30/06/11

No caminho certo


















Vitória com V maiúsculo.

O Botafogo não tomou conhecimento do São Paulo e venceu o tricolor por 2 a 0 (Elkeson e Herrera), em pleno Morumbi.

E o mais importante: Uma vitória que em momento algum foi ameaçada.

O GLORIOSO atuou de maneira inteligente, objetiva e de acordo com o que foi prometido pelo técnico Caio Jr. ao longo da semana: Atacando sem medo de ser feliz.

Com os três pontos, o Botafogo sobe na tabela e pode terminar a rodada no G3, caso o Palmeiras não vença amanhã. E com uma excelente oportunidade de subir ainda mais na próxima rodada, quando receberemos o Atlético/GO no Engenhão.

Sobre o jogo de hoje, destaque para a ótima partida do sistema defensivo e, agora sim, a reestreia do Maicosuel com a camisa alvinegra. Coincidência ou não, o Mago se apresentou razoavelmente bem justamente por não atuar preso apenas no lado direito de ataque. Ao seu lado, Elkeson e seu apetite voraz em arriscar chutes de fora da área. Aliás, só faz gol quem arrisca...
...e foi após um chute do Elkeson (e frango do Rogério Ceni) que o Botafogo abriu o placar.

Neste momento o São Paulo era um pouco melhor em campo, mas em momento algum assustava.

Mas no futebol é assim mesmo: Ganha quem tem mais vontade. E hoje o Botafogo atuou com bastante aplicação tática, física e de superação.

Ao final do primeiro tempo (já com 1 a 0) no marcador, eu tinha certeza de que venceríamos.

A segunda etapa serviu apenas para constatar o meu "achismo". E além do gol "xô, uruca" do Herrera, ainda nos reservamos ao luxo de desperdiçar outras duas ou grandes oportunidades.

Vitória justíssima...
...e para embalar o time e torcida.

E, amigos, sem sacanagem: Alguém tem saudade da Lenda?

Uma vitória que coloca o Botafogo no caminho certo.

Cada vez mais eu acredito.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 2 x 0 SÃO PAULO

1- Renan: Um pouco confuso por cima e muito bem por baixo - 6,0

2- Alessandro: Mais uma partida "não fede e não cheira" - 5,5

3- Antônio Carlos: Seguro, firme e sem brincar - 6,5

4- Fábio Ferreira: Igual ao companheiro de zaga - 6,5

5- Somália: Alguns erros de passes compensados pela correria e marcação firme - 6,0

6- Márcio Azevedo: Razoável na defesa e ataque - 5,5

7- Maicosuel: Melhor partida desde a sua volta aos gramados. Se movimentou mais e buscou jogadas individuais - 6,0

8- Lucas Zen: É discreto, mas muito eficiente - 6,5

9- Herrera: Lutou, correu e ajudou muito. O gol marcado pode dar um novo ânimo ao hermano - 6,0

10- Elkeson: O dono do time. Chama a responsabilidade, assume a bronca, arrisca, cadencia... - 7,0

11- Everton: O pior do time. Errou quase tudo que tentou e mais uma vez pediu para sair - 4,5

12- Araruama: Entrou bem e soube fechar o setor de meio de campo - 6,0

13- Caio: Correria com obediência tática- 6,0

14- Cidinho: Outra vez, partiu pra cima dos adversários com ousadia - 6,0

Caio Jr.: Mesmo com todas as dificuldades, já deu padrão tático ao time. Fica evidente que treina e trabalha de verdade - 7,0

35 comentários:

Levi disse...

Três pontos, contra esses caras, na casa deles? Ouro em pó!
Nem vou questionar as substituições, mesmo a do Araruama no lugar do MA – questionável – e nem mesmo o gol perdido pelo Caio aos 40 do segundo tempo.
Jogou como time grande, mesmo tendo em conta que o sistema defensivo como um todo foi o que de melhor apresentamos. E viva o Renan, ótima defesa no final.
Vamos em frente. O caminho parece bastante promissor. Que venha o Atlético-GO!
E que palhaçada é essa do adiamento dos jogos do Santos? Caso eles consigam contratar, sei lá, o Messi, ou o Adebayor, ou quem quer que seja, tá valendo para os jogos que farão lá na frente?
Poderemos pedir adiamento pela ausência do Abreu?
Abraços.

Newton disse...

Puta que pariu!

Que vitória magistral, fenomenal, de um time que não teve medo de ser feliz Rodrigo e nos deixou em estado de euforia!

Repito: Puta que pariu, muita felicidade ganhar dos bambis em pleno morumbi, e foi fácil hoje!

Tô botando fé!

Dá-lhe Fogão, alegria da minha vida!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Levi, mais uma vitória importante e que nos permite sonhar com vôos maiores, né? Tb gostei muito do sistema defensivo, mas cara, acho que o melhor mesmo foi todo o time. E falo isso porque agora sim, vemos um grupo treinado e ciente do que fazer. Concorda?
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Muito tempo que não temos essa sensação de dias melhores!
Acredito que esse time dará caldo e já começo a não querer o diego no time.
Os caras estão unidos e nos três úlimos jogos saem de campo após os abraços.
Para melhorar basta barrar o sem sangue mulambo do everton.

Quanto o idiota que se intitula a lenda, deve ter deixado saudades para alguns, pois vaiam o Caio.

Durmirei pouco, mas feliz e tranquilo.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Newton disse...

Xô lenda fdp!

Aí está a prova de que tanto falávamos. O time hoje tem enredo, consistência e os jogadores brigam o tempo todo! Xô chutão!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, agora temos treinos, trabalho e coragem. O Botafogo é isso que vimos hoje: Um clube que respeita, mas não abaixa a guarda para ninguém em lugar algum.

Gil, concordo, amigo. Hoje, pensando melhor (e todo o risco), tb não acho interessante a vinda do Diego. O grupo parece estar unido e com pensamento comum. E melhor: Treinado de verdade, né?

Abs e SA!!!

flavio silveira disse...

Muito feliz com a vitoria de hj e com a postura do time.Everton destoou dos demais e achei q Marcio Azevedo fazia sua melhor partida no Botafogo.Com os reforcos(to sem acento e c no teclado), time tem tudo para crescer..tah na cara q o Botafogo jah possui um jeito de jogar.Palmas para o Homem Fluido....rsss...

Anônimo disse...

O resumo é esse mesmo, enfim um time bem treinado e com coragem, graças a Deus.

Não aguentava mais ver nosso botafogo jogando como time pequeno, ainda bem q a lenda partiu!!!

Eu não levo fé q o diego venha, pelas entrevistas ficou claro q o negócio é dinheiro e se pintar proposta de um clube europeu não vai ter como competir e acho q e isso q o diego está esperando.

SA

Denilson

Marcelo lopes disse...

Fala Rodrigo!!!Me permita fazerum trocadilho:o Fogao jogou que nem o Rodrigo,SOLTO.To muito feliz com o time,jogou muito!So espero que Marcelo Mattos e Lucas voltem na proxima rodada pro time ficar mais encorpado,porque nao da pra aguentar o Alessandro nem o Somalia.

Da-lhe Fogao!!!

Anônimo disse...

Essa é para deixar qqer um otimista, discordo com as criticas a o everton , o cara esta tentando e não jogou tão mal assim, alias ninguém jogou mal hj.O Maic começou parecendo que ia destruir todo mundo, e depois foi piorando, já esse elkesson impressiona e valeu cada centavo.

É isso, como eu disse aqui bem no começo do campeonato que eu sonhei com o Bota campeão, e já estou começando a acreditar nesse sonho ...

E como acontece em todo jogo do Bota , vou dormir só depois de ver seu comentario, um grande abraço rodrigo

Marcos

Levi disse...

Concordo sim, Rodrigo.
Chega de chutões para a frente. Independentemente do que venha a ocorrer, aposto que o Cruzeiro não terá vida fácil no campeonato. Não demora e eles começam a jogar à moda joel santana.
E estou com o Gil. Já começo a crer que essa insistência no Diego não terá o resultado pretendido. Gastaria esse dinheiro em fortalecer o time.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Flavio. O Caio Jr. ainda está em início de trabalho, mas até agora já fez muito mais do que a Lenda em 13 meses. Agora temos padrão, jogadas e ousadia.

Denilson, são essas apresentações que me fazem ter certeza que a melhor coisa foi termos nos livrado do antigo treinador e sua covardia e preguiça.

Hahahah. Valeu, Marcelo. Realmente o time jogou solto e sem medo, né?

Fala, Marcos. Pode até ser perseguição (injusta) da minha parte, mas novamente não gostei do Everton. Achei que ele foi o "destaque negativo" do time.

É, Levi. E além do fim dos chutões, agora temos estrutura, inteligência, coragem e movimentação constante. Enfim, um outro Botafogo (muito melhor).

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Estamos razoavelmente bem. 1-Sou contra a contrtação do Diego. É caro, mascarado, não serve para o Wofsburgo vai servir para o Botafogo? Por quê não se firmou no Juventus de Turim? 2- Precisamos de um meia armador. 3- Você está pegando demais no pé do Éverton. Não jogou mal. 4- A bola rola... com certa objetividade. 5- O Alessandro deve fazer só isto aí: marcar. Não sabe ir à frente. 6- Aqbraços. Loris

Rodrigo Federman disse...

Loris, estamos no caminho certo mesmo. Juro pra ti, não consigo ver coisa boa e/ou que valha titularidade ao Everton. Espero que seja uma perseguição barata de minha parte, mas até o momento ele não me convenceu mesmo.

Obs: Gostaria de informar aos amigos que todo e qualquer comentário ofensivo a algum frequentador do CB será vetado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vi que os times que cedem três ou mais atletas para possuem o direito de pleitear o adiamento dos jogos. Agora não tenho certeza se são os três na brasileira ou em atuação nos torneios da FIFA. Jeff, Loco Abreu e Arévalo - mesmo que no papel - nos dariam este direito.

O Loco Abreu fez muita falta. A vitória não mascara isso.

Alguém duvida que o nosso goleiro fará falta?

Fora que com o Everton jogamos com 10.

Anônimo disse...

Gostei do time: consistente na defesa, saindo pro jogo com inteligência e sem chutão. Faz tempo que não assito um jogo do Botafogo tão tranquilo. Aos poucos o C Jr vai dando uma feição de time de futebol ao Fogão. Realmente a contratação do Elkeson foi uma boa, muito bom jogador, queimei a língua. Não acho que o Caio tenha perdido o gol, na verdade o defensor do SP salvou. Tirando uma saída do gol errada num escanteio, o Renan foi bem, assim como o Alessandro. O Marcio Azevedo ou está sem confiança ou é fraquinho mesmo e o Everton taticamente não foi mal, mas está muito mal fisicamente, perde o tempo da bola. O Maicosuel começou a render quando começou a se movimentar, vide o penalti que redundou no 2ºgol. O herrera não é para jogar fixo, mas ontem rendeu. Se a diretoria conseguisse trazer um armador e um atacante de peso, temos chances de disputar uma vaga na Libertadores ou até o título. Tomara que o Renato jogue bem e que o MM fique no Fogão. Vamos lá Fogão. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, concordo com aqueles que disseram que o Everton não jogou mal. Acho que taticamente, fechando a esquerda ele foi bem. Acho que o problema dele é físico, pois ter caimbras aos 35 ou 40 min de jogo é falta de preparo, e percebi também como escrevi anteriormente, perda do tempo de bola, perdeu duas jogadas perdendo a noção do espaço. A tenD~encia é todo o elenco crescer ao longo do campeonato, pois parece que temos um treinador e não um treinero. Abs e SB!

Antonio de Pádua disse...

Ainda bem que não havia nenhum fiscal do IBAMA no Morumbi.
Foi um massacre, com requintes de crueldade, sobre os bambis.
Já que falaram no JS. O Cruzeiro venceu o Vasco, com um futebol medroso, bem tipico do treinador.
Abraços e saudações alvinegras

Émerson disse...

Federman,
A César o que é de César e... a Alessandro o que é de Alessandro. Em minha modesta opinião, o Cabeção foi o melhor em campo, ontem. Não perdeu uma, para aquele anão de jardim, se desdobrou em campo e ainda se arriscou no ataque.
Éverton é uma bosta. Se eu fosse o treinador, teria tirado ele, e não Márcio Azevedo, para colocar Marcos Vinícius.
Eu não acho que Elkson, ontem, tenha sido o melhor. Ele fez um bonito gol, mas, em determinados momentos, prendeu demais a bola...e caiu muito (terá sido chuteira inadequada, ou cansaço mesmo?).
No mais, gostei muito... Realmente esse time nos deixa esperançoso.
Saudações gloriosas!

Marcelo Sales disse...

Sem dúvida, a melhor partida do ano do Botafogo! Já começo a pensar mais seriamente na libertadores!

jorgeFS disse...

Quando o time e comissão tecnica pisam na bola as porradas vem, mas agora é hora de reconhecer o trabalho deles, quanto a sentir saudades da lenda e seue chutões, creio que ninguem está sentindo falta, hj já temos padrão de jogo, vemos nosso GLORIOSO sair tocando o bola com elegancia e qualidade,e isso não é apenas bom , é ótimo, tenho que apludir o CJ pelo belo trabalho, pois até os substitutos tem conrespondido a altura, ainda há muito a fazer, mais com certeza será feito, muita sorte para todo o grupo, e saudações botafoguense.

Diego Viane disse...

É isso ae PORRA.

Porra Rodrigão, que felicidade de ver o botafogo em campo ontem cara. Jogou bem, sem mede, foi pra cima... 3 pontos fora de casa contra o atual líder é motivo de comemoração. E não sei pq, mas me parece que esse ano vai. Deu a impressão que agora sim, vamos jogar com todos sem medo de ninguem.

Felicidade pura. Elkeson como sempre, fora do comum. Maicosuel ontem muito melhor do que nas outras partidas. Ele tá voltando. Renan tem que por a luva nos pés, pq na defesa com os pés ele vai bem =P.

Torcer pro um tropeço do Palmeiras e esperar o atlético-GO, para quem sabe, terminar até em primeiro na próxima rodada.

E só de pensar que ainda falta vir o Renato. E voltar o Jefferson e o Loco. Temos tudo pra melhorar ainda mais.

Vlw Rodrigão. To tão animado com a vitória que mau consigo escrever hoje uhahuahuahua.

SA a todos.

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, o anônimo antes de mim sou eu mesmo! EH EH! Uniformizou o Daniel ontem? Se ele dormiu com a gloriosa Botafoguense então todo jogo tem que vesti-lo. Abs e SB!

Anônimo disse...

Realmente vitória com V maiúsculo, só não entendi a substituição do marcio ( que estava ate jogando bem ) pelo araruama...que esta junto com o somalia totalmente fora de ritmo de jogo.
Depois de muito tempo gostei da atuação do BOTAFOGO,que convenceu.

Alex -Juiz de Fora - Mg

Rodrigo Federman disse...

Anônimo 1, eu tb não sei, mas acho que seja apenas para o caso de jogadores do Brasil.

Anônimo 2, e o melhor: Há quanto tempo não enfrentávamos um grande (fora de casa) sem passar 90 minutos preocupados ou com roendo os dedos, né? Ontem o Botafogo não foi ameaçado em momento nenhum.

Sergio, até acho que na disciplina tática, todos estão muito bem. No caso do Everton, o problema maior é físico mesmo. E esse precisa ser revisto, já que está no clube há bastante tempo e até hj não consegue render 90 minutos.

Hahahah! Antonio, com direito a frango abatido do narcisista Ceni, né?

Émerson, é sério que vc achou o Alessandro o melhor em campo? Bom, eu respeito, é claro. Mas juro que não achei. Aliás, prefiro quando ele joga igual ontem: Sem aparecer e tocando o mínimo possível na bola, já que a redonda não é a sua melhor amiga! rs.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, um partidaço do Botafogo mesmo.

Exatamente, Jorge. E é o que fazemos aqui: Criticamos quando merecem críticas e elogiamos quando merecem elogios. Ontem o Botafogo foi digno de grandes elogios.

Diego, a torcida começou a acreditar mais, né? Com razão, já que o time começou a apresentar muito mais futebol tb.

Sergio, é claro que uniformizei! Em time que está ganhando não se mexe! heheheh!

Alex, na hora eu tb não entendi a mudança (igual ao último jogo), mas ainda bem que as mexidas do Caio Jr. deram - novamente - resultado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Temos um time! mais que isso, vejo os jogadores entrarem e o time manter o padrão. Bela aplicação tática.
Consistência considerável.
Até o ALESSANDRO, nesse contexto, me agradou. sério! obviamente, ele continua pecando sobretudo na parte ofensiva. Há que se ressaltar, porém, sua disposição e garra demonstrada.
Nesse ponto, vio MAzevedo destoar um pouco. ele parece um jogador com muitos títulos, muita fama, muita idade e que coloca as mãos na cintura esperando o jogo. e faz biquinho e bate o pé na hora que é substituído. algumém precisa conversar com esse rapaz. ele pode ser útil. basta enquadra-lo, se isso for possível.
vejo até o caio com um pouco mais de maturidade, o Zen com sobriedade à frente da zaga. Somália? talvez possa compor o elenco. Maicosuel? seu início foi animador. precisa jogar mais com a cabeça erguida.
gostei até da entrada do Araruama.
Dá pra acreditar. Percebi isso com a união que o Time demonstrou ao sair de campo.
Vamos torcer para que os jogadores que chegaram continuem agregando e que possam contribuir com a melhora técnica em algumas posições.
Jeffernso, Renato e Loco na frente.
E hora de a torcida acreditar

Anônimo disse...

Rdrigo,
eu assino a última mensagem.
Jaime

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Jaime. Como eu disse, enfim, temos um time/grupo que sabe o que fazer dentro de campo. Depois de 13 meses, estava na hora, né? rs.
Abs e SA!!!

manuel vieira de farias disse...

rodrigo não precisamo do
diego é muito caro se ele
vier o caio jr vai sacar o
elkson do time isso não pode
o garoto é craque

Rodrigo Federman disse...

Manuel, hj eu acho que ele barraria qualquer um, menos o Elkeson.
Abs e SA!!!

Fabiano disse...

Concordo com o Jaime e o Emerson, o Alessandro não foi tão mal assim (tá certo que na parte ofensiva foi nulo), e achei que o Somália tb jogou bem, aparecendo muito para o jogo. Maicosuel parece um pouco com falta de tempo de bola, perdendo algumas com facilidade. Sobre o Caio Junior, realmente é outra coisa em relação ao JS, pois trabalho aqui na torre do rio sul e consigo ver o campo de treino de GS, com o Joel eu quase não via o time treinando a semana toda, já com o Caio Junior os treinamentos são muito frequentes (fico só monitorando daqui...hehehe).
SA

Rodrigo Federman disse...

Fabiano, é bom saber desse detalhe de quem está sempre vigiando os treinos. Hehehe. Mas é isso mesmo: Agora o time trabalha/treina de verdade.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

o time ganhou e jogou regular, nada de sobrenatural, vale lembrar que o time do São paulo esta abalado, e não jogou absolutamente nada, estão enaltecendo a vitoria pq foi em cima do SP, porem o SP que enfrentamos jogaram como time de serie C, erraram inumeros passes, não conseguiam se quer ameassar o gol do Renan.
Obviamente que a vitoria foi importantissima, mas calma la, ate parece que o Caio Jr agora é o melhor técnico do mundo, o dia em que ele ganhar ao menos um titulo de expressão (pode ate ser 1 misero estadual) eu mudo um pouco minha opnião sobre ele..
To cansado de ver o Botafogo jogar bonito e não ganhar titulos. na moral prefiro ver o time jogando feio mas sendo campeão, do que jogar bonito mais sempre peidar no momento decisivo, por isso não debocho do Joel, queira ou não ele nos tirou da fila de vices e se não fosse por ele hoje seriamos tetravice para nosso maior rival. sem mais.

S.A.
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Danilo, eu respeito, mas discordo de vc. Acho que sim, jogamos bem. É claro que o SP na jogou nada, mas o Botafogo apresentou um bom futebol. E lembremos tb: Tínhamos vários desfalques importantes. Quanto ao Caio, ninguém disse que ele é excepcional. Apenas constatamos o que está bem claro: Sob o seu comando, temos um time treinado, estruturado e corajoso. Bem diferente daquele nojento do seu antecessor.
Abs e SA!!!