Na janela do meio do ano passado, o Botafogo tinha um time jogando de maneira redondinha e com uma vantagem bastante considerável no Brasileirão.
O título estava em nossas mãos e falávamos que eram necessários apenas dois ou três bons reforços para administrar e garantir a taça.
Seria o "último grande investimento" para o Textor confirmar algo que parecia inimaginável em apenas dois anos de SAF. Mas não... a sua diretoria de futebol foi incompetente e não mostrou a realidade para o mandatário. Prefeririam, assim, trazer três dragas inexperientes do futebol uruguaio e só buscaram o Diego Costa no desespero e último minuto quando o Tiquinho se machucou. Detalhe: Nós alertamos que a carência de centroavante era cristalina (como continua sendo até hoje).
Deu no que deu. Quando precisou de elenco, amarelou e perdeu o campeonato mais ganho da história. A maior vergonha do futebol mundial.
Agora, em 2024, ainda com nítidas carências, conseguimos a classificação para a oitava de final da Libertadores...
...que começará apenas em agosto, quando já estaremos com a janela de transferências aberta.
Não podemos repetir o erro. É hora de uma análise competente do elenco e contratações de bons jogadores que briguem pela titularidade no grupo. Sem pensar muito, já lembro de zagueiros, laterais, armadores e atacante. Mais do que no ano passado, aliás. Pelo menos uns 4 ou 5 atletas capazes e não apenas para composição de grupo.
Ok, o Allan e Igor Jesus estão certos. O primeiro, bom volante. Mas é uma posição que, hoje, não temos problemas. Já o Igor, não conheço e acredito que venha como aposta. Tomara que seja um tiro certeiro, mas difícil afirmar que sim ou não agora.
Se quiser brigar pelos títulos que disputa, tem que contratar e não mais ficar buscando "apostas" como soluções.
Está contigo, Textor.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
11 comentários:
Concordo plenamente com o comentário do Rodrigo, mas tenho muitas dúvidas se vão trazer mais alguém, além dos já acertados Igor. e Allan. Brigar por títulos, com o plantel que temos hoje, só por Milagre.
O maior problema é que o departamento de futebol é comandado por burocratas, que apoiam as suas decisões apenas e tão somente em informações estatísticas.
Não que eu seja contra a utilização das melhores ferramentas, do estudo, mas é preciso que se entenda do futebol além dos livros.
Como disse o Carles Rexach sobre a contratação do Messi: "(...)Um jogador que para contratá-lo é necessário entender de futebol, porque faz coisas diferentes(...)"
Da mesma forma que é preciso entender de futebol para não contratar determinados jogadores, como muitos que o Botafogo contratou desde o inicio da SAF, a lista é grande.
Emprestar o artilheiro da equipe como ocorreu com o Erison, salvo alguma situação desconhecida, é a prova definitiva de que há um entendimento enviesado sobre futebol.
Gostaria que o futebol do Botafogo tivesse alguém que unisse a formação acadêmica com a experiência dentro de campo.
Torço e muito para que eu esteja errado e esses caras estejam vendo as carências do elenco e trabalhando para acabar com elas, mas eu não acredito que esses burocratas farão alguma coisa, salvo se o A. Jorge cobrar de forma firme.
Para terminar, o Gonçalves em 2023 fez um desabafo que representa e muito o que é o futebol do Botafogo:
"(...)Já mandei mensagem ao Botafogo e me coloco à disposição para sair dos Estados Unidos, falar com jogadores, fazer palestra, precisam ouvir o que é ser campeão brasileiro. Ouvir de quem sentiu isso. Já me coloquei à disposição. Não posso decidir isso por mim e ir lá, alguém da diretoria teria que entrar em contato comigo e planejarmos isso. Mas os caras têm que tomar uma sacudida. Vão tomar de quem? Do Lucio Flavio, nunca foi campeão brasileiro pelo Botafogo, nunca viveu isso. Jogou muitos anos, está lá no dia a dia, mas é hora de ouvir o que tenho a falar. Ele, Carli, diretoria e, principalmente, os jogadores. Porque eu tenho história com esse clube(...)"
https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/goncalves-desabafa-apos-derrota-botafogo-classico-estou-revoltado-atitude-jogadores-palestra-sacudida/
Não há como brigar por títulos se o comando está entregue a quem jamais participou de grandes jornadas, o Manchester City é um excelente exemplo, foi buscar os melhores profissionais para mudar definitivamente a sua história. Não é somente ter dinheiro.
SA!!!
Pois é, Damião. Precisamos de mais reforços.
Sim, Marcio. O problema maior é exatamente esse.
Abs e SA!!!
Se JT quer o time realmente na briga da libertadores, ele tem que saber que precisamos resolver algumas carências no elenco. Creio que AJ está falando sobre isso com a diretoria. Mas temos a sensação de que não veremos nada de novo.
Concordo. Apesar da completa falta de noção no trato com grupo e aquela patética entrevista após a derrota pro time da Gávea, acho que o tempo acabou dando razão para o Bruno Lage. Não sei se vc viu a entrevista dele para um jornal português, mas ele identificou as mesmas carências que nós identificamos, especialmente na lateral direita. Pediu reforços e não foi atendido.
Klaus, e tem que ser reforços de verdade.
Vi sim, Higor. E ele pediu justamente dois ou três bons reforços. Ele estava certo, mas nós também já falávamos desde antes.
Abs e SA!!!
O Lage viu bem as carências... Mas ele não precisava dar tanta ênfase ao escalar o JP Galvão na lateral direita...
E também não precisava daquela patacoada após o jogo frente ao Flamengo...
E o Mazzuco, que foi pego de surpresa, o que falar?
SA!!!
E o Amarildo, o Possesso, está internado após sofrer um AVC. Que tenha rápida recuperação!
Segundo as noticias, representantes do Botafogo o visitaram e entregaram uma camisa personalizada.
Hoje o Botafogo não tem um reserva para o T. Soares, na época do Amarildo, lá por 1962, ainda tinha no elenco o Quarentinha e o Amoroso... E o Roberto Miranda saindo da base.
Dizem que o futebol evoluiu.
SA!!!
Sim, Marcio. O Lage também não se ajudou e foi justamente mandado embora!
Abs e SA!!!
Rodrigo, falta um Saldanha no comando dessa bagaça...
SA!!!
Marcio, há muito tempo. Concordo contigo, amigo.
Abs e SA!!!
Postar um comentário