30/07/23

Dever de casa bem feito
















Firmes e fortes.

O Botafogo goleou o Coritiba por 4 a 1 e mantém a liderança isolada no Brasileirão.

Vitória importantíssima, pois o adversário (mal na tabela) certamente viria fechado e exigiria paciência do GLORIOSO.

E a tarefa parecia ficar mais fácil com o gol logo no início. Ali já dava a sensação de triunfo...
...até que, em um erro defensivo, o Coritiba empatou e deu uma leve preocupada, que ficou ainda pior quando eles marcaram o segundo gol, que logo foi anulado (para nossa sorte).

Com o empate no momento, precisávamos do artilheiro. E ele apareceu, marcando o segundo e dando uma acalmada no torcedor. 

Melhorou ainda mais antes do intervalo, no outro gol do Sauer.

Na volta do intervalo, com mais tranquilidade, marcamos o quarto e a partir de então foi só administrar.

Tarefa cumprida, vamos pensar na Sul-Americana na quarta-feira.

Seguimos cada vez mais líderes!

Os outros que nos sigam!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Anônimo disse...

Mérito hj pro BL apenas pelo fato da escolha improvável pelo Sauer pra entrar de saída. Ele deve ter visto algo que daqui não vemos. Não vou falar dos jogadores. Todos jogaram mto bem. Tiquinho Vitor Sauer Tchê Marlon Marçal Eduardo os principais destaques mas fora de campo o BL com essa escalação improvável teve seu mérito
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, não achei boa partida do Eduardo, por exemplo. Enfim, o resultado foi excelente. Mérito de todos. Inclusive do BL.
Abs e SA!!!

Marcelo Lopes disse...

Eu destacaria Sauer, Tiquinho e Victor Sá. Excelente partida desse trio, sendo o Sauer uma grata surpresa e ele sabe jogar, dois gols de visão de posicionamento, coisa que infelizmente Jr. Santos não tem.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o Sauer foi importantíssimo nos gols. Mas com a bola rolando, juro, que achei mais do mesmo! Para mim, os destaques foram Sá, Tiquinho e Tchê! Mas a vitória veio e isso que importa. Todos merecem os parabéns! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No meu comentário anterior ao jogo, escrevi que entendia que o adversário iria fazer uma forte marcação para tentar recuperar a bola e sair no contra-ataque e que também iria tentar obter uma vantagem psicológica por uma eventual impaciência do Time e Torcida.
Quando a bola rolou, o Botafogo entrou em campo sem o Jr. Santos e com o Sauer em seu lugar e assim inciou com domínio das ações e não demorou a sair à frente no placar com o próprio Sauer aos 2 minutos.
Entretanto, o Botafogo não teve tempo de observar como seria a reação do adversário, pois logo aos 8, em um cochilo do Sampaio, foi sem a força necessária na disputa, sofreu o empatou. Também achei que o Perri demorou um pouco a reagir…
O Botafogo depois continuou buscando o jogo e o adversário na sua mesma proposta, errou alguns passes e sofreu um gol em uma perda de bola do Tchê², só que houve uma falta que deveria ter sido marcada em campo, o VAR atuou corretamente e o árbitro anulou. E esse lance parece ter tirado o adversário da concentração e o Botafogo soube aproveitar.
Aos 35, em escanteio cobrado pelo Sauer, T. Soares marcou o 2º gol; Aos 47, Sauer marcou o 3º e assim terminou o 1º tempo.
No 2º tempo, o Botafogo voltou marcando forte e um pouco melhor organizado em campo e logo aos 4 minutos, T. Soares marcou o 4º gol após boa jogada do V. Sá.
Depois soube administrar bem o jogo e pouco foi ameaçado.
A partir dos 20 minutos Lage procedeu as alterações, Segovinha no lugar do Sauer; Jr. Santos no lugar do Sá; Janderson no lugar do T. Soares; L. Fernandes no lugar do Eduardo; Danilo Barbosa no lugar do Tchê². E assim terminou.
Observações:
De forma geral o time comportou-se bem.
Na defesa, Sampaio foi o mais titubeante, Cuesta e Marçal em excelente nivel e mais confiante o Di plácido;
No meio de campo, M. Freitas foi bem, Tchê² pecou em lances onde segurou demasiadamente a bola e o Eduardo foi meio “ausente” do jogo, embora no 2º tempo tenha sido mais participante;
Na frente, todos foram muito bem, Sauer, T. Soares e Sá desequilibraram o jogo.
Dos reservas, com o jogo resolvido, não tiveram muito o que apresentar, mas vale reafirmar que o Segovinha tem se mostrado jogador de técnica diferente e que o Janderson hoje está à frente do M. Nascimento.
B. Lage: Quando da escalação, gostei da saída do Jr. Santos, mas gostaria que fosse com o Segovia.
Entretanto, não posso debater com a realidade e ela mostrou que tomou a melhor decisão.
Um outro fato que considero bom é o fato de que não faz as substituições “seis por meia dúzia”.
Para terminar, desde a saída do L. Castro que jogadores que inicialmente se mostravam à margem, decidiram ou ajudaram a decidir jogos.
C. Alberto anteriormente e agora o Sauer.
A troca do comando técnico, querendo ou não, surge como uma nova oportunidade e quanto mais opções, melhor.
Mazzuco, forneça mais possibilidades ao técnico.
Grande vitória, que dá um recado aos concorrentes, alivia uma eventual desconfiança com o Lage e tranquilidade no trabalho.
SA!!!

Anônimo disse...

Missão cumprida.
O Botafogo jogou muito bem e fez o necessário para somar três pontos na tabela, mantendo uma boa vantagem.
O gol deles foi um bonito acide. Acho que o Perri nunca mais toma um gol daquele.
Gostei das substituições do Bruno Lage. Manteve o time com a mesma pegada ofensiva. Nem acho que o Júnior Santos jogou mal.
Melhor para mim foi o Vitor Sá.
Sigamos…
Levi

Rodrigo Federman disse...

Muito bom comentário, Marcio! Principalmente pela lembrança do Di Plácido. Mais uma partida bastante honesta dele. Por mim, mereceria continuar no ano que vem (obviamente, como uma opção).

Levi, fechamos sobre o melhor em campo. O Sá jogou demais, mas eu não gostei da entrada do Junior. Errou demais. Ele está visivelmente nervoso para dar a volta por cima logo. Sente que nada está dando certo como logo que ele voltou ao clube.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Uma dúvida: o Diego é ruim ou os técnicos ñ gostam dele? Até agora uma chancezinha de jogar apenas. Ele poderia ter entrado hj, ao invés, do Lucas.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, pois é. Conversamos sobre isso no grupo de WA. Pena que nunca saberemos, pois nao existem mais jornalistas independentes e corajosos para perguntas assim. Hoje são sempre os influencernalistas amiguinhos que apenas levantam bolas para cortadas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que uma possivel resposta ao questionamento do Jacob está nesse trecho da entrevista do Lage após o jogo de hoje.

"Nossa forma de trabalhar é muito simples: ir trabalhando a equipe, desenvolvendo, não deixando ninguém para trás. Nesse primeiro momento tenho que conhecer todos e depois analisar o adversário e ver quais são as características(...)"

Como o D. Hernandez não teve muitas chances anteriormente e o Lage afirma que precisa conhecer os jogadores neste primeiro momento, pode ser apenas uma questão de mais tempo de trabalho.
Uma outra hipótese que me arrisco é uma dificuldade de adaptação.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sei lá. Ele não conhecia ninguém (ou pouca gente). Eu estou achando estranho, pois se o clube contratou, imagina-se que foi acreditando em reforçar o time. E todos atletas contratados pelos rivais já estão atuando, sendo testados. Só o Hernandez que sequer joga.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ganhamos de 4 x 1 com 2 do grande artilheiro Tiquinho e mesmo assim vamos ouvir críticas e reclamações pode aqui. Jogo completamente dominado mas já sempre há os que nunca estão satisfeitos e parecem torcer para tudo dar errado. Cara, somos líder com 12 pontos do vice. Até o Manchester City joga mau as vezes mas só no Botafogo para ser um crime. Mais auto estima e confiança porra. Vamos Fogo! Abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

Jorge, desde quando falar que achou que jogador A, B ou C não jogou bem é crítica? Todo mundo precisa ver e pensar a mesma coisa? Se sim, amigo, desculpe, não conte comigo. Acho que só li elogios à vitória, os três pontos, liderança...mas falar que prefere isso ou aquilo é absolutamente normal. E quero pessoas por aqui que sejam assim. Se for sempre para bater palmas, elogios ou criticar todo mundo junto, deve ter outros espaços que topem comportamentos coletivos iguais. Repito: todo mundo aqui está feliz, cara. Não caia nessa ladainha de influencernalista abobado que quer que todo mundo pense ou fale igual a eles.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, nos dois jogos frente ao Patronato, achei o D. Hernandez um tanto tímido.
Claro que no jogo de ida até o Messi teria dificuldades, pois o campo estava péssimo; na volta, todo o time mostrou-se muito desinteressado.
Li, não me lembro em qual local, que o Luis Castro estava trabalhando o D. Hernandes para jogar no lugar do Eduardo.
As informações dão conta que ele atua como ponta esquerda ou meia atacante, não custa lembrar.
Nunca assisti jogos do D. Hernandez lá no Uruguai, mas mesmo com a possibilidade de fazer a função do Eduardo, caso seja verdade, me parece ser um jogador com dinâmica diferente.
Será que isso prejudicou a sua performance inicial?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Mas foram dois jogos em posições diferentes. E todos os jogadores estiveram bastante aquém nesses confrontos também. Só se o Sauer estiver treinando muito e o Jr.Santos também então. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bruno Lage:

"Time fez muitos gols. Esse é o padrão Bruno Lage?

- Esse é o padrão dos jogadores do Botafogo. Só estou aqui para dar continuidade. Esse é o padrão que encontrei aqui. Só quero dar continuidade e verificar no que a equipe pode melhorar."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/07/30/bruno-lage-sobre-vitoria-do-botafogo-muito-saborosa-para-nos.ghtml

Me parece que o B. Lage está bem consciente da sua passagem pelo Botafogo.
Até porque fez um contrato até o final da temporada e resolver depois, considerando variáveis próprias, se o prorrogará ou não.
Especificamente sobre a sua fala, penso que ninguém pode passar pela Premier League e não absorver conhecimentos, Guardiola e Klopp estão por lá.
Espero que competir com esses caras faça o B. Lage trazer boas inovações para o Botafogo.
SA!!!

Klaus disse...

Vitória do elenco comandado pelos principais jogadores. Victor Sá, Sauer e Tiquinho brilharam hoje. O time todo jogou bem e todos contribuíram para o sucesso. Bom que BL conseguiu sua 1ª vitória e de forma convincente. O time vai ganhar confiança em mais uma transição de comando técnico. Avante! Vamos chegar lá!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Marcio.

Boa, Klaus. Amém.

Abs e SA!!!

Klaus disse...

Perri vacilou mais uma vez no mesmo tipo de lance. Contra o Grêmio quase levou um gol igual ao que tomou hoje, o que mudaria a história do jogo. Hoje ele não conseguiu evitar. Talvez os técnicos já observaram que ele costuma se adiantar. Ele tem que tomar cuidado com isso.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sim.
Abs e SA!!!

João disse...

Excelente vitória. Dando uma de Marcio aqui, pego as palavras do Bruno Lage:

"A equipe vinha com dois alas muito fortes na situação de um contra um. E percebemos que contra este adversário, especialmente depois da vitória contra o Fluminense, viria jogar com uma grande equipe, pois vem de uma recuperação fantástica. E sentimos que se tivéssemos um homem que pudesse jogar entre linhas, juntamente com Eduardo, poderíamos ir bem. E graças a Deus as coisas foram bem. Se o Sauer não tivesse feito um bom jogo, a pergunta seria ao contrário, sobre o motivo que ele não vinha jogando. Vim para tomar decisões e correr riscos. Nós pensamos que valia à pena o risco. O jogador e toda equipe corresponderam."

Pra mim já é muito melhor que o Castro, pois o nosso ex treinador jamais pensava em formações diferentes, independente do adversário, e cobrávamos aqui. Mérito total dele.

Rodrigo Federman disse...

João, melhor treinador (campo e bola) do que o Castro não precisava muito. Hehehe
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Confesso que achei o placar meio estranho. Os 4 a 1 parecem pra quem não viu o jogo que foi uma fácil.
Em alguns momentos ficou a certeza que a zaga Adryelson e Cuesta não tem substitutos. Penso que se aquele segundo gol do Coritiba fosse validado teriam mais dificuldades.
Ainda bem que o ataque funcionou bem, mas tenho duas observações.
O Thê the está prendendo demais a bola meio e perde o lance e dá chance de contra-ataque ao inimigo, e o Perry está jogando muito adiantado, pra mim falhou no gol que tomamos.
Mas mesmo assim vamos dormir tranquilos e com mais 3 pontos na sacola e com o empate do Grêmio que também foi ótimo pra nós.
Agora vamos esperar a próxima vitima. rsrsrsr

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, sim. A dupla de zaga não tem reserva. Sampaio não passa tranquilidade alguma.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Técnico do Coritiba:

"O Tiquinho faz a falta no Bruno. A bola não estava em jogo, mas era função do árbitro parar e acalmar o jogo. O VAR deveria ter chamado o árbitro, tivemos desvantagem, porque o atacante correu livre."

https://ge.globo.com/pr/futebol/times/coritiba/noticia/2023/07/30/thiago-kosloski-critica-intervencao-do-var-contra-o-coritiba-e-questiona-se-fosse-o-botafogo-ia-chamar.ghtml

O lance ocorreu antes da bola entrar em jogo, logo não se pode falar em falta.
Segundo, que o VAR não pode atuar em uma situação como essa.
O máximo que poderia ocorrer são aquelas "orientações" inúteis que os árbitros têm com os jogadores sobre as brigas por espaço dentro da área.
Fora isso, impressiona um técnico profissional fazer reclamações de situações não previstas na regra do jogo.
O 1 a 7 nunca acaba.

SA!!!

Anônimo disse...

É possível Márcio sua suposição. Penso q em termos de adaptação não deve ser o problema. Sei lá, nos treinos ele não deve aparecer tanto a ponto de convencer. Com o Caçapa foi a mesma coisa. Chance nenhuma.
Jacob

Anônimo disse...

Duas coisas eu tirei desse jogo o sauer declarou depois da partida que o Bruno Lage conhece ele e armou um esquema de jogo que o beneficiou.
O segundo o abraço no técnico na comemoração dos gols.
Acredito que o sauer vai ganhar ess
a posição.
Por sinal tem colegas que moram em Portugal e perguntava sempre sobre o sauer. Porque não estava sendo aproveitado eu falei que o castro não escalava.nao sabia a razão.
Marcos

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Para quem fez observação sobre o gol sofrido pelo Perri é bom saber que a posição adiantada faz parte do esquema de jogo com marcação alta. Já salvou várias situações por ali estar. E se aquela bola fosse passada, ele estaria na jogada.
O adversário foi muito feliz ao chapar aquela bola. Gol raro.
As vantagens são maiores do que as desvantagens.
Paulo de Poa
Vamoooo Fogoooo

Anônimo disse...

Claro, Rodrigo. Entendo sim que são várias opiniões e cada uma tem a sua e são sempre pro melhor Botafogo. Só que o time vem provendo o seu valor a cada partida, principalmente as no Niltāo. Só que em alguns momento aparecem sempre uns comentários falando sempre dos mesmos jogaremos e até ontem o Sauer era tipo como um que poderia ter sido dispensado. E hoje foi lá e meteu 2 golaços. A opinião que tenho é que temos tudo encaixado e é isso que deve ser valorizado e não que Jr Santos é ruim, ou fulano não merece e etc. Cara, podemos ser campeões brasileiros após 18 anos. As vezes concordo com muito o que se diz aqui alguns são se uma picunhinha intragável, parecendo que estamos brigando pra não cair. Sempre sou a favor do debate desde que os argumentos sejam baseados em algo concreto. P* tem uns que ficam só de gracinha. Metemos 4 a 1 e estamos. 12 pontos do vice. Não é oba oba, pq ja tivemos péssimas experiências com isso, mas é mais confiança no trabalho. Se estamos ganhando e bem com o Jr Santos (mesmo estrando no 2 tempo) deixa de pegar no pé do cara. Ele tem vontade e está tentando. As vezes dentro do grupo ( vestiário) ele pode ser o cara. Futebol brasileiro não é o inglês. Vitor Sá até onde estava sendo escrachado e hoje meteu 3 assistências. Essa resenha faz parte da nossa cultura e não vai mudar, ainda mais a curto prazo. Porra, pra cima deles Fogão e vamos ser campeões acima de tudo e todos. Abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e aquilo não é falta nunca.

Marcos, eu não vi essa bola toda no jogo do Sauer. Nem mesmo com os dois gols.

Paulo, de fato, foi um golaço.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, mas com o Cacapa ele entrou em um jogo logo que a janela abriu.
Abs e.SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, a torcida sempre será igual. E o apoio, incondicional. Mas mesmo assim, as opiniões são baseadas em momentos e continuo achando absolutamente normal e aceitável se alguém não gostar ou gostar de jogar A, B ou C. Repito, isso porque eu sei que a torcida será sempre pela vitória e pelo Botafogo. Eu mesmo, continuo achando JS, Sauer...ruins. mas vestem a camisa? Torço para que estejam em dias iluminados.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bem, acho que as análises partem de dois contextos, o geral e o de momento.
O que vejo na maioria dos comentários é o entendimento bem claro do desempenho dos jogadores no jogo e na temporada.
Tanto que uma discordância aqui e outra alí, após o jogo de ontem o Sauer e o V. Sá foram elogiados de forma merecidíssima.
Entretanto, a temporada do Sauer está abaixo daquilo que se anunciou. Quantos jogos como o de ontem ele fez?
O V. Sá, se fizesse jogos como o de ontem, seria o dono da posição e não estaria se revezando com o LH.
Para terminar, acho e somente acho que devemos sim ter um debate ampliado, pois não faria sentido não fazê-lo se um tema é proposto.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso o mesmo, Marcio.
Abs e SA!!!