23/11/23

Acaba, 2023!
















Fortaleza 2 x 2 Botafogo.

Não consegui assistir e só li alguns comentários dos amigos no grupo de WhatsApp do CB.

Espaço aberto para os comentários dos bravos botafoguenses que acompanharam a partida.

Já adianto, estou curioso para saber o que acharam!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

Ailton disse...


Caros amigos… o problema do Botafogo é tão óbvio que não sei como ninguém ainda percebeu. Nenhum, eu disse NENHUM time joga com 3 atacantes. No primeiro turno, o esquema funcionou pois o time jogava atrás levando pressão e soltava 2 pontas e um atacante no contra-ataque. Mas jogando na pressão, esse esquema não funciona, pois deixa o meio vulnerável e mata a zaga. O time do LC foi construído para suportar pressão e ganhar o jogo na falha do adversário. Quando os outros clubes passaram a esperar o Botafogo, era hora de mudar a estratégia, mas ninguém foi capaz de interpretar. Não concordo que culpem o elenco, ele é o mesmo desde o início. Diferente de outros anos, não perdemos ninguém. Perdemos a capacidade de adaptação inteligente. Flamengo, Palmeiras, Gremio, Atletico… todos jogam com o meio de campo altamente fortalecido. 3 atacantes marcam, mas o time sofre muito gol, por isso as viradas que tivemos. Por isso os contra-ataques que levamos um pra um. E pelo visto, mais um técnico que não foi capaz de fazer essa óbvia leitura. O time é bom. Os jogadores se esforçam. Mas sem inteligência, não pudemos nos adaptar a um campeonato longo e dinâmico. Todos mudaram e se adaptaram, menos o Botafogo. E isso se deve, sim, à perda que tivemos do técnico que conhecia e soube montar a equipe de forma inteligente de acordo com o que o momento exigia. Concordo que houve queda de rendimento da zaga/goleiro. Mas essa oscilação, diante desse esquema muito ofensivo, é letal. Se houvesse essa interpretação há pelo menos 7 jogos atrás, o título estaria garantido. Resumindo: temos time sim pra ser campeões, mas nas mãos da pessoa certa.

Rodrigo Federman disse...

Ailton, o problema do Botafogo é achar que hoje é grande. Definitivamente não é. Já era. Quanto ao elenco, mantenho a opinião: É medíocre (com boa vontade).
Abs e SA!!!

Ailton disse...

É medíocre, mas não deve nada a nenhum outro elenco no país hoje. O futebol brasileiro por si só é medíocre. Penso que estamos na mesma mediocridade que os demais.

higor disse...

Bom, eu vou discordar do amigo aí de cima. O time é uma porcaria que por alguma cagada homérica conseguiu fazer a campanha do 1T. Agora apenas voltou ao normal. Eu nem vi o jogo pq pra mim já foi a muito tempo.

Di Placido, Adryelson, Cuesta, Marlon Freitas, Eduardo, JR Santos, Gabriel Pires. É muita porcaria junta que deu certo por algum tempo. Precisaria de algum técnico casca-grossa pra ter conseguido administrar essa sorte até o final, mas aí vão lá e me efetivam o maior perdedor da história. Só salvo mesmo o Victor Sá e o Tche. Tiquinho pra mim também parece que voltou ao normal. E acho que não vence mais nenhuma partida até o final.

Klaus disse...

Uma grande merda, futebol nota zero. Achou 2 gols (um contra bisonho e um de bola parada) que evitou mais uma derrota. Ficou a maior parte do tempo com a bola e nada fez. O time acabou. Para mim não foi uma decepção, pois eu não tinha qualquer expectativa.

Marcio disse...

O time pode ser ruim? Pode!
Só não pode se apresentar mal arrumado taticamente e, pior, sem a mínima vontade de disputar o jogo. Como foi o 1º jogo, alivio um pouco o T. Nunes no que diz respeito a arrumação tática.
Essa apresentação do Botafogo no jogo de hoje demonstra a mais completa falta de cobrança por parte do corpo diretivo.
Alivio somente o D. Costa e o D. Barbosa, o resto...
Muita filosofia, muita psicologia e pouca cobrança.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ailton, eu acho que deve sim.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Higor, concordo plenamente contigo.

Klaus, maiores paçoqueiros da história.

Marcio, reflexo da gestão do futebol. Medíocres.

Abs e SA!!!

Ailton disse...

Eu discordo da maioria dos amigos. Concordo que o time não é lá essas coisas e repito o que escrevi pro blogueiro: não deve nada a nenhum outro. Mas diante do nível do campeonato, teríamos chances absolutas de título se houvesse uma orientação técnica e tática adequada. Tranquilamente! Respeito os amigos que muitas vezes manifestam-se entorpecidos por grande emoção, mas mantenho minha convicção de que o problema não está no plantel. Não estamos prestes a perder o campeonato por conta de jogador A, B ou C. Perdemos um treinador que, por mais que tivesse defeitos, conhecia bem as limitações e virtudes da equipe, e começamos a fazer experiências sem resultados. Foi quando tudo desandou.

Rodrigo Federman disse...

Ailton, também respeito sua opinião, mas divirjo por completo. Acho um discurso excessivamente romântico. E, particarmente, de romântico eu não tenho nada. Para mim, é elenco merda, amarelões, frouxos e que são paparicados ainda por cima.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, disse o Mazzuco em agosto:

"Esse ano nosso objetivo era brigar pela Libertadores, mas esse objetivo não mudou. Estamos vivendo um momento mágico. Não dá para falar que esperávamos estar com essa diferença na liderança. Agora, o objetivo passa a ser brigar pelo título até o final, não podemos ser levianos. O que não pode é isso virar frustração. Nós nos colocamos numa condição de brigar pelo título e vamos brigar até o final. É difícil, claro, é uma longa caminhada."

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/campanha-historica-do-botafogo-no-brasileirao-surpreende-mazzuco-que-avisa-nosso-objetivo-passa-a-ser-brigar-pelo-titulo-ate-o-final/

Ou seja, nunca se prepararam de verdade para vencer.
O cara diz que não esperava ter aquela diferença de pontos, que o objetivo a partir daquele momento seria brigar pelo titulo até o final e depois afirma que isso não pode virar frustração...
Melhor seria ficar de boca fechada, sem falara sobre o planejamento estratégico, cabendo aos jogadores ficarem preocupados somente em vencer o próximo jogo.
No final, ele virá com o discurso que a temporada foi excelente e com a classificação para a Libertadores, caso venha, que o objetivo é chegar o mais longe possível.
O emprego mais fácil do mundo é ser responsável pelo futebol do Botafogo e também jogar no Botafogo
SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Marcio, pior que daqui a pouco vai ter torcedor idiota falando que o objetivo foi alcançado. Depois não sabem porque o Botafogo deixou de ser grande há tanto tempo.
Abs e SA!!!

Ailton disse...

Rodrigo, um time que tem 5 técnicos diferentes num único campeonato e ainda querem culpar os jogadores? Po!

Rodrigo Federman disse...

Ailton, ah tá...se a culpa não é de jogadores (também), então, desculpa, eu assumo. A culpa é minha por achar que são horríveis (maioria), paneleiros, frouxos, arregões.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Repito que um time com chances claras de conquistar o campeonato, dependendo somente de suas forças, não pode se apresentar da forma vergonhosa como ocorreu hoje.
E não custa lembrar, já que andam falando em problemas psicológicos, que a SAF tem um psicólogo.

SA!!!

Ailton disse...

Rodrigo, não precisa ser irônico. Estamos discutindo opiniões e, sempre que possível, utilizando argumentos acima das paixões. Se eu fosse jogador do Botafogo eu tava era puto. O time todo sempre na maior entrega, todo mundo unido, festa, comemoração, os bastidores sempre provaram. De repente meu líder vaza. Aí chega um cara que barra o artilheiro e põe o meia na lateral. Depois um cara que não sabe o que fazer quando estamos sendo agredidos após abrir vantagem. E não sabe o que dizer e fazer se tomamos uma virada. O time sempre esteve fechado, sempre esteve motivado. O que desandou é extracampo.

Anônimo disse...

Boa noite Alvinegro!
Problema.nao foi o empate de hoje contra o Fortaleza e o empate contra o bragantino.
Agora volto a insistir as derrotas para palmeiras e grêmio 2 jogos praticamente ganhos.
Entregamos só nos resta torcer e o treinador ter coragem de mudar algumas peças que não estão jogando nada.
Araújo

Ailton disse...

Mostrem pra mim um time que conquistou o principal título que disputou contando com 5 técnicos diferentes na mesma temporada. A culpa é da gestão.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, a culpa será de tudo e todos...menos desses heróis.

Ailton, ok. Pensamos bem diferente. Eu não passo a mão na cabeça desses sem vergonhas.

Araújo, os problemas foram inúmeros.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Até porque as noticias deram conta de que eles interferiram na decisão pela demissão do Lage e na efetivação do L. Flávio...
Logo, têm a obrigação de jogar com empenho máximo.

Sobre os técnicos, não vamos nos esquecer que o L. Castro pediu rescisão, é um direito, claro, mas era tratado como sócio no projeto pelo Textor...
E também a tal conversa de família...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. As pessoas esquecem esses pequenos detalhes. Aliás, pequenos grandes detalhes.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

Na minha opinião não é somente ruindade, até porque são ruins mesmos.

Tem alguma coisa muito podre por trás!

Não correm, não dão combate e não finalizam! É só toquinho pro lado, sem nenhuma objetividade!

Estão deliberadamente de sacanagem, para um time que poderia ser campeão!

Tira o Cuesta, o Di Plácido e o Eduardo, e põe até um cone, ou joga com 08, que melhora!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, é ruindade e falta de hombridade também.
Abs e SA!!!