20/11/23

Não se compara

















O GE fez uma matéria bem legal com o Sergio Manoel, direto de Miami.

O ex-jogador falou sobre o seu amor pelo Botafogo e algumas (possíveis) coincidências entre aquele time de 95 e o atual. Destaco o seguinte trecho:

"- O fato de ser uma equipe desacreditada no começo e ao longo do campeonato demonstrar que as apostas estavam erradas, como aconteceu com a gente em 1995. Hoje esse time tem um artilheiro do campeonato que é destaque da equipe, como aconteceu com o Túlio. Tem na base do conjunto a força".

Ah, SM...
...com todo o respeito ao Tiquinho, mas a diferença ainda é gritante. O Túlio falava, prometia, não tremia e cumpria. O atual atacante é referência no futebol brasileiro, mas já demonstrou que no momento de maior pressão, ainda não é gabaritado para ser o diferencial.

Além disso, por trás do Túlio, tínhamos homens de verdade. Você, Gottardo, Gonçalves, Wagner, Leandro, Donizete...enfim, não tínhamos elenco (como agora em 2023 também não temos), mas o que vocês honraram a camisa preta e branca não tem igual. A comparação com o hoje nem cabe. Não existe qualquer hipótese. A diferença - de postura e hombridade - é gritante.

Tomara que o grupo atual ainda consiga o que antes estava muito fácil e eles mesmos tornaram algo bastante complicado... mas mesmo assim, nunca - nunca mesmo - haverá qualquer comparação com o 1995.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Jacaré disse...

Como eu já disse anteriormente sobre o time de 95: o elenco era diferente do atual, mas o descrédito e a desconfiança da mídia e até da torcida, eram iguais.

O Gottardo percebeu essa atitude externa, após o jogo de ida no Maracanã, onde o Botafogo venceu por 2x1, considerado pouco (torcida saiu calada), diante de um Santos (Palmeiras, framengo, Grêmio), que "chegou mais forte" e que virou sobre o ECTD na semifinal, além de já ter vencido o Glorioso no returno, e disse: "Cheguei até aqui, e quero a taça"!

Tomara que os jogadores atuais estejam lendo tudo de negativo que estão falando a respeito do time, e que transformem isso em combustível para a reta final.

Apesar de ser a conta do chá, ter alguns amarelões e inseguros, o time pode se entregar mais e levar o título, nas últimas 05 rodadas, bastando acertar a defesa.

Palmeiras, framengo e muito menos o Grêmio, não são imbatíveis!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, acho que o descrédito sempre existiu porque o Botafogo nunca foi mesmo um conquistador de títulos. Acho absolutamente normal isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Infelizmente não veremos mais jogadores com disposição para resolver os problemas dentro de campo, sem esperar as decisões dos professores.
"Professores" que tomaram conta do futebol moderno e transformaram os jogadores em simples cumpridores de ordens.

Como bem disse o Carlo Ancelotti, “O erro que os treinadores da nova geração cometem é dar demasiada informação aos jogadores sobre o que devem fazer com a bola. E eu, que sou da geração antiga, penso que deviam dar-lhes menos informação porque assim eles são mais criativos. Se um dia o Vinicius se abrir, não vou mandar ele vir para o centro"

https://www.espn.com.br/futebol/real-madrid/artigo/_/id/12642980/real-madrid-ancelotti-cita-vinicius-jr-diz-qual-grande-erro-treinadores-nova-geracao

Voltando às comparações, a mudança de postura passará pelo trabalho do T. Nunes, pois se depender dos jogadores, duvido e muito.

Para terminar, Sérgio Manoel é treinador em uma escolinha da Juventus (Itália) em Miami, buscando formar jovens para esta equipe.
E no Botafogo?
Se gabam tanto de ter 4879857 ídolos e são incapazes de trazer esses caras que são vencedores para trabalhar. no Botafogo.
A Juventus deve estar errada.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, com certeza. Os outros sempre estão errados. O mundo conspira contra o Botafogo. Como diria a bobeira: CTCT. hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Como tornar uma equipe vencedora se nos cargos de comando não tem quem esteja acostumado a vencer?
Em 2008 Khaldoon Al Mubarak adquiriu 100% do Manchester City por 1,22 bihão de reais;
Em 2012 colocou Ferrán Soriano de diretor executivo, o mesmo que trabalhou de 2003 a 2008 no Barcelona, ajudando a torná-lo uma potência ainda maior;
Em 2015 vendeu 13% por 1,54 bilhão de reais;
Em 2016 contratou Pep Guardiola, talvez o maior técnico da história do futebol...

Ou seja as inúmeras conquistas não são frutos do acaso.
Não adianta somente ter dinheiro, saber como aplicá-lo é uma regra inegociável.
Tenho certeza quase que absoluta que a contratação do Guardiola, Ferrán Soriano foram baratas, tamanho o retorno que os proprietários têm obtido.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo totalmente, Marcio!
Abs e SA!!!

Damião disse...

Não dá pra comparar os jogadores raçudos de 95, com os atuais, que são rodados, experientes, mas não estão se esforçando, principalmente neste segundo turno - a causa ainda é desconhecida - para o Botafogo ser campeão Brasileiro.
Torço pelo título, mas está cada vez mais distante, depois de colocar 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
É inadmissível...

Klaus disse...

Marcio, você citou o Manchester City. É outra realidade. Mas, mesmo assim, veja que levou tempo para consolidar.
Temos que lembrar que no início do ano passado estávamos condenados a deixar de existir. Terminamos 2022 lutando por uma vaga na libertadores e em 2023, mesmo com todos os erros absurdos, estamos lutando no G4 a poucas rodadas do fim, e com chance de título.
Veja a situação do Vasco, Cruzeiro e Bahia... temos a melhor SAF.
Estávamos falidos com uma dívida impagável e com estrutura vergonhosa. Hoje estamos colocando a casa em ordem, tanto na estrutura como em relação às dívidas.
Sei que, provavelmente, jogamos no lixo um campeonato ganho. É muito frustrante e desanimador. Mas, no balanço de 19 meses de SAF, o saldo é positivo e promissor.
Eu só espero que JT tenha bons projetos para nosso futuro, que almeje conquistas futuras.

Rodrigo Federman disse...

Damião, contesto muito essa questão de experientes. São mais velhos, mas sei lá se têm tanta experiência assim. Pra mim, mostraram ser fracos e com pouca personalidade.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, a parte financeira eu já nem me preocupo mais. É problema e solução para o Textor. Hoje eu só quero saber do campo e bola. O elenco é melhor que dos últimos anos? Inegável. Mas precisa de muito mais. Muito!
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Concordo 100% com você Rodrigo, sem ressalvas. Só temos que lembrar que a SAF tem apenas 19 meses e já mudou a cara do Botafogo. Errou feio e pode ter jogado no lixo o título. Eu estou muito frustrado e com vontade de soltar os cachorros, mas devo lembrar que avançamos muito em pouco tempo. Tenho esperança em dias melhores em 2024.
Semana passada eu vi vídeos de torcedores do Cruzeiro e Vasco ... eles estão desesperados e considerando que caíram numa cilada.

Marcio disse...

Klaus, reconheço que a realidade é outra, mas a citação ao City foi no sentido de contratarem profissionais, os melhores no futebol.
Nesta linha, cito o outro clube da cidade, o Manchester United.
Em 2013 o United teve duas perdas significativas, a aposentadoria do Ferguson e a saída do diretor executivo David Gill.
Para o lugar do David Gill foi escolhido Edward Gareth Woodward, que permaneceu até 2022.
Segundo as noticias, Woodward torrou alguns milhões em contratações de jogadores e técnicos e quanto aos resultados esportivos, não se discute que foram pífios, considerando a potência que é o Manchester United.
Não por acaso a torcida está sempre reclamando dos proprietários.
Eu não sou contra a dar oportunidades a qualquer profissional, mas é preciso que tenha gente com competência, com experiência e vitoriosa ao lado para servir de norte, de inspiração.
Infelizmente no Botafogo, nos cargos diretivos, ainda não tem profissionais acostumados a decidir e vencer... A estabilidade na busca por títulos, se vier e for interesse do Textor, com esses caras vai demorar bastante.
E o nível de desorganização reinante no futebol nacional, permite a qualquer um mais organizado a acelerar os processos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Mas era o que esperávamos também, né? Até porque, nem tinha em que piorar. Hehehe

Isso, Marcio. Melhorando ou não, está claro que Mazzuco, por exemplo, é um profissional aquém do que esperamos, podemos e cobramos.

Abs e SA!!!