13/08/11

Dormindo no G4



















O Botafogo está no G4.

Pelo menos até amanhã, quando a rodada será completa.

E a subida na tabela de classificação veio de maneira complicada. Não pelo adversário, mas por causa de um início de jogo desarrumado, e até certo ponto, azarado.

Quem imaginaria que o Botafogo sofreria dois gols em menos de dez minutos? Pior: Do lanterna do campeonato e em pleno Engenhão.

Sim, isso aconteceu. Mas o que importa mesmo é o resultado final (4 a 2 - Elkeson, Antônio Carlos e dois do Alex), que fez o GLORIOSO subir e o América/MG continuar na última posição.

Sobre o jogo, tirando a pane dos primeiros 10 ou 15 minutos, a equipe mineira não ofereceu perigo ao gol do Jefferson. Em contrapartida, apesar de não estar na sua melhor noite, o Botafogo tocava, criava e esbarrava no goleiro, azar e na própria incompetência em determinados lances.

E com 0 a 2 no placar, a impaciência da torcida era mais do que esperada. Apesar da diferença técnica entre os times, eu confesso que após uma linda defesa do Neneca em uma bola desviada pelo Loco, pensei: "É, hoje não é dia. Na melhor das hipóteses, um empate".

Para tentar a sorte, precisávamos de um gol ainda no primeiro tempo. E ele veio, em uma pintura do Elkeson, que meteu uma bomba no ângulo.

Bom, teríamos 45 minutos para dois gols na segunda etapa. A tarefa agora era mais possível (menos complicada). Só que o tempo passava e o empate não saía. Piorou quando o Herrera pediu para ser substituído com pouco mais de 10 minutos da fase derradeira.

Mas daí que veio a "estrela da noite": O jovem Alex.

Antes de falar do atacante, o empate...

Escanteio bem cobrado na cabeça de outro destaque da partida: O zagueiro-artilheiro Antônio Carlos.

2 a 2! Pra cima deles, Fogão!

O América era só defesa e o Botafogo - mais na superação do que na arrumação -, ataque.

E o Alex recebe uma bola, parte pra cima do zagueiro, dribla e chuta seco, rasteiro. Virada alvinegra! Delírio para os 13 mil presentes ao Engenhão e milhões de botafoguenses espalhados pelo mundo.

A virada (quase inesperada por mim) tinha acontecido. Restavam alguns minutos para administrarmos o jogo. Para facilitar, a situação estava controlada e nem precisávamos da ajuda do árbitro, que inventou um pênalti no Cidinho.

Alex na cobrança...
...caixa! 4 a 2, três pontos garantidos e uma noite no G4.

Isso tudo no final de semana em que o futebol botafoguense completou 107 anos.

Realmente não poderíamos passar esse sábado sem um presente do time, que repito: Venceu na raça e dedicação (mesmo considerando a fragilidade do adversário).

O que importa é vencer. E vencemos mais uma.

O próximo encontro é mais complicado, mas o Botafogo tem atuado bem diante dos rivais mais fortes.

Beira-Rio, estamos chegando!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 4 x 2 América/MG

1- Jefferson: Sem culpa nos gols - 6,0

2- Lucas: Poderia aparecer mais no ataque. Partida apenas medíocre - 5,5

3- Antônio Carlos: Tirando o início surpreendente, cresceu demais e não perdeu nenhum duelo com os atacantes, se apresentou para sair jogando e ainda marcou outro gol - 7,0

4- Fábio Ferreira: Boa partida, apesar de alguns sustos - 6,0

5- Marcelo Mattos: As duas falhas iniciais mostraram que a noite não era dele - 5,0

6- Cortês: Bem no primeiro tempo, mas cansou no segundo. Acho que enfeitou um pouco demais alguns lances - 6,0

7- Maicosuel: Até buscou a bola e se apresentou, só que continua muito mal - 5,0

8- Renato: É o homem que dita o ritmo. Boa partida - 6,0

9- Loco Abreu: Pouco tocou na bola - 5,0

10- Elkeson: Viveu de lampejos. Acontece que um desses lampejos resultou no gol que deu início à reação - 6,0

11- Herrera: Era o mais participativo no início, quando todo o time entrou desligado. Jogou sem estar nas melhores condições - 5,5

12- Alex: Mudou o ritmo da partida e foi premiado com dois gols - 7,0

13- Cidinho: Cavou um pênalti (inexistente) e algumas faltas ao nosso favor - 5,5

14- Felipe Menezes: Entrou e pouco foi notado - 5,0

Caio Jr.: Escalou o time que a torcida quer. Nisso, não tem culpa no início perturbado. Espero que tenha aprendido que algumas peças precisam jogar, ao invés de seus "peixes" - 6,0

28 comentários:

SPECTRE1961 disse...

Federman,


Quando o Botafogo "dormia"/2010 ... Sabiamos que a palavra SUPERAÇÃO passava longe daqueles jogadores ...


Em outras palavras ... Lúcio Flávio, Guerreiro, Fahel, Alessandro, blá, blá !



Agosto - 2011


Este Oliveira não existe ...


Alessandro é banco !



Superação !


Sempre ...


Marcelo Mattos, Herrera, Loco, Jeff ...


Este já fazem parte de um clube seleto ...


Que nunca.. Nunca AMARELA !


ספקטר

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Spectre!
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

ATENÇÃO: INCENDIO NO ENGENHÃO!!! Começou com 2 pedaços de palha e VIROU FOGÃO!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, dá-lhe, Fogão!
Abs e SA!!!

bruno disse...

alex é muito promissor, não é de hoje que merece cuidado e atenção!
bruno rocha.

Anônimo disse...

olha por um instante eu pensei que seríamos, mais uma vez, o papai noel do campeonato... mas ao mesmo tempo em nenhum momento o botafogo se apequenou... jogou firme.. sabendo que tinha condições de ganhar o jogo... fiquei satisfeito com a atitude do time... sabe aquele negocio de saber do que voce é capaz?.. pois pois é.. senti isso no time hoje... infelicidades acontecem.. quem diria que o marcelo matos vacilaria daquele jeito.. mesmo assim.. o time soube se encontrar e pra mim ganhou bem... tamos no bolo...

SA!!

Riba

Rodrigo Federman disse...

Bruno, só precisa ser mais utilizado.

Riba, concordo. Hj - mais do que nunca - foi na raça mesmo. E olha que apesar do América ser lanterna, nunca é fácil reverter uma vantagem adversa construída com menos de 10 minutos. O time está de parabéns pela postura demonstrada.

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Vou discordar de você, acho que pela primeira vez,quanto ao melhor em campo. Ao meu ver o Alex mudou a partida. Se não fosse o egoísmo e fominha, ao final venceríamos de cinco.
Como muitos e após ler a tua postagem sobre Robin Hood, pensei e achei que a vaca tinha ido para o brejo. Já pensava em aposentar a camisa comemorativa do Garrincha. Como todo bom Botafoguenses, até esse jogo, com ela, era só empate e derrota. Ufa!!! Garrincha é Garrincha!!!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Gil disse...

Rodrigão,

Por falar no Alex, a pesquisa está bombando e os votos estão mudando ou aumentando de acordo com os últimos jogos.
Herrera voltou a lembrar o Herrera do Carioca e o Alex, quando entra deixa o seu!
Essa pesquisa está parecendo aquelas das campanhas eleitorais, ou seja, de acordo com os acontecimentos. Valeu!!!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil. Cara, eu fiquei muito na dúvida se colocava o Alex ou AC, mas fiquei com o zagueiro pela regularidade ao longo dos 90 minutos. O Alex se empolgou e precipitou dois ou três lances (perfeitamente aceitável). Mas o importante mesmo é que hj o Botafogo se fez grande para recuperar o placar, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

#pornogloboesporte

Asura

cachorro disse...

To mtu feliz pelo alex e pelo cidinho, o Alex ao final do jogo deu uma entrevista, onde perguntaram se ele teria vaga de titular, ele respondeu - Titular? não, o bota ta mtu bem representado no ataque, eu tenho que entrar e ajudar como hoje.
Ganhou pontos no meu conceito, jogador de drible curto, seco e chutasso, entrou em 4 partidas e fez 3 gols se nao me engano, tem tudo pra ser um craque, um atacante goleador, porte fisico, velocidade, altura, estilo um damião, e o cidinho, apesar de ter que tomar mtu todinho, entra com uma felicidade, um sorriso de orelha a orelha, com uma vontade de jogar, transparece humildade, comemorou como uma criança o penalti sofrido..
Rodrigo, esquecesse de dizer que mesmo o lucas fazendo uma partida mais ou menos, eh mtu melhor nao ve o alessandro ali na direita do fogao, e que vacilos de nossa zaga no começo.. apesar disso nao usamos a tal locodependencia que a frapress fala tanto.
E o renato, ta dando orgulho de ve-lo com essa camisa, jogador fino em campo, de grupo, cara com respeito..
Agora é buscar um resultado la em porto alegre.

Rodrigo Federman disse...

Que isso, Asura?

Ah, sim, Cachorro. O mais ou menos do Lucas é infinitamente superior ao bom do "presidente". De resto, tô de acordo contigo tb.

Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,
é sempre muito difícil, sair perdendo de 2x0 e ainda conseguir reverter o resultado.
isso s´é possível em virtude de uma tese que defendo há muito tempo de que alem do sistema básico ter que ser definido não previamente, mas de acordo com as características e potencialidades do elenco, o mesmo deve estar encharcado de atitude pró-ativa, que foi o que ocorreu ontem, pois o time não se deixou abater (parabens torcida porque tambem teve atitude pró-ativa)e foi atrás da reversão de situação, que só era possível com a continuação da organização tática e uma dose extra de raça, de determinação em busca do objetivo.
não aponto o melhor do time, mas o nome do jogo, sem dúvida foi o alex, que poderia ter passado a bola para o cidinho fazer o 5º gol e se consagraria de vez.
devo dizer ainda, que o alex me lembra muito, pela combatividade e a procura sempre da jogada aguda, com dribles curtos e potentes finalizações, o nosso saudoso e querido roberto miranda.
estou gostando de ver e recordar.
abraços e parabéns pelo dia dos pais.

LSCUNHA

Newton disse...

Vitória do controle emocional e da superação. O Botafogo evolui como time. O grupo parece entender o seu potencial.

Individualmente, Alex, Antônio Carlos, Cortês e Renato, nesta sequência, se destacaram. Quem destoou hoje, além do Matos, foi o Abreu, não visto em campo, principalmente após o lance em que machucou o joelho.

O Maicsuel está subindo de produção. Ele e o Cortês foram as principais opções de ataque no 1º tempo.

Caio Júnior foi bem, muito bem, fazendo o simples, o que a maioria da torcida pede.

Grandíssima vitória. Parabéns Botafogo.

Newton

Anderson Silva disse...

rodrigo, oque o asura quis dizer é sobre uma sacanagem que fizeram ontem a noite, durante a transmissão ao vivo do jogo do Fogão, pelo site da globo.

Ao inves de mostrarem o vídeo de um lance de jogo do Fogão, colocaram um vídeo pornô, quando o jogo ainda estava 2x0 para os mineiros.

É a flapress mostrando suas garras cada ve mais e sempre contra o Fogão. O cerco está se apertando cada vez mais e temos de ficar de olho. A globo, definitivamente (e pelo que foi mostrado durante toda esta semana), não quer ver o Botafogo nem perto de onde está hoje no Brasileirão.

E vem mais chumbo grosso por aí!!!

PS: esteé o printscreen da palhaçada de ontem no site da globo:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAN6WgEDPIM8KCuQq9taruxT-gW9d7TaiBpcAYK_cuTwEj01u-tSSfOf6_uQRcWWpVQcquc1U-8dE1vspFDX_y00Am1T1UKT2rVM35A1gJlJ5ahJnEIYeZI7I.jpg

Cesar disse...

Rodrigo, não viu o replay? Foi penalti no Cidinho sim, ele passou e o zagueiro colocou o pé pra trás, tocou ele em velocidade e o derrubou. Veja melhor antes de criticar o cara. Nunca nada tá bom pra você! PQP. O time jogou bem ontem!!!

César

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Cunha! A vitória de ontem mostrou que esse time é capaz de sair do "trivial". Basta querer. Espero que eles tb tenham percebido.

Concordo, Newton. Só começo a ficar cada vez mais certo de que Maic e Elkeson realmente não podem atuar juntos.

Caracas, Anderson. Que absurdo! Absurdo dos grandes mesmos. Será que cabeças rolarão por lá?

Cesar, vi e revi...e continuo achando que foi mais um dos lances que me irritam demais: Falta à brasileira. Mas numa coisa concordo, o time jogou bem.

Abs e SA!!!

JeffersonBFMoreira disse...

O importante é que não perdemos os três ou dois pontinhos que sempre costumamos perder! E estamos na briga!
Olha o ALEX aí, Caio Jr ! ! !

FELIZ DIA DOS PAIS AOS AMIGOS PAPAIS AQUI DO CANTINHO !
QUE O AMOR PELO FOGÃO CONTINUE SENDO PASSADO DE PAI PRA FILHOS E QUE NOSSA ESTRELA SOLITÁRIA CONTINUE NOS CONDUZINDO POR MUITAS GERAÇÕES!

Lewis Kharms disse...

Não acho que o time tenha jogado bem. Aliás, na minha opinião, a melhor partida do ano ainda foi os 3 x 2 contra o Fluminense e não o jogo contra o Vasco.

O time não tem jogadas de ataque bem articuladas e o que nos salva são lances individuais. O jogo de ontem é mais um exemplo disso.

O que saltou aos olhos foi o empenho geral. Como já disse a postagem e muitos aqui, esse time tem raça.

Rodrigo, não dava pra juntar a foto do Alex à do AC? O cara fez 4 gols em 4 partidas!

Sorte nossa que o Alexandre Oliveira foi ‘poupado’ para a Sul-Americana...

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Jefferson. Sem complexo de Robin Hood é muito melhor!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, o jogar bem neste caso que coloquei, foi justamente analisando o entusiasmo e dedicação do time. Ontem foi aquele típico jogo de que se não vai na técnica, vai na raça.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Infelizmente mais uma vez não tive como ver o jogo, não foi por causa do horário, embora esse horário seja um absurdo! Mais um absurdo da dona do campeonato. Pelos comentários chego a conclusão que o time do Botafogo contra times de menor expressão entra desligado e ontem graças a superação e vontade dos jogadores conseguimos a vitória, e não importa se não jogou muito bem, o importante foi a vitória, e mais importante, a torcida jogou junto. Se o time parar com essas oscilações, acho que podemos almejar algo bom nesse campeonato. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Foi isso mesmo, Sergio. Começamos desligados, mas desta vez o Botafogo soube ter paciência, inteligência e muita vontade para recuperar o placar adverso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Botafogo ontem fez uma recuperação digna de quem quer chegar no brasileiro. Achei que o Elkeson, A. Carlos e o Alex fizeram uma ótima partida. Tirando a pane que teve no início com o time. O Botafogo foi superior. Mais essa vitória dá mais moral do que se fosse 4x0 simplesmente. Apesar de o ALex ter entrado bem no jogo, creio que ainda não é a hora de entrar no lugar do Herrera (que fez um bom jogo) ainda. Também dar méritos ao Caio Jr que ontem mexeu mto bem no time. O Maicossuel que acho que devia ir para o banco, está segurando mto a bola, está com síndrome de craque, toda bola quer fazer graça e acaba perdendo. De resto, fiquei mto feliz com a virada do Botafogo.


Rafael Pinho
Niterói - RJ

Rodrigo Federman disse...

Rafael, só não achei que o Elkeson tenha feito uma boa partida. O gol valeu demais, só que ainda sinto que ele pode render muito mais.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O time jogando serio e para frente melhora e muito, e sábado mostrou porque esta entre os primeiros...
Ta melhorando e que eu já tinha comentado antes, estamos jogando com 11 jogadores e agora temos mais uma opção pela lateral direita e o maic pode continuar no banco, não da para jogar junto com o elkeson..

Alex - Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Isso é o mais importante, Alex: Agora estamos jogando com 11 contra 11!
Abs e SA!!!