29/05/24

Por que?












Vamos lá...alguém me ajude a entender, por favor...

Última rodada, time dependendo apenas de uma vitória simples para assegurar a primeira colocação, sem desculpa de cansaço e/ou sequência de jogos (pelo contrário, ficamos quase duas semanas sem viajar ou entrar em campo), adversário que não impunha medo (mesmo jogando em casa), retornos de alguns jogadores...
...e o Botafogo simplesmente preferiu um time quase todo reserva. Inclusive o goleiro!

E pelo que soube, mesmo assim, deu mostras de que se tivesse mais qualidade e ousadia, poderia ter vencido sem grandes dificuldades.

Considerando tudo o que foi dito e somado ao fato de que se tivéssemos perdido de 1 ou de 10, não alteraria em nada a classificação, qual o motivo plausível para não buscar a vitória com força máxima?

Ah, indiferente, pois a "única vantagem" seria disputar o segundo jogo no Niltão na próxima fase, dirão os "foquinhas otimistas". 

Sim, é uma grande vantagem. Como inegavelmente é uma vantagem enorme você evitar um Palmeiras, Atlético ou River Plate (que podem ser nossos adversários) agora. 

Isso não quer dizer que seremos eliminados. Claro que não! Podemos ser campeões, mesmo enfrentando só carne de pescoço até o fim. Mas negar fatos é sinal de burrice ou má fé. E se negar a tentar vencer uma partida é sinal de conformismo com a mediocridade.

O Artur Jorge até tentou justificar as suas escolhas. Alguns concordaram cegamente (como, aliás, sempre fazem, acreditando que isso significa ser mais botafoguense que os outros)...eu, respeitosamente, penso diferente (falando especificamente do jogo de ontem).

E vocês?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Na vdd, independente de ter entrado com time reserva ou alternativo como tá virando moda falar, a obrigação era vencer o péssimo adversário, que pelo jeito, até nem tava preocupado em perder, tamanha a vontade de não jogar do próprio adversário.
Um time de pelada do Aterro se jogasse com um mínimo de disposição teria ganho o jogo.
Nem precisava ter o time principal. Faltou disposição e vontade de ganhar. Jogou com desisteresse os 90’ de jogo. Isso em foi e é inadmissível. Então que tivessem ido de trem pra, ao menos, terem a desculpa do cansaço.
Não faltou time principal, faltou profissionalismo e vergonha na cara, literalmente.
Ganham todos acima de dois dígitos em milhares de reais, portanto, descompromisso é inadmissível. Penso, inclusive, que os patrocínadores Masters deveriam cobrar empenho e resultado, pois, são os principais investidores.
Achei ridícula a falta de compromisso por mais que todos os envolvidos digam o contrário.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, com time principal, mesmo sem vontade, o nível técnico seria maior e possivelmente mais fácil ter vencido. E os caras estavam descansados. Não houve razão alguma para poupar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No meu entendimento, o problema não é a classificação em 1º ou 2º lugar e sim o fato do Botafogo ter praticamente abdicado de jogar para vencer.
Poderia ter sido até o 2º colocado se tivesse, apresentado um futebol forte.
Traço um paralelo com o confronto pela UCL entre Manchester City e Real Madrid; a equipe inglesa foi eliminada, mas fez o Real Madrid jogar praticamente dentro de sua própria área.
Ou seja, mesmo eliminado, deu mostras para os adversários de que é de fato uma equipe poderosa.
Assim, o Botafogo perdeu a oportunidade de, após conseguir a classificação de forma até surpreendente após os resultados iniciais, de mostrar aos concorrentes que não será um adversário dos mais fáceis.
Falta ao Botafogo a ambição de buscar melhorar as suas marcas, não pode se dar satisfeito com o básico.
SA!!!

Klaus disse...

Talvez a maior preocupação tenha sido possíveis lesões. Se não foi isso, AJ quis assim por algum motivo que não é muito claro para nós. Poderia ser melhor, mas estou aliviado com o trabalho de AJ, ele acertou muito mais que errou e salvou nosso ano em 2 semanas viajando mais de 16.000 Km.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas ainda assim, toda competição tem um objetivo: ser o melhor. O Botafogo não fez questão de ser o melhor do seu grupo. Vai entender.

Klaus, eu discordo total. Então que levasse só juniores. E outra, no Botafogo os caras se machucam até quando não jogam. A próxima fase é só em agosto.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, no ano passado o Mazzuco disse que o objetivo na Sul-Americana era chegar o mais longe possível.
Pode ser que o objetivo de agora seja chegar nas oitavas da Libertadores e ver o que acontecerá.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tem influencers malditos que falaram que a obrigação já foi alcançada. O que vier agora é bônus (para eles). Isso explica muita coisa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, é fato que infelizmente o Botafogo não tem uma cultura de vitórias.
É vangloriar-se de ser o clube que mais cedeu jogadores para a seleção; é tratar um grupo profissional como "familia"...
É negociar o seu craque, capitão e lider, como foi o caso do Canhota...
É entender o Seedorf como um problema.
É ver o Gatito fazer cera em um jogo que somente a vitória interessava para uma melhor classificação e obviamente uma derrota/empate não tiraria a classificação.
É "aplaudir" uma eliminação na Sul-Americana porque teria apenas uma competição para disputar e ver a equipe naufragar de forma absurdamente vergonhosa nessa única competição.
Um clube que teve o Edmundo em seu grupo de jogadores, foi dispensado por alguma indisciplina e continuou a sua trajetória por Vasco e Palmeiras...
Teve problemas e ganhou titulos sendo protagonista.
E o Botafogo ficou com os disciplinados... E não ganhou porra nenhuma!
É de fato um clube diferente.
Para terminar, muita coisa mudou para melhor com a chegada do Textor, mas ele precisa trocar alguns dos almofadinhas por gente que tenha formação e saiba o que é ser campeão.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, na gestão do clube, nota 10 para o JT! Nos tirou da falência e está reconstruindo com muita garra. No futebol, houve uma melhora inegável, mas que acredito que poderia estar em um estágio ainda mais avançado se ele tivesse, de fato, bons profissionais (no sentido literal da palavra) no comando.
Abs e SA!!!