16/07/11

Ajustes, improvisos e experiências



















Lucas Zen como falso terceiro zagueiro pela esquerda e Márcio Azevedo no meio de campo (também pelo lado esquerdo).

O técnico Caio Jr. definiu o novo posicionamento do time com a estreia do Renato, volta do Marcelo Mattos e saída do Everton (machucado).

O que vocês acham dos dois posicionamentos mencionados no primeiro parágrafo?

Eu torcerei para que dê certo, mas faria uma mudança menor e mais simples: Deslocaria o Elkeson para apoiar na esquerda (deixando o Azevedo na lateral), centralizava o Renato e manteria o Zen ao lado Mattos no meio de campo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Antonio de Pádua disse...

Ontem foi a estreia do ultimo filme de Harry Potter. Espero que essa seja a ultima invenção do prof. pardal ou, Harry Potter, para os intimos.

Rodrigo Federman disse...

Antonio, e espero que além de última, essa dê resultado!
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Com o lado esquerdo destroçado pelas contusões de Côrtez e Everton, o CJr tenta manter o padrão de jogo, promovendo o deslocamento do Lucas Zen, para a LE e colocando o MA para fazer a função do Everton ( o próprio MA disse que prefere jogar como ala)
Aproveita o fato de que Lucas jogará mais recuado na LE e promove a entrada de Renato como volante, dando liberdade para que jogue mais a frente, tentando dar mais consistência ao meio de campo ( a bola não tem parado no ataque do Botafogo ).
Para dar certo vai depender muito do desempenho do MA pela esquerda. Se não der certo aí ( plano B)é deslocar o Maico p/ a esquerda, como muitos aqui estão pedindo, e jogar o Caio na direita.
Na teoria não é ruim mas na prática, só saberemos na hora.

Rodrigo Federman disse...

Meduna, nisso tudo, eu só vejo um problema: Desperdício de talento com o Zen deslocado para lateral/zagueiro esquerdo.
Abs e SA!!!

gabriel_oliveiraleite disse...

E aí galera, se prá gente que não temos que lidar diretamente com os caras, que são cheios de marras, não me toques, tipo "sou dono do time", ou "noutro time jogava assim ou assado", ou "com outro técnico era de outro jeito" não é fácil mesmo, imagino pro Harry Potter que tem uma torcida exigente por tráz e agora, com mais jogadores disponíveis tem que saber armar um bom time. Afinal o cara ganha muito bem prá isso. Ma como torcedor, quero também ser técnico e nesta posição, faria uma modificação mais simples:colocaria o Alex junto com Herrera no ataque e deixaria o Zen ou na lateral E ou no banco, com o M.Azevedo de lateral, pois este é burrinho demais prá jogar de meia.
ABÇS, SAN

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, como eu disse ao Meduna, não gosto da ideia do Zen fora do time (seja no meio ou até na lateral).
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu gostei dessa "invenção" do Caio (...em tese). O Márcio tem mais pegada no ataque do que na defesa e com a saída do Everton ele perdeu um jogador que caia mais pela esquerda. O Zen não pode sair do time...Como o Alessandro está mais fixo, ele fecha bem mais a zaga num 4 rígido, coloca o M.Mattos mais na proteção e a frente da zaga e libera mais o Renato e o Márcio Azevedo. O Elkeson, o Mago e o Herrera jogam mais soltos. Parece (repito...em tese) que pode funcionar bem. Eu acredito.

PAULO FERNANDO disse...

Falando em ala, o Gabriél deve ser muito "zoado", pois nenhum treinador gosta dele. O moleque despontou como bom lateral, mas não vinga em lugar algum...deve ser a Somálimania...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o Gabriel tem talento, mas todo mundo diz que ele deixou a "fama" subir à cabeça e se perdeu. E além do mais, o jeitão dele (não é aguerrido) acaba cansando um pouco os treinadores e torcida. Eu ainda acho que se fosse bem instruido e recebesse uma chamada de atenção legal, o Gabriel poderia voltar ao trilho.
Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Concordo contigo,Rodrigo.De repente o Renato cairia bem atuando na função do Everton pela esquerda.Só mudaria a lateral direita,mas como o presidente tá lá,isso é impossível de acontecer.A intenção do CJ é reforçar a marcação do lado esquerdo,talvez seja o setor mais forte do Corinthians.

Dá-lhe Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso que me deixa mais intrigado, Marcelo. Todas as posições passam por experiência...menos a lateral direita.
Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Grande Rodrigo. O problema é que o Lucas e o M. Azevedo, deixam verdadeiras avenidas. O Cortinthias tem o Willian, caindo por aquele setor, assim como o Bahia tinha o Lulinha. O Alessandro, apesar de ser tecnicamente piro que o Lucas, fica mais atrás e isso da mais segurança para o técnico. O time jogaria no mesmo 4-5-1, dando mais liberdade ao Renato, sendo que no outro esquema quem tinha mias liberdade na defesa era o Cortes.

Todo esquema tem suas vantagens e desvantagens. A questão é os jogadores serem inteligentes o, suficiente para entenderem o esquema.

Uma coisa é certa, o Corinthias vai macar forte e sair no contra-ataque.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Gustavo, é isso que concordo em partes. Explico: Não compartilho dessa opinião de que o Alessandro marca melhor. Ele fica atrás (se comparado ao Lucas), mas a direita acaba sendo a mesma avenida. O Alessandro conseguiu - no último jogo - levar bola nas costas em cobrança de lateral, cara. Um absurdo para quem é titular do time há 4 anos e profissional. Por essas e outras que eu prefiro o Lucas. Merda por merda (na defesa), prefiro o Lucas, que ao menos é uma opção a mais de ataque.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que só quer dar sustentação do lado esquerdo defensivo, liberando os tres atacantes, não vejo maiores novidades não... O MA apensa faria a função do Ewerton, com cobertura atrás do LZ.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, mas eu não gosto da ideia de tirar o LZ de onde está jogando (bem).
Abs e SA!!!

Newton disse...

Vou concordar, no plano A, com a opinião do Meduna, aproveitando o potencial do Márcio Azevedo pela esquerda. Isto é importante porque não temos, já que o Éverton está fora, um canhoto no time. Mas, como bem falou o Meduna, também vai depender do desempenho do cara.

Quando li nos noticiários o esquema do Caio Jr., a princípio concordei com o exposto pelo Gabriel Oliveira, ou seja, a simples entrada do Alex já seria suficiente para manter o Zen no time e também barrar o M. Azevedo. Mas, no momento, esse seria o plano B.

Também não concordo com a questão do Alessandro dar segurança por ficar mais plantado. Amigos, no dia que o Alessandro nos der segurança e tranquilidade eu vou comemorar muito (vou tomar um porre de felicidade e beber todas!). Acho que isso não vai acontecer. Minha teoria é que, o time no ataque, aí sim teremos segurança. Esse seria um dos motivos para usar o Lucas na direita, fato bem conhecido pela maioria dos nossos comentários.

Olha gente, depois do que observei no jogo contra o inter, o resultado desse jogo vai depender do tamanho da ousadia do Botafogo. Se nós não marcarmos no campo do adversário, não tem plano A, B ou C que dê jeito. Então, vai depender muito da postura dos nossos atacantes, digo Maic, Elk, M. Azevedo e Herrera. Só na pressão podemos ter êxito.

Abraço a todos,

Newton

Rodrigo Federman disse...

Boa, Newton. No dia em que o Alessandro me der segurança, saberei que tem algo muito errado com a rotação da Terra.
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Rodrigo
Concordo contigo de que não é bom deslocar o Lucas Z. para outra posição, mas as circunstâncias obrigam a isso. Ou joga em outra posição ou vai pro banco que seria ainda pior.
A única alternativa do LZ jogar como volante é se o Renato se adaptasse a jogar como meia, mas isso teria que ser testado.
O fato é que o Botafogo só tinha uma jogada de linha de fundo, que era pela esquerda, c/ a dupla Cortez/Everton.
Nem o Maico, nem o Elkeson têm caracteristicas de buscar a linha de fundo, ambos entram em diagonal.

Rodrigo Federman disse...

Meduna, mas é justamente o que coloco em questão: Antes de testar essa formação com o Zen improvisado na lateral, pq não deixá-lo como volante e testar o Elkeson pelo lado e o Renato mais adiantado pelo meio? Se não der certo, ok, tenta-se essa formação que o Caio pretende usar.
Abs e SA!!!

Newton disse...

Rodrigão,

Uma coisa que me preocupa é em relação ao Herrera sozinho no ataque. O Herrera joga bem quando joga um centroavante fixo. No caso, o Alex seria uma boa opção, pois prenderia os zagueiros deles e daria opções, como pivô, para as tabelas e cruzamentos.

Bom, vamos ver o que nos aguarda.

Em relação ao Renato como armador, pode ser viável sim, mas concordo de novo com o Meduna, precisa ser testado com essa função. O problema é que, nesse caso, ficaríamos com o M. Azevedo na lateral esquerda. Esse que é o problema.

Acho que a melhor opção nos será revelada ao observarmos, como chance definitiva, o desempenho do Márcio Azevedo mais a frente.

Saudações,

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, por isso que tenho pensado muito antes de criticar o Herrera. Ele tem atuado no sacrifício, pois além de isolado na frente, ele nunca foi atacante de área.
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Newton
Também fico procupado no tocante ao rendimento do Herrera, jogando enfiado como pivô. Acho que ele não tem características p/ desempenhar essa função e é pura perda de tempo insistir. Ele não cabeceia bem e não tem inteligência p/ criar os espaços para o Maico e o Elkeson que chegam de frente pro gol. Esta função é para o Loco, se ainda tiver vontade de jogar futebol.
Mas fazer o que? Se colocar ele junto c/o Alex vamos ter que desistir do 4-2-3-1 e ainda teremos o MA inoperante na LE.
O Botafogo contratou sem critério.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Meduna, critério é algo que passa longe do planejamento da dupla AS/AB.
Abs e SA!!!

Newton disse...

Meduna, Rodrigo e Amigos,

Quando o Loco voltar do turismo na Argentina, talvez o Caio Jr. tenha que se desfazer do 4-2-3-1, se ele quiser manter a dupla Mercosul como titular. Eu opto por isso, ou seja, iria de 4-4-2 mesmo. Os pontos fracos são, notadamente, as laterais. Aí que entra o planejamento/mapeamento da diretoria.

Eles não aprenderam a lição do Brasileirão passado.

Detalhe: Se não ganharmos na 4a feira, despencaremos na tábua de classificação!

E outra: O próximo jogo, após o do Corinthians, é simplesmente na Arena da Baixada contra o desesperado furacão. Difícil pra caramba!

Abraço,

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, concordo plenamente contigo!
Abs e SA!!!

Newton disse...

Rodrigão,

Eu entendo como planejamento/mapeamento não só o número de jogadores disponíveis por posição, mas também a qualidade dos jogadores à disposição no time.

Então, para a lateral esquerda, o Botafogo planejou contar com Cortês e Márcio Azevedo. Guilherme e Gabriel foram descartados. Legal né, são dois jogadores para a posição, só que o primeiro era uma incógnita até então e o segundo não apresentou desempenho no carioca nem em nenhum momento até agora. Assim, planejamos a quantidade mínima mas a qualidade não foi mapeada.

No lado direito temos três opções teóricas, mas na prática nem o Maicon jogando uma bola redonda barraria o atual lateral. Lucas e Somália deveriam ser as opções do planejamento. Lucas teve um bom desempenho no Carioca e Somália de vez em quando joga bem na direita. Nesse caso, o planejamento para a lateral direita foi melhor que o da esquerda, mas contra a teimosia não tem jeito e, na prática, a situação fica mais complicada do que na lateral esquerda.

O Botafogo tem que ir às compras se quiserem algo a mais.

Newton

Rodrigo Federman disse...

É fato, Newton. E cara, vc disse tudo: Nem o Maicon voando conseguiria barrar o "presidente" da lateral direita.
Abs e SA!!!