31/10/23

Não dá mais














Eduardo não dá mais.

Não são quatro ou cinco jogos ruins. São várias e várias partidas em que não ajuda no meio e nem no ataque. Como eu venho dizendo; Vaga-lume.

Mas como a montagem do elenco foi péssima, não há meia de armação para substituí-lo. 

E aí, o que fazer?

Eu já tentaria o novo, mesmo faltando poucas rodadas: Coloca o Tiquinho com o Diego Costa. Teríamos briga e presença de área. Até porque, insisto: Não sabemos se o Eduardo é meio de campo ou segundo atacante.

No meio, ele sobrecarrega o Marlon e Tchê. No ataque, não tem ajudado em nada.

Situação delicada, mas não dá para começar as partidas finais com um jogador a menos sempre.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

João Pedro. disse...

Boa tarde. Falar pra vcs, tenho optado por manter minha sanidade mental e não discutir ou comentar em internet sobre esse time maldito, porém hj vou abrir uma exceção para falar do atleta Eduardo. Primeiro: Eduardo, vai se lascar. Eu não aguento mais esse cara. Ele está me fazendo sentir falta de Gabriel Pires, Lucas Fernandes e Janderson. Esse infeliz arrumou um triângulo das bermudas, pelos campos do Brasil, entre os zagueiros e volantes de times adversários, e só aparece de lá para perder gols feitos. A torcida, modinha como ela mesmo, q vai pra aeroporto receber time eliminado por time de 2 divisão argentina, escolheu q Hugo é o novo NS e tem de ser titular, pois é mto melhor q o Marçal. Balela. Hugo e Marçal são a mesma coisa. Jogadores medianos para bom, q qndo um estiver em campo vamos pedir o outro. Com isso a torcida não foca no problema desse time q é o atleta Eduardo, ele tem sido menos 1, há, ao menos, 15 rodadas. O cara ganha 700K por mês e tem status de ídolo para isso? Tem q ir pro banco. Refletir. Orar. Condicionar. Analisar o jogo. Queria falar tbm sobre o atleta Luis Henrque, mas estou sem paciência. Vai se lascar, Luis Henrique.

Marcio disse...

O Eduardo quando da sua chegada ao Botafogo, em seus primeiros jogos, revelou o seguinte em entrevista:

"O Lucas é um jogador bem participativo, eu também sou. Como ele também faz o 10, a gente pode sempre estar trocando. Uma hora ele ataca, eu defendo. Ou mesmo o Tchê Tchê pode sair e a gente segura como dois volantes. A minha característica é essa. Fazer tanto volante como meia e também chegar à frente para preencher espaços no ataque."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/07/28/eduardo-celebra-primeira-atuacao-pelo-botafogo-e-dai-para-cima.ghtml

Ou seja, o Eduardo era no elenco aquele que melhor fazia o "10", pois ajudava na construção e chegava para concluir as jogadas e como citou, tinha uma alta movimentação no meio de campo; à época trocava de posição com L. Fernandes e Tchê². A formação ajudava toda essa troca.
Na temporada anterior, nunca custa lembrar, o Botafogo até a chegada do T. Soares, mais ou menos em setembro, jogava com o Erison, um jogador mais fixo na área, e o Jeffinho que era o ponta muito insinuante pela esquerda que, inclusive, ganhou a vaga do V. Sá.
Quando o T. Soares começou a jogar e como é de conhecimento de todos, sai bastante da área, partindo mais para o lado esquerdo, o Botafogo ganhou mais uma possibilidade.
Entretanto, como o T. Soares sai muito da área, esse jogo do Eduardo pelo meio de campo ficou prejudicado, já que é quem melhor tem a capacidade de chegar na área e por lá tem permanecido, transformando o Botafogo em um quase 4-2-4.
Um outro fator importante é a falta do Jeffinho pelo lado esquerdo, que por ser insinuante, chamava mais a atenção do lateral e uma cobertura pelo setor e dava um "refresco ao Marçal, que sempre foi mais tímido no apoio.
Voltando ao Eduardo, da forma como está atuando se tornou menos um jogador em campo, ainda tem o Marçal, o que tem sacrificado todo o time; uma situação é ele entrar na área às vezes, outra é se posicionar lá dentro.
Penso que se o L. Flávio não for sacar o Eduardo, vale orientar ao T. Soares sair menos da área, já que sai para ajudar de costas para o ataque e fazer o Eduardo descer para passar a jogar de frente e como um "10", buscar as aproximações com o centroavante e pontas.
E também baixar as linhas de marcação, da intermediária adversária eu acho que já seria suficiente.
O Botafogo precisa voltar a jogar com 11.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João Pedro, discordo em uma parte. Aliás, discordo bastante: O Eduardo está mal a beça (e tem muito tempo), mas jamais preferiria Gabriel Pires ou Lucas Fernandes à ele.


Marcio, boas observações, mas o Tiquinho tem por característica sair da área. Eu não creio que ele consiga ficar mais fixo. Caberia ao Eduardo se mostrar mais presente e tal. E isso que tem sido bastante difícil.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, hoje o Eduardo deveria ser sacado, as atuações estão baixíssimas.
Entretanto, não é um exagero tentar entender as possibilidades sobre a baixa de rendimento.
Talvez não tenha ficado claro em meu comentário que não me refiro a impedir que o T. Soares saia da área e sim que diminua a frequência.
A sua constante saída e geralmente pelo lado esquerdo, pode até estar causando dois problemas;
O Eduardo ir para a área e ocupar a posição do 9 e também "impedir" um melhor desenvolvimento de quem ocupa a ponta esquerda.
Em um pensamento bem superficial, observe que a busca é quase sempre pelo passe no T. Soares, deslocado pelo lado esquerdo; quando ele domina a redonda, não pode passar ao Eduardo que precisa ocupar a posição 9... T. Soares espera a aproximação do Tchê² ou M. Freitas ou tenta tabelar com quem está pela ponta esquerda.
Se há a perda da bola, T. Soares faz o movimento de pressionar o zagueiro adversário que está com a bola e o Eduardo precisa retornar para ocupar a sua posição original; só que com isso ele percorre uma distancia considerável.
Em posições diferentes, claro, os pontas são trocados pelo esgotamento físico, ajudar a marcar e atacar.
É uma dinâmica de muita exigência.
E no final de tudo, já está claro aos adversários que o T. Soares sai da área e o Eduardo vai chegar como 9, ou seja, não há mais surpresa.
Talvez seja o caso de até fazer o Jr. Santos tentar a função mais avançada, fechar um pouco mais pelo meio, como foi contra o Fluminense, quando o T. Soares sair da área.
Pode ser caso de uma uma reorganização dos jogadores em seus posicionamentos; não for isso, o banco é o caminho.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim, pode e dá para fazer muita coisa. Hoje eu só acho que todas tentativas são válidas sem o Eduardo na atualidade. Não dá mais para esperar algo dele.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o jogo de amanhã, acho que o Abel Ferreira deverá congestionar e tentar ter superioridade no meio de campo, pois ele tem escalado Gomez, Luan e Murilo, todos zagueiros, ou seja, um provável 3-5-2.
Se o L. Flavio mandar a campo os 3 atacantes, como de costume, Jr. Santos e V. Sá precisarão ter muita atenção aos chamados alas adversários e os laterais precisarão ficar contidos.
Uma outra observação é o Botafogo não cair na conversa de que somente a vitória é um bom resultado.
SA!!!

Klaus disse...

Eduardo não está em boa fase, mas não temos substituto para ele. É torcer para que ele volte a ganhar confiança e nos ajude nessa reta final. Ele é diferencial nesse elenco. Na minha opinião, tem que ser trabalhado pela comissão técnica e permanecer como titular.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Precisamos de atenção e inteligência.

Klaus, eu tentaria Tiquinho e Diego. Até porque nem sei qual a posição do Eduardo mais.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mas a meu ver somente a vitória é o melhor resultado mesmo. Porque o empate segura o Palmeiras mas não segura Bragantino e Flamengo, que se vencerem ficam 5 e 7 ptos respectivamente. Então do jeito que o time tá nervoso com esse momento,o melhor é buscar a vitória mesmo.

Mário

Marcio disse...

Diego Costa está contundido, o que inviabiliza momentaneamente uma possivel tentativa de jogar junto ao T. Soares.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Mário, mas dá para tentar a vitória sem desespero.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ainda está, Marcio? É, aí não dá.
Abs e SA!!!