21/11/24

Pressão estéril














Igual foi contra o Criciúma e Cuiabá, o Artur Jorge encheu o time de pontas na reta final do jogo de ontem, após passar mais de uma hora com alguns atletas inúteis em campo. E, sobre isso, falou:

"- É o meu papel também tentar fazer algumas alterações para criar situações diversas e diferentes para encontrar o melhor caminho. Me faltou mais bolas na área. Não fizemos tantas vezes como queria. Tínhamos muita gente na área. Tivemos Tiquinho e Júnior, depois o Igor. Tivemos o Matheus na esquerda, Jeffinho na direita. Muita gente na frente, mas não conseguimos ultrapassar uma barreira compacta que queria defender o ponto que tinham naquele momento".

É, AJ...o seu papel é aproveitar os 90 minutos da partida e não tentar na base da loucura faltando 20 ou 25. E só foi assim, porque ele preferiu deixar um cara com características de armador (Romero) de fora do banco, privilegiando o irritante Eduardo e/ou lançando, do nada e de repente, o Jeffinho sem ritmo algum de jogo.

Não adianta ter um monte de atacantes batendo cabeça sem jogadores para pensarem, olharem o entorno, etc. E ontem, só teve o Almada, fazendo sozinho, correndo, armando e não encontrando ninguém deslocado para tentar algo diferente com ele.

Por fim, me preocupa quando o treinador diz que faltou mais bolas nas áreas...

Porra, eu perdi até as contas de quantos cruzamentos aleatórios (e mal feitos) o Botafogo tentou ao longo de todo o confronto. De todos, uns dois ou três (no máximo), chegaram. De resto, balões fortes, fracos e/ou na cabeça dos adversários.

Ou muda urgente ou teremos o mesmo problema no sábado, já que o Vitória atuará fechadinho também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Klaus disse...

O empate ontem não é o problema, mas os 4 pontos no lixo contra Cuiabá e Criciúma. E o Atlético conseguiu tirar Barboza e LH do jogo complicado contra o Vitória e fazer do jogo contra o Palmeiras uma decisão que forçará colocar o time titular. Ou seja, estamos vacilando e deixando muita gente se aproximar perigosamente.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sem a torcida deles, com um jogador a menos durante mais de 60 minutos....eu acho que o empate de ontem também foi um grande problema.
Abs e SA!!!

Rodrigo Ramalho disse...

Como o Savarino faz falta...

Rodrigo Federman disse...

Muita, Rodrigo! O LH é o nosso diferencial de habilidade e individualidade, mas o Savarino é o único que casa com o Almada no quesito inteligência, visão de jogo, etc. São os 3 jogadores que temos e que não podem sair nunca!
Abs e SA!!!

AC disse...

Espero que essas vaciladas pelo menos resultem na vingança de 2023, com o Botafogo ganhando do Palmeiras lá na casa deles e garantindo - ou pelo menos - encaminhando o título

Rodrigo Federman disse...

AC, torcemos por isso, mas se não mudar muita coisa, será difícil passar até do Vitória.
Abs e SA!!!

higor disse...

Esse tipo de declaração preocupa, pois mostra que o treinador está perdido. Se ele não conseguiu ver que o time cruzou dezenas de bola pra área, é porque tem algo muito errado.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Higor. E se ele realmente não percebeu, a parada é bastante séria.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Passei o ano em constante exercício consistente em me afastar do Botafogo, tendo em conta as ocorrências do ano anterior. Por mais contraditório que possa parecer, ainda tive a imprudência de ir ao Maracanã com um irmão de camisa para testemunhar aquela "peleja" contra o Criciúma... Vou escrever antes do desfecho da final contra o Atlético-MG e antes das últimas rodadas do Brasileirão, ainda que me faça "pessimista", o que não constitui propriamente uma novidade, em se tratando de Botafogo: torcemos para o clube mais pipoqueiro em todo o universo futebolístico. Tragam os melhores jogadores do mundo, bem como o melhor treinador de todos e o Botafogo entregará a paçoca no final. Se errar (aposto um Euro em mim mesmo!), volto aqui para me penitenciar. Reconheço que o melhor treinador do mundo não escalaria os nulos (aliás, NOCIVOS, o que é muito pior do que as nulidades) Tiquinho e Eduardo (falava isso ontem com meu irmão de camisa a respeito do tal Eduardo, o insuportável), mas mesmo assim tenho cá minha convicção de que o Botafogo entregaria os pontos ... Não sei se o resultado teria sido outro, caso tivesse entrado com Júnior Santos e Romero nos lugares dos NOCIVOS, mas, pelo menos, restaria o consolo de ter feito a tentativa, fugindo da obviedade deletéria. Para mim, o campeonato brasileiro já foi pro saco... E não terá sido por conta do jogo de ontem (empatar com o Atlético lá, mesmo sem público? Normal.), mas sim por ter perdido quatro preciosíssimos pontos contra Criciúma e Cuiabá. A metáfora já foi utilizada, mas me lembrei dela a propósito de ontem: o Botafogo parecia uma enceradeira, rodando, dando voltas, batendo nos cantos, retornando ao ponto inicial e não indo a lugar nenhum... Luís Henrique foi expulso após o apito final? Se jogar como o fez ontem, não vai fazer falta contra o Vitória (apostando em outra paçocada...). Levi

Marcio disse...

Em um Post passado, escrevi sobre o Romero, que tem 5 das chamadas assistências e que o seu tempo em campo equivale a 9,5 jogos completos; dessas assistências, duas foram oriundas de escanteios, na derrota para o Criciuma, gol do Halter, do empate contra o Vasco, gol do Bastos e uma em cobrança de falta na vitória contra o Red Bull Bragantino, gol do Gregore.
Uma assistência a cada 47,4 minutos em campo.
Deste modo, me parece meio óbvio que ele tem esse tipo de jogada como ponto forte, ou seja, não pode ser em hipótese alguma preterido pelo Eduardo e mais ainda, deve estar em campo em jogos onde as faltas/escanteios ocorrerão em quantidade consideradas.
No mais, do que adianta fazer cruzamento se o centroavante nunca se antecipa a zaga, sempre busca a trave oposta ao lado que parte o cruzamento...
Do que adianta cruzamentos se o centroavante escalado não sabe cabecear?
Ontem em um lance já depois da metade do 2º tempo, houve uma recuperação de bola e ela foi esticada na ponta esquerda, o centroavante T. Soares foi trotando para a área adversária.
E o outro que foi escalado e que dizem ter a capacidade de entrar na área, fazer as tais infiltrações, não se furta a esconder-se do jogo. Eduardo!
No mais, Jeffinho (claramente fora de forma) tem melhor rendimento na esquerda, entrou pela direita; Jr. Santos tem o melhor rendimento pelo lado direito, entrou centralizado...
Empilhou atacantes, deslocou o Gregore para a direita e deixou a organização com o M. Freitas, que é de uma insegurança incrivel nos passes, pois sempre precisa das uns três, quatro toques na bola antes do passe...
São muitos erros e continua valendo o de sempre, colocar três de 2023 no mesmo time é flertar com a tragédia e se for com o Eduardo e Tiquinho no bolo o cenário é ainda mais catastrófico.
O A. Jorge tem insistido em nomes que nada agrega e erra quando tem de modificar o cenário; precisa melhorar essa "leitura" nos jogos e trabalhar para esse tipo de situação; enfrentar times retrancados.
Fazer um cruzamento não é jogar a bola na área.
SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Hulk está aproveitando o momento para incendiar o jogo. Será que o LH disse mesmo essas coisas?

Rodrigo Federman disse...

Levi, muito bem colocado! Não temos garantia de que com outros (Romero, JS, Matheus...) seria diferente, mas temos a praticamente certeza de que com os nocivos (adorei) não daria, não dá e não dará mais.

Marcio, esses rompantes do AJ são muito loucos. Ele vai de coerência para incoerência de uma hora para outra, aleatoriamente. Ontem, mais uma vez, errou do início ao fim.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Obviamente que jogador algum, em time algum, vai esculhambar um companheiro...
Entretanto, considerando que todos estão dentro da normalidade de raciocinio, não há como manter-se motivado vendo alguns serem titulares sem que mostrem alguma coisa minimamente razoável.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, enquanto o LH não desmentir, eu fico com as palavras do Hulk.

Marcio, ainda tem esse importante detalhe. Imagino o Romero fora dos relacionados vendo o Eduardo receber a milésima oportunidade sem justificar nada.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Aliás, seria uma boa o A. Jorge posicionar o Savarino para as finalizações de média distância quando o adversário estiver tão fechado, já que o vejo com boa capacidade para esta tarefa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Márcio. Só ele e o Almada têm qualidade na finalização de fora.
Abs e SA!!!