07/09/11

Uma noite (pelo menos) no G2!


















Mais uma atuação de gala.

Mais uma atuação de time que está na briga pelo título.

Mais uma atuação segura, séria e sem deixar o adversário gostar da partida.

Mais uma vitória do Botafogo: 4 a 0 (Loco Abreu, Cidinho e Herrera - 2) no Ceará.

A festa começou antes do apito inicial, quando 42 mil botafoguenses lotaram o Engenhão e provaram que o estádio fica lindo quando é "pintado" todo em preto e branco.

E os presentes não se decepcionaram.  

Pelo contrário. Como o meu amigo Gil enviou por um torpedo (direto do Engenhão), a palavra que definiu a tarde alvinegra é: Emocionante.

Para quem assistiu o massacre in loco ou pela televisão.

E apesar da colocação intermediária e pouco nome à nível nacional, o Ceará é uma equipe bem "enjoadinha". Não deu mole para ninguém até agora e veio disposto a complicar a vida do GLORIOSO, que só tinha um objetivo: Garantir mais três pontos e subir na tabela.

Antes que os cearenses se atrevessem a algo, não demorou muito para o primeiro gol botafoguense: Linda jogada do Elkeson e o Herrera chegou dividindo com o zagueiro.

1 a 0. Festa!

A partir de então continuamos com total domínio do jogo, mas deixamos de incomodar tanto. Do outro lado, o Jefferson também só acompanhava de dentro do campo.

Mas 1 a 0 é sempre chato. Seria importante marcarmos logo o segundo e dar uma tranquilizada.

Não deu no primeiro tempo, que virou com o placar magro mesmo. Só que ganhamos uma "vantagem": Um zagueiro expulso e o Ceará com menos um durante todos os últimos 45 minutos.

Aí, amigos...não deu outra: O Botafogo simplesmente massacrou o adversário.

E os gols não demoraram muito. Herrera, um monstro, marcou o segundo, após belo cruzamento do Everton, que voltou de longo período inativo.

Depois, baile e troca de passes, esperando o momento certo do bote fatal...
...que não demorou e depois de uma troca de passes sensacional entre o Elkeson e Maicosuel, a bola foi rolada para o Loco marcar o seu, e claro, fazer a festa junto dos 42 mil torcedores.

Vitória certa. Hora de dar mais oportunidades aos garotos. 

Entraram Cidinho e Alex. E não é que o baixinho subiu livre na área e anotou o seu primeiro gol como profissional da maneira mais inesperada possível?

É... Cidinho de cabeça! 4 a 0! Fogão dando show. E só não terminamos na liderança porque o Galo perdeu para o São Paulo. 

De todo modo, ainda temos um jogo por fazer. Além disso, pelo futebol que está apresentando, não há como negar que hoje o Botafogo é quem melhor tem atuado no campeonato brasileiro.

A fase é tão boa, que nem o próximo compromisso assusta. E olha que o Coritiba (na capital paranaense) não é moleza.

Ah, mas quer saber? Tá tudo dando certo. Eu confio e tenho certeza que assumiremos a liderança no final de semana que vem.

Vamos, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 4 x 0 Ceará

1- Jefferson: Outra vez acompanhou a partida de dentro do campo - 6,0

2- Lucas: Uma partida correta. A cada jogo que passa, mais se garante como titular absoluto da posição - 7,0

3- Gustavo: Bem nos desarmes e com muita calma na saída de bola - 7,0

4- Fábio Ferreira: O simples fato de ter se colocado à disposição para jogar (depois da morte da irmã na segunda-feira) merece os aplausos - 6,5

5- Marcelo Mattos: Praticamente impossível passar por ele - 7,0

6- Márcio Azevedo: Apenas razoável. Sem comprometer e nem acrescentar - 6,0

7- Maicosuel: A segunda grande partida seguida. O Botafogo só ganha com isso - 7,0

8- Renato: Outra vez, o dono do pedaço - 7,0

9- Loco Abreu: Mais importante na orientação dos companheiros do que com a bola rolando. Mesmo assim, guardou o seu - 6,5

10- Elkeson: Começou a mil por hora e depois, apesar de ter cansado, praticamente manteve o ritmo - 7,0

11- Herrera: Relembrou os seus melhores momentos do campeonato carioca do ano passado. Arrebentou - 7,5

12- Everton: Me surpreendeu positivamente, mostrando bom preparo físico e sendo responsável por duas assistências que resultaram em gols - 7,0

13- Alex: Se movimentou e pediu bola - 6,0

14- Cidinho: Poucos toques na bola, bons dribles e o primeiro gol nos profissionais - 6,5

Caio Jr.: Realmente tem o time nas mãos e treina de verdade. Começa a colher os frutos do bom trabalho - 7,0

47 comentários:

SPECTRE1961 disse...

Federman,

O Botafogo está fazendo o papel do "Fighter"/Caça de Guerra ...

Veloz & Objetivo !

Apresentando uma "faceta" que arrebata a memória dos + velhos torcedores (como eu, coff ! coff !) aquelas tardes de sábado de 1972 !!!


Pois bem ...

E agora ?

Estamos no século XXI - O "Fator botafoguear" infelizmente é uma REALIDADE !

Você compreende ?

Aquela desagradável sensação de "Montanha Russa" pode surgir a qualquer momento ...


Ou não ...

Entretanto,

Existe uma saída para o "Deserto dos Sem-Títulos" ... E nós podemos sair deste Umbral, finalmente !


REGULARIDADE é a palavra chave !


O que vem a seguir ... Depende exclusivamente do BOTAFOGO !

Conclusão:

Que o "Lavi" Herrera possa ser o exemplo a este 'Novo Botafogo' ... Cujo lema é:


No Retreat, No Surrender !


ספקטר

Anônimo disse...

Rodrigão, Estou muito feliz com a vitória, claro, mas estou escrevendo para comentar algo que eu estou notando já faz alguns jogos: o loco Abreu recebe poucas bolas. No último jogo ele atuou de maneira bem mais recuada, mas no geral ele só tem uma oportunidade por jogo, às vezes nem isso. Acho que o Caio Jr. deveria falar com o Maicossuel e principalmente com o Herrera e o Elkenson que o Loco está lá pra isso. Toca a bola, porra! Vamos ganhar o jogo logo. Depois cada um marca o seu.
O Loco tem que receber mais bolas, não igual a época do Joel, aqueles chutões ridículos pra ele se virar contra cinco zagueiros, mas bolas em condições de marcar.
...
Fora isso, o time está beirando a perfeição. Maravilhoso! Hoje eu gritei demais aqui em casa.
Vamos ser campeões!!
Um abraço, companheiro.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Spectre. Espero que nós estejamos apenas na subida da montanha russa....e que demore para descer.

Marconi, mas acho que tudo isso é conversado entre todos eles. É uma maneira diferente de jogar e que tem dado certo. E bem ou mal, o Loco continua com pelo menos uma chance por partida, né? E geralmente ele guarda um.

Abs e SA!!!

Levi disse...

Deixei de ir ao “João Havelange” por dez minutos (longa história). Meus amigos, que sempre me acompanham na “nossa” chopperia foram ao jogo e fiquei em contato com eles durante boa parte do jogo. Assisti sozinho dessa vez.
Aplausos efusivos para o Herrera. Gostei muito da zaga, do Abreu (que joga mais com o cérebro do que com a habilidade que (não) tem com a bola nos pés) e do Everton (que entrou muito bem!!). Marcelo Mattos, um gigante! Mas o nosso principal jogador, a cabeça pensante do time, o motor que dá vida à equipe, chama-se RENATO (para mim, o melhor de todos).
Cético, ainda não acredito no título. Para que a minha crença se solidifique de uma vez por todas, tem que vencer o Coritiba e a rafaméia escumalha molambenta! Se vencer esses dois, começo a crer na possibilidade de levar o campeonato.
Abraços com os pés no chão!

Enéias Teles Borges disse...

Como disse Luiz Penido na Rádio Tupi: 7 de setembro, dia da independência do Botafogo.

Foi demais.

SA/Enéias

Anônimo disse...

sensacional e emocionante!

snoopy

Levi disse...

Ah, sim. Aplausos para o Alessandro e vaias e apupos para o Azevedo, que não assimilou a noção de equipe (está se achando mais importante do que o BOTAFOGO!). Se continuar com a palhaçadinha, fora!
O Alessandro não joga porra nenhuma, mas é ciente do papel que lhe cabe como um dos líderes do grupo.
Abraços.

Levi disse...

Para finalizar mesmo, não fui ao jogo porque perdi ingresso. Sem o ticket, jamais teria me aventurado a ficar na porta do estádio. Se houve excesso por parte da polícia, que se investigue, mas acho uma temeridade forçar a barra para entrar quando não se dispõe do título necessário ao ingresso no estádio, qual seja, a porra do bilhete de entrada.
Abraços.

Anônimo disse...

gostei do jogo contra o ceara
mais quero enfrentar os mulambos e tirar a prova !!!! iremos ganhar os mulambos

esse ano é nosssso





André Veluna

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Levi. Eu tb acho que os dois próximos jogos dirão tudo. Triunfos contra o Coxa (lá em Curitiba) e o Império do Mal darão toda a moral necessária para a arrancada final!
Concordo contigo que o Renato foi monstruoso (novamente), mas coloquei o Herrera como o "craque", porque, putz, como é bom ver o hermano revivendo os seus melhores momentos, né?

Demais mesmo, Enéias.

Bota emocionante nisso, Fabião!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

"Depois, baile e troca de passes, esperando o momento certo do bofe fatal..."

Bofe fatal? hehehe... BOTE!
Mas valeu pela grande vitoria.

Att
André

Anônimo disse...

Boa vitória,

Se continuarmos com humildade e seriedade, poderemos pensar em algo grandioso.

O time como um todo foi muito bem, o Maicossuel parece estar encontrando finalmente o seu bom futebol, isso é muito bom pra ele e pro time.

A melhor jogada aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, foi uma monumental matada de canela, adivinha de quem ? Ele mesmo!!!!! o desengonsado caneludo Abreu, ainda bem que o time não depende dele pra sair vitorioso.

Penso que o Botafogo precisa se manter a frente de Corinthians e framerda, que pra mim ainda são os candidatos mas fortes, por diversos fatores.

Gostei da entrada do Everton, tomara que ele se firme, pois será uma alternativa pra lateral esquerda, pois esse Azevedo é dose, e por cima ainda é marrento, não gostou de ser substituido.

Agora é se preparar para o confronto com o Coritiba, o jogo será dificil, mas temos chances de conseguir um bom resultado.

Abraços a todos.

Patinhas.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Aliás a grande vantagem do "Caneludo" no time, é que com ele cresce o futebol do Herrera, parece que o argentino se sente mais a vontade.
Então ele já tem duas qualidades, melhora o desempenho do Herrera e vende bonecos. rsrsrsrsrsr.

Patinhas.

Anônimo disse...

FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

RICARDO CAMPOS RJ.

Rodrigo Federman disse...

Precisamos disso, André Veluna.

André, erro de digitação. Corrigido. Valeu.

Patinhas, até 5 ou 6 rodadas atrás eu dizia que ainda não sentia um grupo com "carimbo de campeão", mas hoje já começo a enxergar esse carimbo. O time está atuando com muita seriedade, aplicação e inteligência.
Tá dando gosto de ver.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, e ainda faz gols, impõe respeito, orienta os companheiros e nos livra de muitas bolas na defesa! heheheheh!

Ricardo, que beleza, né?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Hoje eu estou me sentindo tão bem, que voce der nota 10 pro caneludo, eu sou capaz de dizer que ainda é pouco.
Uma vitória do Botafogo me deixe ZEN além da conta.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, eu tb estou assim. Tanto que até dou uma nota 10 para o Alessandro! Hehehehe!
Abs e SA!!!

Marcelo lopes disse...

Equilíbrio.É a palavra chave pra esse time.Como é bonito ver o Fogão jogar,joga fácil!Impressionante!!A bola passa de pé em pé sem afobação.Era isso que pediámos ao Natalino:"chega de chutões!!!"O gol do Loco reflete bem isso,que golaço!!!Estamos numa fase tão boa que até quem entra dá conta do recado.Everton entrou e fez dois grandes cruzamentos,o baixinho Cidinho deixou o seu.O time sabe o que fazer quando tem a posse de bola e sem errar passe!Li uma entrevista hoje com Caio Junior no Correio Braziliense e afirma que o time conquistou a confiança do torcedor.Pra mim só falta mais vitórias fora de casa,jogando da mesma forma em seus domínios.Até o 'Lerdo' Carmona se encantou pelo Glorioso!E a nossa torcida?Que espetáculo!!Vamos pra cima do Coxa,com ousadia e equilíbrio que jogamos no Engenhão.

Dá-lhe Fogão!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Belíssima vitória do Fogão. Gostei de todo o time, mas a entrada do Everton melhorou muito nosso lado esquerdo. Sempre gostei do Everton e tomara que ele possa ser útil ao time, pois precisamos de banco nesse campeonato difícil. O terceiro gol foi uma pintura. Estou muito feliz com a recuperação do Maicosuel, a forma e categoria do Elkeson, a inteligência do Loco, a luta do Herrera, que hoje foi bem. Enfim, estou gostando do que estou vendo e, se nada der errado, vamos pras cabeças. Só um detalhe: apesar do placar dilatado, o Ceará é um time bem chatinho bem entrosadinho que vai dar trabalho prá gente. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Mais duas coisas: o Renato tá jogando muito e o Elkeson tem que parar de tomar cartão bobo, muito embora o cartão que tomou hoje eu achei exagerado. Abs e SB!

Anônimo disse...

É o melhor time do campeonato com certeza. Não é na visão de um torcedor botafoguense e sim de uma pessoa que não vê, em nenhum outro jogo do campeonato, uma equipe tão bem montada e entrosada.

VAMOS EM FRENTE GLORIOSO! QUERO TE VER CAMPEÃO OUTRA VEZ!

Asura

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, é bem por aí mesmo. A equipe hoje é equilibrada em todos os setores. Na defesa, meio ou ataque, cada jogador sabe o que fazer em campo e nas variadas circunstâncias das partidas.

Sergio, concordo com tudo. Inclusive sobre o Everton, que entrou bem. E diferente de você, eu nunca fui fã dele, mas hj ele voltou bem demais. Principalmente por estar afastado há tanto tempo.

Abs e SA!!!

Albanohard disse...

Amigos Botafoguenses foi maravilhoso ver o Engenhão lotado de gente cantando e torcendo, quando eu entrei e vi aquele mundo de gente pensei "a gente só não pode perder se não vai dar merda" mas graças a Deus o Botafogo deu esse presente para nós! Depois mando uma fotos da torcida!

Abração a todos e SA!

Rodrigo Federman disse...

Asura, hoje eu concordo.

Albano, essa partida foi importante por causa disso também: Não poderíamos decepcionar a torcida!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não tenho pressa alguma em liderar. O importante é liderar apenas a última rodada.

Vettel 2010 --> Fogão 2011

SA,
BillGF

Rodrigo Federman disse...

BillGF, eu prefiro ficar comendo pela beirada e assumir a ponta justamente na última rodada. rs.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Posso ser sincero? Acredio que é o Loco Abreu quem comanda esse time hoje, ao lado do Caio Jr.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, se for, a dupla está bastante afinada.
Abs e SA!!!

Newton disse...

A carroça desembestada rolou na ribanceira.

É chocolate do Fogão!

Dez pra todo o time, à exceção do Azevedo.

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, eu acho que o MA atuou até que razoavelmente bem (igual ao time), mas a atitude dele foi zero mesmo. O primeiro post de amanhã já está escrito - e programado -, sobre esse assunto.
Abs e SA!!!

Diego Vianey disse...

Acabei de chegar do Engenhão...

Rouco, e fascinado.

Maravilhoso. E vamos conseguir.

A torcida até gritou hoje "AHHH É CAIO JUNIOR".

Muito tumulto na entrada, mas por culpa dos própios torcedores. Não tinha mais ingresso hoje, e ficaram na porta tumultuando querendo entrar.

Mas valeu, valeu mesmo.

Gostei muito do Everton, vai ser um ótimo reserva... Muito util na SA.

SA.

Diego Vianey (to meio bebado ainda =P)

Rodrigo Federman disse...

Diego, foi sensacional, cara. SENSACIONAL!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo! Levantemos uma questão.

Marcio Azevedo chateadinho por ter sido substituído no segundo tempo, e eis que aparece o Alejandro para dar-lhes um "puchão de orelha" e traze-lo para o banco de reservas para estar com os demais.

meu comentário: o cara é reserva, tem a oportunidade de entrar, e quando devia mostrar união junto ao grupo faz biquinho.

No mais, esse é o BOTAFOGO que eu gosto, esse é o BOTAFOGO que eu conheço...!

SA!

Aquiles - Rio Branco - AC

Rodrigo Federman disse...

Aquiles, para não matar a "surpresa", como eu disse ao Newton, o primeiro post de amanhã será sobre esse assunto (já está programado)! rs. Mas tô contigo: Esse é o verdadeiro Botafogo.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Achei legal a manchete no G1: "veloz e furioso", para descrever o Fogão.

Amigos: o Gustavo não merece seguir titular?

Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Legal mesmo, Enéias. Sobre o Gustavo, acho que deveria ser titular no lugar do FF.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Meu amigo foi simplesmente alucinante, maravilhoso e emocionante.
Como disse o Spectre, o atual Botafogo também me faz recordar o Botafogo dos anos 60 e 70. Passa uma segurança e confiança incrível. O atual Botafogo não causa preocupação como nos anos anteriores.
É lindo ver o estádio com as nossas cores. O problema é que o governo não preparou o bairro para a saída de carros e pessoas.

Contra o esgoto da Gávea, ou melhor, time de peidões, os dirigentes precisam se impor e não deixar que os marcelos de lima sejam escalados para apitar.
O Caio Jr precisa trabalhar muito o Herrera e PelElkeson para não levar cartões no jogo contra o coxa. Caso contrário, se não estiver enganado, desfalcarão o time.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Gil disse...

Rodrigão, Patinhas,

Hoje conversando com o Luiz (Blog do Biriba) ele falou algo que o anônimo comentou. Ou seja, o Loco opina sobre o esquema de jogo e jogadas. Lembrou do gol contra o porco muito parecido com uma jogada da seleção uruguaia. Inclusive o Gustavo declarou que o gol dele foi uma dica de posicionamento do Loco.
Não é de hoje que ele distribui o jogo e sempre vai na área técnica conversar com o Caio Jr.
Lembram que a primeira discussão com o retranqueiro da lenda foi justamente por esquema de jogo?

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

disse...

Eu estava no Engenhão. A festa foi bonita. A última festa que vi assim foi contra o River em 2007.
Achei o Elkeson hoje abaixo da média, mesmo assim jogou bem. Hoje foi a segunda vez que vi o Loco saindo da área. Ele é inteligente, toca bem mas tem que ficar na área. O Herrera é um gigante. Mas o gol que mais gostei foi o do Cidinho, o garoto merece.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

É, Gil. Concordo. O Caio Jr. precisa conversar bastante com o Elkeson e Herrera para que eles não sejam advertidos no domingo e nos desfalquem contra o lixo. São importantíssimos. Amigo, sobre o Loco, sou suspeito, afinal, sou fã confesso do cara. rs.

Gê, o melhor de tudo é que o time tem jogado com bastante inteligência, né? Todos os jogadores sabem o que fazer. Isso é treino.

Abs e SA!!!

Jp Seixas disse...

Rodrigao , fui no engenhao ontem a festa estava pindá ara , ainda estou meio sem voz , demorei um tempão pra entrar , cheguei em casa tarde mas faria tudo denovo hoje !
Acredito que se ganharmos do coxa e do império do mal ninguém nos segura !!
Ah pra mim o melhor do jogo foi o renato, o cara é um MONSTRO , esta em todos os lugares ao mesmo tempo, marca , organiza e orienta o time , vira o jogo.. e faz tudo isso com uma simplicidade como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Ele e o Loco são fundamentais pois são jogadores com inteligência acima da media , dão coesão e inteligência ao time ..

Esse é o Botafogo que eu quero !!

Abc e SAN

Rodrigo Federman disse...

É, JP! Esse é o Botafogo que nós amamos!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, o que eu falei no post anterior , jogo com mais de 25 mil , da confusão e o pior jogo de uma torcida...o BOTAFOGO tem que urgentemente resolver essa situação....porque um dia pode acontecer uma tragedia ....pois teve muitas crianças , familias e idosos...tudo preparado para uma grande festa dentro e fora de campo , mas fora a situação ficou feia ....
Quanto ao jogo ao vivo , é outra coisa , o time está certinho e para variar o renato jogou muito ...
PARABÉNS A TORCIDA QUE FEZ A SUA PARTE ;
DIRETORIA, ACORDA QUANTO A VENDA DE INGRESSOS E ORGANIZAÇÃO;
JOGADORES , VOCES HONRARAM O NOSSO BOTAFOGO....

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, logo mais escreverei sobre esse assunto. Mas claro, será baseado no que li nos principais sites esportivos, já que não estive no Engenhão. Mas que linda festa da torcida, né?
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Como eu estou sempre no Engenhão posso dizer que essa situação não é nova e me parece que não se fará nada até acontecer uma tragédia, como aconteceu com o bondinho em santa tereza. Todos os jogos de muito apelo quem chega próximo ao horário do jogo tem dificuldade de entrar, pois os acessos (roletas e fiscais) me parecem em pouco número. Outro problema é a proibição de se vender cerveja dentro do estádio, muita gente fica do lado de fora bebendo e espera até o último minuto pra entrar, porque não se libera logo isso aí, pois na copa será obrigatória a liberação da bebida dentro do estádio.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, mas ai eu acho que a torcida tb tem sua parcela (grande) de culpa, né?
Abs e SA!!!