17/04/25

Falamos desde janeiro...














Em menos de dois meses - e poucos jogos disputados -, o técnico Renato Paiva já é chamado de burro pela torcida botafoguense.

Ontem, no empate com o São Paulo, o RP foi "elogiado" e falou sobre isso na coletiva:

"- Muitas das vezes a revolta da torcida, das substituições, é que tu tiras os jogadores que são titulares, ou têm sido titulares, por exemplo, o Artur e o Gregore têm sido jogadores com uma utilização massiva dentro da equipe, e as pessoas também têm que pensar que os jogadores, não é só estar lá o nome, às vezes o desgaste é tanto que está lá o nome, mas o jogador já não está".

"- É olhar para o jogo e tomar decisões, tem que tomar decisões, e quando tu substituis um jogador que a torcida gosta, a torcida critica porque gosta dele, mas a torcida tem que pensar que eles são seres humanos. Por exemplo, Gregore e Marlon, os dois zagueiros têm jogado os jogos todos praticamente, eu tiro aos 15, tiro aos 10, há outros que eu não tiro, mas eu tenho que fazer essas substituições para melhorar".

Ah, é? Esses caras praticamente tiveram três meses de férias e voltaram a atuar agora e já estão falando de "sequência de jogos" ou "cansaço"? 

Não fode!

Outra coisa: Se estão sendo utilizados sempre, é porque o elenco não inspira confiança. Ou seja, como falamos desde janeiro, o elenco do Botafogo nesse primeiro semestre de 2025 é totalmente desequilibrado. Um lixo!

Alguém ainda pensa diferente ou dá razão para esse "lenga-lenga" do Renato Paiva?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

JrNelson disse...

Rodrigo, pode ser que seja cedo pra afirmar, mas aparentemente o Paiva não tem nenhum domínio sobre o grupo .... Veja o Barbosa, por exemplo, voltou a fazer aqueles lançamentos aleatórios que na maioria das vezes não dão certo por falta de opções de jogada, coisa que ele até fazia de vez em quando mas era controlado por Artur Jorge e Bastos. Vi muita gente se gabando do Botafogo ter gastado 500 milhões em reforços (?), mas, aparentemente foi dinheiro jogado no lixo....!! Refugos que até agora nada apresentaram. Parabéns ao Textor, afinal a temporada só começa em abril ... Mas nossos rivais já assumiram as primeiras posições e nós estamos no meio de tabela. Super Mundial com Paiva como técnico? E esse bando? Melhor nem ir!!

Rodrigo Federman disse...

JrNelson, eu acho que já teve mostra suficiente para afirmar isso sim, cara. E no resto, concordo plenamente contigo! Mas tem miquinhos amestrados que continuam batendo palmas e achando que está tudo bem e feito de maneira correta.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não há nada que possa ser aproveitado nessa fala do Paiva, até porque o Gregore estava melhor do que o M. Freitas, já que se desdobra para fazer as coberturas em vários setores do campo enquanto o segundo apenas cerca os adversários. E se desdobra por causa da desorganização coletiva implementada por esse técnico.
Paiva, o desgaste é consequência não somente da quantidade de jogos; time desorganizado obrigatoriamente corre errado e se desgasta mais.
E mais, qual a efetividade do P. de Paula durante os minutos que esteve em campo?
E sem contar que independente de quem seja o substituido, ele insite no P. de Paula como substituto.
No campo das invencionices, porque ele não tenta o Cuiabano efetivo de ponta, pois já foi utilizado desta forma no Grêmio? Ele por certo fará uma recomposição melhor do que o M. Martins, inclusive o técnico já citou os laterais como pontas.
Eu não compro esse discurso bem organizado do Paiva, pois o que vejo em campo é muito diferente e isso basta.
Futebol é simples, já dizia Neném Prancha.
É demitir esse técnico enquanto a temporada pode ser salva, pois a melhora do Time apenas ocorreu porque ele sucedeu o péssimo Leiria.
Para terminar, o Paiva é um técnico no padrão daqueles que tantos vimos na época dos imodestos-amadores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Se quiserem salvar o restante da temporada, precisam pensar em mudanças urgentemente.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Não foco no elenco mas nas decisões e indecisões esdrúxulas de JT. Ele deixou o time abandonado por 3 meses (desde a saída de AJ). Se esse mesmo elenco viesse trabalhando sério como os outros times fizeram, com um técnico decente, estaria em outro patamar agora. Fora LH e JS, temos o mesmo time titular do primeiro semestre de 2024 acrescido de IJ. E aquele time estava no topo da tabela, classificado na libertadores e CB.

Marcio disse...

Rodrigo, e tem uma situação sobre a tal recuperação do P. de Paula, implementada pelo Paiva, que vejo preocupante.
Disse o técnico após o jogo contra o Juventude:
"Senti Patrick de Paula muito estático e marcado. Quando circulava a bola, o tal coringa (perfil de jogador) que quero que desbloqueie o jogo, ele andava longe da bola. Quando começou a se soltar, começou a entrar no jogo. Tem qualidade, muita qualidade. Passou uma má fase e temos que recuperar, é minha missão. Temos um plano para o Patrick. Se ele não aceitar, é problema dele. É um plano que temos para recuperá-lo"
"Quando o Savarino vai para 10, entra o Santiago Rodríguez, com Savarino e Artur, ponho três jogadores agudos, de chegada, passe, entrelinhas, perto da área. É uma habilidade que quero dar ao Patrick enquanto estou privado do Savarino 100%. É com isso que temos que jogar".

https://www.espn.com.br/futebol/botafogo/artigo/_/id/15012511/botafogo-renato-paiva-cita-patrick-de-paula-estatico-revela-plano-recupera-lo-se-nao-aceitar-problema-dele

Obviamente que o P. de Paula jamais desempenhou o futebol que anunciou em seu inicio de carreira, mas esse negócio de "tem um plano de e se não aceitar o problema é dele, Patrick", acho de um exagero, pois o jogador poderia optar em brigar por uma vaga em sua posição original.
E se o plano de recuperação, fora da posição original, fracassar?
E essa fala pode indicar que se o jogador não aceitar jogar onde ele, Paiva, desejar, poderá estar fora.
Cara, inisitir em uma mudança de posição de um jogador que vem de longo tempo sendo contestado não me parece uma boa ideia de recuperação.
É o esquema de jogo dele obrigando a adaptação dos jogadores; e errou muito mais o Textor em contratar esse técnico.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu foco em tudo, mas principalmente na direção, pois ela montou esse péssimo elenco.

Marcio, concordo. E olha que hoje, na função de 8, ao menos o PdP não se omite igual ao capitão palestrante.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

No tempo dos imodestos-amadores, ouviamos muito "presidente eterno", "notáveis", "ilustres", entre outras situações curiosas, no minimo, como "só pode reclamar se for sócio".
Veio a SAF e com ela chegou o Textor e a esperança de dias melhores, o que no balanço geral tem ocorrido.
Mas sempre surge o "não adianta reclamar que o Botafogo agora tem dono" ou até "se não está satisfeito, faça uma proposta ao Textor e compre o Botafogo".
Ou seja, discursos na linha de que não há o que ser feito. De um modo ou outro, o Botafogo sempre teve dono.
Assim, se há um exemplo claro que torcedores de clubes de dono podem e devem protestar é o Manchester United; por lá sempre estão protestando contra os proprietários e respectiva administração.
Que há o desejo de lucro no negócio todos sabemos, mas não podem contar com a simples aceitação sem questionamentos dos torcedores.
Devemos sim elogiar ou não como cada um entender o momento do Botafogo, ser torcedor é isso.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é isso, mas hoje, infelizmente temos mais textorcedores do que torcedores do Botafogo. E aí, tudo está maravilhoso para essa gente. São os mesmos que cantam música uni-duni-tê nos estádios. Patéticos. Rs
Abs e SA!!!