06/05/12

Hora do troco


















Apesar de ter nascido oito anos depois, já cansei de ouvir e ler relatos do meu pai e amigos sobre a final de 1971.

Mais do que nunca, chegou a hora do troco.

Na bola...
...mas se vier com os mesmos "requintes de crueldade", confesso: Melhor ainda!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

FLAVIO SILVEIRA disse...

comecei a acompnhar o Bota em 72, com 7 anos.Me lembro q num programa de TV aqui em Minas, um comentarista falou sobre esse jogo, dizendo q havia sido um roubo.Ontem, vi o O GLOBO, sempre ele, dizendo q houve um encontrao entre o Bira e Marco Antonio.Encontrao?...isso foi uma falta escandalosa, q o Mario Vianna gritou com todas as forcas na cabine da Radio Globo.Vc tem q conversar com O JIM sobre esse jogo.Ele estava atrás do gol, no momento da jogada.Até hj ele tem pesadelos com isso....

Rodrigo Federman disse...

Flavio, encontrão é ótimo. Será que o Globo diria a mesma coisa se o goleiro fosse do Flamengo? Absurdo, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Prezado Rogério.Foi um roubo escandaloso.Só a simples visualizaçao da foto mostrada,sem maiores pormenores, nos dá a medida exata do assalto a mao armada praticado contra o Glorioso.Nao estava presente no estádio,assisti pela TV,pois me encontrava em Sao Paulo,a serviço,mas pude constatar o crime cometido contra o Fogao.Todas as torcidas e a mídia estavam contra o Bota,num verdadeiro complô contra o melhor time disparado do campeonato.Nao podia dar outra coisa,com a criminosa cumplicidade do ignóbil árbitro,tricolor declarado,José Marçal Filho.Chegou a hora da desforra.Sds Botafoguenses.Enio.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Enio. Só a foto já escancara a falta que o bandido do apito não marcou.
Abs e SA!!!

gabriel_oliveiraleite disse...

Lembro vagamente deste jogo, tinha 13 anos, na época morava em Juiz de Fora, mas a dor de ser roubado foi forte. Hoje os bambis vão sentir a raça alvinegra. Temos que encher a parte que nos cabe no estádio. A venda de ingressos estava tímida do nosso lado ontem. Vamos animar alvinegros, pois podemos impor uma boa vantagem hoje e mostrar p/ estes bambis floridos que ganharemos com ou sem Fernanda Maia...

Gil disse...

Bom Dia Rodrigão,

Meu amigo vou retransmitir comentário que fiz em outros blogs. O coração e a emoção está a mil.
Lembro daquela tarde como se fosse hoje. Lembro até da roupa que fui ao estádio. Meu primeiro jogo sozinho no Maracanã. Me preparei como se fosse ao encontro e sair com a menina dos sonhos.

"Que venha o eterno time da terceirona!
Está entalado e atravessado na minha garganta o grito de um jovem (14 anos), que discutiu e insistiu até conseguir, com a sua falecida mãe, ir sozinho ao Maracanã naquela tarde de domingo no longínquo 27.06.1971.
Esse jovem inocente (sem malícia) saiu do estádio acreditando que o jogo seria anulado, pois naquele tempo acreditava na hombridade das pessoas que comandavam e comandam as entidades. Ledo engano e aprendeu cedo.
Presenciou o primeiro roubo ao seu time!

Esse jovem necessita do grito de CAMPEÃO para se sentir vingado contra os abusos do time que mandava, ditava e controlava as entidades. Não é a toa que de uma dissidência do eterno time da terceirona surgiu o lixo, o esgoto da Gávea.
Esse jovem precisa dessa alforria, após 41 anos de prisão!

Que o Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Marcelo Mattos, Maicosuel, Fellype Gabriel, Loco Abreu, Andrezinho, Elkeson, Renato, Herrera, joguem com muita determinação, vontade, disposição e entrega.
Que façam um excepcional jogo e conquistem o título, vingando o grande time daquela época e que estão eternizados na história Gloriosa do Botafogo, no futebol nacional e mundial.
Time esse chamado e reconhecido pela imprensa como SELEFOGO (Ubirajara, Carlos Alberto Torres, Britto, Osmar, Paulo Henrique, Nei Conceição, Carlos Roberto, Zequinha, Nilson, Careca e Paulo César Caju. Jairzinho, o furacão da copa do mundo de 1970 estava lesionado, fratura).

Que os jogadores de hoje entrem para o seleto grupo de campeões, eternizando seus nomes aos dos ídolos que perderam aquele título por armação, conluio."

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

gabriel_oliveiraleite disse...

Loco é 13. Hoje, com 11 gols em 13 jogos. Somália e Alecsandro têm 12. Ele busca isolar-se na artilharia e curiosamente este nº o colocará com 13 gols. Vcs tem algum dúvida que ele conseguirá? Será mais uma loucura no Engenhão !!!

Anônimo disse...

Só quero um gol do Loco, de mão e em impedimento.... 1x0.. tá bom!!

SA!!

Newton disse...

Hoje é o 1º dia D!

D de desaforo, desforra, determinação e destemor.

Vamos à guerra Fogão!

San disse...

Foi uma tristeza narrada que até hoje não digeri. Na época o todo poderoso que depois presidiria a FIFA, casava e batizava no país do futebol, vivendo das graças de ter conquistado uma copa do mundo.

Por outro lado, o presidente da FFERJ não resistia as pressões e permitiu a escalação do árbitro já mencionado.

Hoje, o meu receio é porque o flu tem um jogador que aparece muito em finais, só espero isso não se repita nos próximos jogos, falo de Fred.

San

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, ganhar desses floridos é questão de honra!

Fala, Gil! Disse tudo, meu amigo! E tenho certeza que no final do domingo que vem, estaremos comemorando o título...e o troco!

San, nessas condições, até um gol de AC ou FM seria perfeito! rs
E sobre jogador que aparece em finais, vale lembrar (e torcer para que não se repita), que ele tb adora fazer gol no Botafogo, né?

Exatamente, Newton!

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Rodrigo,

sou de 1962 e nesta época eu estava sendo doutrinado para ser Botafoguense. Incrível como havia botafoguense perto de minha casa. Lembro-me, apesar de ter menos de 10 anos, da ladroagem que foi praticada.

Foi mesmo um assalto à mão desarmada. Arma usada: o apito.

Desejo mesmo que o Glorioso de 2012 vingue o de 1971.

Acredito que precisarei de algum tipo de calmante. nem que seja à base de álccol. Já estou nervoso!

Saudações Gloriosas!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, o nervosismo está a mil mesmo! Mas venceremos, caro amigo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo

Sobre esse fatidico jogo,tenho uma experiência dolorosa.
Se voce tiver curiosidade, confira, está no canal botafogo na coluna do Cesar.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, eu li. Putz, que experiência, hein!?
Abs e SA!!!