16/04/25

De mal a pior















Repetirei as primeiras palavras da publicação do último jogo, quando perdemos para o Bragantino: Um lixo.

O Botafogo dessa vez não perdeu, mas também não venceu. O 2 a 2 com o São Paulo foi como colocado (e que repetirei outra vez): Um lixo.

Impressionante como o time não apresenta nada do que fez no ano passado. É uma zona completa, sem qualquer sinal de treinamento sendo executado durante a semana. Uma equipe lenta, burocrática, estéril, inofensiva...
...e bastante fragilizada na defesa, meio de campo e ataque.

Somado a isso, um elenco de merda. Tanto é verdade, que dos vários reforços, poucos são utilizados. Isso só comprova o quanto foi queimado dinheiro de maneira irresponsável. Inclusive no comando técnico, afinal, trouxeram o comandante sem qualquer convicção. 

O Botafogo segue em completo abandono na temporada. E o pior é saber que assim continuará pelo menos até junho, quando o Textor precisará fazer algo. Caso contrário, do jeito que está, é muito grande a chance de não disputarmos Libertadores e nem Copa do Brasil em 2026. 

Títulos nesse ano então...esquece. A briga será outra. 

É difícil até escrever sobre o jogo contra o São Paulo, tamanha a ruindade. Lamentar, reclamar e cobrar é o que nos resta. 

Somente isso.

Se alguém quiser arriscar alguns pitacos sobre esse empate de merda que acabamos de ver, o espaço está aberto. 

Eu prefiro me abster.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Klaus disse...

Rodrigo, quando chamaram esse cara, eu ouvi os torcedores do Bahia prevendo tudo isso que estamos passando, e apostavam que ele cairia antes da 10ª rodada. É um técnico fajuto e perdedor. O time está um bando, ele fez o time desaprender de jogar bola.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu também! Era óbvio! E essa aí é na conta exclusiva do JT. Por permitir que sua equipe tivesse ficado 3 meses sem planejamento e por ele ter assumido a contratação do RP de maneira isolada no desespero.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um primeiro tempo que foi uma verdadeira porcaria; um time apático, desorganizado…
E por isso saiu derrotado por 2 a 1 mesmo com um pênalti que no meu entendimento foi anulado incorretamente. O 1º gol sofrido M. Freitas ficou apenas cercado o adversário e no 2º a defesa estava completamente desorganizada.
O time voltou com a mesma escalação para o 2º tempo e continuou jogando da mesma forma, ou seja, rigorosamente nada.
E por volta dos 18 minutos, Paiva fez a sua 1ª substituição e foi mal, pois sacou o Gregore para a entrada da sua insistência insana, P. de Paula, e deixou em campo o M. Freitas em modo 2023 full.
Fora que já era para ter sacado o péssimo Vitinho, que já podemos a começar falhar que foi um erro a contratação, M. Martins que não engrena e até o tal Artur, que se mostra um comum que nem lampejos consegue.
O Botafogo apenas se limitou a jogar bola na área, como uma jogada ou outra que obrigou o goleiro a trabalhar.
Aos 35 o técnico fez a sua 2ª substituição, sacou M. Martins e colocou Mastriani.
Aos 38 empatou com I. Jesus após escanteio e aos 42 fez as suas duas últimas trocas, colocou Ponte e Jeffinho nos lugares do Vitinho e do Artur… Tentou alguma coisa e não conseguiu a vitória.
Observações:
A culpa maior é do Textor, não por abandonar o carioca e sim por abandonar o período de preparação.
A segunda culpa é do técnico, Paiva, que não conseguiu organizar o time, o pouco que há de “melhor” se deve ao fato de ter chegado após o DESTREINAMENTO do Leiria.
E o time que tem ou tinha um modelo de jogo consagrado e seria mais lógico mantê-lo, sofre com a implantação de um modelo que não se enquadra ao elenco disponível.
No mais, as contratações feitas parecem estar bastante abaixo do que exigiria uma equipe que pretende brigar por títulos, mas como não dá para mudar todo o time, que demitam urgentemente o Paiva se desejarem ainda ter alguma chance na temporada, pois o F. Matias e depois o A. Jorge, chegaram sem poder negociar resultados e rapidamente organizaram a equipe minimamente.
A temporada se anuncia complicada, mas o time não pode ser essa bagunça que é.
Fora Paiva e que os dirigentes do futebol apareçam!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, disse tudo. Na verdade, é muita gente culpada. Do JT ao ponta esquerda, mas sempre lembrando esse departamento de futebol bastante superestimado e que não dá as caras nos momentos difíceis. O futebol do clube está abandonado.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Mas JT vai manter esse cara até a vaca atolar ainda mais no brejo. Não manter AJ foi um erro brutal de JT, eu lamentei muito na época. Esse erro dele vai custar muito mais caro.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Até porque, é algo que afeta a vaidade dele (JT), pois a escolha do RP partiu do próprio americano.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, esse técnico joga com 3 atacantes e ainda quer os laterais como pontas; mas se esquece que M. Martins e Artur não têm as mesmas qualidades técnicas do Almada, que é da posição e se revezava com Savarino, e L. Henrique para ajudar na construção pelo meio de campo.
Sem contar a pouca movimentação dos jogadores para serem opções aos companheiros.
Na recomposição, fica uns poucos na defesa e uma porrada de gente na linha de frente.
Vejo que um dos problemas é que o Paiva quer colocar o seu esquema preferido em campo, mesmo a custa de resultados.
E isso não faz com que seja esquecido as péssimas escolhas do Textor no inicio da temporada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Ailton disse...

Técnico. É a resposta. Hoje, Mirassol meteu 4 no Grêmio. Quem é o Mirassol? Técnico é a resposta. Melhor perder um monte de craque e manter o técnico. Ituano e São Caetano foram campeões paulistas sem times. Técnico faz toda a diferença. Negligenciado pelo Textor. Não critico Textor. Devemos a ele. Mas essa é uma falha.

Marcio disse...

"Os gols que sofremos é uma situação individual do Ferreirinha, que já sabíamos que joga assim e vem muitas vezes ali por dentro, e um erro coletivo em uma saída de bola que nos penaliza. Da exibição fica um crescimento da equipe em termos ofensivos, em que geramos de muitas e diferentes formas as situações de gol. Continuaremos trabalhando a eficácia. Hoje o resultado premia a eficácia do São Paulo ofensiva e a ineficácia nossa, ou eficácia do goleiro. É olhar para o próximo adversário, equipe com muita qualidade o Atlético-MG, também está com dificuldade pelo que eu vi de materializar em gols as oportunidades que cria. Vamos ter o mesmo espírito de olhar para o jogo para ganhar."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/04/16/renato-paiva-diz-que-botafogo-fez-suficiente-para-ganhar-o-jogo-e-elogia-melhora-ofensiva-em-empate.ghtml

O sujeito está achando que faz um bom trabalho e analisa o jogo somente pelo ataque e as chances criadas.
Fora!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ailton, não devemos nada ao Textor. Ele montou o time campeão e foi justamente elogiado e parabenizado por isso. Não se questiona tal conquista. Mas não tem essa de dever nada. Até porque, ele não faz caridade alguma ao clube. E por fim, abandonou o clube em 2025 e enquanto isso continuar, deverá ser cobrado e criticado.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o prejuízo com a manutenção desse cara será enorme.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu tenho uma outra opinião acho que o Bastos faz uma falta incrível pois esse Jair ainda não mim convenceu.
Lento e molenga o Barbosa tá cobrindo ele direto.
Não concordo só em parte as críticas à RP o maior culpado é o dono do clube pelo planejamento mal feito.
Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos, mas sempre falamos aqui que o responsável maior é o JT mesmo.
Abs e SA!!!