28/08/12

Trabalho para a psicóloga (ou não?)

















Eu sei que cada um tem o direito de fazer o que quiser na vida privada, desde que, é claro, não afete direta ou indiretamente em outras pessoas.

Visual, por exemplo, é algo extremamente particular. 

Uns gostam (e outros não) de tatuagens, roupas exageradas, brincos, cortes exóticos de cabelo, etc.

Existem ambientes que não permitem tanta "liberdade de expressão". 

Por sorte dos jogadores, o futebol é um dos meios em que "tudo é permitido".

O Botafogo é um grande exemplo, afinal, são vários os atletas "excêntricos".

O maior deles, sem dúvida alguma é o zagueiro Fábio Ferreira.

Se (e sua família) gosta de mudar o corte de cabelo de três em três dias, problema exclusivo dele. Tem condição financeira e tempo para isso, portanto, é legítimo.

Mas aí chego ao ponto que tanto quero discutir...

O Fábio é um dos jogadores mais inconstantes e criticados por parte da torcida. Para a maioria dos adeptos, o zagueiro sequer deveria permanecer no clube.

Então o que fazer, se o seu futebol é esse aí?

Nessas horas - e considerando que o homem Fábio Ferreira é incapaz de uma auto-análise - não seria a hora de alguém tentar instruí-lo melhor?

É claro que não se pode obrigar o rapaz a cortar o cabelo, mas e mostrar que é um momento de tentar ser o mais discreto possível? 

Aí pergunto: Não é um trabalho que a psicóloga, por exemplo, poderia fazer? Ou melhor: Não poderia ter esse "feeling"?

O que os amigos acham/pensam a respeito?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Por isso que ele não joga nada , fica mais tempo em frente do espelho e no salão , do que no campo de treinamento....tá explicado....Rodrigo, vc matou a charada, rsrsrsrs

Diego Lins disse...

Q Nossa Senhora dos Ligamentos Cruzados aproveite q tá perto de General Severiano e faça uma visita ao joelho do escroto em questão, pois, se formos depender da diretoria, psicóloga, gerente de futebol, técnico e quem mais possa tomar partido, estamos ainda mais perdidos!

Mauricio disse...

Boa tarde Rodrigo.
Não me considero velho, apenas estudei a história do Botafogo, desde 11 anos de idade, eu duvido se o time fosse dirigido por pessoas sérias, teria jogador com esse cabelo, e flamerda na direção. Diga-se João Saldanha, quando deu uma dura em um jogador da época, para cortar o cabelo e não usar brincos, ele usou da seguinte frase, eu quero jogador de futebol para jogar futebol, eu não quero jogador prá casar com a minha filha. Quando teremos algum técnico ou dirigente nesse perfil? eu creio que nessa vida, só nos resta torcermos para que surja um nome que nos tire do abismo.
Abraços. Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Alex, não é possível que não tenha uma alma sequer para dar uns toques a esse rapaz, né?

Pura verdade, Diego.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Maurício. Acho que o último treinador brasileiro que era contra essas babaquices foi o Telê. Mas em relação a psicóloga, o que ela faz, se nem isso consegue observar?
Abs e SA!!!

ari dias disse...

A realidade é que se ele jogasse bem ninguém iria ficar pegando no pé dele por conta do cabelo. Por exemplo, duvido que alguém no Santos questione os penteados(escrotos) do Neimar. Como o FF dá muito susto na torcida e ainda parece uma calopsita gigante em campo, se torna um prato cheio pra torcida.
SALVE LOCO, ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, por isso eu acho que ele poderia ser - nesse momento - mais discreto. E se é burro para perceber, penso que essa avaliação caberia à psicóloga remunerada do clube (entre outros dirigentes e treinador).
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Meu caro Rodrigo. AS questão relativa ao Fabio Ferreira não é de cabelo e muito menos de psicóloga. O problema dele é de bola (futebol) portanto, decisões deveriam ser do OdO relativo unicamente ao futebol, ou seja, banco. Aí se ele quiser ficar pelado com a mão no bolso, que fique. Loris

Anônimo disse...

O Eurico Miranda proibia no vasco jogador usando brinco e chuteira colorida....Falta um camarada assim no Botafogo q chegasse num sujeito tipo esse Fábio Ferreira e dissesse:Amigo,ñ me leve a mal não,mas com esse cabelo ridículo vc ñ joga aqui....O Futebol do Botafogo é mal conduzido em qse tds os aspectos...Vai ter vocação pro erro assim lá na PQP! Saudações Gloriosas,Gustavo Almeida.

Rodrigo Federman disse...

Loris, claro...antes de tudo é futebol e técnico, mas já que nada acontece (ele não aprende a jogar e o OO não tem competência para barrá-lo), acho que poderiam auxiliá-lo a "minimizar" o "destaque" que tem nas partidas.

Perfeito, Gustavo. Penso o mesmo. Deveria ter linha dura tb nesses pontos. Cabelo, visual, chuteiras pretas ou brancas. Enfim, ordem.

Abs e SA!!!

Levi disse...

De acordo como o Ari e com o Loris.
Se ele retirasse esse cabelo (problema dele se quiser se submeter ao ridiculo) e jogasse como um zagueiro confiavel, eu me daria por satisfeito. E se jogasse bem, mesmo com essas coisas esquisitas na cabeca, eu tambem ficaria feliz.
O problema nao eh a estetica de gosto duvidoso que o cara ostenta, mas sim o futebol vagabundo que demonstra ter. Tenho cah o meu padrao e nao o imponho a ninguem e nao prejudico ninguem por adota-lo. Nao gosto dessas esquisitices tipo cabelo moicano e multicor, nao gosto de tatuagens, nao gosto de metais espalhados pela orelha e por aih vai. Mas, desde que nao me pejudique, cada um faz o que quiser. O que me irrita no FF eh o estranho modo zagueiro de ser, muito mais do que a fantasia de calopsita que ele faz questao de usar. Como disse o Alex, aih em cima, ele deveria treinar mais e ficar menos tempo no espelho. Coincidencia ou nao, ele jogou muito bem e ainda fez um gol de cabeca contra o Vasco na decisao da TGB em 2010, quando nao expunha esses penteados exoticos.
Abs

Daniel Victor disse...

Concordo plenamente! Acho q essa função deveria ser muuuuito mais atuante. Nas minhas contas, até essa moça ( a psicóloga) está devendo.

Abraço !

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu tb sou a favor de que cada um faça o que bem entender com seu corpo, mas a partir do momento em que isso começa a chamar mais a atenção do que as atribuições a que a pessoa é responsável no trabalho, penso que alguém deve dar um toque. Isso se o dito cujo não tiver o mínimo de discernimento.

Daniel, essa psicóloga é fraca mesmo. Há muito tempo no clube e sempre amarelam. E depois sempre vem com a desculpa de que foi fator psicológico, etc.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

TÚLIO O ÚLTIMO DOS GRANDES GOLEADORES DA HISTÓRIO DE NOSSO FUTEBOL ESTÁ PERTO DE PARAR EM GRANDE ESTILO. BENDITO SEJA O NOSSO FOGÃO QUE ESTÁ DANDO APOIO AO NOSSO ETERNO CAMISA SETE. DA DINASTIA DE GARRINCHA, JAIRZINHO E OUTROS. 1000 GOLS E MIL LEMBRANÇAS DE NOSSA TORCIDA QUE SOFRE PELO NÃO APARECIMENTO DE OUTROS TÚLIOS E AMARGA APARECIMENTOS DE JOBSONS DA VIDA E OUTROS QUE NÃO HONRAM NOSSA ESTRELA SOLITÁRIA. TÚLIO FOREVER

O OBSERVADOR disse...

Um exemplo recente vem do Vôlei Feminino. O Zé Roberto Guimarães quando assumiu, criticou as jogadoras que perdiam muito tempo arrumando o cabelo. Declarou que se aquele tempo fosse gasto com Musculação, o rendimento seria outro. Acho que ele teve razão, pois após este episódio ganhou dois ouros...

Quanto ao Botafogo, digo e repetirei quantas vezes forem necessárias: ENQUANTO ESTIVER POR LÁ, UM rubro-negro MANDANDO, só ganharemos prêmio pelo CABELO MAIS ESTILOSO. Vai ver que o FF tem isso como objetivo....

SA !

Sergio Di Sabbato disse...

Eu acho que o problema do FF é ser uma M de zagueiro. Quanto a maneira dele se apresentar, problema dele, muito embora me cause um tremendo mal
olhar para o visual dele e de muitos outros manés que são chamados de jogadores de futebol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, em minha opinião, desde que não seja em jogos oficiais pelo BR.

Perfeito, Observador. Baita lembrança.

Sim, Sergio. Mas à medida que os outros passam os jogos falando do cabelo do FF, acho que o Botafogo tb passa a ser indiretamente chacotado. Por isso sou favorável a lei da mordaça e sem essas babaquices de jogadores brasileiros metidos a estilosos! rs

Abs e SA!!!

Paulo Nacif disse...

Ridículo para um cara com quase 30 anos de idade.

Mas, o maior problema está é no futebol da criatura.
SB!

Rodrigo Federman disse...

E de muitos outros, Paulo.
Abs e SA!!!

Newton disse...

O Botafogo precisa de uma dose elevada de tradicionalismo, de padrão de comportamento, de reverência a sua história e, em consequência, de respeito a sua torcida, que em grande parte preza pelo tradicional.

O cabelo calopsita (puta merda, que ridículo!) atinge a imagem do Botafogo sim!

Em segundo lugar porque atrapalha (e eu já vi acontecer) a direção da bola quando há o cabeceio. É uma questão técnica.

Em primeiro lugar, quando um representante de um grupo se expõe ao ridículo, há a exposição da imagem de todo o grupo. É lógico que isso afeta o Botafogo.

É semelhante, não igual, ao que acontecia no clube da gávea, quando tinha o Bruno, o Adriano e outros. O que se associava à imagem daquele clube naquele momento?

Mas o Botafogo atual está entregue às baratas. É mais uma bola fora. A preocupação com o futebol é mínima.

Se parte das arquibancadas é vermelha, por que haverá restrições com imagem de jogador?

Rodrigo Federman disse...

Boa, Newton. Penso integralmente igual a você.
Abs e SA!!!

San disse...

Quem via Leandro Guerreiro no BOTA com a cabeleira e o semblante de um certo cantor baiano, assusta-se com o novo visual no Cruzeiro. Foi mudança de comportamento ou lá nas Minas Gerais, a coisa é outra?

Nunca vou me acostumar com as cores das chuteiras em GS.

Quero o nosso BOTAFOGO de volta.

San

Anônimo disse...

Rodrigo,

Essa questão é complicada, cada um vê de uma forma diferente.
Fosse eu o treinador ou dirigente, sem pensar duas vezes o mandaria se recompor.
Como trata-se de um jogador mediocre, tenta aparecer com esses penteados horrorosos. Se tivesse bola, talvez não inventasse tanto.
Agora, se ele acha bonito ser feio, que se dane ele e seus penteados ridiculos. E mais, no Botafogo cada um faz o que quer mesmo!!!!! Fazer o quê ? Aquilo virou casa da mãe Joana.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Boa, San. Fecho contigo.

Pois é, Patinhas. Infelizmente ninguém manda em GS. Lá é possível se fazer qualquer coisa. Inclusive criticar a própria torcida.

Abs e SA!!!

Corneta disse...

Alguém reclamaria se o Mauro Galvāo usasse um cabelo escroto assim? Duvido...
Simplesmente porque o cara jogava pra cacete!!
A crítica ao FF sempre foi por parecer que ele está mais preocupado em como será o próximo corte, do que com seu futebol.
Eu ainda acho o AC pior. Lento e marrento...
Brinner e FF devem continuar, não tem outra opção ...

Rodrigo Federman disse...

Corneta, até porque o MG jamais se prestaria a fazer esses cortes ridículos! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acho maneiro os moicanos do Fabio Ferreira, essa conversa que alguns disseram de que ele perde tempo no cabelereiro e conversa para boi dormir, afinal cada um faz oque quer com seu corpo e com suas horas vagas.
Fato que mtas pessoas pegam mais no pe do Fabio Ferreira pelo visual dele, acho isso bobeira discultir, o Antonio Carlos em momento nenhum e melhor que o Fabio Ferreira, e nao sofre metade das criticas que o Fabio recebe..
Nao culpo os dois, pois o futebol que eles jogam e o mesmo de 2010, o verdadeiro problema se chama Oswaldo de oliveira que montou um time com apenas 1 volante defensivo, ja que Renato atua mto mais como meia do que volante de oficio.. em 2010 Joel usava um sistema com 3 volantes oque ajudava mto o setor defensivo, o Botafogo tomava mto menos gols e por isso a zaga era menos criticada.
Na minha opniao acho o Brinner psicologicamente muito melhor que os dois, e acho perca de tempo discultir o nome dos dois zagueiros titulares, o certo seria primeiro corrigir o setor defensivo, colocando o Renato como meia ou mandar para o banco, e jogar com dois volantes de oficio, gosto do Jadson se tivessemos dois jadson seria muito bom, apesar que mta coisa ainda tem que ser corrigida..

Iram

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Iram. Bom, eu continuo achando penteados de péssimo gosto do FF e que acaba chamando mais atenção do que o seu já limitado futebol.
Abs e SA!!!