02/04/11

Volante ou meia?

















Rodrigo Mancha, Marcelo Mattos, Somália e Everton.

Pela segunda vez seguida, esse será o meio de campo titular do Botafogo, que amanhã enfrenta o Resende.

Fato: São três volantes de ofício...
...mas não para o técnico Caio Junior, que explicou a sua ideia com essa escalação:

"- O Botafogo não joga mais com três volantes. O Somália agora é nosso meia direito, pois é o que a gente pode usar".

Realmente o treinador está utilizando o "Mentira" adiantado. Só que aí mora um grande problema: O Somália é bom apenas nos desarmes e corrida. O seu toque de bola e visão de jogo são péssimos. Não acrescentam em nada.

Para atuar como um meia direito (enquanto o Mago não volta), eu preferia insistir com o Caio vindo mais de trás ao lado do Everton.

Obs: Pelo visto o tal do Fabricio realmente não convenceu a nova comissão técnica, hein? Será que Anderson Barros e André Silva justificarão essa contratação? Ou tratarão da mesma maneira que fizeram nos casos de Vinicius Colombiano, Léo Guerreiro, Jean Coral...?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Levi disse...

Não gostei.
Somália é no máximo um reserva para uma emergência. Se é para improvisar agora, eu jogaria com Mancha, Arévalo e com o Mattos um pouco mais à frente. Contra Resende, no "João Havelange", atuaria com uma formação mais ofensiva ainda, com Herrera, Caio e Abreu, dois volantes e Everton. Vejo esse estadual apenas como ensaio, embora esteja torcendo a favor, claro. Perdeu-se um tempão com a lenda e agora acho meio tarde para recomeçar do zero um outro trabalho com vistas a vencer o torneio. Que se concentre então na Copa do Brasil e que se encontre a melhor formação para o Brasileiro, com a volta do Maic. Mas aí já é outra história. Para amanhã, nada de Somália.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Levi. Passam os dias e Somália continua lá, firme e forte (mesmo sem estar jogando nada).
Eu iria com dois volantes (AR e MM), Caio e Everton. Ainda mais contra o Resende, no Engenhão...e precisando da vitória, já que o Unimed FC venceu nesta tarde.
Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Além disso,o Pinóquio finaliza mal pra caramba!!Apesar de Caio também não ter um bom chute,concordo que ele tenha que ser o parceiro do Everton na criação das jogadas,pela habilidade e velocidade.Cidinho pode ser um alternativa durante a partida.

Dá-lhe Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

Tb acho, Marcelo. O Somália é para marcar...e apenas marcar. Mais do que isso é exigir mais do que ele é capaz.
Abs e SA!!!

Thiago Ribeiro disse...

há aqui um pequeno problema de conceito. Somália foi contratado pelo BFR como volante, MAS JOGANDO como ala. No BFR teve suas melhores atuações como ala.

Ala em inglês é winger. a mesma posição de Di Maria, de Cristiano Ronaldo.

o problema é que o 3-5-2 nos tirou a cultura do winger, o ala brasileiro é um lateral solto do 5-3-2.

a posição de somália com o Caio Jr é de ala, ou de meia-direita se olhado no ângulo do futebol inglÊs (4-4-2 em 2 linhas) ou no 4-2-3-1, que é o esquema preferido de Caio Jr.

eu descrevi isso no meu blog, confere aí:
http://t.co/kgbAvOM

Rodrigo Federman disse...

Boa análise, Thiago. Acredito que seja isso que o Caio Jr. queira do Somália por enquanto. Considero um erro, pois ele é - em minha opinião - tecnicamente fraco, ruim de passe e pouco criativo. Acho que mesmo no sacrifício, o Caio faria melhor essa função.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Somalia, volante ou meia?
pra mim, a melhor resposta é: BANCO!
E se for de uma praça bem longe de GS, melhor ainda.
Abraços e saudações alvinegras.

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,
muito interessante o comentário do thiago fernandes.
eu ainda prefiro algo mais ofensivo com a linha de zaga, formada por 4 elementos, os dois volantes (prefiro mattos e arévolo), um meia armador com liberdade de movimentação, que poderá ser o maicossuel, mas que prefiro um canhoto que vá para cima e hoje seria o éwerton e 3 atacantes, o caio aberto na direita, o herrera na esquerda e o loco como referência.
se tudo correr bem e o botafogo aceitar o jóbson, eu escalaria o time assim :
jéfferson
lucas, antõnio carlos, fábio ferreira e cortes
marcelo mattos e arévolo
meia armador canhoto
maicossuel, loco e jóbson
o mago e o jóbson podendo inverter e o mago podendo voltar mais um pouco para fechar o meio pela direita e puxar contra-ataques por aquele setor.
não descarto um xerife para jogar na zaga com o antônio carlos.
abraços,
Lscunha

Rodrigo Federman disse...

Aí eu concordo mais ainda, Antonio: Banco...e longe do Botafogo. rs.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu tb, Cunha. Prefiro essa maneira que vc colocou. É a que mais me agrada, e o meu time seria o mesmo (inclusive na necessidade de um xerifão para a zaga). A única coisa que não concordo é em relação ao Jobson, que já disse, sou contra. De resto, estou de acordo, amigo.
Abs e SA!!!

Lewis Kharms disse...

Com o elenco à disposição não considero uma escalação ruim, com a exceção da presença do Alessandro.

O Arévalo ainda não aguenta uma partida inteira porque só sabe jogar tentando render o máximo o tempo todo, o que ainda não está conseguindo. Se um dos volantes for obrigado a deixar o jogo, quem ocuparia o setor? Pra PROTEGER a defesa não confio nem no Somália e nem no Bruno Thiago, e muito menos no Fahel ou no Araruama.

O fato é que, para a partida de hoje, não temos no elenco um meia-armador pra fazer dupla com o Everton. Sendo assim, o Somália, por pior que seja, é uma opção viável.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, já que precisamos improvisar, considero o Caio muito melhor na função de meia do que o Somália. Eu iria com o atacante mais recuado ao invés do volante adiantado.
Abs e SA!!!