A pergunta que ando me fazendo é: O Artur Jorge é teimoso ou vê algo além da imensa maioria?
Explico...
Vocês lembram dos primeiros (vários) jogos do Luiz Henrique pelo Botafogo?
Muitas vezes deslocado mais para o centro e/ou fora da posição em que sempre rendeu, não desempenhou bom papel e foi merecidamente criticado. Enquanto isso, alguns de nós falávamos: O cara é ponta direita. Lá é a posição em que ele faz a diferença.
O fato é que bastou a fixar o camisa 7 na ponta, o seu futebol apareceu, ele começou a decidir partidas e justificar o investimento feito.
Primeira peça arrumada, vamos a outra...
O Almada tem toda pinta de ser aquele meio campista criativo e que enxerga o que poucos conseguem. Ou seja, é para ter total liberdade e atuar centralizado, com o corpo virado para toda a defesa adversária. Pelo menos, é - mais uma vez - a minha impressão.
Nesses primeiros 135/140 minutos com a camisa do Botafogo, inegavelmente rendeu bem mais quando foi deslocado para essa função. E foi justamente no segundo tempo contra o Juventude, após ser fixado na esquerda diante do Bahia e na primeira etapa em Caxias.
Vamos ver se o AJ mudou de ideia ou voltará com o argentino para o lado na quarta-feira.
Aliás, do jeito que o treinador gosta de mexer, é até difícil cravar que o Almada iniciará entre os titulares contra o Palmeiras.
Mas é melhor nem pensar nisso, pois seria insanidade em nível máximo, né?
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
16 comentários:
Depois de tantos altos e baixos comecei a tirar o foco e expectativas sobre o Botafogo 2024, minha sanidade é muito mais importante, são tantas coisas estranhas acontecendo que não encontro uma plausível resposta, contratação que não produz, outros que chegam contundidos e prosseguem sem recuperação, alguns até rendem um pouco e de de repente descide não mais continuar, em resumo uma bagunça, para a direção técnica inventar tanto só parece que a união já foi pro saco nesse elenco
Jorge, tomara que amanhã o AJ não invente e coloque os melhores nas suas melhores posições.
Abs e SA!!!
Ricardo Alexander
O AJ está inventando, na minha opinião, na hora errada. Na CB já fomos eliminados e na Liberta eu não acredito. Acho que teremos problemas no Brasileirão..
Enfim, vamos ver o que o professor pardal vai aprontar..
Sds
Ricardo, tomara que ele perceba e coloque/mantenha: LH na direita e Almada centralizado.
Abs e SA!!!
A minha impressão é que o A. Jorge não gosta de trabalhar com um meia centralizado, aquele que se aproxima do centroavante, como sempre foram os dez.
Trabalha com dois jogadores mais recuados, Gregore e M. freitas e os dois extremos fazendo, digamos, jogadores de meio campo pelos lados.
Neste caso, principalmente pelo lado esquerdo, quem joga por ali precisa permitir a subida do lateral, que no caso é o Cuiabano.
Assim, naquela faixa central da intermediária adversária, quem se aproxima para jogar por alí são os dois que jogam mais recuados, M. Freitas e Gregore ou até mesmo com a descida do centroavante.
A questão no meu entendimento é que o Botafogo não é um time de posse de bola e sim de aceleração e por isso, quanto mais rápido, por exemplo, o L. Henrique for acionado, mais condições terá para fazer a sua jogada característica e encontrar o centroavante dentro da área, desde que este não saia de lá constantemente.
O jogador mais indicado para acionar os pontas é o Almada, pelo menos pelo que dele dizem; uma situação é ele enquanto meia central sair para os lados para buscar o espaço para jogar e outra completamente diferente é jogar pelos lados do campo; as exigências são completamente diferentes.
A presença do Almada deverá fazer com que o A. Jorge repense a formação tática, pois não é razoável que se gaste tento dineiro em uma contratação para que não se crie as condições para o máximo rendimento.
SA!!!
Pode ser também, Marcio. Mas aí mostra uma característica dele que precisa ser revista, pois uma coisa é você ter o seu esquema preferido. Absolutamente normal. Outra, é forçar jogadores sem as características, a atuarem em posições que não são as mais adequadas. Principalmente quando se tratar de jogador com algum diferencial. Tanto é verdade, que bastou ele parar de mexer no LH, o camisa 7 cresceu demais aonde sempre rendeu melhor.
Abs e SA!!!
Rodrigo, o minimo que espero do A. Jorge nesse momento da temporada é o chamado senso de urgência, pois há a possibilidade de conquistas.
Uma conquista dará a ele ainda mais tranquilidade para implementar o que pensa sobre futebol.
SA!!!
Tô contigo, Marcio.
Abs e SA!!!
Na média e no geral o AJ de todos da era SAF até aqui é o que mais me agrada e com quem mais me identifiquei. Me parece entre todos os anteriores o mais preparado e equilibrado.
Ponto, fora isso, como os outros e tantos outros treinadores, tem suas manias, preferências e esquisitices. Tirando o Anceloti, Guardiola e Klopp todos os outros tem suas crenças que muitas das vezes beiram a “ignorância” e arrogância em querer bancar posição.
Então, não duvido que hoje, pra variar, deixe o Tiquinho chinelinho no banco (seria até merecido caso o adversário fosse o Atlético Goiás). Não duvido também que deixe o Almada no banco. Enfim, são essas manias de “eu sei tudo e todos vocês torcedores sabem nada” que enche o saco.
Exemplo: efetiva o Danilo como zagueiro no logar do Halter. Ele sabe jogar ali.
Mudando rapidinho: tô mto puto com o Damián pela forma inamistosa e covarde como fez com o clube na última partida. Muito certo deixar o cara no ostracismo pra mostrar que tem que respeitar o clube e companheiros. Penso que o Damián tem sido “bom” quando tá a fim. É experiente, uruguaio, sabe enervar jogador adversário, segurar jogo, fazer catimba etc, portanto, feita a cagada, eu mandaria um emissário até ele pra dar um toque nele, tipo: cara pede desculpa e reconhece que foi imaturo. Pede pra voltar pra abrir as portas pra vc sair na boa. Ganhariam os 2, o Botafogo e ele.
Jacob
Pai, o problema é quando eles (treinadores) cismam em querer contrariar até o que é evidente. O tempo que ele perdeu pedindo para o LH fazer função que não sabe...bastou fazer o óbvio, o cara cresceu absurdamente.
Abs e SA!!!
Concordo com o Jacob sobre as insistências/teimosias dos técnicos.
E apenas para constar, muitos falam que o técnico precisa ser experiente, se adaptar ao futeol local, entre outras coisas, lembro do Lionel Scaloni, técnico da seleção da Argentina.
De auxiliar do Sevilla e da seleção argentina, como treinador principal apenas foi no sub-20 da seleção argentina, assumiu o comando da principal em 2018 e depois do 3º lugar na Copa América de 2019 passou a ganhar tudo.
Com um esquema de jogo simples onde 10 entregam um pouco mais de energia para que o craque, Messi, possa se beneficiar...
Fez o que técnico algum conseguiu por lá desde 1993, mesmo contando com gerações de jogadores de excelência, como Verón, Riquelme, Ortega, Aymar, Sorin, Tevez, entre outros, e como uma escola conhecida e reconhecida de bons treinadores.
Futebol é simples.
SA!!!
Marcio, o problema é que hoje em dia, é muita gente metida a estudioso querendo complicar o que é simples.
Abs e SA!!!
Rodrigo, o próprio Ancelotti, citado pelo Jacob, já demosntrou como o futebol é simples:
“O bom treinador é aquele que adapta o jogo às características dos jogadores. Se tenho Modrić ou Kroos não posso esperar pressionar muito. Vou dar um exemplo: se tenho o Cristiano Ronaldo na frente, estudo com afinco como levar a bola até ele”.
“Outro exemplo: no Real tenho o Vinícius que tem um motorzinho debaixo dos pés. Eu seria um incapaz se não usasse o contra-ataque. Vejo treinadores que acham que o futebol é uma ‘ciência’, mas para mim é o jogo mais simples do mundo: você joga e se adapta de acordo com o que tem”
Simples e objetivo e não por acaso está entre os mais vitoriosos técnicos.
SA!!!
Marcio, por isso ele é foda.
Abs e SA!!!
Márcio li essa entrevista dele. Ser Comandante é saber tirar o máximo e melhor de cada um do seu time. E se.for o caso como vc citou do Messi, fazer o time jogar pra ele e não fazer o Messi jogar pro time.
Jacob
Sim, Pai.
Abs e SA!!!
Postar um comentário