Nunca foi segredo: Almada e Luiz Henrique vieram para o Botafogo com a condição de se transferirem para o Lyon quando tivessem vontade.
O argentino passou seis meses em General Severiano e já confirmou a ida ao "coirmão francês". E no último dia de 2024, fomos pegos com a surpreendente saída do LH também.
Como sabíamos que uma hora ou outra isso iria acontecer, não dá para negar que o saldo dessas curtas passagens pelo Botafogo acabou sendo positivo. Os dois foram determinantes para as conquistas do Brasileirão e Libertadores. Algo que, por mais que a diretoria afirme o contrário, eu duvido que estava dentro do planejamento conquistar as duas taças.
Agora, é inegável que também bate uma ponta de tristeza e até certo modo, frustração. Estamos há seis meses do primeiro campeonato mundial de clubes, para onde todos os holofotes do futebol estarão virados durante um mês.
Não tinha como segurar os dois por mais esse tempo? Com muita conversa e até mesmo deixando claro que para suas carreiras, é bem mais interessante aparecerem no campeão da América contra grandes clubes europeus do que terminarem um segundo turno no campeonato francês em que o Lyon não fede e nem cheira?
Sei lá, sendo o Textor dono dos dois clubes, eu acho que poderia ter tentado essa última cartada. Até mesmo para o seu bolso, valorizaria muito mais.
Agora, não tem jeito: Foram os dois atletas mais caros do futebol brasileiro. E são esses que conquistam títulos. Para substituir o argentino e o brasileiro, vai ter que abrir ainda mais a carteira...
...até porque, dar a sorte de encontrar opções tecnicamente melhores (pagando menos) será bem difícil.
Exceção aos grandes clubes da Europa (aqueles que ninguém do Brasil tem condição de contratar jogador), eu não vejo atletas melhores do que o Luiz. Nem ao Almada. Aqui no futebol brasileiro então, esquece.
Bitello? Almirón? Tomara. Torcerei absurdamente para que sejam contratados e deem certo, mas não são melhores. Em minha opinião, não diferem em nada das opções imediatas que nos restaram (Mateus, Junior Santos, Jeffinho...). E convenhamos, para um time que quer continuar levantando as principais taças do continente, todos esses não passam de bons nomes para composição de elenco também.
M.Martins é bom jogador, mas não engraxa a chuteira do Almada. O mesmo se aplica na comparação LH e JS.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!