09/08/23

Empate mais do que suficiente






















O Botafogo podia até empatar para se classificar na Sul-Americana.

E foi o que aconteceu: 0 x 0 com o Guaraní, no Paraguai.

Agora enfrentaremos o Defensa y Jusiticia, disputando o primeiro jogo no Rio e decidindo na Argentina.

Vamos ter que jogar bem mais para eliminar os argentinos. Se atuarmos como nos confrontos diante do Guaraní, será complicado. 

Hoje, mais uma vez, um futebol paupérrimo. 

Independente do time misto, novamente eu esperava mais. Só que não vi nada. Seja de técnica, tática, etc...definitivamente nada que mereça destaque positivo. Os que receberam oportunidades não aproveitaram e ficou cristalino que sem o Tiquinho, todo o time sente. 

Classificação garantida porque, apesar dos pesares, a equipe paraguaia é tecnicamente horrível e isso permitiu que, mesmo jogando muito mal, o Botafogo fosse o vencedor no total dos dois duelos.

Agora é voltar a atenção para o Brasileiro...

Sábado, contra o Inter...sem o Tiquinho...vai ter que melhorar muito. Muito mesmo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Klaus disse...

Foi um jogo horroroso. Erros absurdos de passes. Preocupante. Será que o time com BL está perdendo aquela consistência? Temos que recuperar o moral contra o Inter. Esse próximo jogo será muito essencial. Algo tem que acontecer.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu já comentei uma vez...o que vivemos (e continuamos vivendo) no BR foi um milagre dos Deuses. O time titular é bom, mas não temos elenco. E essa campanha na SA eu acho que é mais condizente com que o time em si pode(ria) apresentar em uma naturalidade sem intervenção dos Deuses do Futebol! Que eles continuem nos abençoando! heheheh
Abs e SA!!!

João disse...

O Klaus disse tudo, sábado é bem importante. Medo do caldo entornar.

Sem comentários sobre essa pelada... Por que o treinero tirou o Segovinha?

Marcio disse...

Classificação protocolar.
No 1º tempo o Botafogo foi a campo com uma escalação interessante, já que boa parte dos titulares de momento ficaram de fora.
E o Botafogo não foi ameaçado, já que o adversário não levou o jogo para o lado físico, de pressão, na tentativa de fazer o seu gol.
Entretanto, as poucas chances em que apareceu no ataque, foram por erros de passes absurdos por parte dos jogadores do Botafogo e alguns jogadores absolutamente ausentes, que é tão ruim quanto jogar mal. Houve uma substituição forçada, Di Plácido no lugar do JP. Galvão, que saiu contundido.
No 2º tempo o Lage voltou com duas substituições, L. Henrique no lugar do Segovia e M. Freitas no lugar do Tchê². Pelo menos uma das substituições entendi como equivocada, a saida do Segovia, quando o L. Fernandes se escondeu por completo no jogo.
Aos 18, sacou o D. Hernández e colocou o C. Alberto, mais uma vez entendo como equivocada, pois o L. Fernandes continuou desfilando toda a sua inoperância.
Aos 31, finalmente saiu o L. Fernandes e entrou o Sauer…
Com a bola, o Botafogo desperdiçou oportunidades de finalizações e muitos contra-ataques e isso permitiu ao adversário obrigar o Gatito Fernández a fazer boas intervenções.
Observações:
Fernández se fez presente de forma excelente, o que traz de volta a confiança e a tranquilidade;
JP. Galvão não vinha fazendo um jogo ruim até sair contundido, foi substituído pelo Di Plácido que fez o padrão.
Na zaga, Adryelson fez outra excelente partida, já o Sampaio perdeu umas duas disputas semelhantes às ocorridas no jogo frente ao Coritiba. Uma lástima.
No meio de campo, D. Barbosa errou muitos passes, Tchê² sonolento e L. Fernandes completamente escondido e não poderia ter ficado em campo pelos 90 minutos.
D. Hernández se mostrou mais solto, mas sem demonstrar o que é capaz; Segovia tem a visão de jogo, domínio de bola, mas ainda está na fase de maturação.
Jr. Santos é o Jr. Santos.
L. Henrique entrou bem no jogo, mas precisa ter mais ambição para o gol, C. Alberto foi voluntarioso e Sauer pouco produziu.
B. Lage: Mandou uma boa escalação a campo, mas não gostei das substituições, já que manteve L. Fernandes (principalmente) e Jr. Santos por excessivo tempo de jogo.
Para enfrentar o Internacional, pensando mais à frente, acho que a melhor opção é o C. Alberto mais avançado.
Essa Copa Sul-Americana parece um fardo pesadíssimo para o Botafogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, também não entendi a mudança e nem algumas demoras e outras mexidas! Foi uma zona!

Marcio, eu não tinha lido o seu comentário porque já estava escrevendo e programando o post de amanhã. E já adianto que o final é bem parecido. E isso é sinal de desespero! rs

Abs e SA!!!

Klaus disse...

Meu medo é uma repetição de 2017, quando o primeiro semestre foi surpreendente e com elogios gerais. Mas, a partir de setembro, com a perda de peças essenciais e falta de reposição jogamos tudo no lixo.
JT deveria ter sido mais ambicioso na janela, títulos produzirão o que ele tanto quer: Lucro! Espero que o time volte a jogar firme contra o Inter, não há espaço para mais um jogo como o de hoje.

Rodrigo Federman disse...

Concordo integralmente, Klaus! Por isso eu sempre falei: A vantagem é muito boa. Era a hora do último incentivo do JT para garantir o título, deixar o torcedor feliz e depois poder fazer suas transações! rs. Assumiu um risco enorme. Tomara que dê certo no final.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que o Time tem conduzido os jogos como se pudesse controlar todos as ocorrências, um jogo meio despretensioso, burocrático.
O meu receio não está nos adversários e sim na possibilidade de um certo excesso de confiança.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio! É o meu receio também. Na verdade, é a mesma sensação que tenho no momento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sobre o incentivo do Textor nessa reta final, antes precisamos saber o que pensa o Mazzuco, pois se for para o americano definir tudo, não faz sentido ter um responsável pelo futebol.
Como escrevi em várias oportunidades, o erro foi a falácia de que quatro camisas 9 era demasiado para qualquer equipe do mundo. E um dos quatro, Jr. Santos, não demonstra a mínima intimidade com a função.
E agora o Lage, mesmo sendo uma obrigação inerente ao cargo, precisará encontrar uma solução para um problema criado desnecessariamente.
E tem outra situação, o empréstimo do L. Segovia; hoje jogou o Sampaio pelo lado esquerdo...
Dizem que vem o Bastos, que joga dos dois lados da zaga, mas não sabemos como chegará.
Será que seria tão complicado assim o L. Segovia ficar no clube até a chegada do outro zagueiro?
Algumas decisões pontuais mostram-se bem questionáveis...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, foi o que mais ou menos respondi para um amigo no nosso grupo de WhatsApp. Qual a função do Mazzuco então se o Textor que planeja e assina? No lugar do Mazzuco poderíamos ter o reserva do Tiquinho então. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Justamente, Rodrigo.
Uma outra observação que não podemos deixar passar é que o aproveitamento do Botafogo no campeonato brasileiro é muito acima da média.
A probabilidade que ele venha para um patamar padrão não é pequena, pois se aproxima a fase em que todos terão algum interesse importante na competição.
Entretanto, se isso ocorrer, pontuar de forma semelhante aos concorrentes, a boa margem conquistada será suficiente para a manutenção da liderança.
Nos últimos 5 jogos, quem teve a melhor performance foi o Cuiabá, 13 pontos ganhos, 4 vitórias e um empate. O Botafogo está logo atrás com 11 pontos, 3 vitórias e 2 empates.
Depois vem o Fluminense com 10 pontos, 3 vitórias, um empate e uma derrota.
Para ter uma boa noção em relação à performance do Cuiabá, nas 10 últimas rodadas ele tem o melhor aproveitamento depois do Botafogo, 20 pontos; 6 vitórias, 2 empates e duas derrotas.
Ou seja, o Cuiabá tinha 8 pontos na 8ª rodada e ocupava a 15ª posição, hoje é 8º colocado com 28 pontos. O que mostra que ganhar posições na tabela não é algo tão fácil.
Ou seja, o Botafogo precisa errar e muito no campeonato; tem de analisar a tabela, como estão os concorrentes no momento do enfrentamento e não ser receoso.
Jogar o que o jogo exige.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio. É isso.
Abs e SA!!!