13/06/11

A manifestação é livre


















Eu também achei exageradas as vaias que foram ouvidas com menos de cinco minutos no jogo de ontem, mas não critico quem se manifestou desta forma. Acho que a partir do momento em que paga ingresso e não agride ninguém, cada um tem todo o direito de torcer como bem quiser.

Assim que entrou no vestiário para a entrevista coletiva pós-vitória, o técnico Caio Jr. não deu mole e desceu a lenha naqueles que vaiaram no início dos 90 minutos:

"- Não é possível jogar em uma equipe que em menos de cinco minutos é vaiada. Nós queremos mudar este perfil (de torcedor), aqueles que não querem ajudar é melhor não vir ao estádio".

Também respeito o Caio, mas ele é treinador e não tem o direito (e nem moral) para querer ensinar como o adepto deve se comportar nas arquibancadas.

Por incrível que pareça, concordo integralmente com os comentários feitos pelos jornalistas André Rizek e o podre Rato Mauricio Prado.

AR:

"- Ele quer educar a torcida, mais do que isso, ele tem a inteção de mudar o perfil da torcida. Não é função do treinador mudar o perfil da torcida, é função do treinador mudar o lateral direito".

RMP:

"- A torcida vaiou porque o time levou um gol com um minuto e meio. É normal, ninguém gosta de levar gol em casa com menos de 5 minutos. Depois que o time começou a jogar bem a torcida apoiou. Só tem uma maneira de fazer a torcida ficar ao seu lado: não é dando bronca no vestiário, é fazendo o time jogar em campo".

E você, o que pensa de tudo isso?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

Anônimo disse...

Isso faz parte do futebol e normal o torcedor vaiar o time com 5 ou 50
minutos de jogo já que a torcida ja
esta com o pe atraz com esse time que não inspira confiança e se teve
vaia quem tem que mudar o comportamento da torcida e o time e a DIRETORIA contratando jogadores
a altura e tradição do clube

Ricardo Campos RJ

Rodrigo Federman disse...

Então, Ricardo...eu não aguento mais o Alessandro, mas confesso que nem assim consigo xingá-lo com menos de 20 minutos (risos). De todo modo, não critico quem sem manifesta assim. Cada cabeça, uma sentença. E sem agressões físicas, eu respeito todas as cabeças (concordando ou não). O que não pode é o Caio, que ao meu ver deu mole, focando nesse episódio...quando poderia ter enaltecido apenas a vitória de virada e tal.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vamos por parte; torcedor= torcer, xingar, paixão...pagamos os ingressos.
jogador= jogar, treinar, profissional,ganham para isso os seus sálarios.
treinador= treinar, ensaiar,conduzir e falar com seus jogadores...
CADA UM NO SEU QUADRADO.
O treinador tem que se preocupar em treinar mais o time...só isso , não ficar defendendo jogadores.

Alex -Juiz de Fora -Mg

Ecio henrique disse...

aquele babaca do André, finalmente conseguiu expressar alguma coisa coerente! agora, só falta o caio querer inverter uma situação. na boa ! querer criticar a torcida e ser cego, pois o Alessandro não joga absolutamente nada. isso é fato.

é tão simples é só tirar o cara! ai vem aquela babaquice de amigo ! o cara é esforçado, chega primeiro ,sai por último e assim por diante.

estou cansado de pessoas dentro do clube querer justificar a permanência de um jogador horrível ,que não ataca e defende mal . só por ele ser comprometido (esse negócio de coleguismo e uma babaquice)

Abraço Rodrigo

Lewis Kharms disse...

O problema é aquela torcida que distribui ingressos e transporte de graça pra qualquer um que queira fazer do Engenhão uma micareta. Já me ofereceram esse 'pacote'. E quem estava a cargo da distribuição de 50 desses 'pacotes' era uma flamenguista. Pode isso?

O treinador me forçou a concordar com esses dois: um que eu não simpatizo e outro que detesto.

O torcedor tem direito de se manifestar. Eu não estava no estádio e isso faz diferença. Mesmo assim acho que vaiar com 5 minutos de jogo é meio precipitado. Imagino o que teria passado pela cabeça de um turista argentino que tivesse ido ao estádio pra ver o Herrera.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Penso assim tb, Alex. Torcedor é - em sua maioria - paixão. Torcedor que torce apenas com razão... putz, bato palmas para quem consegue isso, mas eu realmente não me imagino nesse papel.

Ecio, no início eu tb não gostava do Rizek, mas ultimamente eu tenho concordado com quase tudo que ele fala. Essa foi mais uma vez.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Foi o que eu disse, Luiz. Tb achei precipitadas as vaias tão cedo (eu não faria), mas não consigo julgar quem agiu desta forma. E não concordo com o Caio Jr. tentando ensinar a torcer e mandando aqueles que vaiaram ficarem em casa.
Abs e SA!!!

Reinaldo disse...

Feliz é o Santa Cruz, esteve na série D, torcida lotava o estádio, aplaudia sempre do início ao fim e, se perdesse malhava o time...
Ontem vi Bahia x Galo, torcida encheu estádio, apoiou o time e vaiou tb, mas no final...
Entendo que uma coisa é poder vaiar, todos podem, outra é dever vaiar, jamais deverei jogar contra o time de minha paixão; sinceramente, por dever, vaia é pra final de jogo, afinal torcemos a favor ou contra???
Quanto a querer estabelecer quem deve ou não ir ao estádio e fazer o que, entendo que o Caio perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo, como eu disse, tb não vaiaria logo no início do jogo, mas como sou um torcedor extremamente passional, respeito (sem concordar) com quem assim o fez. No mais, tb acho que o Caio só deu corda para a imprensa. Caiu como um patinho na armadilha dessa mídia parcial.
Abs e SA!!!

wendell lopes disse...

Grande Rodrigo,
Concordo que manifestação é livre e que o técnico tem que trabalhar para que essas manifestações sejam positivas.
Não sou de concordar com o tal do andre risek, mas desta vez ele falou certo... função do treinador é mudar o lateral direito!! Rss
Uma coisa é a gente pensar diferente de uma pessoa, mas pensar diferente de um estádio inteiro é sinal de que alguma coisa tá errada.
Não dá para aguentar o alessandro!!!!
Abraço a todos
Wendell Lopes

Reinaldo disse...

Um pouco fora do assunto, Rodrigo, ouvi ontem na TV Brasil que o Fogão fecha essa semana o contrato do estádio com uma Telefônica, e inaugura o ônibus oficial, sabes dizer algo a respeito do primeiro fato??

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Pois é, Wendell. Espero que o Caio Jr. não concentre o seu tempo e trabalho nessa briga boba com a torcida. Faz o dele e deixe o torcedor fazer a sua parte (sem julgamentos) tb. Tenho certeza de que com o time jogando bem e vencendo, as vaias diminuirão gradativamente.

Reinaldo, tô por fora. Não li e nem ouvi nada a respeito.

Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Repito:
Alerssandro não foi vaiado por um minuto e meio de jogo.
É vaiado por 3 anos e um minuto e meio de péssimo futebol.
E quem mantém ele no time é porque alguma vantagem está levando.
E pronto.

Rodrigo Federman disse...

Celso, sobre as vaias ao Alessandro, é o que penso tb. Não foram pelos 2 minutos de ontem, mas sim, pelos 4 anos de futebol inconstante (para não dizer fraco) e sem sair do time titular.
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Rodrigo, eu estava ontem no Engenhão e não vaiei o Alessandro, que, aliás, fez uma partida regular para boa. Cumpriu bem seu papel de lateral direito, dando até o passe para um dos três gols.

Alguns começaram a vaiá-lo instantaneamente à minha volta, logo que errou um passe ou foi driblado (não me lembro mais) e muita gente voltou-se contra eles. "Tem que apoiar, para de vaiar, c...", gritaram para os tais manifestantes, que, assustados, se calaram. Amigos meus me disseram que isso se repetiu em vários pontos das arquibancadas.

O que me deixa invocado, como jornalista, é que a imprensa esportiva não questiona porque a torcida vaiou ontem o Alessandro e, anteriormente, o Lúcio Flávio.

Saber o motivo dessa implicância é fácil. Basta entrar no meio da torcida e perguntar. A resposta seria que eles há muito tempo caíram de nível. Não jogam nada!

Os repórteres que cobrem o clube ou são escalados para cobrir a partida querem ficar bem com as fontes (jogadores, treinador, departamento de futebol etc), não apuram e nada é escrito!

SPECTRE1961 disse...

Federman,


A verdade é que existem muitos 'biscateiros & biscateiras' "esfomeados" para ganhar alguns trocados desta diretoria & O Seu "Sindicato de Ladrões"

(empresários de refugos, empresas terceirizadas em General Severiano e outras 'ratazanas', incluindo blogs & sites 'vendidos'...)


Federman,


Você sempre foi uma exceção em tudo isto ...

O Cantinho Botafoguense é sempre alvo dos sempre atuantes X - 9's do Assumpção & Sua Corja ...

Você é um alvo sempre visado por esses canalhas ...


Seja pela sua 'leitura' sempre fiel aos fatos ...


Seja também, com uma ótica de um analista de futebol que não faz concessões as verdades do que ocorre em um clube ...


Que em sua sede social, possue muitos "caciques" para poucos "índios" e onde a corrupção e o descaso é abundante ...


Quanto ao careca uruguaio que está partindo, uma pergunta que não quer se calar ...


A presença deste jogador, se fazia necessária ao time ...

Ou não ?


Federman,

Seja forte !


שָׁלוֹם

Anônimo disse...

Rodrigao,boa tarde.olha amigo, eu concordo.com tudo que o Caio Jr falou inclusive que o perfil da nossa torcida tem que ser mudado,embora nao cabe a ele essa decisão(embora ele tenha o direito de fazer o lob ).também acho que nos torcedores temos o direito de reclamar da forma que quisermos,embora particularmente eu ache que uma parte desses que vaiado são de origem politica,por tanto mas preocupado em desetabilizar o clube BOTAFOGO do que apoiar,outra coisa essa politica de se disser que,eu pago e posso fazer o que quiser nao e bem assim,por que se for tudo pode virar um "BRASIL"aonde se faz tudo de errado se apoiando em conceitos errados.Outra coisa,essa mania de ficar reclamando da directoria e besteira pois eu ainda nao vi nem um impitimam(nao sei se essa e a forma correta de escrever essa palavra,se nao me corrija amigo.)em um presidente de clube,oras se quer mudar,ano que vem tem eleição,quem pode vai la e vota,nao estou dizendo que temos uma directoria nata 10 mas e a que temos,e acho que e hora de para com esse chororo e passarmos a apoiar o nosso teime pois são eles que nos temos e sem nosso apoio eles nao vão longe. abraço do seu irmão alvinegro RENATO de BELEM/PA

Rodrigo Federman disse...

Chico, eu tb não achei o Alessandro de todo mal ontem. Ele, aliás, fez dois cruzamentos que não costuma: Certos. Mas nessa briga interna de torcedores que vaiam e os que criticam os que vaiam, prefiro não tomar partido. Respeito os dois lados. O fato é que todos sabemos os motivos destes que não aguentam mais o Alessandro. E isso não pode ser desprezado, né?

Spectre, agradeço aos elogios. Realmente, tento ser imparcial e sem vestir camisa de dirigentes A ou B. Falo o que penso e assumo não só as consequências, como tb me desculpo publicamente se for o caso. Cara, quanto a saída do AR, confesso que acho que sentiremos a sua falta, hein?

Fala, Renato. Muito legal quando temos opiniões contrárias debatidas com respeito mútuo. Apesar de eu discordar do posicionamento do Caio Jr., agradeço o seu comentário. Volte sempre, ok?

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Meu amigo há que ponto chegamos! Estamos concordando com pessoas que nunca foram simpáticos ao Botafogo.
Como você e vários outros torcedores, não vaio quem esteja vestindo e defendendo as nossas cores, mas entendo perfeitamente quem o faça.
Culpo os medíocres dirigentes por isso. Ultimamente, qualquer profissional que chegue a GS tem o mesmo discurso e joga a culpa na torcida.
O gozado é que todos os que foram e são vaiados, quando deixam o clube desaparecem.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Gil. Será que a torcida é tão exagerada assim por pedir a saída do Alessandro? Alguém sente falta do LF ou LG? A torcida estava tão errada tb? Realmente, não dá para criticar (eu não consigo) quem não aguenta mais 2 minutos com determinados jogadores.
Abs e SA!!!

daniel disse...

O Rizek(apesar de não entender muito de futebol, gostava mais das matérias dele quando trabalhava na revista Playboy) dessa vez foi preciso em seu comentário.
Caio Jr. não tem que melhorar a torcida, tem que melhorar o time. Ponto. Se o time for bem, a torcida vem junto, isso é fato.

Abs!!

Anônimo disse...

oncordo com que os dois "flanalistas" falaram, mas é muito estranho duas pessoas que só malhava a torcida alvinegra, querer defende-la.

daniel disse...

ah, e quanto a saída do Arévalo, acho muito boa. Não que ele estivesse mal, mas também não estava jogando um bolão. Mesmo sem o Renato estrear, ele pra mim era banco(prefiro o Lucas Zen).
Além disso abre uma vaga pra outro estrangeiro no time.
Sem contar o período que ele não estaria a disposição do nosso tecnico, por conta da sua seleção.
Agora, saber os valores dessa negociação seria querer demais né...

Rodrigo Federman disse...

Daniel, tenho gostado do Rizek (desde a Copa da África) pelo simples fato dele sempre discordar do Rato Mauricio Prado. rs.

Anônimo, sem querer defender o Rizek, mas não me lembro dele criticando ou malhando o Botafogo ou sua torcida.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Texto retirado de um comentario do blog do Torcedor do Botafogo do site do globoesporte.com, a respeito da torcida do botafogo, concorco com o abaixo descrito.

"...Tenho ouvido terorias de que a torcida está velha, desmotivada, desconfiada, revoltada, tudo isso parece fazer sentido quando se trata de consumidores, mas torcer para um clube é muito mais do que ser cliente. André Rizeck e Renato Maurício “rubro-negro” Prado criticaram Caio Jr por ele ter criticado a torcida. Eles pensam que o torcedor é cliente. Torcedor que pensa que é cliente compra pay-per-view e concorda com os pseudoanalistas de plantão que dizem o que os clientes querem ouvir, pois o Rizeck criticou justamente o Alessandro. Domingo que vem, contra o flamengo será uma prova de fogo para este time. Se eu fosse jogador, ao sair do túnel visse a sua própria casa tomada de vermelho e preto não ficaria intimidado, mas me sentiria abandonado. Por outro lado, se visse pelo menos a metade do estádio tomado por alvinegros cantando forte, apoiando incondicionalmente, ou seja mostrando quem é quem manda naquela casa, eu daria até a última gota de sangue pra sair vitorioso. A torcida do Botafogo precisa definitivamente decidir se quer ser grande ou se contenta em ser cliente.

Wesley

Rodrigo Federman disse...

Wesley, eu não concordo muito. Acho que antes da torcida botafoguense decidir se quer ser tratada como grande ou não, devemos cobrar o posicionamento daqueles que comandam o clube. Daqueles que abaixam as calças para todo e qualquer um, daqueles que chamam rivais de co-irmãos, daqueles que fazem placas comemorativas para qualquer jogadorzinho mequetrefe, etc...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo com voce, temos que cobrar o posicionamento daqueles que comandam o clube em todos os aspectos, mas antes de tudo, quando o time entrar em campo vamos apoiar, vamos fazer eles jogarem junto com a torcida, sempre pra cima e sem medo, por que somos torcedores do glorioso e não podemos perde para ninguem.

ps' ta eu sei apoiar o 'presidente' realmente e muito dificil ....

Wesley

Rodrigo Federman disse...

Wesley, o problema é que determinados jogadores estão há quase 5 anos tirando a paciência da torcida (ou grande parte dela). Nestes casos, cara, eu realmente nem sei mais o que comentar, pois uma hora o saco explode. rs.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Também não aguento mais o Alessandro. Não pelo jogo de ontem que foi até razoável, mas sim pelos quatro anos improdutivos. Agora pergunto: quem deveria ter jogado ontem no lugar do Alessandro ? Quem a torcida queria?
Acho que o Lucas está machucado e em fase de recuperação.
O Somália seria uma improvisação e se começar jogando seria a vítima da vez! Mas acho que ele não estava nem no banco - algo estranho também.
Temos outro lateral-direito ?
O Jeancarlos foi para o Bahia.
Acho que tem um tal de Pará que veio dos juniores.
Então fica a pergunta:Quem deveria ter jogado ontem na lateral-direita?
Abraços,
José Antonio
Rio de Janeiro

Rodrigo Federman disse...

José, eu não suporto o Somália, mas cara, juro que eu acho que ele é menos pior improvisado na lateral do que o próprio Alessandro.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Qualquer coisa que saia da boca do RMP fede! Só porque foi ele que falou eu discordo! FDP Flamenguista asqueroso. Quando abre a boca é pra falar da bostinha do time dele e menosprezar o nosso. Até nessa declaração ele aproveitou para declarar de forma subliminar e asquerosa que a torcida vaia porque o time não está bem. Tanto não é verdade que o time esteve bem ontem e provou pelo resultado. Mal é a porcaria do time dele!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu tb acho o RMP o ser mais desprezível da face da Terra, mas desta vez, mesmo contra a minha vontade (risos), concordei com o que ele disse.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pra mim é só mais uma oportunidade em que a imprensa tira proveito para tentar prejudicar o Glorioso. Toda e qualquer oportunidade é, sempre, devidamente aproveitada pela grande flapress.
Toda torcida tem os que não estão satisfeito, querem sempre o melhor pra sua equipe. Isso é completamente normal e acontece em todos os clubes do Brasil e inclusive com a Seleção Brasileira e ninguém repercute tais fatos.
É o que a flapress entende como 'Coisas que só acontecem com o Botafogo'.

Daniel Victor
Saudações Alvinegras

PAULO FERNANDO disse...

Rodrigo, peço um favor, mesmo se você achar que ele poderia (jamais acreditarei nisso) ter alguma razão em qualquer assunto, não mencione o nome dele em seu blog: enfeia a página, escurece o dia, dá enjôo em quem lê, faz agente bater na mesa 3 vezes, ligar para "pai de santo", ir a igreja, a culto, enfim....Xô coisa ruim!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Daniel. Por isso eu tb disse que o Caio Jr. deu mole ao não enfatizar a vitória, caindo na pilha da imprensa parcial.

Hahahah. Feito, Paulo!

Abs e SA!!!

Fred disse...

O Alessandro com certeza não é um grande jogador, mas é um dos laterais que temos no elenco. Até ele sair, há que se torcer para ele melhorar sempre e ajudar a equipe à vencer seus jogos. O torcedor tem o direito de vaiar mas faze-lo aos 5 minutos de jogo é ignorancia, burrice e pior, traição ao time pois isso só contribui para desestabilizar o time e ajudar ao adversario. É por isso que é sempre durissimo vencer jogos contra times argentinos jogando lá. Seus torcedores apoiam o time sempre. O Botafogo deve estar sempre acima de qualquer eventual mau jogador.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fred. Eu entendo e concordo com muito do que vc comentou. Apenas tentei dizer que não julgo e/ou critico quem não pense assim. Entendo - por mais que não concorde - quem vaie.
Abs e SA!!!