03/07/23

União

















Palavras do Claudio Caçapa na coletiva pós-jogo de ontem:

"- Eu não poderia começar a coletiva sem falar da torcida. O que vivi hoje foi extraordinário. Na nossa chegada ver a torcida cantando foi maravilhoso. Gostaria de agradecer. Minha chegada foi muito leve. Os atletas e o staff me receberam de braços abertos".

Há muito tempo - analisando pelas transmissões da TV -, eu não via a torcida botafoguense tão vibrante e apoiando o time (sem parar) do primeiro ao último minuto. Dava para ver que, além dos jogadores, os adeptos também estavam com sangue nos olhos.

E digo mais: Se essa sinergia continuar assim em todos os jogos no Niltão, será difícil alguém suportar a pressão dentro e fora do gramado. 

Parabéns ao Caçapa pelo reconhecimento logo na chegada. Parabéns aos jogadores pela raça e dedicação. E parabéns aos torcedores presentes pela festa e apoio.

Vai dar caldo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Marcelo Lopes disse...

Cara, que momento mágico. O Niltão vinha recebendo em média de 20 mil torcedores, ontem foi o dobro. Dá pra perceber a união do grupo, os jogadores se gostam, não tem vaidade. A torcida abraçou a equipe, um momento mágico que não via a muito tempo.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, sim! A cumplicidade agora ficou mais do que evidente. E isso nos torna muito mais fortes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Além desse fato, o que entendo ser altamente positivo foi o fato do Caçapa não buscar termos do MPFM (Manual Prático do Futebol Moderno) para falar sobre a sua chegada, como pretende trabalhar...

"A metodologia não vai mudar muita coisa, estou há apenas 2 dias. Vou fazer alguns encaixes, gosto da posse de bola e tivemos, também gosto que solte a bola mais rápido. Aproveitando uma base que já tem, boa, e colocando ingredientes que gosto."

E também quando falou sobre estar preparado para assumir a titularidade...

"Preparado estou. São 7 temporadas como auxiliar do Lyon. Era tudo que eu queria assumir um clube. Assumir o Botafogo já é outra coisa. Precisa sentar e conversar até porque tenho contrato com o Lyon, não é tão simples. Mas estou muito feliz de estar aqui mesmo interinamente. Agora é dar continuidade, aproveitar o momento"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/07/02/claudio-cacapa-analisa-vitoria-do-botafogo-sobre-o-vasco.ghtml

Em resumo, me parece ser um técnico de linguagem simples e objetiva, mesmo tendo a melhor formação possivel no mundo do futebol.

SA!!!

Marcio disse...

E sobre a Torcida, não é a primeira demonstração de força.
Infelizmente alguns que dirigiram o clube nestes últimos tempos sempre buscaram nos colocar como culpados dos males do clube e, pior, sempre permitiram que alguns que foram contratados também faltassem com o devido respeito.
Em resumo, para aturar tantos infortúnios só tendo a valentia que sempre tivemos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ex-boleiro que não se acha "manager"! Faz toda diferença! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não conhecia esse Caçapa. Não vou ficar passando pano pra ele mas, de fato, me chamou a atenção por ter um discurso firme, direto, objetivo e bem articulado. Dos que tenho visto/ouvido me parece ser o melhor pra se ver/ouvir. Nem seu se é ou pode vir a ser treinador. Apenas um comentário sobre o breve perfil na entrevista pós jogo de ontem.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, qualificação (licenças FIFA) ele tem. Todas. E pelo que falam, é ex-boleiro boa praça! Pode fazer bem pro ambiente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E vou além,; olhando o currículo do Bruno Lage, tenho dúvidas se de fato está muito acima do que o Caçapa pode trazer de resultados mesmo não tendo anteriormente comandando uma equipe principal.
O B. Lage foi técnico do Benfica e foi campeão, só que na maioria esmagadora das vezes qualquer técnico tem 50% de chances de ser campeão, a outra metade está com o técnico do Porto.
E no Wolverhampton parece que não foi bem.
No mais, foi auxiliar no Sheffield Wednesday, Swansee e muito tempo de trabalho com jovens de base.
Nunca foi jogador de futebol...
O Arrigo Sacchi dizia que "Não sabia que, para ser jóquei, era preciso ser cavalo antes”... Não discordo, mas acho que ele deve ser uma das exceções à regra.
Já o Caçapa tem a vivência dentro do campo de jogo, tendo participado de grandes jogos, mas como técnico tem apenas a vivência na sub-15 da cbf...
Obviamente que a decisão será do Textor, mas não custa observar como a equipe vai convergir em relação a esses dias de trabalho do técnico, pois mesmo entendo haver um projeto em curso, que visa desde as categorias de base, um título neste momento pode alavancar e muito este mesmo processo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também não conheço o BL. Difícil até opinar.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Eu ficaria satisfeito com a efetivação de Cláudio Caçapa, mas talvez JT queira um técnico mais experiente para funções mais amplas. Ele parece ser um bom formador de grupo coeso. Capacitação certificada ele tem de sobra.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sim. Vamos aguardar a definição do JT, que certamente sabe o que quer.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

O que ficou claro foi o caráter centralizador de LC. Ele não deixava Lúcio Flávio e nem qualquer outra pessoa participar do dia a dia do time principal. Em suma, ele tinha as chaves do time em seu cofre pessoal. Ele saiu fora de repente, sem prévio aviso e sem providenciar uma transição. É um canalha. Mas o time se superou e conseguiu superar os obstáculos.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, o LC nunca me convenceu.
Abs e SA!!!