21/05/11

Novidades táticas


















O técnico Caio Jr. promete um Botafogo partindo para cima do Palmeiras, mesmo jogando em São Paulo.

Torço muito por isso e acredito que o time conseguirá fazer uma partida de igual para igual com o alviverde paulista.

Só fiquei curioso com as orientações táticas atribuídas a dois jogadores (Lucas Zen e Cortês):

"- Em nenhum momento jogarei com três zagueiros. Será uma linha de quatro, o Zen na lateral-esquerda, com Cortês fazendo a meia pelo lado esquerdo. São dois volantes e dois meias. Vocês vão ver no jogo. O sistema será mantido".

Não sei...
...não consigo enxergar o Cortês na meia, como também considero um risco colocar (e queimar) o jovem Lucas na lateral esquerda.

Mas claro: O Caio Jr. passou 30 dias treinando esse grupo e certamente testou a formação.

Tomara que a tentativa dê o resultado esperado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

andré rj disse...

Cortês de meia??? Acho que vou voltar a dormir... Parece que não acordei ainda.. Certamente não acordei, pois não li isso.
E também ainda não escrevi nada no maravilhoso cantinho botafoguense do meu amigo Rodrigo Federman. Será?

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. André, tb vou torcer muito para que dê certo... mas é até estranho imaginar o Cortês de meia e o LZ na lateral esquerda. Espero que não seja uma "pardalzada" do Caio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo, um abração do JOTA.
Estive fora do ar, pois estava pescando no Araguaia com um grupo de amigos, programa de coroas.
Hoje, ao tentar atualizar-me com as notícias alvinegras,tive a gata satisfação de saber que o amigo já é papai de mais um botaguense de alta estirpe, o DANIEL.
Receba o meu fraterno abraço, extensivo à FABIANA e muita saúde para o garotão.
Siga o meu exemplo( cinco) e povoe o mundo de botafoguenses.

Thiago Ribeiro disse...

porra, ótima idéia de Caio Jr! eu queria que ele tivesse feito algo parecido no carioca, tentou com Lucas, mas o problema é quem faria a lateral direita -Alessandro!!!!-

vcs têm q botar na cabeça q muito desses meninos que saem daqui como "laterais" e jogam de "alas" no 352, chegam lá fora e jogam de meias.

o esquema tático seria, no caso o 4-4-2 inglês (four-four-two, FFT). Dois meias abertos, que defendem os laterais e atacam feito pontas, seria justamente a posição de Gilberto no Botafogo, SE viesse.

ou o "moderno" 4-2-2-2 (442 com meio em quadrado) brasileiro, com um meia centralizado, ou aberto como winger, jogando do lado oposto do atacante aberto, isto é, um "jeitinho" brasileiro acomodando o 4-2-3-1.

Lucas, fará o lateral-base, aquele que nunca apoia, fazendo a basculação defensiva afim de propiciar o apoio do lateral oposto (Lucas).

Isso é muito comum no futebol europeu, um lateral apoia e o zagueiro ocupa seu espaço para evitar o contra-golpe, o outro zagueiro centraliza, e o lateral que fica joga de 3º zagueiro.

No Brasil não somos muito acostumados com a situação porque aqui - por culpa do problemático 442 em quadrado com 2 volantes e 2 meias - os laterais têm que apoiar ao mesmo tempo, com isso é o primeiro volante que recua para fazer o zagueiro central enquanto os dois zagueiros de origem abrem para cobrir os contra-ataques.

Com um meia-extremo aberto por um lado, o primeiro volante permanece no meio-campo pra parar o enganche adversário.

Outro ponto POSITIVO na escolha de Caio foi Lucas Zen, pra mim o jogador mais promissor da base e se tiver chances pode um dia sonhar alto na seleção jogando de LÍBERO.

muito bom defensivamente, Zen tem passe preciso, sobretudo o longo, tanto que testa para ser um dos cobradores de falta o Botafogo, assim, partindo de trás, pode fazer aquilo que Arévalo não faz bem, que é dar a saída de bola. Como será o lateral esquerdo, provando sua extrema polivalência (2º volante, 1º volante, zagueiro e agora lateral), espero com o tempo fazendo inversões de jogo, de longa distância em busca de Lucas aberto do lado oposto, isso só deve sair com o tempo e MUITO treino, não pela qualidade dos jogadores, mas pelo entrosamento entre eles, contudo espero já ver as primeiras tentativas destas jogadas já no domingo.

Outrossim, tivemos recentemente uma tentativa bastante promissora deste esquema de falso 4-2-2-2 no Botafogo, na fuga do rebaixamento em 2009, com Diego fazendo o falso lateral na esquerda, Renato fazendo o 3º atacante pela esquerda - sendo meia - e Jobson aberto na direita. MESMÍSSIMO desenho.

disse...

Vamos ver se funciona !
Rodrigo, você tá vendo essa onda de boatos sobre contratações no Botafogo ? Pelo que estou lendo por aí, só o Elkeson que vai poder jogar de imediato e acho também que estão oferecendo muito por ele. Será que ele é tão bom assi que valha isso tudo. Me parece mais uma promessa e bem cara por sinal.

Saudações Botafoguenses

Sergio Di Sabbato disse...

Será que o CJ se expressou corretamente, pois contra o Avaí, jogo em que fomos roubados, o LZ jogava como um 3º zagueiro, e cobriu várias vezes ora a lateral-esquerda ora a l-direita, mas o LZ jogar de LE e o Cortês de meia, não entendi, a não ser que eles exerçam momentâneamente as referidas funções.
A torcida do Botafogo anda meio desesperada com a equipe, realmente ela precisa ser reforçada, mas tirando o Santos e o Cruzeiro, que também não são lá essa maravilha toda, o resto é tudo uma porcaria, vivem mais da propaganda. O Vasco por exemplo é fraco e só empatou com o Avaí por causa de uma bobeira do zagueiro no finalzinho, penalti ridículo. Nós tomamos dois gols do Avaí e reagimos e lá na casa dles se não fosse a ratazana que apitou o jogo teríamos nos clasificado. Dá uma olhada nos resultados dos times badalados na CB, Libertadores e me diga se tem alguém que assuste. E me diga se Ceará, Avaí tem grandes jogadores? Nós somos é pessimistas, temos complexo de inferioridade e perdemos muito tempo com o cachaceiro. Abs e SB!

Saulo disse...

Tomara que, o Botafogo inicie bem e que os reforços cheguem logo.

Levi disse...

Nada a ver com o assunto do post, mas não dá para não comentar, tamanha é a quantidade de desinformação e especulação que corre na imprensa.
Notícia de ontem no Globo: Elkeson está mais perto do Botafogo do que do Fluminense.
Notícia de hoje, no mesmo Globo: Elkeson acerta salário com o Fluminense.
Por essa e outras é que já estou desistindo de ler as páginas esportivas. Como se não bastasse o desencontro de informações, tenho que constatar, mais uma vez, a incompetência de quem finge deter os poderes no Botafogo.
Odeio olhar para a cara de menino assustado do tal Assumpção. Todos nós deitamos falação nas baleias e com razão, claro. No entanto, o símbolo maior da total inépcia do Botafogo chama-se Maurício Assumpção.
Já não tenho dúvidas de que o tal patrocínio foi resultado de um pedido desesperado desse que atende pela alcunha de presidente, como disse um amigo num post de ontem.
Nem Seedorf, nem Diego, nem Gilberto e nem mesmo o tal Elkeson e mais uma vez o Unimed nos deu a volta. Três anos de burrice, amadorismo e incompetência.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Jota! O nosso muito obrigado, meu amigo!!! O mulecão está firme e forte, graças a Deus.

Thiago, quanto à qualidade do Zen, estou de acordo. Ele me parece ser o mais técnico e promissor dos jovens valores (junto com o Cidinho). Mas a minha grande "desconfiança" é no Cortês, que apesar de não ter comprometido, ainda não me mostrou nada de especial.

Gê, tenho acompanhado dentro do possível, pois os meus últimos dias tem sido praticamente dedicados de maneira integral ao Daniel. Nas poucas horas que restam, tento descansar o máximo possível. Mas sim, tenho acompanhado essa negociação com o Elkeson e concordo contigo: Bom jogador e apenas isso. Não vale entrar em leilão ou cometer loucuras por ele.

Sergio, tb pensei nisso. Ou ele se expressou mal, ou interpretaram de forma equivocada. Espero que, caso seja isso mesmo que ele quis dizer, a equipe tenha treinado bem para colocar em prática. Tempo teve de sobra, né?

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Saulo!
Abs e SA!!!

hilario muylaert disse...

Caio Junior me parece um técnico muito instável, e inseguro. Nunca repete a mesma formação. Sempre procurando "inventar" algo diferente. Passou mais de 30 dias treinando, e na véspera da estréia tenta mais uma formação diferente.
"Perdemos" a vaga para o Avaí aqui no Engenhão,pois entrou com Herrera, Caio e Locco juntos. Um erro rotundo. Joel já havia tentando, e não deu liga. Caio Jr. me parece estar "meio perdido".
Outra? Adiantar o Marecelo Mattos, para poder escalar o Arevalo Rios; Outro erro do Caio Junior.
Vamos ver se o time se sai bem. Temos boas chances de vitória.

Rodrigo Federman disse...

De acordo, Levi. As orcas são incompetentes mas não tem culpa de serem protegidas por aquele que valoriza e faz vista grossa para a incompetência, burrice e outros adjetivos similares.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hilario, apesar dessas constantes trocas, acho que ele até está fazendo o certo: Conhecendo o que tem à disposição. Diferente do JS, que só escalava e trocava os mesmos jogadores de sempre.
Abs e SA!!!

hilario muylaert disse...

Rodrigo e botafouenses,
Lucas Zen não e´um atleta de boa técnica, e de "boa habilidade".
Destaca-se por ter --- dada sua baixa idade --- bom comportamento tático, boa disposição e boa noção de colocação em campo. Poderá vir a ser um bom/mediano jogador, nada demais...............
Da base, o Cidinho poderá vir a ser bom jogador. Os demais ( da base) não vejo "promessas".
O próprio Caio, que tem como sua maior qualidade a velocidade. dificilmente tornar-se-á um bom/ótimo jogsdor. Finaliza mal, a esquerda é quase cega, e tecnicamente é mediano menos.

Rodrigo Federman disse...

Hilario, ainda acho que o LZ pode render um pouco mais do que vc acredita. Além das virtudes por vc citadas, tb destaco a postura dele nos passes e antecipações. Claro, não estou dizendo que ele será um craque (até pode ser), mas aposto bastante nele com a camisa do Botafogo.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Sergio Di Sabbato, não me considero pessimista, mas sim exigente. Não sou torcedor do Avaí, Ceará ou Coritiba.
Sou torcedor de um clube que está entre os maiores da história do futebol
Difícil aceitar o que nos apresentam como solução para o brasileiro...

Rodrigo Federman disse...

Celso, eu até acho que o Botafoguense tem muito de "pessimismo natural" no sangue, mas claro, hj, independente de natural ou não, o momento atual não permite que pensemos diferente, né?
Abs e SA!!!

PAULO NACIF disse...

Pelo que vejo, CJ está arrumando a defesa, pois para metermos gols não temos jogador.

Rodrigo Federman disse...

Hahah. Faz sentido, Paulo.
Abs e SA!!!