Apesar de ter nascido oito anos depois, já cansei de ouvir e ler relatos do meu pai e amigos sobre a final de 1971.
Mais do que nunca, chegou a hora do troco.
Na bola...
...mas se vier com os mesmos "requintes de crueldade", confesso: Melhor ainda!
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
15 comentários:
comecei a acompnhar o Bota em 72, com 7 anos.Me lembro q num programa de TV aqui em Minas, um comentarista falou sobre esse jogo, dizendo q havia sido um roubo.Ontem, vi o O GLOBO, sempre ele, dizendo q houve um encontrao entre o Bira e Marco Antonio.Encontrao?...isso foi uma falta escandalosa, q o Mario Vianna gritou com todas as forcas na cabine da Radio Globo.Vc tem q conversar com O JIM sobre esse jogo.Ele estava atrás do gol, no momento da jogada.Até hj ele tem pesadelos com isso....
Flavio, encontrão é ótimo. Será que o Globo diria a mesma coisa se o goleiro fosse do Flamengo? Absurdo, né?
Abs e SA!!!
Prezado Rogério.Foi um roubo escandaloso.Só a simples visualizaçao da foto mostrada,sem maiores pormenores, nos dá a medida exata do assalto a mao armada praticado contra o Glorioso.Nao estava presente no estádio,assisti pela TV,pois me encontrava em Sao Paulo,a serviço,mas pude constatar o crime cometido contra o Fogao.Todas as torcidas e a mídia estavam contra o Bota,num verdadeiro complô contra o melhor time disparado do campeonato.Nao podia dar outra coisa,com a criminosa cumplicidade do ignóbil árbitro,tricolor declarado,José Marçal Filho.Chegou a hora da desforra.Sds Botafoguenses.Enio.
Com certeza, Enio. Só a foto já escancara a falta que o bandido do apito não marcou.
Abs e SA!!!
Lembro vagamente deste jogo, tinha 13 anos, na época morava em Juiz de Fora, mas a dor de ser roubado foi forte. Hoje os bambis vão sentir a raça alvinegra. Temos que encher a parte que nos cabe no estádio. A venda de ingressos estava tímida do nosso lado ontem. Vamos animar alvinegros, pois podemos impor uma boa vantagem hoje e mostrar p/ estes bambis floridos que ganharemos com ou sem Fernanda Maia...
Bom Dia Rodrigão,
Meu amigo vou retransmitir comentário que fiz em outros blogs. O coração e a emoção está a mil.
Lembro daquela tarde como se fosse hoje. Lembro até da roupa que fui ao estádio. Meu primeiro jogo sozinho no Maracanã. Me preparei como se fosse ao encontro e sair com a menina dos sonhos.
"Que venha o eterno time da terceirona!
Está entalado e atravessado na minha garganta o grito de um jovem (14 anos), que discutiu e insistiu até conseguir, com a sua falecida mãe, ir sozinho ao Maracanã naquela tarde de domingo no longínquo 27.06.1971.
Esse jovem inocente (sem malícia) saiu do estádio acreditando que o jogo seria anulado, pois naquele tempo acreditava na hombridade das pessoas que comandavam e comandam as entidades. Ledo engano e aprendeu cedo.
Presenciou o primeiro roubo ao seu time!
Esse jovem necessita do grito de CAMPEÃO para se sentir vingado contra os abusos do time que mandava, ditava e controlava as entidades. Não é a toa que de uma dissidência do eterno time da terceirona surgiu o lixo, o esgoto da Gávea.
Esse jovem precisa dessa alforria, após 41 anos de prisão!
Que o Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Marcelo Mattos, Maicosuel, Fellype Gabriel, Loco Abreu, Andrezinho, Elkeson, Renato, Herrera, joguem com muita determinação, vontade, disposição e entrega.
Que façam um excepcional jogo e conquistem o título, vingando o grande time daquela época e que estão eternizados na história Gloriosa do Botafogo, no futebol nacional e mundial.
Time esse chamado e reconhecido pela imprensa como SELEFOGO (Ubirajara, Carlos Alberto Torres, Britto, Osmar, Paulo Henrique, Nei Conceição, Carlos Roberto, Zequinha, Nilson, Careca e Paulo César Caju. Jairzinho, o furacão da copa do mundo de 1970 estava lesionado, fratura).
Que os jogadores de hoje entrem para o seleto grupo de campeões, eternizando seus nomes aos dos ídolos que perderam aquele título por armação, conluio."
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Loco é 13. Hoje, com 11 gols em 13 jogos. Somália e Alecsandro têm 12. Ele busca isolar-se na artilharia e curiosamente este nº o colocará com 13 gols. Vcs tem algum dúvida que ele conseguirá? Será mais uma loucura no Engenhão !!!
Só quero um gol do Loco, de mão e em impedimento.... 1x0.. tá bom!!
SA!!
Hoje é o 1º dia D!
D de desaforo, desforra, determinação e destemor.
Vamos à guerra Fogão!
Foi uma tristeza narrada que até hoje não digeri. Na época o todo poderoso que depois presidiria a FIFA, casava e batizava no país do futebol, vivendo das graças de ter conquistado uma copa do mundo.
Por outro lado, o presidente da FFERJ não resistia as pressões e permitiu a escalação do árbitro já mencionado.
Hoje, o meu receio é porque o flu tem um jogador que aparece muito em finais, só espero isso não se repita nos próximos jogos, falo de Fred.
San
Gabriel, ganhar desses floridos é questão de honra!
Fala, Gil! Disse tudo, meu amigo! E tenho certeza que no final do domingo que vem, estaremos comemorando o título...e o troco!
San, nessas condições, até um gol de AC ou FM seria perfeito! rs
E sobre jogador que aparece em finais, vale lembrar (e torcer para que não se repita), que ele tb adora fazer gol no Botafogo, né?
Exatamente, Newton!
Abs e SA!!!
Rodrigo,
sou de 1962 e nesta época eu estava sendo doutrinado para ser Botafoguense. Incrível como havia botafoguense perto de minha casa. Lembro-me, apesar de ter menos de 10 anos, da ladroagem que foi praticada.
Foi mesmo um assalto à mão desarmada. Arma usada: o apito.
Desejo mesmo que o Glorioso de 2012 vingue o de 1971.
Acredito que precisarei de algum tipo de calmante. nem que seja à base de álccol. Já estou nervoso!
Saudações Gloriosas!
Enéias, o nervosismo está a mil mesmo! Mas venceremos, caro amigo!
Abs e SA!!!
Rodrigo
Sobre esse fatidico jogo,tenho uma experiência dolorosa.
Se voce tiver curiosidade, confira, está no canal botafogo na coluna do Cesar.
Patinhas.
Patinhas, eu li. Putz, que experiência, hein!?
Abs e SA!!!
Postar um comentário