Para discussão, um trecho retirado da edição de hoje do Vestiário Alvinegro:
"- Estamos caindo vertiginosamente em comparação aos co-irmãos. Isso resulta de dois fatores: falência estrutural a que o clube foi submetido no começo dos anos dois mil e falta de ambição. Da adminsitração anterior e da atual".
"- A prova está no elenco reduzido. Está acontecendo agora. Aconteceu no ano passado também. Isso é planejamento mal feito. Só para o gasto. Estão olhando o clube como micro e não macro como é de fato. Porque tem torcedor no país inteiro. A torcida está envelhecendo. A garotada viu dois títulos em dez anos. É pouco. Ninguém quer torcer por um clube que só consegue conquistas espaçadas. E isso os dirigentes não estão enxergando. Mesmo com a tal profissionalização colocada em prática pelo Maurício. O Maurício está mais preocupado com a profissionalização. Porque no futebol parece não ter ambição. Se esquece de que a torcida vive de títulos. Não de obras em piscinas e ginásios".
Segundo o editor do VA, as palavras acima foram de uma pessoa ligada ao clube, mas que pediu para não ser identificada.
É mais ou menos o que penso também: O Botafogo "sobrevive" dos seus torcedores...
...do futebol.
Se o "carro-chefe" é tratado com o mesmo peso de obras sociais e/ou esportes olímpicos (ou amadores), como aumentar o número de adeptos, receitas, valorização da marca, etc...?
Ao invés de um monte de baboseiras e festinhas criadas pelo marketing (para vender uma imagem "bonitinha" para a mídia e torcida "menos crítica e exigente"), precisamos de títulos, conquistas, taças, voltas olímpicas...
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
18 comentários:
São Caetano, Atlético/PR, Avaí, Figueirense, entre outros, são tudo times "profissionais", que auferem lucro ou pouco prejuízo ao fim dos anos, mas que não disputam nada pra valer (em nível nacional).
É isso que queremos? Ser um bonito e barato?
Como você disse, esporte não é empresa! Nós não queremos lucro no fim do ano (vamos repartir entre os torcedores?); queremos TÍTULOS!
Esse é o objetivo do esporte. E parece que o MA não liga pra isso. Prefere ser só "mais um mediano bonitinho" circulando por aí…
Uma verdade que resume tudo: Falta de ambição.
Um pensamento: A demonstração de fraqueza atrai o agressor.
Às vezes eu me arrependo de ter feito a escolha. Fui enganado. Achava que o Botafogo seguiria a trilha da grandeza. Errei feio!
É tudo.
Abraços.
É o que eles (dirigentes) querem e parecem estar no caminho certo, Kbça: Transformar o Botafogo em um novo Figueirense ou Atl.Pr. Um clube arrumadonho, bonitinho, exemplo ....mas eternos figurantes.
Levi, eu fico com muito medo do que nos espera o final de 2014.
Abs e SA!!!
Fala Rodrigão,
Escrevo do Engenhão e estou com a família (vascaínos) participando da festa alheia. Tenho uma inveja danada pelo sentimento que a torcida deles demonstram pelo time. Os caras demonstram uma confiança que não vejo há muito tempo em nós.
Culpo única e exclusivamente as diretorias e os sócios proprietários que pensam apenas nos seus próprios interesses e bem estar.
Apoio e penso o mesmo que você e me entristece saber que alguns sócios proprietários, que podem mudar o rumo e essa história, nada fazem e se calam. Falam o que pensam, mas pedem o anonimato.
Até quando vamos comemorar vice, desclassificação, sexto lugar de brasileiro.
Queremos o nosso Botafogo de volta!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Nos últimos 3 anos os quatros grandes do Rio conquistaram títulos,dois Brasileiros e uma Copa do Brasil,sendo que o Fogão ganhou um carioca e mais nenhum título importante.Dá desânimo mesmo,ainda com uma diretoria que pensa tão pequeno.
Dá-lhe Fogão!!!
Marcelo Lopes
Fala, Gil. É, amigo. Enquanto Vasco e Unimed FC não tem ótimas saunas, piscinas, mkt ou campeonato de samba enredo, eles disputam e conquistam títulos expressivos. Já em GS...
Marcelo, esse é o máximo que essa diretoria pensa e almeja. Tristeza.
Abs e SA!!!
Está na hora de Futebol ser tratado de forma diferente...O Botafogo é Botafogo por causa do Futebol... então ..abra o time para a torcida...para votos e ser sócio de verdade.. A maioria dos torcedores...querem ser socios para votar e ir ao estádio ver o time ser campeão e n ir na piscina..ou num baile no salão de general severiano....olha o exemplo do INTER....sócio proprietário n banca o time..quem banda é a torcida do BOTaFOGO FUTEBOL... patrocínio são através de nósssss
EU CONCORDO COM TUDO QUE OS COLEGAS
VEM DIZENDO A ANOS SOBRE A TRISTE DECADENCIA DE UM CLUBE OUTRORA GLORIOSO,HOJE O FUTEBOL BRASILEIRO
EXCETO OS CLUBES DO SUL E ALGUNS DE SÃO PAULO O RESTO ESTÃO TODOS NA MESMA SITUAÇÃO NOSSA OU SEJA O QUE O FLUMINENSE HOJE E UM CLUBE QUE VIVE EXCLUSIVAMENTE DA UNIMED
O QUE PODERIA MUDAR OS RUMOS DO BFR
A CURTO PRAZO SERIA A PARTICIPAÇÃO PROFISSIONAL DO EIKE BATISTA O QUE FARIA DO BOTAFOGO O MAIOR CLUBE DO PAIS,CHEGOU-SE A TENTAR UMA TIMIDA
APROXIMAÇÃO LOGO RECHAÇADA PELO EIKE QUE NÃO E IDIOTA DE COLOCAR DINHEIRO NUM CLUBE QUE E ADMINISTRADO AMADORISTICAMENTE E QUE NÃO TEM TRANSPARÊNCIA, ONDE ESTAO AS TORCIDAS ORGANIZADAS DO BOTAFOGO QUE NÃO PROTESTAM COMO ERA NA EPOCA DO TARZAN E DO RUSSÃO
COM CERTEZA TBM ESTÃO CONIVENTES COM TUDO QUE VEM ACONTECENDO E TBM LEVAM A SUA PARTE PARA FICAREM CALADOS ESSA E A NOSSA TRISTE REALIDADE ONDE OS TORCEDORES VENDEM
A SUA PAIXÃO POR INGRESSOS E UMAS POUCAS VANTAGENS .
SDS ALVINEGRAS
CARLOS RIO
FEDERMAN,
um título, mesmo que o carioca, apaziguaria as facções e torcedores que estão extrapolados em falta de tolerância.
para mudarmos o curso, necessitamos de uma sequência e com títulos nacionais.
não vejo estarmos muito distante disso, pois hoje tive a certeza que nosso time está quase no nível dos outros e duas ou três contratações pontuais e um esquema mais desconcentrado, que penso irá ocorrer com a entrada do jóbson, nos levará a rachar a mamoba com qualquer um.
tudo depende de uma decisão política, pois a mim , a você e aos demais amigos, não nos interessa o futebol de praia , se o salão disputará, isso ou aquilo, que poderão ser complementos, no momento que a o futebol passar a ser vitorioso.
tudo depende da diretoria.
se ela fizer a parte dela, a torcida faz o resto.
abraços,
LSCUNHA
Unknown, eles estão fazendo do Botafogo, um clubinho particular para os 700 eleitores do MA. O futebol é detalhe (infelizmente).
É a nossa atual - e triste - realidade, Carlos.
Cunha, mas é justamente o que não acontece. A diretoria não faz a sua parte no que tange ao futebol. A preocupação é com mkt e outras babaquices secundárias.
Abs e SA!!!
A verdade é que grande parte da nossa torcida virou "vaquinha de presépio". Coisa que nunca fomos. Nunca direi que a culpa é da torcida, deixo isso pro bananão, mas nossa passividade já passnu do limite do irritante...
É verdade, Vinny!
Abs e SA!!!
O que o VA escreveu hoje não é nenhuma novidade e já escrevi diversas vezes o ano que o Botafogo começou a deixar o futebol de lado: 1969. A situação atual é consequência de mais de 40 anos de uma série de problemas somadas à incompetência e o amadorismo que tomou conta do clube, para não dizer outras coisas. É interessante observarmos que de 1957 a 1971 a situação dos outros 3 era semelhante a do Botafogo hoje e nem por isso a torcida do Vasco e do Flamengo deixou de crescer. Em São Paulo o Coríntians ficou 23 anos sem um único título e a torcida não parou de crescer e o Santos com aquele monte de títulos na década de 68/70 tem a menor torcida do estado de São Paulo. Curioso isso. Qual o fenômeno que explica isso. Eu acho que títulos são importantíssimos, mas a mídia desempenha um papel importantíssimo em relação ao crescimento de uma torcida. Eu não me lembro de denegrirem tanto o flamengo na década de 60 ou o Vasco que ficou 12 anos sem títulos ou o coríntians ou o fluminense que foi para a 3ª divisão e voltou pela janela. Em compensação o Botafogo.... Eu acho que essa turma que está no Botafogo sabe disso e não está nem aí, pois parece que nós viramos um clube social em que o futebol é mero detalhe. Eu preferia que acabassem com o futebol a continuar com tanta incompetência e falta de ambição. Abs e SB!
Sergio, infelizmente é o que a diretoria quer e por isso eles nada farão para mudar o cenário.
Abs e SA!!!
De antemão digo q ganhar ou perder é do futebol mas refletindo sobre o comentário do Sérgio di Sabbato (isso dá até tese de pós-doutorado, sobre "os poderes no futebol"), gostei especialmente qdo ele escreve "(...) mas a mídia desempenha um papel importantíssimo em relação ao crescimento de uma torcida. Eu não me lembro de denegrirem tanto o flamengo na década de 60 ou o Vasco que ficou 12 anos sem títulos ou o coríntians ou o fluminense que foi para a 3ª divisão e voltou pela janela. Em compensação o Botafogo (...)".
Santos, Inter e Grêmio e até (me parece) os grandes pernambucanos estão se tocando e tentam pelo menos preservar seus patrimônios (leia-se torcidas) locais.
Fico me interrogando sobre o que é que falta para as correntes mais sérias da política botafoguense se tocarem disso e partirem para uma política de defesa do clube enquanto instituição histórica e popular.
Mais uns anos assim e a continuidades de grandes vacilos (tipo cotas menores, erros grosseiros de arbitragem, co-irmandade exagerada, crises de jogadores x técnicos, amareladas bisonhas, contratações escrotas, falta de reforços e etc), mesmo ganhando um estadual aqui e outra taça acolá, tendemos a ficar relegados definitivamente a um patamar intermediário.
Alguns podem me execrar mas pelo menos o bufão do Eurico peitava em defesa do "seu" Vasco, assim como outros dirigentes.
Sei q alguns vão até dizer q se começarmos a brigar contra o establishment seremos mais prejudicados ainda.
Será mesmo? É melhor ser prejudicado e não se contrapor publicamente e deixar esvair o amor-próprio?
Até hj me dá nojo saber que o Engenhão foi VETADO com laudo da PM e tudo para clássicos nossos e ESTA SEMANA RECEBEU TRÊS JOGOS DECISIVOS, INCLUSIVE UM VASCO X FLA (CONSIDERADO TÃO PERIGOSO) e não vi ninguém batendo nesta contradição esdrúxula ... nem jornalistas, nem botafoguenses ilustres. Ou será q depois q voltar o Maraca vamos aceitar q o Engenhão não serve de novo?
Não agito nenhuma cruzada insana, somente quero a defesa ativa dos interesses do Botafogo ...
SAN,
Dirley Santos
“Joel 'esquece' da base do Flamengo
Treinador aproveitou muito pouco as promessas rubro-negras desde que chegou ao comando técnico do clube”
Nunca vi a imprensa tão preocupada assim com o aproveitamento da nossa base.E depois dizem que Flapress não existe ...
http://www.lancenet.com.br/flamengo/meninos-Papai-Joel_0_652734826.html
Eu acho a coisa bem simples de ser explicada: são 10 títulos desde 68. E a torcida do santos já cresceu, graças a robinho, elano, diego... E agora neymar.
O são paulo tbm cresceu muito... Como? Títulos! Piscina é bom pra ganhar votos dos baba ovos. Não tem mídia tendenciosa ou fla press que resista a um clube vencedor. Como querem que combatamos isso? Falando de passado? Então fechem o clube e abram um museu... Com piscina e tudo!!
Muito bom, Dirley. E eu estou com você nessa questão polêmica. Não que eu goste ou queira um Eurico Miranda em GS, mas acho que falta esse tipo de personalidade (sem os roubos) no Botafogo. Alguém que compre briga até com a mãe pelos interesses do clube. O EM matou o Vasco, mas jamais permitiu que os outros falassem um "A" do seu clube. Até hoje bato palma para aquela final de 2000, quando ele colocou a logo do SBT de propósito.
Exatamente isso, Vinny. Essa parece ser a real intenção do MA e seus asseclas.
Abs e SA!!!
Postar um comentário