26/06/11

Vitória com autoridade


















Uma vitória apertada (2 a 1 - Marcelo Mattos e Elkeson), mas que não traduziu o que foi o Botafogo e Grêmio desta tarde.

O GLORIOSO se impôs durante toda a partida e só não venceu por uma diferença maior, porque além do goleiro gremista inspirado, o Herrera - apesar da jogar razoavelmente bem - não é homem de definição.

Fora isso, com boa movimentação desde o início, o Botafogo teve maior posse de bola e alternou boas jogadas pelos dois lados. Só faltava mesmo aquele centroavante típico para empurrar a redonda para o gol adversário.

Esse panorama durou 45 minutos, com destaque para o Everton na esquerda e a boa dupla de volantes formada por Marcelo Mattos e Lucas Zen. Até o Herrera vinha bem. Uma pena que o Maicosuel continue abaixo do que pode apresentar.

Lá atrás, sem sustos... até o Alessandro furar uma bola e obrigar o Renan a operar um milagre.

Durante o intervalo, diferente das outras vezes, eu estava certo da vitória. Mesmo que o Caio Jr. tenha voltado com o mesmo time do vestiário (eu teria trocado Alessandro e Maic por Lucas e Alex).

Nos primeiros minutos do segundo tempo, pressão botafoguense...
...sempre esbarrando - por "n motivos" - na última bola.

O tempo passava e aí a impaciência começava a aparecer, afinal, e as mudanças, treinador?

Foi quando o Caio Jr. colocou os jovens Cidinho e Caio nas vagas de Everton e Maicosuel.

Na hora eu não gostei. Aliás, a princípio eu não colocaria os dois (mas tiraria o Mago). Só que o decorrer da partida provou que o treinador estava certo. O Botafogo melhorou e ficou ainda mais agressivo.

Poucos minutos depois, após uma boa jogada individual do Elkeson, o Marcelo Mattos enfiou a cabeça na bola e abriu o marcador.

Pronto, era questão de tempo e administrar a vitória.

E o Botafogo fazia corretamente, até que a luz do Engenhão caiu (pela terceira vez no ano!).

O jogo ficou parado um tempo e na volta, outra bela jogada individual (desta vez, feita pelo Caio) resultou em gol do GLORIOSO: Elkeson só teve o trabalho para escorar a bola para a rede, tirar a camisa para comemorar e levar um cartão amarelo burro.

Três pontos garantidos? 

Nem o mais pessimista dos torcedores acreditava em uma desagradável surpresa, mas como no Botafogo tudo é sofrido (mesmo o que aparenta ser fácil), o Grêmio ainda descontou e quase empatou em um dos últimos lances do jogo.

Só então o apito final, o suspiro de alívio, tranquilidade e a motivação renovada para encarar o São Paulo na próxima quarta-feira, no Morumbi.

Aos poucos o Botafogo vai melhorando. A evolução tática da equipe é nitidamente sentida. Hoje deu para confiar um pouco mais.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 2 x 1 Grêmio

1- Renan: Excelentes defesas - 7,5

2- Alessandro: Não comprometeu - 6,0

3- Antônio Carlos: Só pecou no excesso de chutões - 6,0

4- Fábio Ferreira: Um pouco melhor do que o companheiro - 6,5

5- Marcelo Mattos: Um gol para premiar a bela partida. Pena que pode ter sido a última com a camisa do Botafogo - 7,0

6- Márcio Azevedo: Tímido. Ainda parece sem confiança - 5,0

7- Maicosuel: Continua devendo - 5,0

8- Lucas Zen: O melhor. Presente em todos os setores do campo, combatendo com força e se apresentando no auxílio aos atacantes - 7,5

9- Herrera: Não fez gol, mas hoje jogou bem - 6,0

10- Elkeson: Um primeiro tempo discreto e uma melhora no segundo. Só precisa aprender a cobrar escanteios - 6,5

11- Everton: A melhor opção nos primeiros 45 minutos. Se apresentou e ajudou na marcação - 7,0

12- Cidinho: Mudou o time, partindo para cima dos adversários - 6,5

13- Caio: Ídem ao Cidinho - 6,5

14- Thiago Galhardo: Entrou apenas para o time ganhar tempo antes do final da partida - Sem nota

Caio Jr.: Calou a minha boca com as substituições feitas na segunda etapa. Mandou o time para cima do início ao fim - 7,0

34 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Bem no estilo Caio Júnior. Lembro-me bem da maneira como ele treinou o Palmeiras. Discretamente ele vai soltando o time.

Estou com esperanças de um bom campeonato.

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Enéias, hoje eu senti confiança, cara.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

1- Renan: Excelentes defesas - 7,5
-Estamos bem servidos no setor.

9- Herrera: Não fez gol, mas hoje jogou bem - 6,0
-Discordo, mais uma vez não foi bem, melhorou um pouco no segundo tempo, mas a fase é tão ruim que ate quando acerta, ele erra(vide a bola na trave)

12- Cidinho: Mudou o time, partindo para cima dos adversários - 6,5
-Moleque atrevido, parte pra cima sem medo de tamanho de zagueiro, tem muito futuro se bem trabalhado.

13- Caio: Ídem ao Cidinho - 6,5
-Quando so quer saber de jogar futebol( e nao ficar se jogando) e muito bom jogador, outro que tem potencial

7- Maicosuel: Continua devendo - 5,0
-E muita responsabilidade em cima dele... acho que o caio jr poderia deixar ele no banco por uns jogos, aos pouquinhos tenho certeza que ele volta.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, discordo em relação ao Maic. Deixá-lo no banco só vai tirar ainda mais a sua confiança. Sem contar que não temos opções tb.
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Vi outro jogo, principalmente no que concerne a Alessandro e Márcio Azevedo. Na minha visão Márcio Azevedo foi um dos melhores do Botafogo, firme na marcação e no apoio.

E Alessandro deu sua milésima pixotada bizarra, se não fosse Renan o Grêmio sairia com a vitória no primeiro tempo.

Alessandro sempre DISTOA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo!! Boa vitória do Fogão!! No geral concordo com as suas avaliações,m as eu acho que a nota do Marcio Azevedo podia ser melhor, pois apesar de não ter sido tão efetivo no ataque, não perdeu nenhuma bola na defesa, setor que era o seu ponto fraco!!!
Mas tá ficando bom, acho que vai dar caldo!!!
Grande abraço...SA!!

Júlio Cícero
Urubici-SC
Um botafoguense apaixonado até mesmo debaixo da neve que começou a cair agora!!!

Newton disse...

O time foi muito bem hoje, mas como o Loco Abreu está fazendo falta hein?

Definitivamente o Herrera não é um bom finalizador!

A única ressalva é a mesma dos comentários durante a semana: Eu entraria com Alex no time. Como o Éverton não comprometeu e até foi bem no 1º tempo, também reclamei com as mudanças do Caio Jr, ou seja, eu tiraria o Herrera e o Éverton naquele momento, e não sacaria o Maicsuel!

Ainda bem que tudo deu certo!

Só que para 4a feira o Marcelo Matos não estará presente. Será que um esforço para manter o Matos não valeria a pena?

Até quarta-feira contra o São Paulo mordido!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Saulo, o legal do futebol é isso: Diferentes análises e bons debates.

Júlio, é verdade. O MA foi bem na defesa. Boa observação. Tá nevando aí? Que inveja. rs. Duvido encarar o frio e mandar uma foto (pra colocar na Galera do CB) com a camisa do Fogão e sem agasalho. rs.

Abs e SA!!!

Levi disse...

Faltam atacantes e um sujeito no meio de campo que organize o setor. Renato? Diego? Quem sabe? Não vejo com bons olhos as possíveis saídas do MM e do Arévalos, muito embora goste do Lucas Zen, que pode ser utilizado como volante ou zagueiro. O moleque tem futuro.
Não achei o Botafogo tão superior assim.
Não fossem duas ou três intervenções do Renan, não sei não.
Menos mal, ganhamos três pontos numa fase importantíssima do campeonato.
Dá para melhorar, não obstante as treslouquices da diretoria.
Acho que dá para pegar um ponto dos bambis, pelo menos, na próxima rodada.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Newton, eu acho que deveria ser feito todo o esforço possível para a permanência do MM. Jogou muito e fará falta na quarta-feira.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Quando o CJ fez as mudanças entrei em parafuso, mais tenho que reconhecer, ele estava mais do certo, melhorou muito o rendimento.

Rodrigo Federman disse...

Levi, acredito que se tivéssemos o Loco hoje, umas 2 bolas ele teria guardado. Tb acredito em pelo menos um empate no Morumbi. Até porque eles estarão desfalcados e bem abalados, né?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu tb, Jorge. Se no jogo passado o Caio Jr. foi o responsável por não termos vencido os molambos, hj ele foi o grande responsável pela vitória.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Realmente ótima vitória, em muito menos tempo q teve a lenda o caio jr conseguiu fazer o time jogar um bom futebol que mereça o título q vc deu a sua ótima análise, vitória com autoridade.

Só discordo da parte do alessandro, não comprometeu, devido a ótima defesa do renan.

Tbm não gostei na hora da entrada do cidinho, mas ele calou a minha boca, com um futebol alegre, mostrando q tem talento e temos q lançá-lo com todo o cuidado, mas tem futuro.

Ficou provado tbm q falta o goleador,e foi um grande erro (de amabas as partes) a dispensa do loco abreu muito antes do prazo obrigatório.

Para concluir, acho q poderemos brigar pela libertadores, e se realmente o diego chegar ou outro grande meio campo, poderemos brigar pelo título sim.

SA,

Denilson

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Denilson. O Alessandro não comprometeu...por pouco. Hehehe.
No mais, não acredito que ainda tenha gente com saudade da Lenda. O time hoje sabe o que fazer em campo, mantém a posse de bola, se movimenta, etc...
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,
antes que o assunto ganhe ironias da flaprese, quero dar algumas informações importantes sobre o 4º apagão.

o fato de ser engenheiro eletricista, embora tenha trabalhdo durante 25 anos em estatal de geração e transmissão de energia e não de distribuição, como é o caso da light em relação ao engenhão, devo esclarecer, sem ter acesso a falha, que a mesma deve ser devido a um dimensionamento inadeqquado da rede.
penso que a demnda nas horas de pico e essa momento ocorre no cair da noite, quando se faz uso mais intenso de energia, a demanda gerada é superior a capacidade da rede naquele local, o que é um problema da concessionária, que deveria ter já efetuado uma expansão na subestação que alimenta a rede, aumentando o seu potencial de demanda.

outra coisa que pode estar ocorrendo, tambem de responsabilidade da concessionária, seria o que chamamos de surto de manobra, pois quando é realizada as manobras de abertura ou fechamento de chaves seccionadoras, pode ocorrer um problema de sobre-corrente ou sub-tensao, que acarretam um curto circuito e que acaba por estourar outros equipamentos de proteção ou de transformação, mas que é mais difícil de ocorrer, pois alem da danificação de equipamentos, gera uma reação em cadeia e acaba por derrubar o sistema em parte ou até mesmo totalmente.

a terceira possibilidade e essa sim tem a responsabilidade indireta do botafogo é que sua casa de força. onde fica o transformador e seus equipamentos de proteção e o grupo motor gerador para emergências, tambem esteja mal dimensionado e o clube deveria fazer um relatório técnico sobre o assunto à prefeitura, expondo o problema e pedindo providências, por ser ela a proprietária do estádio.

penso que o que deve estar ocorrendo é essa terceira hipótese e como a decisão não é técnica, mas política, fica nesse rami-rami, pois tenho certeza que se vier autorização com custeio de gastos por parte da prefeitura, os colegas da light resolvem o problema rapidamente, o que já deveria ter sido efetuado.
abraços,
LSCUNHA

Rodrigo Federman disse...

Muito bom comentário, Cunha. Valeu pelas explicações. Até porque, tenho certeza de que a FlaPress baterá apenas nessa tecla só para minimizar a nossa boa vitória.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigao,

Meu amigo, dominamos o jg e falta o cara que chute igual a homem, ou que tenha categoria ao finalizar.
O Mago pediu para sair e em determinado momento o Elkeson gesticulou pedindo a troca. Nas substituições uma parte da torcida fez coro de burro para o Caio. Gozado que muitos tiveram a maior paciência com a lenda. Substituiria o Everton (ele irrita e nao deveria ser titular) e colicaria o Alex. O Cidinho mudou a história e o jogo. Incendiou o Engenhao!
Acho que o Marcio Azevedo continua preso e pensando que o técnico eh a besta da lenda.
Se fosse o Caio Jr, trocaria o everton pelo Herrera e entraria com o Alex.
Cunha, tenho duvidas se os idiotas e incompetentes dirigentes sabem oc

Anônimo disse...

Pode esperar Rodrigão!!!
Vou fazer a foto que você pediu...tenho certeza que será inédita na nossa galeria!!
Grande abraço...SA
Júlio Cícero

Marcelo lopes disse...

Fala Rodrigo!Também gostei do time,jogamos com uma boa equipe e precionamos do inicio ao fim,como eu não via há tempos.Pra mim o melhor em campo foi Renan.Duas defesas cara a cara com o atacante gremista,demonstrou confiança e segurança.Estamos bem de goleiros.Quando chegar Diego e Renato vamos dar trabalho!

Dá-lhe Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, o fato é que se na semana passada o Caio Jr. deixou de vencer, hj ele foi determinante para a vitória. E é fogo que nego grite burro para ele, depois de aguentar um ano e meio com a lenda.

Valeu, Júlio. Fico no aguardo!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o Renan provou que estamos muito bem de goleiros, né?
Abs e SA!!!

Levi disse...

Senhores jogadores de futebol:
O produto da soma de 2 + 2 resulta 4.
Se dividirmos 4 por 2, o resultado é 2. Cartão amarelo é automaticamente mostrado ao atleta que tira a camisa para comemorar o gol.
Juro que se eu fosse dirigente de futebol multaria severamente o imbecil que tirasse a camisa para comemorar o gol.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Eu tb, Levi. Depois o cara fica de fora de uma partida importante por causa de um cartão imbecil.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Rodrigão,

Tive problemas de transmissão no último comentário e complemento agora:

Duvido que os incompetentes dirigentes desconfiem em que local fica a casa de força. Duvido que saibam os locais principais para o bom funcionamento do estádio.
Tenho certeza que sabem os locais das comidas e bebidas. Sabem, também os locais para fazerem média com os co-irmãos e autoridades.
Cobrar e criticar só para com a torcida Botafoguense!

A praga Botafoguense puniu mais uma: River na segundona! kkkkkk

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Franco disse...

Cunha, acho que o problema é dimensionamento interno ou equipamento que falha em determinadas situações. Hoje quando faltou luz, apenas nos refletores. Pois em volta do estádio tinha luz, nas cabines também( pode até ter faltado, mas foi muito rápido). Os refletores atrás do gol apagaram imediatamente e os refletores do lado leste as lâmpadas das extremidades estavam acessas e todas as outras apagaram.

Já havia retornado a iluminação atrás dos gols, quando aconteceu o mais estranho. As luzes dos refletores da ala leste estavam aquecendo e aí sem explicação nenhuma apagaram todos os refletores da ala leste.

Não tenho explicação, mas acho que valeria chamar um especialista e fazer uma avaliação do sistema elétrico.

Saudações Botafoguenses

Franco disse...

Bom eme relação ao jogo, presenciei várias situações incríveis hoje. Eu estava na oeste inferior e na hora que o Caio Jr. chama o Caio um grupo grita Nãããããooooooo! E logo depois chama o Cidinho, aí um grupo foi a loucura e gritou: "Burro, burro, burro!"

Na hora achei que o Caio errou em colocar o Cidinho e também achei que era um exagero aquele grupo chamá-lo de Burro.

Mas que iria rir por último era o próprio Caio Jr., pois o Cidinho jogou bem e "expulsou" o Fernando do Grêmio e o Caio fez um cruzamento perfeito.

E neste momento a torcida já havia feito as pazes com o Caio Jr.

E o Caio Jr. fez mais uma das suas, resolveu substituir o Marcelo Mattos para que fosse ovacionado pela torcida. Na Europa é comum este tipo de prática. E o Marcelo ficou muito emocionado e deu a impressão que chorou. Espero que fique.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gil, quero ver qual será a justificativa de amanhã (para o apagão).

Caramba, Franco. Vimos da mesma maneira. A princípio tb não gostei das alterações. Mas elas provaram que o Caio Jr. estava certo. E sobre a saída do MM, na hora que ele foi substituído, comentei no twitter que foi a deixa: Não continuará em GS e o técnico quis apenas fazer uma homenagem/despedida para a torcida.

Abs e SA!!!

Diego Vianey disse...

Ahhhhhh, valeu a pena ter ido ao engenhão ontem.

É Rodrigão, ainda é cedo mas começo a ficar muito confiante com o Botafogo.

Elkeson mais uma vez brilhando, mas eu só acho uma coisa, aos poucos parece que ele vai mostrando o lado "fominha" dele... bom, espero que seja só impressão minha. Contra o São paulo, vamos sem MM mas acho que temos condições de ganhar na casa deles.

E o MA pra calar a boca de muita gente, fez uma boa partida =P. Nada digno de muitos elogios, mas digno de confiança.

Cidinho muito abusado, uhauhauhauha. Pena que não tem porte fisico ainda, se vem um vento mais forte ele Cai =P. E espero que o Caio tenha aprendido que, se ele parar de se jogar, vai aparecer muito mais no jogo, e ai sim, pode brigar áté por uma vaga no time titular.

Abraços Rodrigão, e é 3 × 0 lá. (não sei se percebeu, mas eu sempre aposto em 3 × 0... =P)

Abraços e SA.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Diego. O mais importante vc falou: Se o Caio entender que jogando em pé (sem ficar cavando faltas) ele tem bola, o Botafogo tem muito a ganhar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O time jogou bem no conjunto,mais o maic está foda para aguentar, parece que não esta com confiança no joelho dele....uma boa surpresa é a evolução do lucas zen,ganhando confiança no seu futebol e tambem e a atuação do caio.

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, para mim, o destaque foi mesmo o Zen. O muleque está se soltando, ganhando confiança, arriscando e chegando junto. Tem muito futuro.
Abs e SA!!!

Bruno Lyra disse...

Amigo o que foi aquela "bicicleta" do alessandro que quase resultou no gol do grêmio hein?

Como pode o caio jr. manter um acéfalo daquele como titular e absoluto ainda por cima. pqp.

Rodrigo Federman disse...

Bruno, aquele foi um lance tipicamente Alessandro. rs.
Abs e SA!!!