23/06/12

Questão de opinião


















O técnico Oswaldo Oliveira fez uma rápida comparação entre o atual Botafogo e o da temporada passada, treinado pelo Caio Jr.: 

"Não gosto dessa palavra esquema. Me lembra essas coisas de político. O sistema era o mesmo do ano passado. O que existe é que eu não acho que a equipe possa sobreviver apenas de bola alta. É previsível. Mesmo com a presença do Loco é uma alternativa. Gosto que entre com a bola no chão e tente as jogadas. Não tem interferência de esquema. O que existe são as características de cada jogador. É uma alternativa que tenho de jogar mais na área ou com mais movimentação pelos lados, como o Herrera vinha fazendo".

Na boa? Independente de gostar ou não do Oswaldo (e eu também não era fã do Caio Jr.), não acho que o esquema seja o mesmo do ano passado. 

Quero dizer, até pode ser (nos "números"), mas a maneira de jogar é diferente.

E digo mais: Não acho que o time do Brasileirão de 2011 era "dependente" do Loco Abreu e/ou só alçava bolas na área.

Uma coisa é o antigo treinador gostar e/ou ter medo de barrar o  uruguaio. Outra - bem diferente - é ele só usar o jogo aéreo do cara (como fazia o Joel Santana).

Por fim, ainda acho que o Loco sempre rendeu mais quando esteve ao lado do Herrera. E antes que algumas pessoas que não concordam falem besteiras, deixo claro: É apenas a minha opinião.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

O mais importante é o esquema ter flexibilidade e variantes, como por exemplo o armador se aproximar para tentar o arremate e a constante troca de posicionamento tanto quando o time ataca quando se defende. Sempre que penso nisso me lembro do time de 89 que jogava com dois pontas e sem centro-avante, mas tinha gente para concluir e o meio tinha 3 volantes: C.A. Santos, Vítor e Luizinho e nem por isso era um time defensivo, ao contrário, acho que só não fez gols em dois jogos. Me lembro até hoje que dos 3 gols que fizemos naquele histórico empate contra o fla em 3X3, o 1º gol nosso foi um passe do C.A.Santos que estava na intermediária do adversário e o gol de empate, foi do Vítor, num contra-ataque muito bem tramado armado por um zagueiro que as vezes exercia função de armador, que era o Mauro Galvão. É melhor eu não ficar falando daquele time que inclusive poderia ter sido campeão brasileiro, pois bate uma baita saudade. Abs e SB!

Anônimo disse...

Por fim, ainda acho que o Loco sempre rendeu mais quando esteve ao lado do Herrera. E antes que algumas pessoas que não concordam falem besteiras, deixo claro: É apenas a minha opinião.

Quer dizer RODRIGO que quem não concordar vai falar besteiras? Eu posso não concordar com você e não é por isso que falarei besteiras.
OTIMISTA.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo. E comparando os dois times (2011 e 2012), acho que o do ano passado ainda era menos "duro". Isso não quer dizer que fosse/seja melhor ou pior, mas acho que o time de 2011 era mais flexível (e aí era dedo do treinador).
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Otimista, em momento algum eu disse isso. Vc sabe muito bem. O que eu quis dizer, é que logo alguém pode vir e dizer que não gosto do OO, que gosto do LA, que prefiro o Caio Jr. ao OO e um monte de besteiras desse tipo. A minha análise não foi baseada em nada disso. Apenas nas duas maneiras dos times (11 e 12) jogarem, diante das palavras do OO.
Abs e SA!!!

João Marcos disse...

O Loco abreu é muito lento nao acho que ele seja a solução para a nossa camisa 9 a tempos .

Anônimo disse...

Ok, Rodrigo, entendi.
Para aqueles que não gostam só do futebol profissional, o nosso BOTAFOGO sagrou-se bi campeão carioca de futsal vencendo os malfeitores tricoletes e os flavelados.LINDA FESTA.
As obras no CT MH estão começando e poderão dar frutos no futuro, com uma boa safra de jovens que renderão uma boa grana.
Inter, SP e Santos fazem isso muito bem e por isso podem sempre montar bons times.
Com uma boa base e acabando com o fantasma dos times de aluguel,com certeza alçaremos voos maiores em breve.SEMPRE OTIMISTA.

Rodrigo Federman disse...

João, lento desde 2010. E ainda assim, muitas vezes ajudou e marcou gols.

Valeu, Otimista. Bom, eu torço por isso, mas sinceramente sempre fico com pé atrás quando a diretoria divulga alguma noticia ou nova obra.

Abs e SA!!!

Ze geraldo disse...

rodrigo,Abreu tem 35 anos ja ñ é Abreu quando chegou no botafogo!aquele n existe mais.Então nos temos que pensar num novo centroavante que esse Abreu ai só se for pra compor elenco.

Rodrigo Federman disse...

Zé Geraldo, eu ainda acho que pior do que o Abreu, é esse esquema tático.
Abs e SA!!!

Émerson disse...

Federman, também não concordo que o time jogue só com um atacante.
Oswaldo tem que ter cuidado para não incorrer no mesmo erro de Caio Jr.: só ter um esquema de jogo.
O outro treinador era tão fraco que não sabia mudar um esquema durante a partida. Resultado: quando os adversários manjaram, "demos com os burros n'água", como diz o nosso grande Pinóquio Paraguaio.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Émerson. Mas mesmo assim, acho que o Caio Jr. ainda sabia (um pouco mais do que o OO) trabalhar com outros esquemas/necessidades tb.
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Amigo, sinceramente, vejo muito pouca diferença na maneira de o time jogar atualmente se comparada com a do ano passado. OO começou o ano praticamente utilizando a mesma escalação da de 2011, apenas com a troca do Cortes pelo M. Azevedo. O time continuou com os mesmos 3 meias até bem pouco tempo (apenas com a entrada do andrezinho depois), continuou apagando nos momentos decisivos, protagonizou vexames irritantes no nosso estádio... Enfim, a mesma nota de sempre.

O que talvez tenha mudado, mas que ainda acho cedo para concluirmos, foi a dinâmica do time quando jogam juntos, F. Gabriel e Vitor Jr. É inegável que esses 2 possuem uma consciência tática superior aos concorrentes nas posições onde jogam e claramente isto se refletiu no jogo contra o inter, para ser mais preciso.

Confesso que não entendi muito quando o Loco disse que não se adaptou à forma de jogar atual do time, pois pouca coisa mudou.
E concordo com você quando diz que o time não era refém da bola aérea. Inclusive vi o Loco fazer grandes partidas ano passado sendo muito participátivo em alguns jogos, pois ele é inteligente. Eu imaginava que ele renderia muito mais agora com 2 jogadores mais dinâmicos e táticos no time. Sei lá, alguma coisa tem aí...
Não pegou bem ele ter pedido para não viajar e logo depois admitir que pode sair do clube. Eu, se fosse o treinador, não concordaria com essa postura.

Saudações

André Lira

disse...

Acho o esquema do OO bom. Marcando o adversário no campo de ataque e atacando com os meias e com o atacante.
Falta ao nosso treinador, jogadores bons para fazer essas funções.
Quando fazem certo, o time joga bem e ganha. Quando falha, já vimos o que acontece.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Estou de acordo, André. E não podemos deixar de lembrar uma coisa: O elenco (meio de campo) de 2012 é melhor do que o do ano passado. Por isso eu ainda ano que aquele time se apresentava um pouco melhor.

Gê, eu já não acho (mas respeito).

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Eu gosto de falar besteira. Pra mim esse "Caneludo Embusteiro" não joga nada, com ou sem Herrera.
Mas também é só e tão somente minha opinião.
E só pra arrematar, esse prof. japonês, é tão ruim quanto o Caio jr.
e essa questão de números, é pura vaidade pessoal. Pois dentro do campo, não raramente o time é apenas um amontoado.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, vc não entendeu. Não disse que quem não gosta do LA fala besteira. Eu quis dizer que alguns poderiam dizer que a minha análise é porque não gosto do OO e ainda prefira o time com o Abreu e mais um companheiro no ataque.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Não precisa se justificar. Eu entendi perfeitamente, e tenho você na conta de amigo. Fique tranquilo.

O que eu não posso, é deixar passar a oportunidade de execrar esse arremedo que se diz jogador.

Vou afirmar quantas vezes for possível, pra mim é caneludo, é marqueteiro, é péssimo vendedor de bonecos, e mal profissional quando se envolve em questões politicas do clube, pois não foi contratado pra isso, ou talvez, até tenha sido, vide ás mordomias que desfruta, apesar da baixa qualidade apresentado no futebol.

O crédito que dão a ele na final contra o framerda e sua cavadinha, teria sido inútil se o Jefferson não tivesse se agigantado e defendido os penaltys.

Como a bronca é livre, todos podem achar ele fantástico, eu entendo e aceito, mas pra mim, é "Caneludo Embusteiro" e não abro mão dessa prerrogativa.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Hahahah. Tá certo, Patinhas. É a sua opinião e eu respeito demais (mesmo não pensando tanto assim). rs
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Com o Loco, o Botafogo joga com uma referência no atque, enfiado entre os zagueiros. Já o Herrera joga voltando para buscar a bola e às vezes caindo pelas laterais. O LOco não tem condições físicas, nem velocidade para jogar como o Herrera. Mas eu concordo com o Di Sabbato, quando disse que um time, às vezes, tem que saber mudar o esquema, durante uma partida, para alcançar a vitória.
Contudo, na minha opinião, NÃo é a escalação do Loco ou Herrera que está fazendo a diferença no Botafogo, mas a escalação de meias que desempenham funções táticas, principalmente no tocante à marcação´.

Rodrigo Federman disse...

Meduna, penso igual a você. Tanto que, para mim, o Botafogo deveria ser Herrera e Loco na frente (quando o argentino ainda estava em GS).
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Rodrigo,
O Botafogo já foi campeão carioca com LOco e Herrera na frente, no tempo do Joel, quando a gente Não tinha volantes e meias com qualidade para levar a bola ao ataque e aí era a ligação direta. "Joga no moído"! Lembra ?
Hoje o Botafogo tem qualidade para ter posse de bola, mas para isso precisa reforçar o meio. Escalando 2 atacantes, vamos ficar com menos gente no meio de campo.
Dependendo das circunstâncias da partida, poderia ser uma solução, mas seria um plano B.
Para mim o time tem mais estabilidade no 4-2-3-1, mas respeito sua opinião.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Meduna, mas até aquele limitado time de 2010 poderia ter jogado de maneira diferente. Ali foi mais por causa do péssimo treinador. Já agora, não gosto desse esquema. Ainda prefiro 2 atacantes. E, de novo, lembro que o time jogou razoavelmente bem no ano passado atuando com dois atacantes.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Amigos. O bom deste blogue é o respeito. Tem de tudo. Tem gente que sabe, que não sabe como eu. Tem gol de craque, sem querer, tramado, tem de tudo. Sempre com respeito. Eu gosto do Botafogo desde 1954 ( creio ser o mais velho daqui ). Gosto quando ganha, quando perde, de qualquer jeito. Agora vai minha opinião. Quando o Loco joga , a sua maneira de jogar impõe ao Botafogo que jogue com bolas alçadas. E o pior é que se tentamos de outra forma ele reclama do esquema. O Loco tem que ficar calado e jogar. Só isto. Quem ganha para falar é o Osvaldo. Loris

Rodrigo Federman disse...

Grande, Loris. Uma coisa é certa: Sempre aprendo - por mais cabeça dura que seja - um pouco com todos os comentários por aqui.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tenho fontes que me informaram ser o Otimista funcionario do BFR, infiltrado para tentar evitar a disseminação Da insatisfação de torcedores. Olho nele!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Que isso, Anônimo!
Abs e SA!!!