21/10/11

Petição pública
















Caros amigos do Cantinho Botafoguense, em memória do eterno Garrincha e do futebol do Distrito Federal, reproduzo o e-mail enviado pelo amigo Riba:

"Fala Rodrigo, blz?

Cara.. não sei se você está sabendo da atrocidade que o Governo do Distrito Federal está planejando cometer com o estádio que está sendo construído em Brasília. Simplesmente querem mudar o nome de 'Estádio Mané Garrincha' para 'Estádio Nacional de Brasília'. 

ABSURDO!

Por isso, está sendo organizado um abaixo-assinado (petição pública) para que se mantenha o nome atual do Estádio.

A petição relata o seguinte:

Movimento Fica Garrincha!

No contexto das obras para a Copa do Mundo de 2014, está sendo reconstruído o maior estádio da capital, inaugurado em 1974 e batizado de Mané Garrincha, em homenagem única a um dos maiores ídolos do futebol. O Governo do Distrito Federal, planeja, porém, mudar o nome do local, que passaria a chamar-se Estádio Nacional de Brasília.

Esse movimento busca reunir todos os que consideram essa atitude inaceitável e ofensiva à história do futebol e do Brasil. Manoel Francisco dos Santos foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes. Apelidado com nome de passarinho, Garrincha foi um dos principais responsáveis pela projeção do Brasil no cenário futebolístico, participando das conquistas mundiais de 1958 e 1962.

Diante disso, os abaixo assinados apresentam duas demandas ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, senhor Agnelo Queiroz:

1) Que o nome do Estádio seja mantido;
2) Que seja erguido um busto e construído um memorial em homenagem a Mané Garrincha no Estádio renovado.

Não haveria oportunidade melhor para mostrar a todo o mundo que o Brasil sabe valorizar sua memória e sua gente.

Os signatários".

Façamos a nossa parte! 

Basta assinar a petição aqui. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Acabei de assinar.

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Enéias.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, vou assinar e passar para os meus amigos.
Acho isso uma falta de respeito com o GARRINCHA, que colocou o nome do Brasil no Mundo.

Ps:Esse governador de Brasilia , esta sendo acusado de desvio de $$$,será que ele não tem o mais que fazer do inventar de mudar nome de estádio ?
ESSE É NOSSO PAIS !!!

Alex - Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Boa, Alex. Na verdade, qual político é limpo? Hehehhe.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, conheci um aqui em Jf e morreu pobre , ajudou muita gente,e esse eu vi e conheci, são raros, mais existe.
Passei para assinar a petição, para 16 amigos que vão sempre nos jogos do BOTAFOGO de van.

Alex -Juiz de Fora -Mg

Anônimo disse...

Irmão - Infelizmente no país do faz de conta as coisas são sempre assim - já assinei e repassei a outros colegas que também mesmo não sendo Botafoguenses ficaram injuriados com essa atitude COVARDE deste mentecapto taciturno que afirmar ser Governador de Brasília.
Deus permita que Mané continue sendo a única coisa de bom do futebol do DF

Saudações Alvinegras Gloriosas

Marcos Venicius

Anônimo disse...

Entre tanto roubo de dinheiro público, ONG´s, isenção de imposto pra construção de estádio privado, enriquecimento do Ricardo Teixeira e tantos outros absurdos que estão por vir, essa história de mudar o nome do Estádio é um atentado à memória de um ídolo do futebol mundial como o Mané!! Qualquer tentativa de mudar pelo menos esse caso é válida para mostrar pra essa corja que não vamos engolir tudo tão fácil! Essa história é até minimizada entre tantas outras coisas de maior gravidade, mas acho que vale a pena.

Ps. valeu Rodrigo por ceder o espaço pra divulgar a campanha!!

SA!!

Riba

snoopy em p/b disse...

infelizmente, acho que já era.
até a fifa já anunciou o estádio ontem com o nome ridículo de estádio nacional...
mas, é claro, já assinei.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Alex. Façamos ao menos a nossa parte, né?

Marcos, eu tb não acredito muito (infelizmente) que possamos reverter esse absurdo. Mas tentaremos!

Eu que agradeço a confiança no CB, Riba. A causa é mais do que válida.

Pois é, Fabião. Também acho que já era...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Assinei e já repassei para amigos.Para o governador mando o nome da cidade que o Garrincha nasceu; que faça bom proveito e mostre para onde foi o dineiro das ongs.Abraços e SA!Wilson.

Rodrigo Federman disse...

Hahahahha. Boa, Wilson! Pau Grande para esse governador do DF!
Abs e SA!!!

Henrique Lara disse...

Boa noite, sou Henrique Lara.

Estão confundindo as coisas. O nome oficial do estádio é Mane Garrincha. Ocorre que o estádio ganhou um apelido, assim como o Jornalista Mário Filho tem um apelido (Maracanã) e todos os estádios mais importantes do país também tem apelidos.

Essa petição ignora o fato de que o nome oficial do estádio continua o mesmo e propõe uma censura à utilização de outro nome, de forma extra-oficial, o que é um grande absurdo.

O estádio de Brasília continuará a se chamar oficialmente Mané Garrincha e continuará designando perfeitamente um local, mas algumas pessoas chamarão esse mesmo local de Estádio Nacional e não é uma petição que vai tirar o significado de local que o nome designa.

Sugiro, aproveitando alguma mobilização em torno desse assunto, que façam uma petição pela alteração do nome do estádio olimpico do Rio de Janeiro para Mané Garrincha, ao invés de João Havelange, por mais que o estádio seja popularmente conhecido como Engenhão. Essa é a homenagem da cidade e do clube ao seu grande craque, Manuel Francisco dos Santos.

Henrique Lara disse...

Galera, estão confundindo as coisas. O nome oficial é Estádio Mané Garrincha, assim como os dois maiores estádios da cidade que consagrou o Mané se chamam Estádio Jornalista Mário Filho e Estádio Olimpico João Havelange.

Ocorre que, assim como todos os grandes estádios brasileiros, alem de um nome oficial existem apelidos que também designam esses locais como Maracanã e Engenhão, respectivamente.

Sendo assim, essa petição nada mais sugere do que a censura ao uso de nomes populares a um estádio de futebol. Já pensaram se a moda pega, ou melhor, não tem como fazer pegar!

Aproveito então a mobilização em torno do assunto para propor um verdadeiro reparo e homenagem ao grande craque que foi Manuel Francisco dos Santos. Que tal uma mobilização para que a cidade e o clube que consagraram designem corretamente o nome de Estádio Olimpico Mané Garrincha. Dessa forma seriam dois estádios a homenagear o jogador em seus nomes oficiais, um na capital da república e outro na cidade que o consagrou, sendo exatamente o estádio utilizado por seu clube...

Rodrigo Federman disse...

Valeu pela explicação, Henrique. Mas olha, se pudéssemos mudar o nome do Engenhão, o meu voto seria para Estádio Nilton Santos!
Abs e SA!!!