Palavras do técnico Artur Jorge, após a derrota e eliminação de ontem:
"- Eu não posso pedir nada mais além daquilo que tivemos hoje dos jogadores do Botafogo. Tivemos um jogo extraordinário da parte deles do ponto de vista da qualidade do jogo jogado e sobre a entrega. Digo isso em relação aos que jogaram, aos que não jogaram, a forma como se comportaram em campo. Como sofreram quando tiveram que sofrer, e como incentivaram os colegas quando foi preciso incentivá-los também".
Ok, bonitas palavras. E sim, é verdade. O primeiro tempo foi muito bom e controlávamos até a expulsão. Mas eu não me comovo com simples palavras bonitas, pois tudo o que foi relatado não é virtude ou trabalho sendo feito. É (ou deveria ser) obrigação para esses caras que recebem muito bem (e em dia) para atuarem com entrega, vontade, incentivando uns aos outros e buscando vitórias.
Dito isso, não dá para desconsiderar a arbitragem que foi péssima e determinante na nossa eliminação.
E, me desculpe o Artur Jorge, também não consigo desconsiderar o seu erro em ter tirado o Luiz Henrique e mantido, por exemplo, o Igor durante os 90 minutos.
Se você foi prejudicado, está com um a menos e sendo pressionado, vai jogar por uma bola mágica/milagrosa, certo? E como você pretende buscá-la tirando o único atleta capaz de arrumar esse lance?
Em um elenco nota 7 (por exemplo), você não pode tirar (nunca) aquele cara que é o único nota 8 ou 9 entre todo o grupo. Nem mesmo se ele estiver morto, sem as duas pernas, vomitando, etc.
Sim, amigos...continuo não aceitando a eliminação.
Pelo roubo (principalmente), mas também pela substituição equivocada.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
23 comentários:
Rodrigo,me desculpe voltar ao lance da expulsão do Gregore.Talvez,devido à idade avançada,esteja ficando gagá.Nao vi ninguém na mídia,nem torcedores ,falando que antes do lance que gerou a expulsão,o árbitro interrompeu a partida por falta do Ticiano sobre o Bastos.Como o VAR chama o árbitro para analisar um lance,se a partida foi interrompida antes?
Seria o mesmo se chamassem o árbitro para analisar empurrões antes da cobrança de escanteios.
Em relação ao teu posto de hoje, concordo plenamente contigo.
Nessa altura do campeonato (vida) não me empolgo demais com as vitórias e nem caio em depressão com as derrotas.
O Botafogo tem um time descompensado. Tem alguns jogadores talentosos, mas aos quais falta sangue, e são espasmódicos. Em um jogo arrebentam e em outro somem.
A defesa é ruim e não temos um atacante decisivo, matador como tem os molambos, por exemplo. Também não temos uma referência simultaneamente técnica e de liderança, que chame para si a responsabilidade quando as coisas desandam dentro de campo.
Fomos prejudicados imensamente no jogo de ontem. Mas foi desnecessária e sem justificativa aquela abertura de asa do tal Gregore. Cacoete de jogador sul-americano que clubes sérios deveriam punir quando prejudicados por seus próprios jogadores. Esse movimento não atingiu o adversário, que malandramente fingiu ter sido tocado e, com isso, deu munição aos sopradores de apito do VAR e de campo para prejudicarem o Botafogo.
Mais: a equipe do VAR que trabalhou ontem em Salvador foi a mesma de Botafogo 0 x 1 Cuiabá, no ano passado, quando o gol do atacante Pita foi validado apesar de um claro toque de mão na jogada.
Miguel Silva
Nada a acrescentar no seu comentário. É exatamente toda a verdade. E agora temos um jogo complicadíssimo contra o Juventude fora de casa. Temos que vencer e lutar por esse título, é o mais possível para nós a esta altura.
Salomon, o lance da falta foi dada. E antes de ser cobrada, o VAR identificou uma "suposta agressão fora do lance" (já que a falta estava marcada). Neste caso, procedimento do árbitro, foi correto. Não a decisão, mas o procedimento.
Miguel, mas o fato é que não era pra expulsão. Mesmo que o Gregore tenha sido burro, no máximo um amarelo.
Valeu, Klaus! E eu espero que não poupem ninguém contra o Juventude.
Abs e SA!!!
Sei que não tem nada a ver com o post, mas essa situação do Damian me preocupa demais. Se o Botafogo abrir mão da multa, outros podem fazer a mesma coisa no futuro. Porém, se não liberar, ficará com um jogador caro encostado. Impressionante como falta profissionalismo no futebol.
Higor, o post de amanhã (já está escrito e programado automaticamente) tratará sobre esse caso, amigo.
Abs e SA!!!
No meu entendimento, os jogadores cometeram alguns erros técnicos e táticos, mas todos se esforçaram e muito em um jogo em que obrigatoriamente cada um precisou entregar mais energia para compensar a falta de um companheiro excluído do jogo de forma completamente absurda.
Só que tudo isso não atenua a participação do A. Jorge no que diz respeito ao trabalho que fez durante o jogo, onde penso ter se equivocado nas substituições com o jogo em andamento, ou seja, a partir da 2ª substituição. A. Jorge que vem errando nesse quesito durante as partidas ou demorando um pouco na tomada de decisão.
Sobre o Gregore, por entender que a sua expulsão foi completamente fora da normalidade, um exagero, obviamente sou contra puni-lo pelo lance.
Eventualmente, internamente, podem até ter uma conversa sobre o lance se assim entenderem, mas uma punição não trará beneficio algum.
Seria puni-lo duas vezes.
SA!!!
Fecho total contigo, Marcio.
Abs e SA!!!
Espero que o Botafogo não abra mão da multa. No máximo reduzi-la um pouco. O cara tem contrato e é obrigação dele cumprir.
Rogerio Ceni sobre L. Henrique:
"Para mim, quem joga por ali é um dos melhores do Campeonato Brasileiro. O Luiz Henrique no um contra um é monstruoso. É difícil. Tentamos sempre dobrar a marcação contra ele, porque se você viu contra o Atlético-GO ele sofreu dois pênaltis e fez o lance do primeiro gol. Ele nos traz preocupação, porque é um jogador diferente. Qualquer lateral contra ele no mano a mano vai sofrer. É um jogador diferenciado, por isso nos traz mais transtorno"
Em resumo, foi um alivio a saída do L. Henrique do jogo.
SA!!!
AC, falarei sobre isso no post de amanhã.
Abs e SA!!!
Marcio, aí tem alguns que não conseguem ter opinião própria e alegam que a saída foi certa porque o LH estava "cansado". O Bahia agradece!
Abs e SA!!!
Rodrigo, quando vejo essas situações, lembro do Gilson Nunes que sacou o Bebeto naquela fatídica final de Copa do Brasil em 1999.
O mais técnico e com maior capacidade de decisão, duas finais de Copa do Mundo na bagagem e um título sendo protagonista...
E não estou comparando os jogadores, mas o melhor, o diferente, do time tem de ficar em campo sempre em jogos decisivos.
SA!!!
Já passou do tempo em que o craque do time entrava de muleta porque era o craque do time. Ou permanecia em campo jogando pedrinha em mangueira porque, no imaginário da época, a qualquer momento poderia decidir a partida num lance genial. O futebol de hoje é de intensidade e de muita aplicação. No futebol de hoje um jogador expulso faz falta equivalente a um que está em campo só fazendo número. É só observar o procedimento nos maiores clubes do mundo e constatar que para cada um jogo, para cada adversário, o técnico arma o time taticamente diferente e com formação também diferente. Nessa, o craque pode perfeitamente ficar no banco por questões táticas. Mas, pra isso funcionar, o time tem que ter um elenco equilibrado entre os considerados titulares e os considerados reservas, que não é o caso do Botafogo. Talvez aí esteja o equívoco do Arthur Jorge. Mesmo o elenco considerado titular há um desnível grande entre as peças e os setores defesa, meio e ataque.
Não dá pra comparar o futebol atual com o futebol do passado. Cada um no seu tempo.
Quanto a punir jogadores por prejuízos causados ao clube que lhe paga os salários, deveria ser a regra. Jogador que leva cartão amarelo por tirar a camisa durante comemoração de um gol é um exemplo. Na Libertadores custa uma grana ao clube do infrator, quando este leva um cartão amarelo ou vermelho. Tem os que são punidos por reclamação acintosa, cera, agressão ao adversário, simulação, levando cartão amarelo ou vermelho. Normalizar isso é contribuir com a decadência em curso do nosso futebol.
Miguel Silva
É, Marcio. Os caras conseguem complicar.
Não, Miguel. Ainda é muito mais provável o LH arrumar algo diferente do que esperar isso do IJ, por exemplo.
Abs e SA!!!
Caro, se a tese de alguns fosse válida, Neymar seria titular inquestionável em todos os jogos da Seleção Brasileira. É insano quem dúvida do talento dele com uma redonda nos pés. Mas como jogador útil para a seleção e até para o time dele, já deu. A seleção feminina só chegou a final depois que Marta se barrou com a voadora que deu na adversária. Ninguém nega que foi a melhor jogadora que já apareceu no futebol feminino tupiniquim. Mas também já deu pra ela e seria bom que não mais entrasse em campo nessa Olimpíada para o bem da nossa seleção. O Luiz Henrique pintou e bordou em cima de um adversário inexpressivo. Quando o time precisou dele contra um adversário mais qualificado, numa partida decisiva, o que fez foi perder um gol feito que até minha avó faria. Futebol hoje é diferente e o sucesso está na regularidade do jogador e do time.
Miguel Silva
Miguel, mas aí está: Eu odeio o Neymar, mas ele no atual estágio de "ex-jogador em atividade" ainda é inquestionável nessa seleção brasileirinha merda. Tanto é verdade, que bastou ele não ser convocado (contundido), que os resultados são ainda piores. São fatos. Desculpe, mas o LH não bordou contra um inexpressivo. Ele tem bordado contra todos os últimos adversários. Neste último jogo, no segundo tempo - já com 10 -, foi dele que saiu a chance mais clara, graças a uma jogada individual. Não dá é para manter IJ durante 90 minutos quando se tem um LH no mesmo grupo.
Abs e SA!!!
Mais uma representação do botafogo junto sei lá a quem, como se isso mude alguma coisa, a não ser piorar a situação a não ser a convivência com a tosca arbitragem, a próxima vítima do VAR - se, será o Jhon, principalmente se já estiverem feito todas as substituições, o Glorioso tem que jogar tudo que sabe e pode e não desperdiçar tantas oportunidades como tem feito, na saida do Marlon freitas no intervalo um repórter fez a perguntinha básica, como ele viu a expulsão do Gregore, e ele apenas disse, aconteceu, vamos em frente, é assim que tem que se comportar pelo menos desta vez aceitou, porque pra ferrar já VAR demais
Jorge, eu apenas acho que essas representações não dão resultado algum. É hora de algo maior.
Abs e SA!!!
Querer o Neymar de fato nada quer e mesmo assim na última copa contra a Croácia fez um gol com a frieza e técnica, que poucos têm condições de fazer, que poderia ter colocado a seleção da cbf nas semifinais, se não fosse a incompetência dos demais.
Está aí a seleção da Argentina com 10 jogando e correndo para permitir que o Messi possa decidir...
E quanto ao L. Henrique, entendo que pode melhorar e muito, pois tem futebol para tal, mas ele no time é solução sempre.
E as palavras do Ceni sobre o futebol do ponta não foram elogios vazios.
Ele é solução.
SA!!!
Isso mesmo, Marcio. O bom nunca pode sair para ficarem com medíocres.
Abs e SA!!!
O melhor exemplo é o do Luis Suárez e a sua passagem pelo Grêmio, foram 33 jogos no brasileiro com 17 gols (o artilheiro do campeonato fez 20 gols) e 11 assistência; 8 jogos na Copa do Brasil com 2 gols e 3 assistencias.
Tudo com apenas um joelho 100%.
SA!!!
Marcio, bem lembrado.
Abs e SA!!!
Postar um comentário