24/08/23

Planejamento questionável














Palavras do Bruno Lage, após o empate ridículo de ontem:

"- Fico satisfeito porque os jogadores correram, lutaram, fizeram um jogo sólido, com consistência na posse de bola. Sobre a volta, os jogos são sempre difíceis, a sequência assim obriga. Era uma boa equipe, que nos obrigou a correr, mas vamos convencidos que podemos fazer um bom jogo na Argentina".

Ok, agora eu só espero que o time da próxima quarta-feira seja exatamente o mesmo, com uma ou outra alteração. Caso contrário, estará comprovada uma das decisões mais incoerentes e sem lógica que já vi nos últimos tempos em se tratando de Botafogo...

Não concorda? Então, tente me explicar o seguinte:

Jogamos no sábado passado em São Paulo e tivemos o compromisso de ontem (jogo de ida da Sul-Americana) em casa. O próximo compromisso (pelo BR) também será no Niltão...no domingo. Aí, escalamos um time recheado de reservas e "reservas dos reservas" na primeira perna da Sul-Americana... resultado: Empate e necessidade de buscar a classificação na Argentina.

Viajaremos para o extremo sul do continente e voltaremos para enfrentar um dos rivais pelo título nacional no outro sábado. Ou seja, pelo Brasileirão, inegavelmente o confronto contra o Flamengo vale "seis pontos". E aí? Iremos com os titulares para a Argentina com poucos dias de descanso para essa "decisão"?  Não seria mais inteligente ter buscado a vantagem ontem (até porque, enfrentaremos o Bahia só no domingo) e pensar em administrar na semana que vem?

Mesmo o "torcedor foca", duvido que consiga aplaudir isso sem ficar incomodado.

Que cagada do Bruno Lage e diretoria de futebol.  

Agora, que busquem a classificação lá e voltem fortes para encarar o Flamengo. É o que queremos!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Patinhas disse...

Rodrigo.
Fora do post. Acho que o L. Flávio como integrante da comissão deveria escolher uns jogadores para um treinamento específico de cobranças faltas. Ele foi um grande cobrador e deveria ensinar a esses caras. Temos desperdiçado chances aos montes, porque depender desse horroroso Lucas Fernandes é de doer.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Patinhas! Não temos cobradores de falta. Nem de perto e nem de longe.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Entendo que agora não há como mandar a campo no jogo de volta a equipe titular, embora isso não possa significar que os titulares não sejam relacionados.
O "descaso" com a Sul-Americana foi tão grande que o M. Nascimento, que foi a campo pela última vez em 25 de junho, frente ao Palmeiras, foi relacionado para o jogo de ontem.
Ou seja, o 3º reserva foi escalado como titular em uma rodada de quartas de final; quando deveria ir a campo o Janderson ou o D. Costa, que seria o mais indicado até para adquirir o tal ritmo de jogo.
Quanto ao pronunciamento do Lage, está dentro do contexto se considerarmos não ser ideal reclamações públicas sobre atuações e, mais ainda, que ele precisa seguir a estratégia institucional definida; como disse o Mazzuco, "chegar o mais longe possível"...
Uma afirmação muito adequada para ser utilizada em qualquer tempo da competição.
De minha parte, passo a observar mais a performance no campeonato brasileiro e deixo a Sul-Americana ao acaso, se vier o titulo, melhor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! Se entrarmos em campo com os titulares na volta, será atestado máximo de burrice e péssimo planejamento. E vale lembrar: O cara ontem perdeu a chance de dar ritmo de jogo para alguns jogadores que foram preteridos por reservas deles (que já são naturalmente reservas). Muita bizarrice para uma única noite.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, quando nos livramos do BORDUEGA insuportável vem o BL querendo imitá-lo ?
JT sabemos que dinheiro não é capim e você tem muita grana, mas abra o olho e fique atento com esse BL, que de uma hora para outra resolveu imitar o patrício LC.
Vamos torcer para que tenha sido apenas uma derrapada, sem grandes riscos.
Sigam o vice líder, porque o líder sumiu para desespero da "grobolixo" e seus asseclas.

Rodrigo Federman disse...

Jota, o JT poderia ter feito a proposta para o Caçapa ter continuado. Hehehe
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Eu estava conversando agora com um ex jogador do America RJ que jogou no Mequinha na década de 70 ele comentou comigo que na época do Santos de Pele o Santos jogava quase todo dia a chuteira era ruim, os campos cheios de buraco , a camisa quando chovia pesava muito e que hoje é tudo diferente o jogador e cercado de luxo e mordomia e especificamente no jogo de ontem não tinha motivo para poupar tantos jogadores já que o jogo foi no Rio e domingo é no Rio também , hoje é dia de folga para quem jogou ontem e o próximo é no domingo ás 16 h, portanto são 4 dias de folga .

Ricardo

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo. Mesmo sem ter jogado bola, eu tenho convicção disso. Por isso, sempre digo: Muita frescura para esses caras que são pagos apenas para correr e chutar bola. E ainda ganham muito dinheiro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mas é claro que o Caçapa deveria ter ficado. Embora minha opinião não valha nada, eu dizia isso quando ele foi embora. Agora é tarde. Começo a achar que esse BL... sei lá! Ganhar campeonato português é fácil. Principalmente quando por lá só existem dois candidatos ao título, com um outro correndo por fora. E ele venceu treinando o principal dos postulantes.
Quanto à Sul-americana, desisti de acompanhar depois do jogo de ontem (não dá para ver JP Galvão, Matheus das contas e Jr Santos...). Na verdade, sigo a lógica da direção e do grupo de comissão técnica/jogadores do Botafogo, que também desistiram. Numa palavra, o Botafogo não está dando atenção ao torneio série b da América, o que considero um erro crasso. Têm como certa a conquista do título brasileiro, outro erro grave, já que não há nada que garanta o êxito lá no final do campeonato.
Levi

Anônimo disse...

Ricardo AL
E a draga do M. Nascimento..PQP..

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Levi. Pior é já saber que teremos JP, Janderson e alguns outros no domingo contra o Bahia. hehehe

Ricardo, esse MN é um muleque horrível. Preguiçoso, frouxo, mascarado!

Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Já que estão brincando de SA, que o CB seja levado a sério, os concorrentes vêm com a faca nos dentes e o esquema do Lage tá sendo estudado pra valer apesar de não ser lá essa coisa toda, mas a liderança do glorioso tá incomodando até o papa

Marcio disse...

No futebol moderno a fisiologia tem uma importância ímpar e praticamente determina quem pode jogar ou não e o ritmo de treinamentos.
O Patinhas falou sobre o L. Flávio pegar alguns jogadores e treinar cobranças de faltas...
Seria o ideal, mas duvido que a fisiologia permita que qualquer jogador se coloque a ficar após os treinamentos trabalhando essa situação. Isso se há jogador que deseja ampliar o tempo de treinamento.
O Rogério Ceni disse ter treinado umas 15 mil cobranças de faltas antes de fazer a primeira em jogo oficial.
O Telê segurava o Cafu e fez dele um lateral, embora não fosse um craque, de carreira muito sólida.
Adriano Imperador revelou que o Cesare Prandelli, à época técnico do Parma, o segurava após os treinamentos e o ensinou a finalizar, tirando a bola do alcance do goleiro...
E ontem fomos obrigados a ver o Lucas Fernandes finalizar justamente no canto que seria mais fácil o goleiro chegar na bola, como chegou; fomos obrigados a ver o M. Nascimento, que dizem ser joia, finalizar com a bola limpa, pela 55987ª vez, justamente na direção do goleiro.
Já vi argumentos nesses tais mesas redondas de que a dificuldade em gols de faltas passa pela evolução acentuada dos goleiros...
Que os goleiros evoluíram não há como negar, mas como explicar os cobradores de faltas que não acertam o gol? Ou chutam na barreira ou diretamente pela linha de fundo!
Ou seja, aplicaram um estudo técnico para fazer evoluir os goleiros e não fizeram com os de linha?
Somente nesse futebol moderno que encontram vantagem em centroavante que não sabe fazer gols em atacante que é bom de recomposição defensiva... Em jogador que faz 500 passes por jogo, com 499 para os lados ou para trás e sem deixar companheiro algum em boas condições...
Em resumo, o futebol pode ter evoluído em vários fatores e não vou dizer o contrário, mas tecnicamente é de uma pobreza extrema.
Muitos craques apoiados em excelente trabalho de marketing e nada mais.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jorge! Fato!

Marcio, por essas e outras eu detesto o futebol moderno e essas pessoas que falam "estudar o futebol"! heheheheh

Abs e SA!!!

Damião disse...

Não entendi a escalação do JP Galvão de LD, quando o titular Di Plácido está suspendo para o jogo contra o Bahia, a exemplo do Tchê Tchê que entrou jogando, como não entendi a escalação do "veterano" Cuestar, poupando o Adryelson, que é bem mais jovem. Não esperava a escalação do MN, com o Janderson e o Diego Costa, embora este esteja fora de forma, no Banco. Era jogo para colocar o M. Segóvia, em pelo menos 45 minutos,mas não, optou pelo Junior Santos, que mais atrapalhou do que ajudou. Não escalou o Diego Hernandez, que precisa jogar, para ganhar ritmo e entrosamente. E por último, não seria o momento de testar o Adamo, ou vai ser rebaixado para o time B ?

Rodrigo Federman disse...

Damião, pois é....foram tantas coisas estranhas, que difícil não imaginar que rolou algo.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Não acho que se deve comparar os desgastes físicos dos jogos nos tempos de Pelé, Garrincha, Nilton Santos etc. com os de hoje. Naquela época a técnica e o talento é que determinavam o vencedor, hoje a força física vem cada vez prevalecendo nos esquemas táticos.
O futebol atual é muito feito e muito físico, vide a seleção 82 sendo derrotada por um time medíocre e a de 94 prevalecendo na força física, esquema tático e, claro, nos talentos de Romário e Bebeto.
Ontem tive vontade de explodir com o empate, mas passada a decepção com o 1x1, penso que BL está de fato usando a sul americana para testes e que o objetivo do Botafogo é o brasileirão. Parece-me que no jogo de volta, e com razão, as figuras centrais do time serão poupados. Se ganharmos do Bahia e do Flamengo estarei satisfeito, mesmo que isso custe a sul americana. Mas espero que tenhamos êxito também nela.

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Quando o Marcelo Benevenuto estava no Botafogo, havia quem afirmasse que não servia para zagueiro por causa da sua estatura, 1,80m.
Debatemos várias vezes sobre esse fato aqui no Blog, inclusive.
Pois bem, o Adryelson tem 1,82m, faz uma temporada estupenda e a maioria esmagadora não quer o Sampaio de titular, mesmo com o seu 1,91m.
O que vale mais, a estatura ou a capacidade técnica?
Agora, como me disse um Irmão de Camisa, o M. Segovia precisa encorpar para pode aguentar o jogo... Perguntei o que ele achava do Modric e ele me respondeu que era craque.
Rebati afirmando que não me referia à parte técnica e sim ao físico, já que o Modric não é um CR7.
E não sou contra que se melhore a condição de um atleta para que possa desempenhar da melhor maneira possível, não estou dizendo que o Benevenuto e o Segovia são craques, mas não se pode "afastar" qualquer jogador por causa da sua estatura, o critério precisa ser técnico.
O Barcelona em sua época mais vitoriosa era um time de nanicos e isso em nada atrapalhou.
Essas imposições são dos tais "estudiosos" que talvez queiram transformar o esporte mais democrático do mundo em um restritivo.
Imposições de manual prático de futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mas em compensação, eles tem todo um suporte e equipes a mais do que na época. Acho que é proporcional, por isso a comparação.

Isso mesmo, Marcio. Penso igual a você.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

A seleção da Itália em 82 era muito boa tbm , passava longe de ser medíocre

Rodrigo Federman disse...

Eu não acho, Tiago. O time era medíocre mesmo. Ganhou no conjunto e vontade.
Abs e SA!!!