ataque.

Ainda há um buraco na armação do ataque. Caio pode ser titular sem que se tire um atacante.

Foi um bom jogo.

Abraço,
Rod

Rodrigo Federman disse...

Concordo com todo o seu comentário, Rod. Acrescento ainda a evolução (ainda em passos curtos) do MA, mostrando que em uma equipe bem armada, treinada e ofensiva, pode ser o bom lateral que apareceu no Atlético/PR. Isso jamais aconteceria com aquele esquema (?) medonho da Lenda.
Abs e SA!!!