21/12/24

Muito dinheiro















Muito se falou sobre o "quarteto mágico" do Botafogo no segundo semestre da temporada: Savarino, Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus.

De fato, os quatro se entenderam muito rápido e foram importantíssimos nos dois títulos que conquistamos. Tanto é verdade, que todos eles representam suas seleções nacionais.

Só que diferente da maioria, eu sempre disse o seguinte: O Igor é um jogador voluntarioso e que é bastante útil para um elenco. De verdade, eu não o conhecia e confesso que me agradou razoavelmente. Mas também deixei claro (desde o início) que comparado aos outros três, o desnível técnico é muito grande. Logo, ao invés de um quarteto, eu considerei um trio iluminado e um bom assistente.

Tanto é verdade, que como camisa 9, os números no Botafogo não são incríveis: 31 partidas disputadas e 8 gols. Ou seja, média aproximada de um gol a cada quatro jogos. 

Isso tudo para discutir com os amigos sobre a saída do ou não IJ em 2025...

Por estar na seleção brasileira, o Igor valorizou bastante. Ao ponto de haver rumores de times ingleses dispostos a uma investida volumosa no atacante botafoguense. Mas o Botafogo informou que não vende o atleta por menos de 35 milhões de euros.

Aí, pergunto: Ele realmente vale isso? 

No futebol atual, maluco, pornográfico e completamente aleatório, pode ter maluco disposto a soltar essa grana sim. Porém, em análise racional, todos nós sabemos que é grana demais por um jogador nota 7.

Se fosse pelo Almada (este sim, fará muita falta) e Luiz Henrique, ok, eu entenderia tranquilamente. Mas pelo Igor Jesus?

Eu espero que seja um blefe do GLORIOSO e que se chegar alguém com essa mala recheada, não pensemos duas vezes, afinal, com tanta grana, é possível encontrar e contratar outros dois "Igors".

O que vocês pensam a respeito?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20/12/24

Novo presidente

















Ontem teve eleição em General Severiano.

E com quase 600 votos, temos um novo presidente: João Paulo Magalhães Lins, que substituirá o Durcesio Mello no quadriênio 2025-2028.

Logo após o resultado, o JP proferiu as primeiras palavras como presidente do clube:

"- Estou aqui para cuidar do social e estou à disposição do John Textor para o que ele me acionar. Fui gestor do futebol do Boavista por um bom tempo e me orgulho disso. Se o Johm Textor quiser minha ajuda para qualquer coisa, seja para trocar o pneu do carro na rua às 3h da manhã, pode me acionar, porque estou aqui para ajudar".

É isso! Sua responsabilidade é cuidar do associativo e esportes olímpicos. Quanto ao futebol, obviamente, ficará disponível para auxiliar sempre que o Textor precisar. Mas não pode esquecer que uma das suas tarefas também é fiscalizar e questionar (se houver necessidade) também, afinal, o clube social tem 10% das ações da SAF Botafogo.

Boa sorte ao JPM e que o Botafogo continue nesta direção (futebol, esportes olímpicos e social).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19/12/24

Tempo, o maior inimigo













Notícia retirada do GE:

"Incerteza sobre Artur Jorge dificulta planejamento do Botafogo para 2025.

Discussão sobre futuro do treinador tem impacto direto na montagem do elenco".

É claro que torço pela permanência do AJ. Entre alguns erros e muitos acertos, o saldo dele na temporada ficou altamente positivo. Agora, a minha preocupação maior nem é com o fato do treinador seguir ou não no Botafogo. O problema é justamente o que foi citado no título da matéria.

Daqui a pouco mais de 35 dias, já teremos decisões importantes contra Flamengo e Racing. E isso, desconsiderando o início de temporada do falido campeonato carioca, que para mim, não vale mais nada.

E se houver ou não troca de comandante, o elenco só será revisto ou montado após a confirmação. Neste caso, quanto mais tempo passa, menos peças restam no mercado, menos tempo de preparação, etc.

Ser botafoguense é não ter paz. Nunca. Nem mesmo quando tem o seu melhor ano esportivo na centenária história.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18/12/24

Nem para composição de grupo














Vitória interessado na dupla Halter e Hugo.

Sport de olho no Carlos Alberto.

Tomara que não sejam apenas especulações e que resultem, de fato, em negócios.

Os três citados não têm futebol para vestirem camisa de um Botafogo campeão do Brasil e da América do Sul. Nem mesmo como peças para composição de elenco. São fraquíssimos.

Que sejam felizes em suas carreiras...
...longe de General Severiano.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17/12/24

Ele não














Pelas atualizações nas notícias, tudo indica que o Artur Jorge vai mesmo sair do Botafogo em 2025.

Parece que ele ainda terá uma conversa com o Textor, mas que a decisão está tomada.

Bom, caso confirmado, será uma pena. Principalmente após o ano vitorioso de trabalho e a perspectiva que tínhamos na continuidade na condução do time, padrão de jogo, etc.

Sem contar que o tempo está passando e no início de fevereiro já teremos uma decisão na Supercopa do Brasil, contra o Flamengo. Em seguida, a final da Recopa Sul-Americana diante do Racing. Pouco tempo para um novo comandante implantar sua filosofia de jogo. Principalmente se também houver muitas mudanças no elenco.

Diante desse quadro, nomes começam a ser especulados...

E acreditem, tem gente falando até que aceitaria o Luis Castro de volta.

É sério! 

Obviamente respeito, mas quem pede LC não deve ter amor próprio. Ou então sofre de algum transtorno de memória.

Luis Castro não. Nem pintado de ouro.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16/12/24

O novo Cannavaro?














Os bastidores do mercado da bola dão conta de uma nova tentativa de negócio do Botafogo com o Santos.

Desta vez, cedendo o Tiquinho e mais o Danilo Barbosa pelo zagueiro Jair. E mais: Colocando, ainda, R$55 milhões na jogada. Ou seja, uma grana preta e mais dois jogadores por um jovem defensor.

Bom, não conheço o Jair, mas ele não tem sequer 30 partidas como profissional. Deve ser um fora de série que, chegando, logo bancaria o Bastos ou Barboza, certo?

Já o Tiquinho e Danilo, não são titulares do Botafogo, mas hoje, no mar de incertezas de quem fica ou sai, eles se tornam peças de composição do elenco, afinal, precisamos de grupo para a longa temporada que teremos pela frente em 2025.

Sério mesmo, eu não faria tal negócio. 

Não com esses moldes.

Ou então, repito: O Jair realmente deve ser um fora de série. 

Algum amigo assistiu pelo menos cinco jogos inteiros do rapaz para opinar com mais embasamento?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!