22/01/24

Mandou bem demais

















Todos sabem que não gosto do Tiago Nunes como treinador, mas sempre tento ser o mais justo possível, elogiando e criticando quando eu achar necessário (apresentando argumentos, é claro). 

E hoje eu faço questão de aplaudir de pé o treinador botafoguense, que ainda na coletiva da vitória sobre o Bangu, falou sobre o Matheus Nascimento:

"- Vou ser bem objetivo com Matheus, tem muita qualidade técnica, um potencial incrível, mas é consequência de um processo mal gerido a longo prazo. Não é de agora, de um ou dois anos, é de antes. Um menino que sobe com 16 anos e não consegue ter continuidade de jogos fica em um limbo, não tem número suficiente de jogos para se desenvolver, isso gera uma expectativa enorme quando sobe ao profissional, desperta interesse de todo o planeta. Foi ficando no meio do processo".

"- Hoje ainda está no limbo, tentando retomar o tempo. Aos poucos vamos dar carga de treinamento, informação, maturidade, técnica, física e emocional para saber administrar. Foi o cara da Seleção por um tempo e não era o cara do Botafogo. Jogava na Seleção e no clube não. Teve uma série de fatores que atrapalharam o processo de desenvolvimento dele. Tem potencial, mas ainda não atingiu o melhor rendimento dele, a melhor versão dele. Se eu tiver oportunidade, se ele continuar desempenhando como vem nos treinamentos, vai ter mais minutos. É uma disputa saudável entre ele, Janderson e Tiquinho, cada um com sua história e com sua característica".

Parabéns, TN! 

Independente do processo de aproveitamento do MN ter sido totalmente errado (e isso evidencia o quão mal sempre fomos e continuamos no departamento de futebol), ele também nunca mostrou uma fagulha ou lampejo do que falam do seu futebol. 

É claro que existe a maturação, porém, se ele é talentoso, já teve tempo suficiente para mostrar o mínimo. E não podemos desconsiderar que o Matheus recebeu oportunidades nos momentos bons e ruins, ou seja, nem sempre foi no pior cenário.

Reforço o parabéns ao Tiago Nunes, pois foi a primeira vez que eu vi/ouvi alguém tratar o MN como HOMEM e não como um eterno garotinho que precisa de carinho e afagos eternos.

É isso: O rapaz completará 20 anos em março. Já é HOMEM e deve ser tratado como tal.

Como eu não espero mais nada, continuo achando que o Botafogo deu muito mole em não ter vendido quando supostamente surgiram algumas propostas. E, não...o Matheus não tem a menor condição de ser utilizado durante a temporada. Quando uma "joia" é preterida por um apenas esforçado (e horrível tecnicamente) Janderson, é porque a gente precisa rever muitos conceitos...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Marcio disse...

Escrevi em um Post anterior que entre os jogadores de sua idade, M. Nascimento provavelmente é aquele que mais teve oportunidades entre os profissionais; hoje, inclusive, já foi ultrapassado por mais jovens, como o Endrick e V. Roque.
Além do problema do M. Nascimento se apresentar quase sempre sem disposição em campo e isso independe da qualidade técnica, há um outro problema que não se relaciona com as condições de trabalho na categoria de base e é totalmente evitável; a insistência do clube em criar "joias", craques, ídolos e assemelhados.
Em resumo, não vejo esse futebol que dizem ter o M. Nascimento e não coloco tudo nas condições da categoria de base.
Há de se considerar também se o jogador está disposto a trabalhar e melhorar a sua performance e se há no clube pessoas com capacidade de ajudá-lo.
Tem alguém para ser o Telê para o Cafú ou o Prandelli para o Adriano?
SA!!!

Anônimo disse...

Eu não sei qual melhor processo para o Matheus Nascimento desenvolver porém poderia ter sido a proposta que você, como pode ser um empréstimo para o Náutico por exemplo lembro quando o Sassá voltou de lá ou pode ser ainda que seja aqui treinando com Tiago Nunes e aos poucos colocando ele no time. Fato é que Matheus Nascimento tem mais qualidade do que o Janderson porém não sabe desempenhar, pode ser que fique no caminho igual Magno na época do Dodo, Renan Gorne um tempo atrás, cabe o Matheus Nascimento surgir para o futebol igual uma Fênix adormecida.
Fábio Lucas

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo total. Obviamente tem erro do clube, mas se o MN quisesse mesmo, poderia ao menos mostra disposição, mais empenho. Ele é lento, parece jogar com indiferença se achando realmente um craque. E por mim, também nunca vi 10% do tanto de talento que dizem ter.

Fábio, se o cara é diferenciado, desculpe, mas não vai ser em um Náutico que ele desenvolverá. Como eu não acho que ele é tudo isso, venderia logo. Quanto aos outros da base citados, cara, todos sempre foram uma merda. E nunca tiveram todo o oba-oba que o MN tem.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vi dois jogos da Copinha. Uma m*. Um deles foi Botafogo X Rio Claro. O time do Botafogo é sofrível, escapando, no jogo que vi, Kaike (salvo engano é esse o nome do jovem) e um Zé não sei o quê, que entrou nos minutos finais para virar o placar para 2x1 a favor do Botafogo, com uma assistência para Kaike e um gol, o da vitória. Mas essa é a cara da base do clube. Há muito tempo dela não sai um elemento aproveitável no time principal. Então, dessa fonte não podemos esperar nada a continuar assim. Da outra fonte possível, da contratação de jogadores disponíveis no mercado, estamos vendo as dragas chegando.

Quanto ao comentário de Tiago Nunes, vejo nas palavras dele apenas uma maneira educada de se livrar do incômodo chamado MN. Tratado como craque por 10 em 10 do comando do Botafogo e também por parte de alguns, não poucos, da imprensa carioca. Problemas de visão certamente.

Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, a base é horrível. Não tem um que preste. Sobre o que o TN disse, eu não vi apenas como educação. Eu acho que ele foi bem direto, tirando, inclusive, o próprio MN da sua zona de conforto. Foi tratado como homem. Bem diferente de todos os outros técnicos, que sempre passaram mão na cabeça e ficavam falando de tempo, paciência, ser uma joia, um menino, etc.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E não custa lembrar que em tempos tenebrosos e obviamente com um futebol de base no mesmo nível, o Botafogo conseguiu revelar alguns jogadores de bom nível e que prosseguiram bem na carreira.
Leo Moura, Djair, André Silva... Os mais antigos Josimar, Alemão, Luisinho e Helinho.
E reconhecendo mais uma vez que uma boa estrutura ajuda, lembro que de nada adianta ter as melhores ferramentas de trabalho se quem vai utilizá-la nada entende.
Será que os responsáveis pela base são tão bons assim?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, até aquela geração lançada em 2013 deu alguns jogadores aceitáveis também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bem lembrado, Rodrigo.
E vou ser sincero; considerando que o Botafogo hoje não é referência para os jovens, deveria sair em campo para encontrar jogadores diferentes...
E não deixar a avaliação apenas por conta dos algoritmos.
SA!!!

Anônimo disse...

Discordo de você Rodrigo ou você não lembra com Lucas Zen, Cidinho e até um goleiro era tratados como se fosse os novos craques de Real Madrid me diz que estou mentindo ?
Fábio Lucas

Marcos Antonio disse...

Segundo informações vindo de SP o Palmeiras vem com tudo.para levar Júnior Santos.
Eu venderia porque com. Certeza ficará na reserva do Savarino.
O que você acha Rodrigo?
Será que Thiago Nunes vai abrir mão.
Marcos!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Marcio.

Hahaha. Fábio, menos...bem menos. Nunca tiveram metade do alarde do MN. Você não pode ter falado sério.

Marcos Antônio, por mim, pode sair.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Objetivamente => MN é uma merda. Base do Botafogo nunca foi de revelar jogadores em profusão. Parou no Alemão tantos anos atrás que nem me lembro mais. De lá pra cá, desculpa quem pensa diferente, mas não jogaria ninguém na minha pelada de coroas.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, sim, é um moleque mole, frouxo e bem mascaradinho.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Jr. Santos, não deveriam tê-lo contratado pela segunda vez, quando na primeira nada mostrou.
É um jogador de muita disposição, excelente preparo físico, participativo... Só que não faz função alguma com excelência.
Entretanto, duas situações se colocam nessa hipótese.
A primeira é quem o Botafogo contrataria para o seu lugar; sempre há o risco do substituto ser pior.
A segunda é que qualquer negociação deve partir do valor da multa rescisória, obviamente se o jogador tiver interesse na transferência.
Nada de compreender vontade de seja lá quem for.
Uma coisa é certa, o planejamento para a temporada começou atrasado e as deficiências no elenco são gritantes.
E o Mazzuco ganhou um auxiliar... Para nada!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio! O Jr. Santos é um cara esforçado...e só! É até bom ter um alucinado assim no elenco, mas para entrar em alguns (poucos) momentos. Jamais para ser titular absoluto, incontestável e/ou ser tratado como fundamental. É assumir a mediocridade em nível extremo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acredito que se não contratarem um lateral-direito Junior Santos vai terminar ficando com a posição.
Eu duvido muito que Thiago Nunes vai tirar ele do time.
Savarino vem para ser titular.
Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos, quando Jr. Santos passa a ser considerado possibilidade real de titular em qualquer posição, é sinal de que a coisa está muito feia mesmo.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

O Zico foi explodir com 25 anos ,antes era um jogador comum, não é todo mundo que com 17 ,18 anos vai subir e arrebentar

Rodrigo Federman disse...

Tiago, comparação esdrúxula. Em situação alguma podemos colocar Zico como exemplo para discussão sobre o fraco MN. Um foi gênio e o outro é uma eterna promessa.
Abs e SA!!!